terça-feira, setembro 30, 2008

Equipas Inscritas para a competição 2008/2009

Para além de convocar os seus clubes filiados para uma reunião no próximo dia 7 de Outubro, a Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria, no seu Comunicado Oficial Nº 3 informa quais as equipas que vão participar nas competições.
#
Equipas Inscritas
2008/2009
#
Clube Ana S. Maria
Séniores Masculinos
Séniores Femininos
Júniores Masculinos
Júniores Femininos

Juvenis Femininos
Juvenis Femininos

Iniciados Masculinos
Iniciados Femininos
Minis Masculinos
Minis Femininos
#
Clube Desportivo Escolar de Santa Maria
Séniores Femininos

Juvenis Femininos
Iniciados Femininos
Minis Femininos
#
Clube Desportivo "Os Marienses"
Séniores Masculinos
Séniores Masculinos B
Juvenis Masculinos
Iniciados Masculinos
Minis Femininos
Minis Masculinos
#
Clube Asas do Atlântico
Minis Femininos

segunda-feira, setembro 29, 2008

Triunfo suado.

A equipa de andebol do Marienses somou a segunda vitória em outros tantos jogos no campeonato da II divisão, zona sul, ao receber e derrotar o Vela de Tavira por 29-28, desfecho que poderia ter sido mais dilatado se os pupilos de Pedro Resendes não revelassem tanta ineficácia no ataque. O conjunto açoriano entrou bem no encontro e cedo adquiriu uma curta vantagem que lhe permitiu ir gerindo as operações, chegando ao intervalo com um triunfo parcial de 16-13, relativamente escasso para o andebol desenvolvido e lances de golo criados. O Vela de Tavira respondeu na segunda parte e a indefinição quanto ao vencedor prevaleceu até aos segundos finais, sobressaindo o guarda-redes dos açorianos que segurou a vitória tangencial no derradeiro ataque dos algarvios. O Marienses sofreu por culpa própria mas deixou boas indicações para o futuro, principalmente se apurar a finalização.
Com esta vitória e ainda com menos um jogo, a formação de Santa Maria ocupa a terceira posição com seis pontos. A 4ª Jornada, joga-se a 4 de Outubro com o Marienses a receber pelas 21h locais no Complexo Desportivo, a equipa alentejana do ACR Zona Azul.
Na Zona Centro desta mesma competição, a Associação Desportiva Albicastrense não foi além de um empate em casa diante da Sanjoanense. O Mariense João Melo, alvo de marcação individual a partir dos quinze minutos iniciais e que apontou cinco golos, não viria a terminar a partida visto ter desqualificado directamente a oito minutos do final.
A formação de Castelo Branco segue na sétima posição com seis pontos e na próxima jornada desloca-se ao reduto do Académica de Viseu FC.

Motard´s Cagarros On Tour

Foi este o slogan de mais uma aventura dos aficionados das duas rodas por terras de Gonçalo Velho.
Longe dos milhares de motard´s das grandes concentrações internacionais ou mesmo nacionais, os cerca de 15 motard´s marienses e respectivas companheiras de viagem, fizeram – se á estrada para os lados de São Miguel, onde a recepção do conhecido motard micaelense ”Flecha” foi sem duvida o ingrediente inicial para uma enorme jornada de sã camaradagem e muita alegria, o churrasco, as brincadeiras, os muitos quilómetros percorridos, alguma chuva, algum preçalço pela viagem tudo isto faz com que os marienses que têm no mototurismo uma paixão, de ano para ano apostem cada vez mais nesta iniciativa. Este ano teve no campismo a grande aposta, que aparentemente foi ganha, tendo sido escolhido como local de repouso o aprazível Parque de Campismo do Nordeste.
Localidades como Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande, Nordeste, Povoação, Ribeira Quente, Furnas, Vila Franca entre outras fizeram parte do roteiro dos quase 200 Km´s percorridos. Para desfecho do passeio, o espirito motard veio ao de cima, quando o Srº Garcia, (acompanhado por outro carismática micaelense SrºGiesta) organizou um almoço digno de grande despedida entre pessoas com o mesmo hobbie o prazer de andar sobre duas rodas.
A satisfação foi geral e para 2009 ficou já demonstrada a vontade em repetir a 6ªedição.

domingo, setembro 28, 2008

Belenenses soma e segue.

Os júniores do Belenenses continuam imparáveis neste arranque de campeonato. Depois de na 1ª e 2ª jornadas ter vencido Ginásio Clube do Sul e Sporting Clube de Portugal por 16-22 e 34-23 respectivamente, este domingo, a formação da Cruz de Cristo, deslocou-se até ao Municipal da Póvoa do Varzim onde defrontou o FC Porto e triunfou por 28-31.
No que se refere à prestação do mariense Henrique Melo e após ter ficado fora dos convocados na 2ª jornada devido a lesão, diante dos dragões foi utilizado tendo apontado três golos. A próxima jornada, realiza-se no dia 05 de Outubro com o Belenenses a receber no Acácio Rosa a equipa do Águas Santas.

AJISM promoveu novo encontro.

A Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria, continua a tirar o máximo partido das ligações maritimas para a realização de torneios com clubes de São Miguel e assim promover a modalidade de futsal entre os praticantes não federados.
Este fim-de-semana foi a vez da equipa feminina entrar em acção. A formação mariense recebeu no Pavilhão do Clube Ana a congénere do Atalhada FC onde perdeu por duas bolas a uma.
Fotos: Direitos Reservados

José Sousa no Rali da Lagoa.

Tal como o DM já tinha avançado, José Sousa, piloto mariense que este ano se estreou nas lides da competição automóvel, vai estar presente na última prova do Campeonato de Ralis dos Açores. Desta feita, a viatura a utilizar será um Peugeot 106 (adquirido a outro mariense - João Chaves) e não o Citroen Saxo com que participou em Santa Maria.
Da curta lista de inscritos (25 para o CRA e 11 para o CRRA), faz parte ainda a mariense e já campeã do troféu feminino, Raquel Rodrigues.
A prova vai para a estrada no próximo dia 4 de Outubro sendo que após o seu final, muitos serão os pilotos que à sombra da obrigatoriedade do uso do HANS (Head and Neck Support) a partir de 1 de Junho de 2009, vão ter que fazer contar à vida e decidir se tem ou não condições para continuar nesta modalidade.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Este fim-de-semana pode ver:

Rocha sucede a Chermiti.

A equipa sénior feminina do Clube Desportivo "Os Marienses" já trabalha com vista à participação na Série Açores da 2ª Divisão de basquetebol. Este ano, Elizabete Rocha, ex-atleta, sucede a Nouridine Chermiti no comando técnico da formação de Santa Maria.
Para atacar a manutenção na prova, Elizabete Rocha conta com um plantel equilibrado e que durante a época poderá ser "reforçado" por mais alguma atleta júnior.
#
CD Marienses
Plantel 2008/2009
#
Sara Puim, Nancy Bairos, Cristina Pimentel, Luisa Coelho, Melissa Figueiredo, Tânia Costa, Vanessa Braga(J), Sara Borges(J), Isabel Costa, Joana Belchior(J), Nadia Rocha, Núria Teodoro, Sara Rodrigues, Brenda Sousa (J), Carina Festa (J).

Em Santa Maria foram 17 os núcleos*.

O director regional do Desporto congratulou-se com o “sucesso” do projecto de desenvolvimento desportivo “Escolinhas do Desporto”, que mobilizou no ano lectivo 2007/08 cerca de 3.500 crianças, distribuídas por 360 núcleos do 1º ciclo do ensino básico com idades entre os oito e os 10/11 anos. Rui Santos referiu que sete anos após ter sido introduzida a iniciativa atingiu todos os objectivos propostos, facto que permite “satisfação e orgulho e motiva a prosseguir o projecto ainda com mais entusiasmo”.
Dos 360 núcleos de actividade, 214 referem-se a grupos de iniciação desportiva e 146 a animação desportiva, tendo sido celebrados, para o efeito, contratos-programa com associações desportivas, clubes desportivos escolares, escolas básicas integradas, colégios e externatos, num montante global de 230 mil euros. O voleibol foi a modalidade que reuniu o maior número de praticantes nas “Escolinhas do Desporto”, com 45 núcleos, seguindo-se o basquetebol (36) e o futebol (25). Em termos de distribuição geográfica, São Miguel é a ilha com mais núcleos (168), seguida da Terceira (96) e do Pico (38). A realização dos encontros anuais das “Escolinhas do Desporto”, outra componente do programa que visa a divulgação das actividades desenvolvidas pelas diversas ilhas, traduziu-se num investimento financeiro da Direcção Regional do Desporto de cerca de 4.800 mil euros. Neste ano, o encontro anual das escolinhas decorre entre 16 de Maio e o final do ano lectivo, altura em que serão distribuídas pelos participantes cerca de quatro mil camisolas, além dos produtos oferecidos pelos patrocinadores do programa.
Além do balanço ao desenvolvimento do projecto, Rui Santos procedeu à apresentação do cartaz de promoção, folhetos de divulgação que serão distribuídos pelas infra-estruturas escolares, bem como dos patrocinadores das “Escolinhas do Desporto”. Fonte: gacs
#
5 núcleos de Voleibol*
7 de Basquetebol*
5 de Andebol*

quinta-feira, setembro 25, 2008

2ª Divisão - Zona Açores

Com a desistência do Clube Ana, a representatividade mariense na edição 2008/2009 da Zona Açores da 2ª Divisão masculina de voleibol, é menos significativa no entanto o Clube Desportivo "Os Marienses" não pretende fazer má figura e a sua equipa técnica assume claramente que o objectivo é a manutenção.
Segundo o DM pôde apurar, o plantel está praticamente fechado sendo certo que dele fazem parte, a maioria dos atletas que levaram o clube à 2ª Divisão bem como um ou outro reforço oriundo da Ilha de São Miguel.
Ainda sem horas, já é conhecido o calendário geral da prova e que ditou nada mais nada menos do que um CD Marienses x AAA.
#
2ª Divisão - Zona Açores 2008/2009
Calendário
#
1ª e 11ª Jornada
15.11.08 - CD Marienses x AA Alunos
15.11.08 - AD Povoação x CD Ribeirense
15.11.08 - ACDB Horta x ADRE Praiense
16.11.08 - CD Marienses x AA Alunos
16.11.08 - AD Povoação x CD Ribeirense
16.11.08 - ACDB Horta x ADRE Praiense
2ª e 12ª Jornada
29.11.08 - AA Alunos x AD Povoação
29.11.08 - ADRE Praiense x CD Marienses
29.11.08 - CD Ribeirense x ACDB Horta
30.11.08 - AA Alunos x AD Povoação
30.11.08 - ADRE Praiense x CD Marienses
30.11.08 - CD Ribeirense x ACDB Horta
3ª e 13ª Jornada
13.12.08 - ACDB Horta x AA Alunos
13.12.08 - AD Povoação x CD Marienses
13.12.08 - ADRE Praiense x CD Ribeirense
14.12.08 - ACDB Horta x AA Alunos
14.12.08 - AD Povoação x CD Marienses
14.12.08 - ADRE Praiense x CD Ribeirense
4ª e 14ª Jornada
03.01.09 - AA Alunos x CD Ribeirense
03.01.09 - CD Marienses x ACDB Horta
03.01.09 - AD Povoação x ADRE Praiense
04.01.09 - AA Alunos x CD Ribeirense
04.01.09 - CD Marienses x ACDB Horta
04.01.09 - AD Povoação x ADRE Praiense
5ª e 15ª Jornada
17.01.09 - ADRE Praiense x AA Alunos
17.01.09 - CD Ribeirense x CD Marienses
17.01.09 - ACDB Horta x AD Povoação
18.01.09 - ADRE Praiense x AA Alunos
18.01.09 - CD Ribeirense x CD Marienses
18.01.09 - ACDB Horta x AD Povoação
6ª e 16ª Jornada
31.01.09 - AA Alunos x CD Marienses
31.01.09 - CD Ribeirense x AD Povoação
31.01.09 - ADRE Praiense x ACDB Horta
01.02.09 - AA Alunos x CD Marienses
01.02.09 - CD Ribeirense x AD Povoação
01.02.09 - ADRE Praiense x ACDB Horta
7ª e 17ª Jornada
14.02.09 - AD Povoação x AA Alunos
14.02.09 - CD Marienses x ADRE Praiense
14.02.09 - ACDB Horta x CD Ribeirense
15.02.09 - AD Povoação x AA Alunos
15.02.09 - CD Marienses x ADRE Praiense
15.02.09 - ACDB Horta x CD Ribeirense
8ª e 18ª Jornada
28.02.09 - AA Alunos x ACDB Horta
28.02.09 - CD Marienses x AD Povoação
28.02.09 - CD Ribeirense x ADRE Praiense
01.03.09 - AA Alunos x ACDB Horta
01.03.09 - CD Marienses x AD Povoação
01.03.09 CD Ribeirense x ADRE Praiense
9ª e 19ª Jornada
14.03.09 - CD Ribeirense x AA Alunos
14.03.09 - ACDB Horta x CD Marienses
14.03.09 - ADRE Praiense x AD Povoação
15.03.09 - CD Ribeirense x AA Alunos
15.03.09 - ACDB Horta x CD Marienses
15.03.09 - ADRE Praiense x AD Povoação
10ª e 20ª Jornada
28.03.09 - AA Alunos x ADRE Praiense
28.03.09 - CD Marienses x CD Ribeirense
28.03.09 - AD Povoação x ACDB Horta
29.03.09 - AA Alunos x ADRE Praiense
29.03.09 - CD Marienses x CD Ribeirense
29.03.09 - AD Povoação x ACDB Horta

