terça-feira, maio 25, 2010

A realidade "nua e crua".

Por entre as páginas que estão cativas mensalmente, na última edição impressa do Jornal "O Baluarte", é possível identificar duas páginas relativas a alguma informação desportiva mas nada de extraordinário, nao se julgue.
Em uma delas, das três notícias que compõem a A3 destacam-se a cerimônia de abertura dos Jogos Desportivos Escolares e a inauguração do Restaurante do Clube Desportivo "Os Marienses". Quanto o título nacional absoluto da 2ª Divisão masculina de voleibol e que foi conquistado pelo CD Marienses, mereceu o destaque medíocre que se pode ver.
Neste particular, para que possa ser esclarecedora a consideração e atenção que "O Baluarte" tem pelo desporto mariense, refira-se que o feito alcançado pelo CD Marienses, mereceu honras de primeira página em alguns jornais da região, continente (afectos à modalidade) e nos websites de algumas empresas onde os jogadores do clube são funcionários.
No entanto, pese embora a pequenez do artigo sempre consegui descobrir algo de muito positivo. Que afinal, as fontes de informação do jornal já não passam apenas por espaços on-line ou entidades oficiais. Terá sido uma "inovação" ou a única saída para se obter a notícia? Até quando o orgulho e a teimosia vão continuar a ser factores impeditivos para que seja divulgado o melhor do nosso desporto? Até quando vão as nossas associações e clubes manter o silêncio relativamente a esta matéria? Estarão satisteitos com esta situação?
Para termimar gostaria de fazer referência ao último parágrafo do editorial só para dizer que, por razões óbvias, este espaço não se identifica com o mesmo uma vez que cumpre com aquilo a que se propõe.

1 comentário:

RobertoSMoura disse...

Realmente, de mês para mês, a zona relativa ao desporto cada vez mais reduzida, ou, pelo menos a "dispensar" algumas coisas que normalmente ineteressam à comunidade mariense que sem dúvida tem bastantes ligações ao desporto.
Desde participações no campeonato nacional, títulos regionais ou apenas a Corrida 25 de Abril, de que desde que me lembro, havia todos os anos aquele "cantinho" com as classificações e umas fotos ao menos, visto esta ser realizada todos os anos com o esforço da AJISM e outros. Pequenas grandes notícias que poderiam estar mais destacadas se assim fossem publicadas no que é o jornal dos marienses..
Enfiim, será por não haver motivação ?? Jornalistas não tem disponibilidade ?? Disto já não sei de nada..
Não vou deixar de referir o destaque dos Campeões Nacionais da II Divisão.. Sem dúvida este foi um título que merece mais destaque numa página de jornal do que o que foi obtido.. Mas vai que lá vai .. já foi bom.
Quanto às fontes.. Bem, é bom saber que estão a par das fontes ON-LINE que se disponibiliza pela ilha..Mas, jornalistas destacados para o desporto e que consigam trazer a sua "visão dos acontecimentos" não seria mau de todo.
Apenas uma reflexão :)