quinta-feira, julho 30, 2009

Super Especial - Informações

Sendo a Super Especial de Sexta-Feira (7 de Agosto) uma das principais novidades da XXVIII Edição do Rallye Além Mar Santa Maria e uma vez que da sua realização implicam alterações no trânsito, circulação e estacionamento em Vila do Porto, o Desporto Mariense, alia-se à organização da prova ao informar a população em geral e os residentes de Vila do Porto em particular, do seguinte:

XXVIII Rallye Além Mar Santa Maria
PARQUES DE ESTACIONAMENTO - SUPER ESPECIAL "VILA DO PORTO"
#
PARQUE 1 - Campo de futebol do Aeroporto (estrada de baixo)
Transporte: Câmara Municipal de Vila do Porto
PARQUE 2 - Parque do Complexo Desportivo SMA (Avenida)
Transporte: Câmara Municipal de Vila do Porto
PARQUE 3 - Parques da Escola Básica Secundária SMA (avenida)
Transporte: Câmara Municipal de Vila do Porto
PARQUE 4 - Fábrica da Telha (Rua Dr. Manuel Velho Arruda)
#
O acesso ao PARQUE 4 será o seguinte:
Ginjal / 4 Canadas / Mãe de Deus / Florestal / Rua de Hudson / Bairro da Lomba ou Rua Dr. Manuel Velho Arruda / Fábrica da Telha.

O transporte para os parques 1, 2 e 3 serão assegurados pela CMVP para as zonas indicadas pela organização ATÉ 15 MINUTOS ANTES DA PARTIDA DO CARRO 000 e o regresso 5 MINUTOS DEPOIS DO CARRO DE FECHO “VASSOURA”
#
ESTACIONAMENTO NOS 2 SENTIDOS
Rua do Mercado / Terreiro (não haverá circulação durante toda a hora da prova para entrada ou saída dos meios de segurança em caso de necessidade)
SOLMAR / ARRIBA
MATRIZ / MASCOTE
A organização facultará aos moradores das zonas afectadas pela prova estacionamento o mais próximo possível ou transporte.
Se necessário, por motivos de socorro a moradores a prova será interrompida até os mesmos estárem resolvidos.
.
COLABORE !!!

quarta-feira, julho 29, 2009

Encontro Amigável.

No passado dia 25 de Julho, uma equipa feminina de futebol deslocou-se à ilha de São Miguel para realizar uma partida amigável com uma selecção da freguesia de Água de Pau. O campo do Santiago Futebol Clube foi o palco escolhido para este jogo que teve início por volta das 19h30.
A formação visitada, mais forte táctica e fisicamente, adiantou-se no marcador aos 23 minutos da primeira parte. Resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, apesar do resultado negativo e do valor do adversário, as meninas de Santa Maria tudo fizeram para igualar a contenda no entanto foram as locais que, aos 47 minutos, aumentaram a vantagem fixando o resultado que viria a ser o final (2-0).
Dado o entusiasmo manifestado durante este intercâmbio, ambas as partes envolvidas já acordaram a realização de uma nova partida desta feita em Santa Maria no dia 29 de Agosto.
Relativamente a apoios e uma vez que seria impossível realizar este tipo de encontros sem receber qualquer tipo de ajuda, os responsáveis Carlos Terra, Gilberto Rodrigues e Luís Botelho, através do DM, endereçam os seus agradecimentos à Câmara Municipal de Vila do Porto, Escola Básica e Secundária de Santa Maria em especial ao Presidente do Concelho Executivo Prof. João Fontes, Carlos Chaves (Granitos – Santo Espírito), Funcionários do Complexo Desportivo de Santa Maria, Talho Nº 1 (José António Sousa), Central Pub, Câmara Municipal da Lagoa, Junta de Freguesia de Água de Pau em especial ao seu presidente o Sr. Roberto Sousa, Clube Desportivo “Os Marienses”, Café Benfica em Água de Pau. Fotos: JC

terça-feira, julho 28, 2009

Intercâmbio Motard.


Recepção aos Motards Micaelenses

Nos dias 01 e 02 de Agosto, numa sã convivência entre os motards do grupo Oriental, o Clube Motard Santa Maria, convida todos os motards marienses, a juntarem-se a este alegre e interessante grupo motard.
Programa
Sexta, dia 31 Julho
23h45 – Recepção no Cais de Vila do Porto
Sábado, dia 1 Agosto
Dia Livre
19h30 – Partida do Hotel Colombo com destino á Festa do Coração de Jesus (Stª Bárbara – Jantar
Domingo, dia 2 Agosto
10h00 – Concentração junto á Sede do Clube Naval Santa Maria
10h30 – Partida do Passeio
13h00 – Churrasco no lugar das Fontinhas*
16h30 – Saída com destino a Vila do Porto
19h00 – Embarque no Cais Vila Porto com destino a PDL
* Reserve o almoço até dia 31 Julho através dos Tlm 968526058 / 912552752

Muitas ausências e algumas surpresas.

Um rallye com algumas alterações, incluíndo a realização de uma super especial na Sexta-Feira (7 de Agosto) em Vila do Porto, parece não ter sido argumento suficiente para alguns pilotos que habitualmente marcam presença na prova mariense, tenham quicá, feito um esforço para se deslocarem a Santa Maria. É claro que os motivos poderão ser outra ordem mas certo é que a lista de inscritos fica aquém das espectativas.
Assim, este ano não veremos nas estradas marienses (pelo menos ao volante de um carro de prova) pilotos como Artur Tavares (Citroen Caxo S1600), Fernando Casanova (Citroen C2 S1600), Bruno Amaral (Citroen C2 R2 GT), Pedro Vale, Abel Carreiro, Marco Veredas, Helder Silva, Sandro Andrade, Claúdio Cabral (Renault Clio 2.0 RS), Paulo Rego ou Sérgio Cardoso (Renault Clio 1.2).
No que toca às equipas da casa e comparativamente à edição de 2008, também ficam de fora pilotos como por exemplo Paulo Andrade (Melhor Mariense em 2008 ao volante de um Citroen Saxo Cup), Steve Coelho que vendeu o Renaul Clio 1.2 a António Sequeira/Pedro Leonardo) ou José Fontes Sousa em Renault Clio 1.2.
Mas na lista de inscritos para a XXVIII Edição do Rallye Além Mar Santa Maria também existem algumas novidades tais como o regresso, quatro anos depois, do mariense Tiago Teodoro/Jacinto Cabral agora ao volante de um Mitsubishi Evo VIII, a participação de Helder Figueiredo com um Citroen Saxo Cup ou a opção de João Botelho (Peugeot 106 Rally) em participar na competição destinada aos VSH. Isto para não falar das estreias dos dois Citroen C2 R2 GT no asfalto mariense.

Mais informação:

"OCEANUS" venceu VII Corrico Feminino.

A VII Edição do Torneio Feminino de Corrico de Barco, inicialmente agendado para 27, 28 e 29 de Junho (adiado devido às más condições do mar) decorreu nos dias 25 e 26 de Julho de 2009.
Esta prova, organizada pelo Clube Naval de Santa Maria e à semelhança do que vem sendo habitual, foi coroada de êxito ou para isso não tivessem colaborado os cerca de 94 participantes, sendo que, destes, 83 foram senhoras e que se distribuíram por vinte e três embarcações.
Assim, na primeira saída (25 de Julho), foram capturadas 63 bicudas e 1 lírio, o que perfez um peso total de 95,930 kg de peixe. No dia seguinte, foram capturadas apenas 11 bicudas perfazendo um total de 11,555 kg. De referir que os resultados da 2ª saída acabaram por ser condicionados pelas condições de mar, as quais limitaram a área de navegação.
O Troféu do Melhor Skipper foi atribuído a Gina Ferreira, da embarcação Oceanus, enquanto que a vencedora do Troféu Melhor Equipa Ambiente, foi para a equipa do "Dollabarat". Embarcação representante do CNSM na prova e que recolheu do mar 85 kgs dos 135 kgs de lixo recuperados, contribuindo, deste modo, para que as nossas águas estejam mais limpas.
O troféu Fair-Play, que foi entregue após uma votação que decorreu durante o jantar de encerramento, coube à equipa VEGA II.
Este ano, o Torneio Feminino de Corrico, contou com a presença de uma equipa TVI composta por três elementos (VER REPORTAGEM TVI), as quais contribuiram para abrilhantar e dignificar ainda mais o evento. Evento único a nível nacional, por se dirigir, precisamente, ao universo feminino e que cresce a cada ano que passa.

1º Meeting de Karaté de Santa Maria.

Aqui ficam algumas imagens do 1º Meeting de Karaté que teve lugar no dia 25 de Julho (Sábado), pelas 19h00 e foi disputado nas disciplinas de Kata e Kumite e contou com a participação dos clubes de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo, Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória, Clube de Karaté-do Shotokan da Horta, Castelo Branco Sport Clube, Clube de Karaté Shotokan da Relva, Centro de Karaté de Lagoa, Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria e Karaté Clube de Ponta Delgada. Fonte: AJISM

SMA 2009 - Competição 2x2 - 3ª Etapa

Nos passados dias 25 e 26 de Julho, a Praia Formosa, local de excelência para a prática do Voleibol de Praia, acolheu a 3ª etapa da competição 2 x 2. Para conhecimento geral, aqui ficam os resultados e classificações actuais.

SMA 2009 - Competição 2x2 - 3ª Etapa (25 e 26 de Julho)
.
Séniores/Júniores/Juvenis Femininos
1º - Denise Batista / Sara Batista - 50 PONTOS/50 PONTOS
2º - Carla Pires / Vanessa Esteves - 42 PONTOS/42 PONTOS
3º - Ângela Pimentel / Vanda Esteves - 36 PONTOS/36 PONTOS
4º - Sílvia Mendonça / Isabel Costa - 30 PONTOS/30 PONTOS
5º - Sara Cabral / Ana Mendonça - 24 PONTOS/24 PONTOS
#
Classificação geral actualizada
#
1º - Denise Batista - 142 Pontos
2º - Ângela Pimentel - 134
3º - Carla Pires - 108
4º - Vanda Esteves - 102
5º - Sara Batista - 100
6º - Elisa Sousa - 92
7º - Sara Cabral - 90
8º - Vanessa Esteves - 78
9º - Raquel Batista - 42
10º - Lurdes Magalhães - 30
10º - Sílvia Mendonça - 30
10º - Isabel Costa - 30
11º - Ana Mendonça - 24
11º - Bárbara Sardinha - 24
11º - Micaela Sardinha - 24
#
Séniores/Júniores/Juvenis Masculinos
1º - João Batista / Pedro Reis - 50 PONTOS/50 PONTOS
2º - Tiago Rodrigues / Cirilo Araujo - 42 PONTOS/42 PONTOS
3º - Alexio Puim / Henrique Nunes - 36 PONTOS/36 PONTOS
4º - Gonçalo Cosme / Diogo Cosme - 30 PONTOS/30 PONTOS
5º/8º - Rui Ricardo / Henrique Brandão - 24 PONTOS/24 PONTOS
5º/8º - João Bairos / André Miranda - 24 PONTOS/24 PONTOS
5º/8º - Henrique Melo / André Marques - 24 PONTOS/24 PONTOS
5º/8º - Carlos Marques / Carlos Sousa - 24 PONTOS/24 PONTOS
#
Classificação geral actualizada
1º - João Batista - 150 Pontos
1º - Pedro Reis - 150
2º - Carlos Sousa - 108
3º - Tiago Rodrigues - 102
4º - João Bairos - 84
4º - André Carreiro - 84
5º - Aléxio Puim - 66
6º - Henrique Nunes - 60
6º - José Rodrigues - 60
7º - Bruno Medeiros - 54
7º - Diogo Cosme - 54
7º - Gonçalo Cosme - 54
8º - Cirilo Araujo - 42
9º - Fernando Teves - 36
10º - João Ricardo - 30
10º - Tiago Cruz - 30
11º - Henrique Melo - 24
11º - André Marques - 24
11º - Carlos Marques - 24
11º - Rui Ricardo - 24
11º - Henrique Brandão - 24
11º - André Miranda - 24
11º - Rui Batista - 24
11º - Sérgio Pimentel - 24
11º - Tiago Rodrigues - 24
11º - Ruben Cabral - 24
11º - João Valente - 24
11º - Tiago Freitas - 24
11º - Sérgio Alves - 24
11º - Pedro Puim - 24
11º - Pedro Costa - 24
12º - João Moreira - 16
12º - Bruno Nunes - 16
12º - Carlos Cabral - 16
12º - Flávio Tostões - 16
12º - Filipe Figueiredo - 16
12º - Roberto Moura - 16
12º - Luís Soares - 16
12º - Hui Dong - 16
Foto: JB

segunda-feira, julho 27, 2009

Moniz estreia em Santa Maria o Citroen C2 R2 GT

Será na XXVIII Edição do Rallye Além Mar de Santa Maria que o jovem piloto micaelense Henrique Moniz, até aqui a realizar o Campeonato dos Açores de Ralis ao volante de um Peugeot 106 S16, vai estrear um C2 R2 GT. Uma carro que, a médio prazo, poderá vir a receber a evolução Max mas que por agora é bastante semelhante ao de outro piloto natural da Ilha de São Miguel, no caso Bruno Amaral.
Em declarações ao Formula Rali, Moniz diz estar satisfeito com a aquisição desta viatura e espera que a sua adaptação à máquina seja rápida. Para tal certamente contarão os kilómetros a efectuar no alfalto mariense já nos próximos dias 7 e 8 de Agosto. Boa sorte.

Época 2008/09 - Classificações dos Árbitros.

Pese embora a pouca regularidade com que dirigem jogos nacionais (algo que continua a ser incompreensível e inaceitável), os árbitros nacionais pertencentes ao Quadro da Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria, na época 2008/2009, mediante o seu desempenho na categoria foram classificados com os seguintes valores.
Refira-se que o mariense Márcio Branco, pertencente à categoria nacional A e filiado na Associação de Andebol de Leiria, classificou-se no 28º lugar (entre 41 árbitros) com 68.50 valores.

Avaliação 2008/2009 ‐ Árbitros Elite
........................
16º - Rui Machado - 73.00
.......................

Avaliação 2008/2009 ‐ Árbitros categoria Nacional B
......................
- Bruno Pereira - 73.00 (apenas 0.67 do dois primeiros)
.....................
15º - Hélio Bairos - 69.00
....................
17º - Mário Carvalho - 69.00

À conversa com David Reis.

Segundo dados divulgados pela Direcção Regional do Desporto, Santa Maria é a Ilha que maior percentagem tem de atletas a praticar desporto.
Uma vez que tens conhecimento da informação correcta, perguntava-te se este crescimento tem, efectivamente, sido notório na nossa ilha e até onde é possível chegarmos mesmo com todas as condicionantes.
Na minha opinião o crescimento é notório no que diz respeito ao número de praticantes, basta semanalmente verificar as taxas de ocupação dos pavilhões. Quanto à qualidade do trabalho, acho que ainda temos alguns degraus para subir, mas tem-se verificado algum trabalho com qualidade, com resultados desportivos visíveis e bem satisfatórios.
No que diz respeito ao voleibol o crescimento tem se verificado e mantido desde que conseguimos os quatro clubes, agora falta trabalho com mais qualidade e com objectivos bem definidos “do que se quer -- e onde se quer chegar”.
David, no teu currículo desportivo consta uma passagem pela Associação de Voleibol de São Miguel. Durante o ano que estiveste em São Miguel desempenhaste as mesmas funções que agora tens na Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria? Ou sendo uma Associação maior as coisas funcionam de forma diferente?
Desempenhei exactamente as mesmas funções de director técnico que desempenho actualmente na AVISM. Os procedimentos são os mesmos, varia unicamente em algumas questões logísticas, resultantes da dimensão da AVSM.
O teu regresso a Santa Maria e à AVISM acontece porquê? Normalmente a “equipa” maior é que oferece melhores condições. Não foi este o caso?
Na realidade, eu não deixei de desempenhar as funções de director técnico na AVISM, vinha periodicamente a Santa Maria resolver as questões que eram da minha responsabilidade até ao fim da época à qual me tinha comprometido.
O “regresso” a Santa Maria acontece porque a actual direcção da AVISM ofereceu-me as mesmas condições que a “equipa” maior supostamente podia oferecer. Além disso o projecto para este mandato era aliciante para o desenvolvimento da modalidade na ilha.
Estás na AVISM desde que ano? Sentes-te obviamente apoiado no que toca a toda a logística caso contrário seria impossível para ti estar em várias frentes ao mesmo tempo certo?
Desde da sua fundação (2000), pois anteriormente já fazia parte da Associação Desportos de S. Maria como responsável pelo voleibol.
Sem dúvida, a equipa directiva da AVISM é muito coesa e naturalmente me têm apoiado no desenvolvimento do voleibol em Santa Maria.
Conforme foi anunciado durante a II Gala, a AVISM vai atravessar um período eleitoral em breve. O teu lugar como director técnico está garantido ou podem haver algumas mudanças?
Quanto a isso não posso responder que sim, ainda não existiram muitas conversas sobre este tema, mas acho que esta equipa de trabalho, ou seja, Direcção e Gabinete e Técnico tem desenvolvido um bom trabalho em prol da modalidade e seria importante manterem-se.
Deixando agora a AVISM um pouco de lado e entrando no campo particular da Selecção Açores, deduzo que desde que assumiste, em 2005, os destinos da equipa masculina, tens crescido como treinador. A participação em formações, provas nacionais e nos próprios Jogos das Ilhas, são acontecimentos que enriquecem qualquer técnico não é?
Sim, sem qualquer duvida, cresci muito enquanto treinador desde que iniciei este percurso nas Selecções Regionais, tenho tido oportunidade de frequentar formações das melhores que se fazem no pais, como também, a viagem até ao Brasil para acompanhar os trabalhos das respectivas selecções, uma experiência única e muito enriquecedora para qualquer treinador, observamos “os melhores do mundo”, onde se aprendeu muito voleibol.
Com este projecto (selecções) também me obriga a estar sempre actualizado das evoluções ao nível do treino e jogo que vão surgindo, com isso melhoro em muito o meu trabalho.
Nos Jogos em 2008, conseguiste o feito da subida de divisão e no próximo ano? Achas que vai conseguir formar um grupo capaz de garantir, no mínimo, a manutenção na 1ª Divisão?
Estamos a trabalhar para isso, ao longo dos estágios os atletas tem melhorado muito e acho que temos um bom grupo a todos os níveis, mas ainda falta melhorar algumas arestas. Participamos recentemente no Torneio Internacional da Lousã, onde fizemos um bom torneio, demonstrando que este grupo possui condições de fazer uns bons jogos em 2010, que passa por conseguir a manutenção na 1ª Divisão.
De Santa Maria, tem sido muito poucos os atletas a integrarem a Selecção Regional de voleibol. Apesar de se notar uma evolução em todos os níveis, a “cantera” mariense ainda está longe de alcançar as congéneres dos Açores será?
Não, penso que os atletas de S. Maria tem todas as condições do que os outros de integrarem os trabalhos das Selecções Regionais, pois já tivemos atletas masculinos e femininos em Selecções passadas que se destacaram como peças determinantes para o sucesso destas Selecções.
Actualmente devem trabalhar mais e ter um bom acompanhamento técnico/táctico, pois por vezes o nível competitivo local não é muito forte, não conseguem atingir as fases finais dos Campeonatos Regionais, e isto tudo contribui para o seu desenvolvimento, para poderem apanhar o “comboio” têm de fazer alguns sacrifícios, ou seja, trabalhar mais do que todos os colegas de equipa e abdicar de algumas coisas.
Se surgir um terceiro convite para liderares a equipa técnica para os Jogos das Ilhas em 2012 aceitas?
Primeiro quero acabar este projecto 2010 e depois logo se vê, se surgir o convite irei analisar e decidir da melhor forma.
Bem, não podíamos deixar passar a oportunidade de falar também um pouco do que foi a estreia do Clube desportivo “Os Marienses” na 2ª Divisão Série Açores Masculina. Pelo que foi possível ver, o clube apostou numa equipa recheada de bons valores e formados na Região.
As coisas correram conforme delineadas? O que se pode esperar do CD Marienses na época 2009/10?
Sim as coisas correram como planeadas, neste primeiro ano o objectivo principal era a manutenção e conseguimos o 2º lugar, por isso balanço muito positivo.
Para 2009/2010 podemos esperar uma equipa mais competitiva se conseguirmos formar a equipa que temos em mente e falada.
É seguro afirmar que todos os atletas deste ano vão pertencer ao plantel 2009/10? A equipa poderá eventualmente ser reforçada com mais algum atleta de fora da ilha?
Quase todos os atletas da equipa “A” farão parte da equipa 2009/2010, mas alguns atletas passaram a jogar na equipa “B” por motivos pessoais e profissionais, enquanto outros não farão parte das nossas escolhas.
Sim a equipa será reforçada por mais atletas de fora da ilha, se os convites endereçados forem aceites.
Por último e tendo em conta as diferenças que se fazem notar a quando das fases finais, perguntar-te-ia se achas que este modelo competitivo da Série Açores é o melhor e se dependesse de ti que alterações fazias.
Acho que está bem, quanto ás fases finais já sabemos como é, e parte por uma aposta dos clubes (reforço da equipa) nesta fase final nacional, para poderem discutir com as equipas do continente a subida á A2.
Já agora e se me permites, queria aproveitar para agradecer a todos aqueles que esta época me acompanharam no desenvolvimento do voleibol em S. Maria. Bem Hajam.

domingo, julho 26, 2009

Atlantis Cup 2009 já teve início.

Os 15 veleiros que participam na Atlantis Cup 2009 partiram este sábado de Vila do Porto, na ilha açoriana de Santa Maria, com destino a Ponta Delgada, cidade onde terminará a primeira etapa da Regata da Autonomia. Nesta 21.ª edição da prova, o trajeto integra pela primeira vez a ilha de Santa Maria, já que anteriormente apenas incluía São Miguel, Terceira e Faial.
A primeira etapa estende-se por 60 milhas, das quais as últimas 11 decorrerão junto à costa de São Miguel, desde o ilhéu de Vila Franca do Campo até Ponta Delgada.
A Atlantis Cup, realizada desde 1987, é uma das mais importantes provas náuticas do Arquipélago dos Açores, integrando o programa do Campeonato Regional de Vela.
A largada para a segunda etapa, que vai ligar Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, está marcada para segunda-feira, enquanto a terceira e última etapa, entre a Terceira e o Faial, terá início a 31 de Julho.
A Atlantis Cup 2009 - Regata da Autonomia terminará a 2 de Agosto, na cidade da Horta.
Fonte: Record

Jogos das Ilhas - Açores 2010 ?

Depois de ter sido a região anfitriã em 2003, os Açores poderão voltar a receber novamente os Jogos das Ilhas no próximo ano, em particular a XIV Edição. Segundo a notícia avançada pelo GACS, a “pré-candidatura” açoriana à organização deste evento desportivo foi formalizada pelo director regional do Desporto, Rui Santos, durante a reunião, de dois dias, das comissões técnica e executiva do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas (COJI), que terminou ontem na cidade da Horta - Ilha do Faial.
A decisão final sobre a escolha da região organizadora dos próximos jogos só será conhecida, no entanto, em Outubro ou Novembro próximos, altura em que o COJI reunirá em assembleia geral.
Recordo que no âmbito do Jogos das Ilhas - 2010, para além de vários atletas estão envolvidos no projecto os treinadores marienses José Rodrigues (Andebol) e David Reis (Voleibol).

quinta-feira, julho 23, 2009

"Açor" foi o primeiro a chegar.

O "Açor", do skipper João Leal, foi a primeira embarcação a chegar a Santa Maria na primeira perna da regata Açoriano Oriental Yacht Race.
Pelas 04h59m, a embarcação "Açor" chegava ao porto de Santa Maria. Seguida do "Quero Quero", do skipper Rui São Marcos, que chegou pelas 05h15m.
Já a terceira embarcação, "Celtic Dream", comandado por João Reis chegou à terra de Gonçalo Velho pelas 06h21m. Relegando para quarto lugar o "Refega I", do skipper Carlos Medeiros que acabou por chegar pelas 06h22.
Comandado por Agostinho Ribeiro, chegou pelas 06h30m o “Desafinado” e pelas 06h43 o “Danny boy” do skipper João Vieira.
Na classe Open, o “Obélix” foi o primeiro a chegar. Comandando por Luís Cabral, chegou pelas 06h49m.
Já o “Prainha”, de Duarte Silveira, passou na linha de chegada pelas 06h53m, enquanto o “Anfitrite” do skipper Luís Medeiros chegou pelas 07h03.
À chegada a Santa Maria, o skipper João Reis vindo da ilha Terceira para participar na prova destacou o vento que acompanhou toda a prova, bem como o estado do mar que foi favorável.
Uma prova renhida, uma vez que os participantes chegaram com apenas alguns minutos de intervalo. Fonte: AO

Atlantis Cup larga de Santa Maria

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia de 2009, conta com algumas novidades,e m relação aos anos transactos. Pela primeira vez, as embarcações vão largar da Vila do Porto, no próximo dia 25 de Julho. A passagem por Santa Maria promete aumentar a beleza e a espectacularidade competitiva da prova, ao ligar quatros ilhas, nomeadamente, Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial. Chegados a Ponta Delgada e cumprida a primeira perna da Atlantis Cup, as embarcações fazem-se ao mar no dia 27 de Julho, rumo à ilha Terceira. A última perna da regata, que ligará Terceira ao Faial, tem início no dia 31 de Julho. A prova termina a 2 de Agosto na cidade da Horta, com o jantar de entrega de prémios às tripulações. Integrada no Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores, a Atlantis Cup é a mais importante prova de vela do panorama desportivo regional e uma das mais impressionantes regatas oceânicas. Aberta a embarcações de cruzeiro das classes ORC Club e Open, a Regata da Autonomia proporciona aos amantes da vela grande momentos de competição. A Atlantis Cup é organizada peloo Clube Naval da Horta e conta com os apoios da Associação Regional de Vela dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e Clube Naval de Vila do Porto, Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional do Turismo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Vila do Porto e Administração dos Portos dos Açores. O principal patrocinador da prova é a Liberty Seguros, que desde há dois anos se junta a esta grande festa da vela. A 21ª edição do evento pode ser acompanhada um pouco por todo o mundo. Para além da já habitual e intensa cobertura jornalística, a Mar de Histórias – produção de informação garante, este ano, aproximadamente cinco horas de emissão televisiva distribuídas pelos canais da Sport TV, RTP 2, RTP Açores e Sailing Channel. Fonte: AO

PRESS RELEASE.

O Clube Asas do Atlântico através da sua Secção de Automobilismo e Karting organiza nos próximos dias 07 e 08 de Agosto, a XXVIII Edição do Rallye Além Mar de Santa Maria, evento inscrito no Campeonato dos Açores de Ralis e Campeonato Regional de Ralis – Açores.
O Rali conta com um Percurso total da prova de 199,12Km e 11 Provas de Classificação que perfazem um total de 89.36 Km. O Itinerário destinado aos concorrentes do Campeonato Regional de Ralis – Açores tem um percurso total da prova de 101.56 Km e 5 Provas de Classificação que perfazem um total de 33.36 Km.
Esta edição apresentará pela primeira vez uma super especial “urbana”, integralmente realizada nas principais artérias de Vila do Porto, o que se por um lado levará o espectáculo mais próximo de todos, por outro lado implicará uma grande abertura dos Marienses, e seu envolvimento para a
concretização da mesma, já que grande parte de Vila do Porto irá ficar fechada ao trânsito entre as 15:30horas e as 21:30horas de sexta feira dia 7 de Agosto. Será necessário, portanto, mais do que nunca, que respeitem a indicações da organização da prova e dos comissários de estrada. Espera-se, como tem sido hábito, um número elevado de concorrentes para disputar esta Edição de 2009 do Rallye Além Mar de Santa Maria, muito embora a crise que é geral, possa condicionar a presença das equipas que gostariam de estar presentes, contudo, tudo faremos para que este, continue a ser um dos mais apreciados Ralis do Regional por parte dos concorrentes e espectadores das diversas Ilhas dos Açores.
Cientes da importância que esta prova tem para o desenvolvimento turístico de Santa Maria, cumpre-nos tentar, por um lado, promover eventos que sejam atractivos e, por outro lado, manter os padrões de excelência que têm sido apanágio do Clube Asas do Atlântico na Organização do Rallye, o que apenas se consegue com a colaboração e compreensão dos Marienses, que têm sabido corresponder com grande responsabilidade na Segurança da prova seguindo civilizadamente as indicações da organização do rallye, o que desde já publicamente agradecemos.
O Clube Asas do Atlântico, deseja a todos aqueles que estiverem em Santa Maria uma estadia agradável e que a XXVIII Edição do Rallye Além Mar Santa Maria possa ser uma festa em termos desportivos e sociais, pedindo também a v/ colaboração no cumprimento escrupuloso das indicações da Organização da Prova.
O êxito do Rallye depende de todos nós, contamos convosco!
Mais informação:

quarta-feira, julho 22, 2009

AO - Yacht Race começa hoje.

As quinze embarcações inscritas na regata de vela Açoriano Oriental partem hoje pelas 20h00 de Ponta Delgada, rumo a Vila do Porto, uns com olhos postos no pódio, outros apenas pelo convívio.
Embora a Açoriano Oriental Yacht Race contemple uma vertente competitiva, o convívio parece ser o ‘ingrediente’ que leva a maioria dos participantes a partir hoje de Ponta Delgada, a caminho da ilha de Santa Maria. Os representantes das embarcações inscritas reuniram-se ontem, ao fim da tarde, no Clube Naval de Ponta Delgada para receber algumas instruções sobre a prova. “A maior expectativa não está relacionada com a vertente competitiva da prova, mas com o convívio e a camaradagem que vai marcar a passagem dos participantes pela ilha de Santa Maria”, refere o director de prova. Uma das novidades desta edição da prova é a inclusão da segunda perna da regata Açoriano Oriental na Atlantis Cup, que leva o director da prova a esperar muitos barcos no mar. Joaquim Viegas lamenta que muitos dos velejedores que vão participar na Atlantis Cup não se tenham inscrito também na Açoriano Oriental Yacht Race, “uma vez que têm que se deslocar a Santa Maria, de qualquer forma, e poderiam fazê-lo participando neste convívio”. O responsável pela regata Açoriano Oriental deixou ainda um recado à organização da Atlantis Cup, sugerindo que o percurso da prova passe a ser alterado pelo menos de dois em dois anos. Embora se apresente com um tripulante pouco experiente na vela, Luís Medeiros, o skiper do “Anfitrite”, estreia-se na regata Açoriano Oriental como um possível candidato aos dois lugares mais baixos do pódio.“ Vamos dar o nosso melhor, mas penso que não temos condições para chegar em primeiro lugar”, disse o velejador.Luís Medeiros, membro da organização em anos anteriores, salienta ainda o importante contributo da nova marina de Santa Maria para o aumento da qualidade da prova. Outro estreante na prova é Manuel Mota, que embora tenha muita experiência como velejador, rejeita a luta pelos primeiros lugares, uma vez que o seu iate não tem características competitivas, daí que o amor pelo mar e pelo convívio sejam os motivos evocados para a participação. Quem não rejeita a luta pela vitória é o repetente João Leal, que considera interessante a junção das duas provas, considerando, no entanto, que uma divulgação mais atempada das datas das regatas, poderia permitir uma maior participação. Fonte: AO

Lista de Inscritos
Embarcação “Anfitrite”, skipper Luís Medeiros
Embarcação “Desafinado”, skipper Agostinho Ribeiro
Embarcação “Xcape”, skipper Luís Quintino
Embarcação “Fénix”, skipper Eduardo Reis
Embarcação” Refrega 1”, skipper José Medeiros
Embarcação “Aphrodite”, skipper Rui Mendonça
Embarcação “Danny Boy”, skipper João Mota Vieira
Embarcação “Quero-Quero”, skipper Rui São Marcos
Embarcação “Lady Bug”, skipper Hélio Filipe
Embarcação “Celtic Dream”, skipper João Reis
Embarcação “Prainha”, skipper Duarte Silveira
Embarcação “Mariazinha”, skipper Manuel Nunes
Embarcação “Açor”, skipper João Leal
Embarcação “Obelix”, skipper Luís Cabral
Embarcação “Oásis”, skipper Manuel Mota.

Programa

Dia 22 de Julho (Quarta-Feira)
20h00 - Partida de Ponta Delgada rumo a Vila do Porto.
Dia 23 de Julho (Quinta-Feira)
Dia livre
18h00 - Fecho da linha de chegada
18h00/20h00 - Pôr do Sol aos marinheiros, no Clube Naval de Santa Maria (Momento de confraternização).
Dia 24 de Julho (Sexta-Feira)
18h00 - Briefing
20h00 - Arraial com música ao vivo e entrega de prémios da Açoriano Oriental Yacht Race, no Clube Naval de Santa Maria e boas vindas à Atlantis Cup.
Dia 25 de Julho (Sábado)
11h00 - Partida de Vila do Porto rumo a Ponta Delgada.
Dia 26 de Julho (Domingo)
11h00 - Fecho da linha de Chegada
16h30/18h30 - Cocktail e entrega de prémios, no Jardim António Borges, Ponta Delgada.

VII Torneio Feminino - Corrico de Barco

Continuam abertas as inscrições para o VII Torneio Feminino de Corrico de Barco, prova organizada pelo Clube Naval de Santa Maria. O evento decorre entre os dias 25 e 27 do corrente mês e tem como principal objectivo o convívio e o saudável contacto com o mar.
O fecho das inscrições ocorrerá às 17h00 do dia 23 de Julho e, no dia seguinte, às 20h00, haverá lugar a um cocktail de recepção e briefing aos concorrentes, onde se procederá à atribuição de números às embarcações e à distribuição de material aos participantes.
Para esta prova, a organização decidiu criar mais dois troféus que denominaram de "Troféu Fair-Play", cuja atribuição será votada entre todas as equipas participantes e, pretende premiar a equipa que demonstrar maior espírito desportivo, e o "Troféu Equipa Melhor Amiga do Ambiente", para a que demonstrar maior sensibilização ambiental.
Cartaz e Foto: CNSM

Torneio de Homenagem.

Integrado nas Festas do Sagrado Coração de Jesus (Freguesia de Santa Bárbara) e no programa da Semana da Juventude, decorre desde o dia de ontem no Polidesportivo de Santa Bárbara, um torneio de futebol em Homenagem a Emanuel Figueiredo.
Na competição participam as equipas masculinas de Santo Espírito, Santa Bárbara, Os Primos, e São Pedro. Nos femininos marcam presença as formações da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria, Grupo Desportivo Gonçalo Velho e São Pedro.
A todos votos de uma boa participação onde prime o Fair Play pois se bem me lembro, esta era uma das virtudes do Emanuel Figueiredo.

1º Meeting de Karaté de Santa Maria

Cerca de uma centena de atletas das Ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria, vão estar presentes no próximo fim-de-semana, em Vila do Porto para participar no 1º Meeting de Karaté de Santa Maria e num Estágio da Competição.
Ambos os programas, que integram o programa oficial da Semana da Juventude, decorrerão no Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, numa organização conjunta da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria e da Associação de Karaté dos Açores.
Este 1º Meeting de Karaté terá lugar no dia 25 de Julho pelas 19h, será disputado nas disciplinas de Kata e Kumite e conta com a participação de clubes da Região.
No dia seguinte (Domingo), pelas 11h, decorre um Estágio de Competição que contará com a orientação técnica do Seleccionador Regional dos Açores da FNKP, João Castro (3º Dan).

Inscreve-te.

Promovidos, segundo parece indicar o cartaz, pela Ecoteca de Santa Maria, encontram-se abertas as inscrições para os Passeios Pedestres 2009. O primeiro percurso realiza-se já no próximo dia 31 de Julho e vai ligar a freguesia de Santo Espírito à Maia.

terça-feira, julho 21, 2009

Passeio Motard.

O Clube Motard Santa Maria convida todos os sócios e não sócios a participarem neste passeio de verão e assim conjugar uma festa popular com um alegre convívio motard.
Assim, no Domingo, dia 26 Julho, faz-te á estrada para um alegre passeio e aproveita a oportunidade para tirar a ferrugem do escape da tua moto !!!
Programa:
- 14h00 – Concentração junto á Sede do C.Naval StªMaria
- 14h30 – Saída para a estrada com Paragem em vários lugares “Típicos Marienses” (Chegada ás Festas de Almagreira - Bom Despacho - em hora a combinar.)
Foto: Direitos Reservados

segunda-feira, julho 20, 2009

SMA 2009 prosseguiu este fim-de-semana.

Voleibol de Praia
SMA 2009 - Competição 2x2 - 2ª Volta
#
Séniores/Júniores/Juvenis Femininos
1º - Denise Batista / Sara Batista - 50 PONTOS/50 PONTOS
2º - Ângela Pimentel / Elisa Sousa - 42 PONTOS/42 PONTOS
3º - Carla Pires / Vanessa Esteves - 36 PONTOS/36 PONTOS
4º - Vanda Esteves / Sara Cabral - 30 PONTOS/30 PONTOS


Séniores/Júniores/Juvenis Masculinos
1º - João Batista / Pedro Reis - 50 PONTOS/50 PONTOS
2º - Carlos Sousa / André Carreiro - 42 PONTOS/42 PONTOS
3º - José Rodrigues / Fernando Teves - 36 PONTOS/36 PONTOS
4º - Alexio Puim / Tiago Cruz - 30 PONTOS/30 PONTOS
5º/8º - Gonçalo Cosme / Diogo Cosme - 24 PONTOS/24 PONTOS
5º/8º - João Bairos / Henrique Nunes - 24 PONTOS/24 PONTOS
5º/8º - Bruno Medeiros / Tiago Rodrigues - 24 PONTOS/24 PONTOS
5º/8º - Sérgio Alves / Pedro Puim - 24 PONTOS/24 PONTOS


Iniciados Masculinos
1º - Tiago Rodrigues / Hélder Batista
2º - Pedro Puim / Sérgio Alves

#
Classificação geral actualizada
#

Séniores/Júniores/Juvenis Femininos
1º - Ângela Pimentel - Totaliza 92 Pontos
1º - Elisa Sousa - " 92
1º - Denise Batista - " 92
2º - Vanda Esteves - " 66
2º - Sara Cabral - " 66
2º - Carla Pires - " 66
3º - Sara Batista - " 50
4º - Raquel Batista - " 42
5º - Vanessa Esteves - " 36
6º - Lurdes Magalhães - " 30
7º - Bárbara Sardinha - " 24
7º - Micaela Sardinha - " 24

Séniores/Júniores/Juvenis Masculinos
1º - João Batista - Totaliza 100 Pontos
1º - Pedro Reis - " 100
2º - Carlos Sousa - " 84
2º - André Carreiro - " 84
3º - João Bairos - " 60
3º- José Rodrigues - " 60
3º - Tiago Rodrigues - " 60
4º - Bruno Medeiros - " 54
5º - Fernando Teves - " 36
6º - João Ricardo - " 30
6º - Alexio Puim - " 30
6º - Tiago Cruz - " 30
7º - Rui Batista - " 24
7º - Sérgio Pimentel - " 24
7º - Tiago Rodrigues - " 24
7º - Ruben Cabral - " 24
7º - João Valente - " 24
7º - Tiago Freitas - " 24
7º - Gonçalo Cosme - " 24
7º - Diogo Cosme - " 24
7º - Henrique Nunes - " 24
7º - Sérgio Alves - " 24
7º - Pedro Puim - " 24
7º - Pedro Costa - " 24
8º - João Moreira - " 16
8º - Bruno Nunes - " 16
8º - Carlos Cabral - " 16
8º - Flávio Tostões - " 16
8º - Filipe Figueiredo - " 16
8º - Roberto Moura - " 16
8º - Luís Soares - " 16
8º - Hui Dong - " 16

Nota negativa para a organização do Open

Em tempo de Verão Santa Maria é opção para muitos aficionados dos desportos motorizados, desta vez a organização esteve a cargo da Fundação Inatel, que trouxe até Santa Maria “alguns” amantes de velocidade, pó e da muita adrenalina.
Assim foi na velhinha, mas renovada Sucata, mesmo com o piso um pouco agressivo e com uma noite mal dormida devido á viagem de barco muito tardia os micaelenses e os marienses participantes mesmo com alguns percalços na prova, deram por muito bem empregue as cerca de 5 horas passadas naquele mítico troço mariense.
Sem dúvida que adesão dos marienses a esta prova foi muito interessante, dando um colorido diferente á prova.
A maioria dos participantes locais ficaram com a breve impressão que a prova sem marienses seria o ideal, pois eram demasiado conhecedores da prova e isto traria algum desequilíbrio, outro pormenor muito comentado, foi como correu a prova em termos organizativos, Santa Maria é muitas vezes ridicularizada mesmo pelos marienses em relação ás suas organizações locais, mas ficou provado que quando os Cagarros organizam algo, tentam ser o mais perfeitos possíveis, exigindo sempre o melhor de si próprios e não naquela do desenrasca, sem stress, apesar de ser uma entidade para ocupação de tempos livres de trabalhadores, julga-se que estes mesmos trabalhadores merecem mais consideração e em especifico os marienses…. mas contudo estes pormenores, apesar de aborrecerem, não foram impeditivos para uma longa tarde de actividade automobilística na nossa sucata.
De entre quads, bugys, kart-cross, automóveis, jipes, motos, foi nota dominante a camaradagem entre todos, onde obviamente todos queriam vencer, mas só alguns o conseguiram, nomeadamente os marienses António Freitas (Quads), José Vicente (Automóveis) e Sérgio Cabral (Bugy) e os micaelenses Tiago Mota (Kart Cross) e Marcelo (Motos).
Texto: PR
Pese embora este cenário, muito bem relatado por outro mariense adepto do desporto motorizado, esta prova foi também (infelizmente) fértil no que se refere a alguns apectos negativos relaccionados com a organização/divulgação (esta última, pouca e tardia) da prova na Ilha de Santa Maria. Aliás este foi, quanto a mim, uma das razões principais para a não participação de mais marienses. Mas para que se fique com uma ideia do quão caricato foi este Open TT Santa Maria, leia-se a opinião emitida por um dos participantes micaelenses num conhecido forum da modalidade.
por MPSoares em Segunda Jul 20, 2009 10:40 am
"Não gosto muito de andar a criticar quem se dispoe a organizar estes eventos mas começa a ser demais... O fim de semana foi espectacular. Não obstante os horários dos navios não servirem ninguém, como sempre a camaradagem e divertimento entre os pilotos foi 5 estrelas. Quanto à prova em si, bem, foi do pior que já participei pois a organização esteve abaixo de muito mau. Todos nós pagámos ( e bem ) para ir a Santa Maria realizar uma prova de rally ou rampa, como lhe quiserem chamar, e o mínimo que exigimos é um pouco de respeito pela organização. Ora, a prova está agendada à cerca de 2 meses e nem no dia antes se sabia se iria existir ou não. Não existe lista de inscritos, e se não fossem alguns concorrentes nem sabia da hora da prova... Depois, já em Santa Maria, vi alguns ( 1 ) cartazes a indicar a prova às 17h. Ora, o responsável pela organização chegou às 17:30. Não querendo ofender ninguém, por mais de 200euros, os concorrentes tiveram um organizador sozinho, de calção e chinelo, com um cronómetro na mão e uma bandeira improvisada com cana de bambu e fitas da tmn, a dar as partidas, chegadas, tempos....enfim. Como anunciado, o publico ( bastante até ) compareceu às 17h. Viu os reconhecimentos e bazou.....a prova terminou já pelas 21h, onde carros já correram de noite e a entrega dos troféus, só com os pilotos presentes, decorreu com as luzes dos carros participantes a iluminar o pódio. Não existiu o mínimo de respeito para com os concorrentes e ganhar dinheiro assim, parece-me até roubar. Era de pedir muito que a organização, sendo uma entidade conceituada a nivel nacional, juntasse entidades oficiais de Santa Maria, realizasse uma prova condigna com horários, uma entrega de prémios, por exemplo, no centro da vila com um convivio entre participantes e público ? É assim tão dificil ? Parecia um individuo de férias que reuniu uma data de arruaceiros (incluindo-me ) para realizar uma prova clandestina onde só faltou a polícia a correr connosco dali para fora.... Que imagem fica, aos olhos dos nossos amigos marienses que, e desde já, obrigado por aqueles que se dignaram a abrilhantar esta prova, guardam desta organização? Ainda bem que ninguém se magoou a sério pois amigos, nem ambulância esteve presente. Temos que chamar a atenção para estas situações pois BASTA. Assim, reunimo-nos todos ao Domingo, chamamos uns amigos, fechamos um troço qualquer e voilá, temos uma rampa.... Sei que alguns vão dizer que ou temos isto ou nada mas assim, só nós é que nos prejudicamos saindo com uma imagem distorcida do que são os rallyes. Sou um novato nestas andanças mas gosto muito disto e só o faço porque gosto como todos nós porque para fazer duas passagens num piso onde só deu para partir carros e pagar mais de 200 euros, meus amigos, prefiro ficar em casa e ir fazer umas canadas por aqui pois foi exactamente o que se realizou em Santa Maria, uma canada desorganizada.... Assim, não voltarei a sair da minha ilha para lado algum. Desculpem o desabafo e fiquem bem. Se algum amigo de Santa Maria tiver fotos do "evento", por favor que as coloque para que pelo menos tenhamos alguma coisa de bom.... Obrigado a todos."

sábado, julho 18, 2009

Motards Marienses numa tarde diferente.

Santa Maria é conhecida normalmente por receber bem quem nos visita e desta vez não foi excepção.
Organizar um evento entre motards e crianças com dificuldades, de certo para alguns seria utópico. No entanto, após um convite da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, em particular do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), os motards marienses fizeram questão de voltar a estar presentes numa actividade que por si, motiva a ida ao novo centro. E diga-se em abono da verdade, que quem marcou presença certamente não deu por mal empregue aquelas duas horas durante a tarde desta Sexta-Feira.
Aos quinze utentes deste centro juntaram-se também onze jovens micaelenses pertencentes à Associação Seara de Trigo de Ponta Delgada que, refira-se, tinha no seu seio alguns jovens oriundos de Santa Maria e que pelos vistos muito falam da sua Santa Maria.
A iniciativa de levar as motos a estas pessoas com necessidades especiais foi algo de entusiasmante. Constatar a enorme alegria de miúdos e graúdos quando estes próprios rodavam o punho do acelerador e faziam aquele ruído típico ensurdecedor foi sem dúvida uma sensação inexplicável para estes. Para a maioria, a vontade expressa de andar em cima da moto era tremenda. Às perguntas sucessivas que surgiam, respondeu a Professora Nádia. esta motard, com um jeito muito especial para estas ocasiões, fez uma breve explicação sobre vários pormenores interessantes sobre as motos.
Depois a euforia geral, capacetes, luvas, casacos, uma azáfama constante para o momento mais esperado - Andar numa moto!!!
Com cuidados redobrados por parte de todos os presentes com responsabilidades nas instituições, foi visível a plena satisfação daquelas pessoas que, apesar de limitados em alguns aspectos, têm muitas outras virtudes. Sentiram-se uns motards a sério, mesmo indo no lugar do pendura. Palmas, sorrisos e imagine-se até choro por não poder andar (mas novamente os motards improvisaram e alegria foi geral). Se fosse por vontade própria parece que aquelas pequenas “voltinhas” iam ser pela tarde e noite dentro, com tanto entusiasmo até funcionários e dirigentes da instituição entraram na brincadeira para gáudio de todos.
Para finalizar uma tarde muito activa, nada melhor que ser presenteados com um muito apetitoso lance. A Santa Casa fez-se representar pelo responsável por esta vertente da instituição, o senhor António Carlos Botelho. Refira-se também que a recepção organizada pela Dra. Elda Pinto e a sua jovem equipe foi muito interessante e motivadora para futuras parcerias entre estas duas instituições com objectos sociais completamente diferentes. Info/Fotos: DR

sexta-feira, julho 17, 2009

Mergulho Amador.

Subordinada ao tema "Mergulho Amador" e aberta a toda a população, realiza-se no próximo dia 20 de Julho pelas 21h, na Sede do Clube Naval de Santa Maria, uma palestra apresentada por Fernando Muralha Pina, uma das figuras nacionais mais importantes nesta área desportiva.
Esta é uma iniciativa da Secção de Mergulho & Pesca Submarina.
Cartaz: Luluarte

SMA 2009 - 2º Ronda

A edição deste ano dos Torneios de Voleibol de Praia - SMA 2009 tem continuação marcada para este fim-de-semana. Assim a Praia Formosa volta a acolher a Competição 2x2 nos escalões de Iniciados, Juvenis, Júniores e Séniores Masculinos/Femininos.
Tal como aconteceu no arranque da prova, as inscrições proceder-se-ão no local da competição.

quinta-feira, julho 16, 2009

Actividades Náuticas.

Sucedem-se em catapulta as actividades onde o Clube Naval de Santa Maria é interveniente. Seja como principal organizador ou como parceiro.
Exemplo disso mesmo foi a actividade que decorreu durante o dia de ontem no periodo compreendido entre as 09h30 às 12h00.
Desta feita, o CNSM associou-se ao Núcleo Local de Inserção de Vila do Porto, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila do Porto e à Câmara Municipal de Vila do Porto ao facultar os meios humanos e materiais necessários para que um grupo de jovens, que normalmente não tem essa facilidade, pudesse se deslocar por mar e realizar um agradável passeio à Ponta do Castelo, sita na costa sul desta ilha de Santa Maria, nas proximidades do Farol da Maia.
No seu espaço de divulgação - actualizado regularmente -, o Clube Naval de Santa Maria refere que este tipo de actividade vai de encontro ao esforço que está a ser feito a favor da inclusão social e na sensibilização da população para essa necessidade.

quarta-feira, julho 15, 2009

Encerramento da época 2008/09.

O dia 12 de Julho, foi a data escolhida pela Associação de Basquetebol da Ilha de Santa Maria para a realização das actividades que marcaram o final da época desportiva 2008/2009.
Durante a manhã, a Praia Formosa foi uma vez mais o local de eleição para a ser posto em prática o Street Basquete. Participaram atletas de todos os escalões (Minis Fem., Iniciados Fem., Cadetes Fem./Masc., e Séniores Femininos).
À noite, no Hotel Santa Maria, decorreu um jantar volante a que se seguiu a entrega dos troféus relativos às competições locais bem como a distribuição aos clubes de 30 bolas (escalão de minis), 12 fatos de treino.
Também foram oferecidas esferográficas contendo a identificação da ABSMA a todos os atletas, clubes, treinadores e encarregados de educação.
Dos inúmeros presentes (atletas dos clubes, atletas do projecto escolinhas do desporto, treinadores, dirigentes, juizes e encarregados de educação) é de salientar a presença da Presidente da Câmara de Vila do Porto na festa de encerramento promovoda pela ABSMA.
Fotos: ABSMA

Rodrigues foi 2ª e Sousa abandonou.

Depois do primeiro lugar alcançado no Troféu Feminino no Rali Ilha Azul, disputado no Faial a 13 de Junho, a mariense Raquel Rodrigues foi segunda classificada no Rali da Ribeira Grande que se realizou no passado Sábado em São Miguel. Nesta quarta prova do Campeonato de Ralis dos Açores, Rodrigues foi também a vigésima segunda da geral avernando ainda o segundo posto na Classe Diesel.
O outro mariense que esteve presente, José Sousa em Peugeot 106, não teve a sorte do seu lado tendo abandonado durante a 3ª Prova Especial de Classificação devido a avaria mecânica.
Refira-se que na PEC 1 - Lomba da Maia e PEC 2 - Graminhais/Algarvia 1, o mariense registou o 26º e 29º tempos.
A próxima prova do CRA é o XXVIII RALI ALEM MAR SANTA MARIA que conta este ano com algumas novidades nomeadamente a realização de uma Super Especial em Vila do Porto.
Relativamente a estas novidades será elaborado posteriormente um post com o máximo de informação possível. Foto: MS

terça-feira, julho 14, 2009

À conversa com Octávio Melo.