quarta-feira, setembro 24, 2008

II SMA Volei - REFECON 2008



A equipa sénior feminina do Clube Desportivo Escolar da EP dos Arrifes venceu a II Edição do SMA Volei - REFECON 2008 que se realizou durante o passado fim-de-semana no Complexo Desportivo de Santa Maria. Nas quatro partidas realizadas, a formação micaelense arrecadou outras tantas vitórias.
Na segunda posição, ficou a AJ Fonte Bastardo que apenas perdeu o jogo diante das pupilas do Prof. António Brilhante. No terceiro posto, classificaram-se as jorgenses do FC Calheta com duas vitórias e duas derrotas sendo que os dois últimos lugares da tabela classificativa, foram ocupados pelas equipas locais do Clube Desportivo Escolar da EBSSMA e Clube Ana.
#
II SMA Volei - REFECON 2008
Resultados
#
CDE EBSSMA 0 x 3 FC Calheta (5/25, 16/25, 16/25)
CDEEP Arrifes 3 x 0 AJ Fonte Bastardo (25/19, 25/21, 25/14)
FC Calheta 1 x 3 CDEEP Arrifes (22/25, 19/25, 25/18, 12/25)
AJ Fonte Bastardo 3 x 0 Clube Ana S. Maria (25/19, 25/11, 25/18)
Clube Ana S. Maria 0 x 3 FC Calheta (11/25, 11/25, 12/25)
CDEEP Arrifes 3 x 0 CDE EBSSMA (25/4, 25/9, 25/14)
FC Calheta 2 x 3 AJF Bastardo (16/25, 25/23, 25/21, 20/25, 10/15)
CDE EBSSMA 3 x 0 Clube Ana S. Maria (28/26, 25/16, 25/20)
AJ Fonte Bastardo 3 x 0 CDE EBSSMA (25/10, 25/14, 25/11)
Clube Ana S. Maria 0 x 3 CDEEP Arrifes (12/25, 20/25, 9/25)

Competições Regionais - Época 2008/2009

A Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria, divulga no seu comunicado oficial Nº1, o quadro das competições regionais de andebol para a época 2008/2009.
O mesmo documento e atendendo a que se trata ainda de uma proposta de alteração, refere que no caso particular da competição de júniores masculinos e Encontro Regional de Femininos, poderá haver alguma alteração aos modelos perconizados.
#
Competições Regionais - Época 2008/2009
#
- PR01 - Camp. Regional Sén. Masc. - 12 a 14/06/2009 - Santa Maria
- PR02 - Camp. Regional Jún. Masc.
2ª Fase (27, 28/02 e 01/03/2009) - S. Miguel
3ª Fase (27 a 29/03/2009) Local a designar
- PR03 - Camp. Regional Juv. Masc.
2ª Fase (30, 31/01 e 02/02/2009) Terceira - Zona 1 e S. Maria - Zona 2
Liguilha de Acesso à 3ª Fase - 14 e 15/02/2009 - S. Miguel ou S. Maria
3ª Fase - T x T em Jornada dupla - Casa/Fora
- PR04 - Camp. Regional Inic. Masc.
2ª Fase (23 a 25/01/2009) Graciosa - Zona 1 e S. Miguel - Zona 2
Liguilha de Acesso à 3ª Fase - 14 e 15/02/2009 - S.Miguel ou S. Maria
3ª Fase - T x T em Jornada dupla - Casa/Fora
- PR05 - Encontro Regional de Inf. Masc. - 08 a 10/05/2009 - Faial
- PR06 - Encontro Regional de Inf. Fem. - 05 a 07/06/2009 - Faial

terça-feira, setembro 23, 2008

Árbitros Marienses marcaram presença.

Foram 19 os árbitros de voleibol dos Açores escolhidos para participarem no II Clinic de Arbitragem, que decorreu no fim-de-semana, numa organização da Associação de Voleibol de São Miguel, uma acção de formação que teve como objectivo o reforço das competências e a melhoria das capacidades futuras dos árbitros, no sentido de evoluírem na sua carreira e elevarem os seus desempenhos nas competições a que serão chamados. Entre estes 19 árbitros - os quais Augusto Mendonça e Alexandre Reis de Santa Maria -, marcaram presença ainda alguns estagiários e outros que já pertencem aos quadros dos nacionais.
O II Clinic de Arbitragem contemplou as componentes teórica e prática, bem como as relações humanas, principalmente na interacção com os treinadores e abordaram a questão do stress e da ansiedade.
Coube ao árbitro, Hélio Ormonde, a abertura dos trabalhos, onde explicou que a opção de realizar a formação em regime de internato teve por finalidade o “desenvolvimento do espírito de solidariedade e a melhoria das relações inter-pessoais” entre os árbitros de voleibol, sem esquecer o “aperfeiçoamento das competências técnicas” de cada um.
O primeiro dia de trabalhos incidiu sobre os regulamentos federativos, a cargo do árbitro António Sobral, que abordou as regras do voleibol e algumas técnicas de arbitragem.
A componente prática foi ministrada por Rui Resende, já no segundo dia e no Complexo Desportivo das Laranjeiras, incidindo os seus trabalhos nos elementos técnico-tácticos.
Assim, os árbitros presentes nesta acção puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos já adquiridos, conciliando as duas vertentes para uma melhor compreensão e assimilação dos processos.O terceiro dia do II Clinic de Arbitragem foi reservado para debater o tema do stress e ansiedade, que contou com a participação da psicóloga, Cláudia Dias.
Neste painel, os árbitros tiveram a oportunidade de aprender a lidar com estes factores que podem, de alguma forma, condicionar o seu desempenho arbitral.
Curiosamente este foi o tema que gerou muito interesse dos árbitros e, cujos os efeitos práticos só deverão ser visíveis por cada um, dado que a preparação psicológica para cada jogo e a análise posterior à sua prestação são feitas no pensamento de cada pessoa.
Neste sentido, a psicóloga tentou ajudar a lidar com estes aspectos tendo em conta que um árbitro – neste caso de voleibol – está sujeito a pressões vindas dos atletas, treinadores e público.
Questionada sobre se o deixar-se afectar poderá resultar numa prestação menos positiva e quais as principais forma de pressão, Cláudia Dias afirmou que “nenhum factor pode ser eliminado. Podem ser os jogadores, o público ou até os treinadores. Depende de vários factores porque há atletas que conhecem os árbitros e sabem como os pressionar, esperam até por uma determinada hesitação para pressionarem”.
Claro está que se o árbitro deixar-se levar pelo stress, menos bom será o seu desempenho, mas a psicóloga frisa que não são apenas “os homens árbitros que sentem a ansiedade. O stress pode reflectir-se no trabalho dos jogadores ou técnicos. Basta que acusem a pressão para ficarem aquém do esperado”.
Interrogada sobre o facto de estarmos num meio pequeno, como é os Açores e, tendo em conta que quase todos se conhecem, se a pressão será maior, Cláudia Dias explica que é sempre diferente, já que depende do nível em que se encontrem, dando como exemplo os árbitros mais novos que “estão a construir a sua identidade e sentem uma pressão diferente. Os mais velhos já têm algum estatuto e a experiência ajuda-os a reagir”.
Por outro lado a pressão que cada um coloca sobre si próprio pode ser uma fonte de anseio. Cláudia Dias sublinha que esse é dos “principais stress que se pode ter”, pois está aliado à vontade de “querer ter um bom desempenho”. Para superar este factor poderá usar-se “estratégias a nível cognitivo” que permitem ao árbitro manter o foco no trabalho.
Fonte: Açoriano Oriental / Foto: Direitos Reservados

AD Albicastrense marca passo na Zona Centro.


Se por um lado e devido a lesão (sem gravidade), Henrique Melo ficou de fora dos convocados para o jogo da 2ª Jornada da 1ª Divisão de Júniores, a excelente prestação individual do seu irmão na partida diante da JOBRA (10 Golos) e que contou para a segunda ronda da 2ª Divisão Zona Centro, de pouco valeu à AD Albicastrense. Isto porque e para além da formação de Castelo Branco só ter apresentado sete jogadores em campo, um deles acabou por ser desqualificado no início da segunda parte, deixando em maus lençois os restantes companheiros de equipa.

Dia europeu sem carros.



O dia europeu sem carros também foi assinalado na Ilha de Santa Maria. A iniciativa partiu da Ecoteca de Vila do Porto que numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto e com a colaboração do Serviço do Desporto de Santa Maria e clubes/associações de várias modalidades, organizou durante a manhã do passado Sábado, várias actividades na rua principal de Vila do Porto.

sábado, setembro 20, 2008

Reciclagem Nacional para Treinadores.

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) realiza nos dias 28, 29 e 30 de Setembro uma Acção Nacional de Reciclagem de Treinadores. A iniciativa, aberta a treinadores de Voleibol, professores de Educação Física, alunos dos cursos de Desporto e de Educação Física, contará com a presença de dois reputados formadores.
Jocelyn Trillon, Treinador Principal da Selecção Francesa de Cadetes Masculinos, campeã europeia de 2007 e medalha de bronze no Campeonato do Mundo de 2007, e António Guerra, ex-Seleccionador Nacional de Seniores Femininos e ex-Treinador Adjunto da Selecção Nacional de Seniores Masculinos. A tradução Francês/Português estará a cargo de Leonel Salgueiro.
Caso confirmem interesse em participar nesta acção, que decorrerá nas cidades do Porto e Póvoa do Varzim, os coordenadores dos clubes marienses, terão o apoio da Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria nomeadamente no que respeita ao pagamento das passagens aéreas e despesas de alojamento.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Regresso a curto prazo.

Depois de ter sido o melhor mariense na edição de 2007 do rallye de Santa Maria, este ano e por razões familiares, João Botelho esteve de fora da competição automóvel no entanto, para 2009 o cenário poderá ser outro como afirma o próprio piloto que acedeu responder ao DM a algumas questões.
#
DM - Depois de na época 2007 teres participado em algumas provas do regional de ralis, vendeste o carro e quando tudo fazia prever que este ano estarias, pelo menos, presente no XXVII Rali de Santa Maria, isso não aconteceu, porquê?
JB - Depois da época 2007, muito positiva para mim, vendi o carro com intenção de evoluir dentro das minhas possibilidades, mas nunca prometi participar em prova alguma na época 2008. E isso tudo porque fiz uma promessa à minha familia, de que no Rali de Santa Maria 2007 fosse vencedor da melhor equipa mariense ficaria em "casa" na época 2008.
"só DEUS sabe o que me custou não participar", mas para mim a familia está sempre em 1º lugar!!!...
DM - Sabendo o quanto são importantes os apoios/patrocínios destinados ao desporto automóvel, nomeadamente os provenientes da autarquia, perguntava-se de concordas com a forma como estes são distribúidos pelos pilotos locais ou deveria haver alguma alteração?
JB - Sem dúvida alguma de que os patricinadores são importantes, ao contrário do que muitas pessoas dizem (que se fazemos ralis é porque somos "ricos"), então pergunto o seguinte, se somos "ricos" porque precisamos de patrocinadores? Quanto aos apoios e distribuição dos mesmos, sim, devem ser revistos pelo menos aos que tentam de alguma forma participar no campeonato por completo!
DM - Tendo em conta que tua ligação aos ralis já vem de alguns anos a esta parte, qual a tua opinião sobre a Gala do Desporto Mariense, nomeadamente no que diz respeito às homenagens que tem sido feitas a vários pilotos locais?
JB - Em relação aos homenagiados, PARABÉNS. Relativamente às pessoas que organizam e que os "escolhem" tenho de dizer que não fiquei muito contente. Tal como os homenagiados, também eu, gosto que o meu trabalho seja reconhecido e acho que, em condições normais, os meus 12 ANOS de participações nos ralis mereciam outro "destaque" que não o do presente aos olhos desses senhores!
DM - Relativamente ao figurino do nosso rali e contrariamente ao que vem sendo feito, achas que seria possível alguma alteração? Não estarão alguns pilotos "fartos" de percorrer os mesmos troços?
JB - O figurino do Rali de Santa Maria neste momento, está algo limitado por ser uma prova totalmente em asfalto, mas do meu ponto de vista, acho que se consegue alterar alguns dos troços no seu sentido!
DM - E a "sucata" ? Mediante a colaboração de várias entidades e porque não adeptos da modalidade, não seria possivel recuperar aquele circuito para a realização de uma prova especial ?
JB - SUCATA, aqui está e no meu ponto de vista, uma boa oportunidade de se fazer uma "SUPER ESPECIAL " inédita nos Açores, tal como quando foi desenhada para terra, acarreta alguns custos concerteza, mas seria uma mais valia para o nosso rali!
DM - E para 2009 ? Já é certo a tua participação no Campeonato de Ralis dos Açores? Ou será nos VSH? Podes levantar um pouco o véu ou preferes não te antecipar?
JB - Por enquanto não está nada definido, mas em 2009 será quase de certeza nos VSH (com o peugeot 106 que está na foto), porque um dos patrocinadores alega ter mais destaque na comunicação social a nível geral, mas 2 ou 3 provas vou participar incluindo o nosso rali, mais só depende dos patrocinios!
DM - Por último e uma vez que fazes ou já fizeste parte da Secção de Automobilismo do Clube Asas do Atlântico, aproveitava para te perguntar se não seria viável a organização de algumas provas internas como por exemplo as tradicionais rampas? Tendo em conta que já existem alguns carros de competição seria uma forma de rentabilizar investimento ou não?
JB - Viável é sempre, desde que todos os membros da Secção se interessem. Por minha vontade já se tinha organizado algo mas este tipo de eventos envolve tempo disponível, trabalho e dedicação, que é tudo que não está a acontecer por parte dos mesmos, verdade que carros já existem alguns, só que é como qualquer outro evento, não se faz sem organização.

Golfe Rústico chega a Santa Maria.

Este é 1º Torneio de Golfe Rústico em Santa Maria e será organizado organizado pela Casa do Norte.
Este é o cartaz específico para SMA, já que foi distribuido outro em S. Miguel e na Terceira com pacotes próprios criados pelos impulsionadores da ideia, incluindo transporte de barco e alojamento.
A organização conta ter cerca de 15 a 20 golfistas profissionais a "brincar" ao golfe rústico e espera também que apareçam alguns curiosos locais com vontade de aprender a dar umas tacadas ou então apenas para assistirem.

Taxas para os interessados locais (Santa Maria):

50€ - Participação plena: Dá direito ao programa todo do fim de semana, desde o briefing na Casa do Norte na manhã de sábado ao Geocatching de domingo à tarde, passando pelo passeio pedestre e às 3 refeições que estão previstas - almoço e jantar de sábado e almoço de domingo.

10€ - Participação parcial: Dá direito a almoço no norte (sopas de espírito santo) e a umas tacadas no âmbito da acção de divulgação prevista para as 15h tb no Norte.

A modalidade tem sido impulsionada nos Açores pela Associação de Turismo em Espaço Rural "Casas Açorianas" da qual a Casa do Norte é associada, e já decorreu em ilhas como S. Miguel, São Jorge, Flores, Corvo e Pico.
Agora chegou a vez de Santa Maria, sendo a Casa do Norte a organizar e contando com as parcerias que constam do cartaz.
#
Press-release
#
"A Casa do Norte, em parceria com a Associação de Turismo em Espaço Rural “Casas Açorianas”, Direcção Regional do Turismo, Associação de Turismo dos Açores e Câmara Municipal de Vila do Porto, promove no próximo fim de semana, dias 27 e 28, o 1º Torneio de Golfe Rústico da ilha de Santa Maria.
Trata-se de um produto turístico inovador, com potencial de desenvolvimento na ilhas dada a sua grande vertente lúdica, ecológica e económica. A modalidade foi já experimentada, e com sucesso, nas ilhas de S. Miguel, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, cabendo agora a Santa Maria testar esta oferta complementar de lazer, inserida no turismo de natureza.
O golfe rústico açoriano tem como objectivos, por um lado, promover a modalidade na sua essência e a ambiência rural das ilhas e, por outro, testar o que poderá ser um novo elemento de animação turística que vem complementar e diversificar a oferta turística dos Açores.
No fundo, é uma forma de rentabilizar os espaços verdes em redor dos empreendimentos de turismo rural, sem a necessidade de utilizar grandes fundos de investimento e sem agredir a natureza.
As regras do golfe rústico são semelhantes ao golfe convencional mas em vez de campos muito cuidados a prova decorre em pastagens cuja relva foi cortada ou comida pelo gado. Para praticar a modalidade, bastam uns taco, bolas, umas botas de cano e boa disposição.
O 1º Torneio da Ilha de Santa Maria/Casa do Norte conta com cerca de duas dezenas de jogadores inscritos (de S. Miguel e Terceira) e decorrerá em dois campos, perfazendo um circuito total de 18 bandeiras. A prova desportiva terá lugar no Sábado, dia 27 - Dia Mundial do Turismo – o primeiro campo a partir das 10h no lugar do Norte e o segundo campo a partir das 17h no lugar de Anjos.
Ainda no âmbito deste evento, para o Domingo está previsto um passeio pedestre Santo Espírito/Maia e uma prova de Geocatching (Caça ao Tesouro)."
Mais informação AQUI

quinta-feira, setembro 18, 2008

Afinal ??

Contrariamente ao que ficou delineado na reunião do passado dia 13 de Agosto, onde, e para além da AFPD (representada pelo Sr. Rui Andrade), estiveram presentes os quatros clubes marienses, o regresso do Grupo Desportivo de São Pedro às provas federadas de futsal, apenas acontecerá nos escalões de formação, ou seja, nos infantis, iniciados e juvenis masculinos.
Se nestas faixas etárias a competição estará assim garantida, nos séniores, avizinham-se alguns problemas e porquê? Porque sem uma terceira equipa de séniores masculinos (minímo exigido pela AFPD em qualquer escalão), não haverá competição federada.
Com este cenário e uma vez que já tem os plantéis devidamente constituidos, CD Marienses e GD Gonçalo Velho, perfilam-se como os principais lesados com esta "desistência".
Noutro âmbito ainda e a pedido dos clubes intervenientes, os jogos referentes à 1ª Mão da Supertaça foram adiados para uma data ainda a combinar.

quarta-feira, setembro 17, 2008

II Torneio SMA Volei - REFECON 2008


Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria

II TORNEIO SMAVOLEI --
REFECON 2008
19 a 21 Setembro 2008

ESTRUTURA E REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

Estrutura

Nº Participantes: 5 equipas;

Nome dos Participantes: C.Ana, CDE, CDEEP Arrifes, AJ Fonte Bastardo e FC Calheta;

Escalão: Juniores/Séniores;

Local da prova: Complexo Desportivo de Santa Maria;

Tipo de Competição: Concentrada, todos contra todos; cada equipa fará 4 jogos, à melhor de 5 sets; Jogos (manhã / tarde / noite) / 2 jogos em simultâneo;

Arbitragem: Nomeados pela comissão de arbitragem da AVISM;


Prémios: Haverá troféus para todas as equipas; a entrega dos prémios será efectuada no almoço convívio de domingo.

Regulamento

Regulamento Geral: Será aplicado o regulamento da FPV, em vigor, para o escalão, com a especificidade em relação aos pontos a seguir indicados;

Pontuação: vitória 2 pontos / derrota 1 ponto;

Critérios Desempate: 1º» Rácio entre set ganhos/set perdidos, 2º» Rácio entre pontos ganhos/pontos perdidos, 3º» Vitória no confronto directo

Utilização do libero:
As equipas poderão utilizar um atleta na função de libero, logo que sejam respeitadas as regras em vigor (FPV), quanto à utilização daquele elemento, em jogo;

Boletim de Jogo:
Cada equipa deverá apresentar, na mesa de controlo, 30 minutos antes do início do jogo, a relação dos atletas que vão participar no mesmo, para o preenchimento do Boletim de Jogo;


Casos Omissos
Os casos omissos a este documento e a tudo o que se relaciona com a realização do Torneio, serão objecto de apreciação e posterior resolução pela Entidade Organizadora.

Campeãs da Evolução!

Raquel Rodrigues e Ana Silva cumpriram a penúltima etapa do Campeonato de Ralis dos Açores, na ilha Terceira, onde se sagraram vencedoras do Troféu Regional Feminino de Ralis logo na temporada de estreia da dupla do Skoda Fabia RS TDI.
O Skoda Fabia esteve sempre em bom plano e as únicas dificuldades sentidas pela dupla foram as que resultaram das condições meteorológicas.
Dando conta do contentamento que sentia, Raquel Rodrigues não deixou de lembrar que “não era objectivo da equipa lutar por posições de destaque mas antes fazer deste ano um verdadeiro estágio de aprendizagem e de aquisição de experiência. Claro que a partir de certa altura sentimos que podíamos chegar ao título mas isso não alterou o nosso comportamento em estrada”.
Se a principal motivação da equipa era evoluir, então também esse objectivo está a ser atingido, uma vez que se notam francos progressos nas actuações de Raquel Rodrigues e Ana Silva de prova para prova. A título de exemplo comparem-se as prestações nas duas provas disputadas na Terceira, o Rali Sical e o recentemente disputado Ilha Lilás. No Sical, Raquel foi 34ª da geral à chegada do rali à Praça Velha de Angra do Heroísmo. O Lilás marcou uma evolução positiva com a piloto a alcançar o 25º lugar. Melhor, no entanto, que aferir classificações à geral é verificar a evolução de tempos em classificativas que se mantiveram iguais nas duas provas. No Litoral de Angra do Heroísmo, aquando do Rali Sical, Raquel Rodrigues e Ana Silva fizeram o tempo de 3:47,7 para no Lilás baixarem significativamente o seu tempo para 3:13,4. Na classificativa da Vila Nova, Raquel Rodrigues averbou o tempo de 6:34,4 no Sical, baixando agora esse tempo para 6:02,3. Em ambos os casos a piloto retirou mais de 30 segundos aos seus tempos o que é significativo.
Raquel Rodrigues e Ana Silva estarão presentes na prova de encerramento do Campeonato de Ralis dos Açores onde esperam confirmar a evolução registada ao longo do ano.
Fonte: Zona Rallyes

segunda-feira, setembro 15, 2008

De cruz ao peito, os primeiros 3 pontos da época.

A estreia do jovem mariense Henrique Melo com as cores do CF Belenenses, não foi tão vistosa como quando ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, defrontou na Madeira o Marítimo e onde apontou nada mais nada menos do que 11 golos. No entanto, o facto de ter entrado no sete base onde jogou quase toda a partida diante do Ginásio Clube do Sul, demonstra a confiança que a equipa técnica deposita no atleta.
Para além do Belenenses, nesta 1ª jornada do agora demominado Next<21> Campeonato Nacional 1ª Divisão júniores masculinos, sairam vencedoras as formações do Sporting CP, DF Holanda, ABC de Braga, FC Porto e S. Bernardo.
A segunda jornada está marcada para o próximo dia 21 de Setembro com o Belenenses a receber o Sporting Clube de Portugal no Pavilhão Acácio Rosa pelas12h00.
#
1ª Jornada
(Ficha do Jogo)
#
Ginásio Clube do Sul (16)
Sandro Luz, Bruno Mexia (1), João Guerreiro (6), Rúben Pereira, Fábio Santos, David Galveia, Wilson Landim (1), João Silva (3), Tiago Gil (2), André Tavares, Diogo Miguel, Bruno Vaz (1), Tiago Silva (2), João Ferro.
Treinador: Carlos Nunes
#
CF Beleneses (22)
Henrique Melo (1) , Pedro Florêncio, Bruno Sobreira (6), Belone Moreira (3), Carlos Siqueira (1), Ricardo Barrão (1), Miguel Cardoso (1), André Vilhena, Rui Barreto (1), Miguel Martins, Pedro Pinheiro, Alexandre Pereira (6), Tiago Ferreira (2), Henrique Carlota.
Treinador: Nuno Soares
Resultado ao Intervalo: 07-09

Escalões de Formação - Competições Regionais.

TORNEIO NAC. MINIBASQUETE - JULHO 2009 - FAIAL
TORNEIO REG. SUB14 MASC. - 06 A 08 MARÇO 2009 - FAIAL
TORNEIO REG. SUB14 FEM. - 06 A 08 MARÇO - FAIAL
CAMP. REG. DE SUB14 MASC. – 1ª FASE - 18 / 19 ABRIL 2009 - S. MIGUEL
CAMP. REG. DE SUB14 MASC. – 2ª FASE - 16 / 17 MAIO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB14 FEM. – 1ª FASE - 18 / 19 ABRIL 2009 - S. MARIA
CAMP. REG. DE SUB14 FEM. – 2ª FASE - 23 / 24 MAIO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE CADETES MASC. – 1ª FASE - 21 / 22 MARÇO 2009 - TERCEIRA
CAMP. REG. DE SUB16 MASC. – 1º PLAY-OFF - 25 / 26 ABRIL 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB16 MASC. – 2º PLAY-OFF - 9 / 10 MAIO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB16 FEM. – 1ª FASE - 21 / 22 FEVEIRO 2009 - TERCEIRA
CAMP. REG. DE SUB16 FEM. – 2ª FASE - 7 / 8 MARÇO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG.DE SUB16 FEM. - 1º PLAY-OFF - 21 / 22 MARÇO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB16 FEM. – 2º PLAY-OFF - 25 / 26 ABRIL 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB18 MASC. – 1ª FASE - 28 FEV / 1 MAR 2009 - SÃO MIGUEL
CAMP. REG. DE SUB18 MASC. – 1º PLAY-OFF - 14 / 15 MARÇO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB18 MASC. – 2º PLAY-OFF - 18 / 19 ABRIL 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB19 FEM. – 1ª FASE - 14 / 15 FEVEREIRO 2009 - TERCEIRA
CAMP. REG. DE SUB19 FEM. – 2ª FASE - 28 FEV / 1 MAR 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB19 FEM. – 1º PLAY-OFF - 14 / 15 MARÇO 2009 - A DEFENIR
CAMP. REG. DE SUB19 FEM. – 2º PLAY-OFF - 11 / 12 ABRIL 2009 - A DEFENIR

domingo, setembro 14, 2008

Vitória a abrir.

