segunda-feira, julho 27, 2009

À conversa com David Reis.

Segundo dados divulgados pela Direcção Regional do Desporto, Santa Maria é a Ilha que maior percentagem tem de atletas a praticar desporto.
Uma vez que tens conhecimento da informação correcta, perguntava-te se este crescimento tem, efectivamente, sido notório na nossa ilha e até onde é possível chegarmos mesmo com todas as condicionantes.
Na minha opinião o crescimento é notório no que diz respeito ao número de praticantes, basta semanalmente verificar as taxas de ocupação dos pavilhões. Quanto à qualidade do trabalho, acho que ainda temos alguns degraus para subir, mas tem-se verificado algum trabalho com qualidade, com resultados desportivos visíveis e bem satisfatórios.
No que diz respeito ao voleibol o crescimento tem se verificado e mantido desde que conseguimos os quatro clubes, agora falta trabalho com mais qualidade e com objectivos bem definidos “do que se quer -- e onde se quer chegar”.
David, no teu currículo desportivo consta uma passagem pela Associação de Voleibol de São Miguel. Durante o ano que estiveste em São Miguel desempenhaste as mesmas funções que agora tens na Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria? Ou sendo uma Associação maior as coisas funcionam de forma diferente?
Desempenhei exactamente as mesmas funções de director técnico que desempenho actualmente na AVISM. Os procedimentos são os mesmos, varia unicamente em algumas questões logísticas, resultantes da dimensão da AVSM.
O teu regresso a Santa Maria e à AVISM acontece porquê? Normalmente a “equipa” maior é que oferece melhores condições. Não foi este o caso?
Na realidade, eu não deixei de desempenhar as funções de director técnico na AVISM, vinha periodicamente a Santa Maria resolver as questões que eram da minha responsabilidade até ao fim da época à qual me tinha comprometido.
O “regresso” a Santa Maria acontece porque a actual direcção da AVISM ofereceu-me as mesmas condições que a “equipa” maior supostamente podia oferecer. Além disso o projecto para este mandato era aliciante para o desenvolvimento da modalidade na ilha.
Estás na AVISM desde que ano? Sentes-te obviamente apoiado no que toca a toda a logística caso contrário seria impossível para ti estar em várias frentes ao mesmo tempo certo?
Desde da sua fundação (2000), pois anteriormente já fazia parte da Associação Desportos de S. Maria como responsável pelo voleibol.
Sem dúvida, a equipa directiva da AVISM é muito coesa e naturalmente me têm apoiado no desenvolvimento do voleibol em Santa Maria.
Conforme foi anunciado durante a II Gala, a AVISM vai atravessar um período eleitoral em breve. O teu lugar como director técnico está garantido ou podem haver algumas mudanças?
Quanto a isso não posso responder que sim, ainda não existiram muitas conversas sobre este tema, mas acho que esta equipa de trabalho, ou seja, Direcção e Gabinete e Técnico tem desenvolvido um bom trabalho em prol da modalidade e seria importante manterem-se.
Deixando agora a AVISM um pouco de lado e entrando no campo particular da Selecção Açores, deduzo que desde que assumiste, em 2005, os destinos da equipa masculina, tens crescido como treinador. A participação em formações, provas nacionais e nos próprios Jogos das Ilhas, são acontecimentos que enriquecem qualquer técnico não é?
Sim, sem qualquer duvida, cresci muito enquanto treinador desde que iniciei este percurso nas Selecções Regionais, tenho tido oportunidade de frequentar formações das melhores que se fazem no pais, como também, a viagem até ao Brasil para acompanhar os trabalhos das respectivas selecções, uma experiência única e muito enriquecedora para qualquer treinador, observamos “os melhores do mundo”, onde se aprendeu muito voleibol.
Com este projecto (selecções) também me obriga a estar sempre actualizado das evoluções ao nível do treino e jogo que vão surgindo, com isso melhoro em muito o meu trabalho.
Nos Jogos em 2008, conseguiste o feito da subida de divisão e no próximo ano? Achas que vai conseguir formar um grupo capaz de garantir, no mínimo, a manutenção na 1ª Divisão?
Estamos a trabalhar para isso, ao longo dos estágios os atletas tem melhorado muito e acho que temos um bom grupo a todos os níveis, mas ainda falta melhorar algumas arestas. Participamos recentemente no Torneio Internacional da Lousã, onde fizemos um bom torneio, demonstrando que este grupo possui condições de fazer uns bons jogos em 2010, que passa por conseguir a manutenção na 1ª Divisão.
De Santa Maria, tem sido muito poucos os atletas a integrarem a Selecção Regional de voleibol. Apesar de se notar uma evolução em todos os níveis, a “cantera” mariense ainda está longe de alcançar as congéneres dos Açores será?
Não, penso que os atletas de S. Maria tem todas as condições do que os outros de integrarem os trabalhos das Selecções Regionais, pois já tivemos atletas masculinos e femininos em Selecções passadas que se destacaram como peças determinantes para o sucesso destas Selecções.
Actualmente devem trabalhar mais e ter um bom acompanhamento técnico/táctico, pois por vezes o nível competitivo local não é muito forte, não conseguem atingir as fases finais dos Campeonatos Regionais, e isto tudo contribui para o seu desenvolvimento, para poderem apanhar o “comboio” têm de fazer alguns sacrifícios, ou seja, trabalhar mais do que todos os colegas de equipa e abdicar de algumas coisas.
Se surgir um terceiro convite para liderares a equipa técnica para os Jogos das Ilhas em 2012 aceitas?
Primeiro quero acabar este projecto 2010 e depois logo se vê, se surgir o convite irei analisar e decidir da melhor forma.
Bem, não podíamos deixar passar a oportunidade de falar também um pouco do que foi a estreia do Clube desportivo “Os Marienses” na 2ª Divisão Série Açores Masculina. Pelo que foi possível ver, o clube apostou numa equipa recheada de bons valores e formados na Região.
As coisas correram conforme delineadas? O que se pode esperar do CD Marienses na época 2009/10?
Sim as coisas correram como planeadas, neste primeiro ano o objectivo principal era a manutenção e conseguimos o 2º lugar, por isso balanço muito positivo.
Para 2009/2010 podemos esperar uma equipa mais competitiva se conseguirmos formar a equipa que temos em mente e falada.
É seguro afirmar que todos os atletas deste ano vão pertencer ao plantel 2009/10? A equipa poderá eventualmente ser reforçada com mais algum atleta de fora da ilha?
Quase todos os atletas da equipa “A” farão parte da equipa 2009/2010, mas alguns atletas passaram a jogar na equipa “B” por motivos pessoais e profissionais, enquanto outros não farão parte das nossas escolhas.
Sim a equipa será reforçada por mais atletas de fora da ilha, se os convites endereçados forem aceites.
Por último e tendo em conta as diferenças que se fazem notar a quando das fases finais, perguntar-te-ia se achas que este modelo competitivo da Série Açores é o melhor e se dependesse de ti que alterações fazias.
Acho que está bem, quanto ás fases finais já sabemos como é, e parte por uma aposta dos clubes (reforço da equipa) nesta fase final nacional, para poderem discutir com as equipas do continente a subida á A2.
Já agora e se me permites, queria aproveitar para agradecer a todos aqueles que esta época me acompanharam no desenvolvimento do voleibol em S. Maria. Bem Hajam.

Sem comentários: