quarta-feira, agosto 20, 2008

Pelo trabalho e empenho no desporto.





Pelo terceiro ano consecutivo, atletas, ex-atletas, dirigentes, associações e outros da ilha de Santa Maria foram distinguidos na área do desporto nas várias modalidades. Esta é também uma forma de incentivar e motivar os jovens marienses para a prática desportiva
João Fontes, José de Melo, Humberto Borges e Zeca Valente voltaram a organizar a gala que este ano voltou a contar com a maior parte dos apoios vindos de empresas da ilha de São Miguel - já que de Santa Maria foram poucos os que apostaram neste evento - e da Câmara Municipal de Vila do Porto.

David Reis foi a figura desportiva do ano: no seu currículo tem, entre outros registos, passagens pela Associação de Voleibol de São Miguel (2004) sendo actualmente, o director técnico da Associação de Voleibol de Santa Maria. David Reis foi campeão regional como treinador dos juniores masculinos do Clube ANA, formador no âmbito do projecto das Escolinhas do Desporto nas escolas primárias da ilha, levou recentemente o Clube Desportivo “Os Marienses” a vencer a Série Açores de Voleibol em seniores masculinos, ascendendo à 2ª Divisão - Zona Açores. Reis foi ainda seleccionador regional da equipa que representou os Açores nos Jogos das Ilhas deste ano e está à frente da selecção que irá participar na edição de 2010.
Entre as associações e clube marienses, destaque para Clube Naval de Santa Maria, Clube Motard, CD Escolar e AJISM. No que diz respeito aos dirigentes que mais se destacaram e dinamizaram o desporto na ilha, os homenageados foram: Márcio Costa, do Grupo Desportivo Gonçalo Velho; Domingos Barbosa, Clube ANA; Hélio Braga, CD Os Marienses; Durval Braga, GD de Valverde e Nuno Costa do CD Escolar.
As modalidade distinguidas na 3ª Gala do Desporto de Santa Maria foram o futebol, basquetebol, andebol, artes marciais, voleibol, atletismo, ginástica, hóquei em patins, desportos motorizados e tiro aos pratos. Desta forma muitos os homenageados, no futebol, o Guineense Armindo Cequeira, ex-atleta do Clube ANA; Vítor Lopes, Eduardo Graça, Fernando Peres, Mário Peres, José António (Soares), Pedro Gouveia, Nélio Belchior, Cirilo Araújo, António Bairos, Pedro Andrade. Nos femininos, as homenageadas foram as atletas Ana Sousa e Elisa Furtado (a jogar no Boavista Futebol Clube). No basquetebol, referência para as homenagens a Eunice Figueiredo, Marta Bairos, Elizabete Pimentel, Ana Pereira, Ana Ribeiro, Jorge Avelar e Andreia Rego, bem como para Sara Borges e Andreia Ferreira, atletas que representaram a ilha de Santa Maria na Selecção regional deste ano (Guadaloupe). No andebol, o ex-atleta Rui Patrício foi um dos homenageados. Entretanto, também por terem representado a ilha de Santa Maria na selecção regional deste ano, foram distinguidos os atletas Diogo Melo, Frederico Batista, João Freitas, Rodrigo Pamplona, João Dias, Fábio Pereira, Henrique Medeiros, Renato Figueiredo e e Marco Coelho como treinador/seleccionador.
Nas artes marciais destaque para a Escola de Karaté de Santa Maria e para os ex-atletas António Pacheco, João Batista e Natália Castanho. No voleibol, foram homenageados os ex-praticantes José Rodrigues, Jácome Costa, Óscar Bento e João Coelho bem como os atletas que representaram a ilha em selecções regionais, nomeadamente João Batista (Canárias 2004), Gonçalo Cosme (Guadaloupe 2008) e Ângela Pimentel (Creta 2005). Hélio Bairos e Isidro Santos no andebol e Alexandre Reis no voleibol foram os árbitros galardoados. No atletismo foram distinguidos Aura Sousa, Daniel Chaves, José Sousa Monteiro, Óctavio Melo, Arnaldo Bettencourt, Ana Sousa e Eulália Teves. Na ginástica galardoaram ex-atletas, foram eles o Paulo Andrade, Carmen Avelar, Helena Câmara e Lídia Saraiva. No Hóquei em Patins, Henrique Botelho, Ruy Melo e Luís Figueiredo foram os distinguidos.
Os desportos motorizados não foram esquecidos pela organização desta gala que na edição deste ano, entendeu reconhecer o trabalho de Paulo Andrade/Hugo Carvalho, Pedro Sousa/Pedro Botelho e José Fontes/Iva Fontes. No tiro aos pratos, foram homenageados José Mariano, José Maria Bairos e Nelson Soares.
A Gala do Desporto de Santa Maria contou também com um capítulo dedicado às seguintes figuras póstumas: Carlos Melo ("Camolas"), Pacheco de Carvalho, Deodato Puim, Victor Pavão, João Castro, Emanuel Câmara, Dalberto Teixeira Pombo, Cristina Marques, Margarida Barros, Clara Almeida, Jorge Azevedo, Edgard Soares, Joaquim Ferreira.
Como já vem sendo hábiito, a organização ofereceu um equipamento desportivo. Este ano o contemplado foi o Clube Desportivo "Os Marienses" (Andebol).
No final, o Prof. José de Melo, em nome da organização, dirigiu-se aos presentes reiterando o desejo de manter a gala nos moldes actuais, ou seja, distinguir todos aqueles que de alguma forma deram um pouco da si ao desporto mariense.
Pessoalmente, e como já fiz questão de dizer num passado recente, sou totalmente de acordo que se recorde quem, mediante o seu esforço e dedicação, contribuíu para o desporto de Santa Maria no entanto, continuo a defender a ideia que deveriam ser formulados alguns critérios fixos e que por exemplo, em algumas das modalidades, a nomeação dos homenageados, respeitasse uma ordem cronológica,
Na presença da Presidente da Câmara de Vila do Porto e pelo segundo ano consecutivo, a organização da Gala do Desporto Mariense, manifestou uma vez mais, o desejo de ver o nome do Campeão do Mundo de Hoquéi em Patins, Jorge Vicente, ligado complexo desportivo nomeadamente, com a atribuíção do seu nome a uma das salas da infra-estrutura (recordo que na 2ª gala, o pedido foi que o complexo fosse tivesse o seu nome). AO/DM

1 comentário:

Team Peugeot 106 Rally disse...

O meu comentário a este post veio tarte mas com alguma indignação, não só porque depois de 11 anos no deposrto automovel e com alguns titulos vencidos e regularidade, nunca ter sido reconhecido como tal e nem sequer ter sido convidado uma unica vez para a participação deste mesmo evento, mais uma vez acho que este tipo de eventos é feito a familia e amigos chegados!!!! Para os que pensam que estou a ser egoista digo o seguinte, não senhor porque tá mais que visto que em Santa Maria as pessoas só são "reconhecidas" depois do seu funeral, EX. um rapaz de cima da rocha que jogava futebol e morreu em acidente de viação!!

JB