Octávio, saíste de Santa Maria há um bom par de anos. Antes de fixares residência na Ilha do Faial e integrares um clube de atletismo, estiveste ligado a alguma entidade desportiva?
Sim já saí de Santa Maria vai fazer, em Setembro, 11 anos. O tempo passa rápido.)
Antes de cá chegar apenas participei em algumas provas internas (nível militar) mas fora isso também integrava algumas provas onde amigos meus participavam na condição de federados. Assim fui aumentando o gosto pela modalidade.
Recordo-me de quando participavas ocasionalmente em algumas provas de atletismo em Santa Maria. Estas participações eram a nível individual pois a modalidade nunca atingiu um patamar onde fosse possível aos clubes apostarem forte. Concordas?
Recordo-me como se fosse hoje. Tinha, julgo, 7 anos quando participei nas corridas da amizade do Clube Asas do Atlântico. Ainda tenho esta foto.
Depois fui participando em algumas provas ao longo dos anos, Lembro-me que mais tarde, através da Professora Livramento Pamplona, houve uma tentativa de organizar a modalidade na ilha. Chegamos mesmo a formar equipas em algumas provas. Nesta altura também o Grupo Desportivo de São Pedro tinha atletas de grande qualidade.
Como surge a tua ligação ao Clube Independente Atletismo Ilha Azul? Foste contactado por alguém ligado ao clube ou procuraste as pessoas responsáveis e demonstraste interesse em trabalhar em prol do atletismo
Bem essa ligação teve início no que cá cheguei (2002). Sabia que aqui praticavam atletismo, que estavam bem organizados e com objectivos definidos. No início da época 2002/2003, a pedido de um colega meu que ainda é o presidente do Ilha Azul e treinador do clube comigo, endereçou-se o convite para participar na milha do aniversário do clube. Recordo-me que até fiz uma boa prova na estreia tendo sido 3º classificado na geral e 2º no meu escalão.
Desde então já lá vão 7 anos de ligação a este clube.
Neste momento para além de estares federado como atleta, tens também a carteira de treinador e já com provas dadas. É tua pretensão continuar a apostar na tua formação técnica ou ficas por aqui?
Pois, neste momento como atleta e devido as lesões que me tem atormentado, tive que interromper a actividade nos últimos dois anos assumindo assim por inteiro a vertente de treinador. Aliás conciliar as duas coisas a partir de um determinado nível torna-se extremamente complicado.
Já completei dois cursos de treinador. A partir daqui só especialização. Algo que num futuro, gostaria de fazer pois adoro a vertente de “meio-fundo” e “fundo”. Estas sempre foram as minhas disciplinas favoritas. Sabes, é que o atletismo, ao contrário do que muita gente julga, não só corrida. Também se salta e lança.
O bichinho de competir permanece cá dentro e caso pretenda voltar à condição de atleta posso faze-lo. Pois o escalão principal vai até aos 35 anos ou seja, teria mais duas ou três épocas pela frente.
Mas é claro que para voltar teria que estar em condições, física e psicologicamente porque para se atingir bons resultados e necessário muito trabalho e força de vontade.
Para já pretendo exercer “apenas” as funções de Treinador, Juiz e Dirigente da Associação Desportos da ilha do Faial (ADIF).
Na ilha do Faial quantos clubes de atletismo existem? Todos eles apostam forte na formação ou tem por hábito “pescar” os melhores atletas aos seus rivais?
Neste momento existem dois clubes. Já existiram três. Temos o Castelo Branco Sport Clube que está mais vocacionado para a formação onde também tem conseguido bons resultados com alguns atletas a nível regional e nós (CIAIA) que além dessa vertente temos no escalão principal uma equipa muito competitiva com bons valores tanto a nível regional como nacional.
Aqui que me recorde não existe muito o hábito de “pescar” os melhores atletas dos outros. Há uma tradição no CIAIA. As pessoas já conhecem o clube, temos atletas de todos os pontos da ilha. Isto no que respeita à formação claro.
Temos atletas que já pertenceram a clubes rivais a nível regional mas no escalão principal. Aí é uma situação completamente distinta em que os objectivos do Clube se sobrepõem.
Desde que estás no CIAIA, consegues fazer-nos um apanhado dos títulos conquistados a nível regional e nacional?
Bem já foram alguns. A nível pessoal consegui três títulos consecutivos de corta mato e dois de estrada. Colectivamente, desde que cá cheguei, sempre fomos campeões regionais no escalão principal de 2003 a 2008, ou seja 6 titulos consecutivos.
Caso consigamos vencer este mês o regional na ilha Terceira o que acredito plenamente, será o meu sétimo consecutivo ligado ao clube e o oitavo do CIAIA. O primeiro título foi conquistado no verão de 2002.
Na formação que me recorde já vencemos por duas ou três ocasiões no escalão de juvenis. Incluindo esta época que fomos campeões regionais.
Durante estes últimos anos, também foram muitos os títulos individuais ganhos pelos atletas dos escalões jovens e que foram treinados por nós, equipas técnicas.
A nível nacional foram dois os títulos consecutivos que tivemos na final da III divisão nacional o que corresponde ao 17º lugar nacional entre todos os clubes do nosso país. Já participamos na II divisão durante duas épocas o que atendendo a nossa dimensão, insularidade, já é extremamente positivo.
Tenho tsmbém na memória a minha última participação no nacional de corta-mato em que obtivemos a melhor classificação do clube numa final nacional com todas as grandes equipas da especialidade. Foi em Santa Maria da Feira em 2005 e onde conseguimos um honroso 14º lugar.
Mas apesar de todos estes triunfos conquistados a nível pessoal, a prova que mais me marcou foi a que realizei em 2003 quando percorri 56km para ajudar instituições de solidariedade. Julgo ser ainda a segunda maior distância percorrida em Portugal numa só etapa e a maior jamais feita nos Açores.
Eu, tendo sido um dos dois atletas que aderi à causa, vou ficar com este registo para sempre na memória pois foi necessário muito treino e sacrifício.
Relativamente à tua modalidade, certamente é com alguma mágoa que não vês representação mariense nas provas federadas Achas que a situação poderia conhecer novos contornos, por exemplo, com o teu regresso a Santa Maria e posterior ingresso num dos clubes locais? Afinal tens formação como treinador e este seria um problema a menos para o clube que quisesse apostar no atletismo não é?
Claro que gostaria de ver uma equipe mariense a praticar atletismo ou outros marienses a praticar a modalidade e que tivesse todo o sucesso, só ficaria feliz se tal acontecesse.
Recordo-me de quando ajuizei aqui no Faial a final do corta mato escolar regional e vi os atletas marienses fiquei sensibilizado pois estavam em representação da minha terra. Inclusive até falei com os atletas marienses que lá estavam incentivando-os a continuar a praticar mesmo que apenas a nivel escolar.
Quando a um regresso..........Sinceramente, acredita que já pensei nisso. Depois da construção do complexo desportivo e da respectiva pista de atletismo, embora ainda não com o piso de tartan como desejado, foi algo que me passou pela cabeça. Se isso um dia acontecer e caso algum clube demonstre interesse num projecto a longo prazo de modo a criar alicerces na modalidade, eu aceitaria e abraçaria a ideia com todo o gosto.
Até porque os marienses como já tem provado nas mais variadas modalidades, tem qualidade e determinação, nasceram para vencer e sendo bem orientados os resultados não teriam muita demora em surgir.
Seria também mais um canal de formação para a juventude da nossa terra pois nem todos podem vencer mas todos podem praticar e o atletismo é uma modalidade que apesar de ser um pouco solitária traz bons valores, determinação, espírito de sacrficio, respeito pelo adversário como talvez não existe em outras modalidades.
Octávio, apesar de ser um cenário difícil de acontecer mas uma vez que a tua profissão assim o permite, tenho que questionar-te relativamente a um eventual regresso a Santa Maria. Era algo que te agradava ou estás de corpo e alma no Faial?
Não sabemos o dia de amanhã mas nunca excluí a hipótese de voltar a Santa Maria
Apesar de já ter criado raízes aqui no Faial, já estar integrado na sociedade e bem colocado a nível profissional (Marina da Horta), a saudade da terra fica sempre dentro de nos e passados 11 anos não desapareceu nem desaparecerá.
Nos próximos tempos poderão haver mudanças a vários níveis e quem sabe se num futuro mais próximo não regressarei a casa.
Digamos que deixo a porta aberta caso se reúnam determinadas condições para que um dia volte a Santa Maria .