quinta-feira, junho 25, 2009

João Melo em entrevista.

A época desportiva 2008/2009 está praticamente concluída, assim como as competições de âmbito local, regional e nacional (salvo uma ou outra excepção). Nesta fase onde se regista menos actividade, o DM vai estar à conversa com alguns dos atletas marienses que estiveram envolvidos nas várias competições nacionais.
Neste sentido, João Melo, actualmente a jogar andebol pela Associação Desportiva Albiscatrense, foi o primeiro a responder afirmativamente à solicitação deste espaço.
#
João, depois do Clube Desportivo “Os Marienses”, o teu primeiro grande desafio como jogador de andebol foi ao serviço do SC Horta. Tiveste que deixar a tua ilha e rumar à ilha do Faial. Consegues recordar em poucas palavras como decorreu esta mudança?
Muito rápida! Fui abordado numa fase terminal, não tive muito tempo para pensar, sei que falei disso com o meu pai e ponderamos a situação mas a minha vontade era ir e foi o que aconteceu.
Não é fácil integrar um plantel que participa numa prova ao mais alto nível e garantir um lugar pois não? Tiveste o apoio de alquém em especial ou basicamente cada um teve que trabalhar em prol do grupo de modo a que fossem cumpridos os objectivos?
Não é fácil, e todos têm apoio de alguém especial, eu não sou excepção à regra, há sempre aquela pessoa que é o teu braço direito que confias os teus problemas e que falas mais durante os treinos e os dias, comigo aconteceu o mesmo e refugiei-me um pouco em alguns grandes amigos meus hoje em dia, caso do Fialho e Pureza na Horta e do Garcia no Benfica, mas independentemente disso o clube os objectivos e a ambição estavam sempre à frente de tudo, se estavas bem óptimo podias jogar e dar o teu melhor mas se estavas mal, desabafa e chora em casa porque em alta competição jogam os que tão melhor e os que garantem os objectivos da equipa.
Depois do Horta, seguiram-se passagens pelo SL Benfica, Alto do Moinho, Almada AC, regressaste ao CD Marienses uma época e depois voltaste a ingressar numa equipa continental. Desta feita a Associação Desportiva Albicastrense, a qual ainda representas.
Esta época desportiva está concluída. Será seguro afirmar que teremos o João Melo no plantel do Albicastrense em 2009/2010 ou estarás receptivo a nova mudança?
A única certeza que tenho é que se continuar a jogar será na ADA. Pelo menos até agora é o que está certo. Mas infelizmente o futuro não é risonho, algumas mazelas e alguma incapacidade Professional podem levar-me ao abandono, logo se verá.
Comparativamente ao que foi a tua prestação individual na época que estiveste no Marienses com as últimas ao serviço da AD Albicastrense, nota-se um João Melo muito melhor no catítulo da finalização. A que deve ser atribuído este facto?
Fundamentalmente deve-se à mudança de lado no ataque. Jogo na minha posição favorita, Lateral Esquerdo/ Central, nos marienses eu era mais um e jogava a lateral direito, e se posso recordar quando joguei a lateral esquerdo nos marienses no inicio da época na fase regular na terceira contra os biscoitos marquei 11 golos e 8 golos! Mas depois ausentei-me da ilha por razões profissionais, a equipa não se desmoronou, nem por sombras e só na fase final comecei a jogar de uma forma mais regular não muito consentida pelo técnico se não fosse a influência de pessoas importantes do clube penso que o treinador não se tinha importado de me ter só nos jogos fora, mas a questão não é essa mas sim, porque fundamentalmente na ADA jogo nas posições que sou mais forte.
Recentemente tiveste oportunidade de assistir de perto à consagração do teu irmão Henrique como Campeão Nacional de Júniores pelo Belenenses. Como viveste estes momentos? Pelo esforço que ele fez durante o ano, foi um prémio justo não foi?
Foi um prémio mais que justo para o “Belém”, jogaram sempre bem o ano todo, um plantel muito equilibrado e se não estou em erro sofrem um empate e uma derrota, ganham o torneio de Almada contra duas equipas estrangeiras e duas portuguesas. Foi merecido e muito justo o triunfo. No que diz respeito ao Henrique, foi óptimo vê-lo ser campeão um orgulho enorme, muito justo também, o Henrique é muito trabalhador, muito humilde e muito ambicioso, é um prazer vê-lo jogar… mas… ainda tem de melhorar muito a finalização, a postura defensiva, a visão de jogo e a capacidade física.
João Melo e Henrique Melo a jogarem juntos no mesmo clube. Será que tal poderá vir a acontecer novamente?
Só tive esse privilégio uma vez, mas penso que será quase impossível que isso volte a acontecer.
Em jeito de despedida gostaria de deixar uma palavra para todas as pessoas que estão envolvidas directa ou indirectamente com o andebol mariense, sem elas o nosso andebol não se tinha desenvolvido tanto mas gostaria de salientar que ainda podemos evoluir sempre mais e cada vez melhor. Não se acomodem!
Obrigado a todos os que me ajudaram quer pela positiva quer pela negativa e peço desculpa por todas as atitudes menos nobres da minha e se alguma delas feriu directamente os sentimentos de alguém, que esse alguém se sinta duplamente visado com o meu pedido de desculpas.
Um abraço com amizade deste que vos venera pelo esforço e dedicação.
João Filipe Melo

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande atleta mariense!!!