Foi um jogo típico de início de temporada, aquele que apôs o Clube Desportivo “Os Marienses” ao Independente Futebol Clube Torrense e que marcou o arranque na Zona Sul da 2ª Divisão de Andebol. A formação mariense entrou bem na partida tendo atingido o parcial de cinco bolas a duas ainda antes dos quinze minutos iniciais. Este era sem dúvida um excelente tónico para quem se deslocou ao complexo desportivo de Santa Maria e já tinha “sede” de andebol, no entanto as muitas falhas técnicas e exclusões (14 no total), não permitiram que o jogo mantivesse o rumo dos primeiros instantes.
No segundo tempo e mediante algumas marcações individuais, foi notória a vontade dos forasteiros em inverter o sentido do marcador mas a excelente prestação do guardião João Silva e o sentido de entre ajuda dos restantes colegas de equipa, foram sempre factores impeditivos para que tal acontecesse.
Em condições normais, o CD Marienses jogaria na próxima semana em Évora, a segunda jornada da competição, no entanto e por via de um entendimento entre clubes para a realização de uma jornada dupla, o confronto entre ambos só acontecerá a 23 de Novembro. Assim, será novamente em casa que o conjunto orientado por Pedro Resendes dará continuidade à sua participação na edição deste ano da Zona Sul da 2ª Divisão. No dia 27 de Setembro, recebe o Clube Vela de Tavira pelas 16h00 no complexo desportivo de Santa Maria.
Relativamente à 2ª Divisão mas desta feita na Zona Centro, refereir que o Albicastrense recebeu e venceu o SIR 1º Maio por 29-27 tendo o mariense João Melo, apontado 5 golos.
#
PO02 - Camp. 2ª Divisão - Zona Sul
1ª Jornada
(Ficha do Jogo)
#
CD Marienses (27)
Nélson Vertentes (3), Nuno Rodrigues, Alexio Puim, Álvaro Teodoro (3), Jorge Ponte (1), Pedro Vertentes, Rúben Pina, Nuno Braga (3), Luís Vertentes (10), Claúdio Reis (6), Pedro Bairos (1), Marco Carvalho, João Silva, Hélvio Braga.
Treinador: Pedro Resendes
#
IFC Torrense (22)
Nuno Carvalho (12), Luís Carrilho, Rui Rocha, David Nascimento, Sandro Varela (5), Ulisses Carvalho, Manuel Pereira, Hugo Dinis, Marcelino Semedo (3), Bruno Pereira (2), Fábio Pereira, David Cortegaça, Nuno Trindade.
Treinador: Pedro Azevedo
Resultado ao Intervalo: 11-07

"Cagarros On Tour Sobre Rodas Setembro 2008"


Visitante foram mais fortes.

As equipas de veteranos do "Santa Cruz da Lagoa" e séniores do "Bola ao Centro", foram as vencedoras do Torneio Amizade. As formações forasteiras, superiorizaram-se às congéneres da Associação Juvenil de Santa Maria, triunfando por 5 x 2 e 8 x 4, respectivamente.
A realização deste Torneio vem na sequência de vários intercâmbios desportivos onde a AJISM tem tido um papel fundamental e que não pretende deixar cair por terra.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Árbitros Marienses vão marcar presença.

A Associação de Voleibol de São Miguel vai levar a efeito o “II Clinic de Arbitragem”, formação para árbitros que terá lugar entre os dias 19 e 21 de Setembro e que contará com a presença de vários prelectores de âmbito nacional que emprestarão os seus conhecimentos ao reforço das competências dos juízes açorianos.
São dezanove os árbitros de seis ilhas dos Açores que estão confirmados na formação e que ao longo de três dias terão oportunidade de rever o seu saber e evoluir no sentido de poderem atingir patamares superiores da arbitragem nacional, reconhecendo a Associação de Voleibol de São Miguel capacidades em todos para chegarem ao escalão máximo.
É por isso que este Clinic é dirigido apenas a um grupo restrito que foi seleccionado mediante os desempenhos mais recentes e as perspectivas de evolução, realçando-se para além dos habituais termos técnicos, a incidência nos aspectos humanos como seja a relação árbitro/treinador.
O “II Clinic de Arbitragem começa às 19.00 horas do dia 19 do corrente, no hotel Caloura, com a recepção aos participantes, seguindo-se o jantar que antecede o início dos trabalhos. Os primeiros painéis vão abordar os critérios do Conselho Regional de arbitragem e os regulamentos federativos, prelecções a cargo de Hélio Ormonde e António Sobral, respectivamente, ambos árbitros internacionais.
Ao longo de todo o sábado, dia 20, as questões técnicas prevalecerão, mas ganham realce duas intervenções que prometem grande interesse: o stress e ansiedade do contexto desportivo e a relação entre o treinador e o árbitro, a cargo de Cláudia Dias e Rui Resende. No domingo, terá lugar o encerramento dos trabalhos.
Vão participar na acção de formação os árbitros Sandra Frontoura, Sandra Leonardes, Carolina Rodrigues, Carla Garcia, Bruno Noronha, Carlos Silva, Paulo Linhares, Paulo Furtado, Hélder Goulart, André Enes (São Miguel), Laura Jora, Michael Medina (Pico), Elisabete Faria (Faial), Fábio Bettencourt (São Jorge), Alexandre Reis, Augusto Mendonça (Santa Maria) e Romeu Lima, Jaime Eloy e Carlos Correia (Terceira). Informação: AVSM
#
Programa
#

Sexta-Feira (19/09/2008)
19h - Recepção a todos os participantes
19h30 - Jantar
21h - Abertura dos Trabalhos
21h15 - Critérios do CR Arbitragem 2008/09 (Hélio Ormonde)
22h - Regulamentos Federativos (António Sobral)
23h - Encerramento dos Trabalhos
#
Sábado (20/09/2008)
08h30 - Pequeno-almoço
09h30 - Regras de Voleibol e Técnica de Arbitragem (António Sobral)
10h45 - Intervalo
11h00 - Elementos técnico-tácticos (Rui Resende)
13h - Almoço
14h30 - Stress e ansiedade do contexto desportivo:
O caso dos árbitros de voleibol (1.ª parte – Cláudia Dias)
19h - Jantar
20h30 - Treinador/Árbitro – Que relação? (Rui Resende)
22h30 - Encerramento dos Trabalhos
#
Domingo (21/09/2008)
08h30 - Pequeno-almoço
09h00 - Stress e ansiedade do contexto desportivo:
O caso dos árbitros de voleibol (2.ª parte – Cláudia Dias)
12h30 - Encerramento dos Trabalhos
13h00 - Almoço de Encerramento

Provas de Futsal - 2008/2009.

Devidamente calendarizadas pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, as provas de futsal em Santa Maria, arrancam já no próximo dia 20 de Setembro com a realização da 1ª Mão da Supertaça de Infantis e Iniciados Masculinos.
Para o dia 27 de Setembro, está agendada a 2ª Mão deste primeiro troféu da época que opõe nos infantis, o CD Marienses ao Valverde Futebol Clube e nos iniciados, o Grupo Desportivo Gonçalo Velho ao CD Marienses.
Para que o quadro desta Supertaça 2008/2008 fique completo, apenas falta saber a que horas e em que pavilhão, vão ser realizadas as partidas. Mal esta informação chegue ao DM, será publicada neste post.
SUPERTAÇA 2008/2009
#
20.09.2008 - Valverde FC x CD Marienses - Inf. Masc (1º Mão)
20.09.2008 - GD Gonçalo Velho x CD Marienses - Inic. Masc. (1ª Mão)
27.09.2008 - CD Marienses x Valverde FC - Inf. Masc. (2ª Mão)
27.09.2008 - CD Marienses x GD Gonçalo Velho - Inic. Masc. (2ª Mão)

Raquel Rodrigues conquista Troféu Regional Fem.

Conforme foi avançado pelo Zona Rallyes antes do início do 30º Rali Ilha Lilás, a desistência de Carla Rosado, certamente, entregaria o título feminino à dupla Raquel Rodrigues e Ana Silva.
E assim foi. As vitórias no Rali Sical, Ribeira Grande, SATA e o segundo posto obtido em Santa Maria, permitiram à equipa do Skoda Fabia RS TDI marcar presença na Ilha Terceira com uma confortável vantagem de 18 pontos e para que a consagração fosse um facto consumado, bastou-lhes realizar uma prova dentro da regularidade e isenta de erros.
Por este facto, a piloto mariense bem como a sua navegadora e ainda toda a sua equipa, merecem o devido reconhecimento. Parabéns pelo título conquistado.

terça-feira, setembro 09, 2008

Acção de Formação e Orientações Técnicas 08/09


Primeiro foi em Santa Maria da Feira a 29 de Junho, no passado fim-de-semana, realizou-se na Ilha de Santa Maria e muito em breve também a cidade do Funchal, receberá a Acção de Formação e Orientações Técnicas para a época 2008/2009. Formação esta, que a partir desta época passa a ser de cariz obrigatório para todos os treinadores, dirigentes, elementos pertencentes aos quadros de arbitragem que pretendam estar/continuar ligados à modalidade ou seja e conforme tiveram oportunidade de ouvir todos os presentes na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, quem não participar anualmente nesta acção, vê-se na iminência de não lhe ser atribúida respectiva tarjeta.
Atendendo à nossa especificidade como ilhéus (deslocações aéreas e preço das mesmas), esta imposição federativa poderá, numa primeira análise, ser entendida como penalizadora para o andebol dos Açores. No entanto, como fizeram questão de frisar no início das suas intervenções, o Dr Pedro Sequeira e o Major António Galambas (Presidente do Conselho de Arbitragem), a intenção da Federação de Andebol de portugal passa única e exclusivamente por garantir que quem esteja em actividade durante as várias épocas desportivas, partilhe da mesma informação/conhecimentos.
Levando em consideração esta nova linha orientadora do orgão federativo no que concerne à formação de agentes desportivos, quem por uma razão ou por outra não pôde marcar presença na "Ilha do Sol", tem excepcionalmente esta época, uma última oportunidade de participar na Acção de Formação e Orientações Técnicas. Para isso terá que se inscrever e deslocar-se até Rio Maior no dia 25 de Outubro.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Os mesmos e mais alguns.

Sendo o objectivo principal a manutenção na prova, o Clube Desportivo "Os Marienses" começou ontem a preparar a sua estreia na 2ª Divisão Nacional - Zona Açores. O plantel 2008/2009, será constituído por 16 ou 18 atletas entre os quais todos - excepto Helder Figueiredo(5) - os que fizeram parte do grupo de trabalho na época transacta.
No que se refere a caras novas e sem que tivessem sido adiantados nomes, o DM está em condições de avançar que a equipa será reforçada com dois ou três jogadores oriundos de outra Ilha, provavelmente de São Miguel. Aliás e à semelhança do sucedido com o Clube Ana durante o decorrer na época passada, a vizinha ilha, será este ano, o "quartel general" para parte do grupo de trabalho orientado pelo técnico David Reis.
Ainda no que diz respeito à preparação do Marienses para provas de voleibol, de referir que o clube está a equacionar a criação de uma equipa B para participar na competição local.

Fim de um ciclo.

Apesar das dificuldades financeiras porque atravessa o Boavista Futebol Clube, já é um dado adquirido a continuidade da equipa feminina de futebol que assim irá participar na liga 2008/2009.
Confirmada está também a ausência da guarda redes Elisa Sousa do plantel desta temporada. A atleta mariense, que nos últimos dois anos foi dona e senhora das redes boavisteiras, optou por se dedicar a 100% ao seu último ano de curso e estágio académico. Apesar desta sua decisão, as portas deste (ou de outro) clube estarão sempre abertas a um eventual regresso à modalidade.
Foto: Direitos Reservados

Curso para Árbitros Estagiários.

Os interessados, devem contactar com a Associação de Futebol de Ponta Delgada para os seguintes endereços e/ou contactos telefónicos:
#
Rua Tavares Resendes, 90/94
9500-246 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 550
Telemóveis: 962086900 / 919365159
Fax: 296305 559
E-mail: geral@afpd.pt
WebPage: www.afpd.pt

E agora?

É certo que a "urgência" em dar por terminada a aplicação/instalação do relvado sintético no Complexo Desportivo de Santa Maria, não se deveu às necessidades dos clubes locais. Isto porque a modalidade de futebol e como é do conhecimento público, desapareceu vai para mais de 15 anos. No entanto e segundo o DM pôde apurar, a sua conclusão neste ano de 2008 era fulcral caso contrário seriam perdidos alguns apoios financeiros.
Resta saber quando e em que condições, será colocado o novo campo de futebol, ao serviço da população mariense.

A título de curiosidade.

António Ermida, técnico de andebol que nas duas últimas épocas (não tendo concluído a segunda) esteve ligado ao Clube Desportivo "Os Marienses", vai voltar a trabalhar na Associação Académica da Amadora mas apenas ligado aos escalões de formação.
Sendo um excelente conhecedor das camadas de formação, até porque tem vindo já a algum tempo a trabalhar com as mesmas, Ermida foi convidado a fazer parte de um projecto a dois anos, ficando esta época, responsável pelas equipas de Iniciados e Júniores Masculinos. Relativamente à formação amadorense, referir ainda que a sua equipa sénior foi extinta tendo a vaga deixada em aberto no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sido ocupada pela equipa formação do Modicus.