quinta-feira, maio 26, 2011

Esgrima: Campeonato Nacional Seniores de Espada

Decorreu no último fim-de-semana, no Colégio Amor de Deus, em Cascais o campeonato nacional seniores de espada. A competição foi organizada pela FPE, com o Clube Atlântico de Esgrima, e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
A competição teve uma grande participação de atletas, e foi possível ver assaltos de grande qualidade.
Na arma de espada masculina, na variante individual, as meias-finais foram disputadas entre João Cordeiro do Clube Atlântico de Esgrima (CAE) e Pedro Arede (CAE), o vencedor foi Cordeiro que venceu por 15-6. Na outra semi-final encontraram-se Hélder Borges da Associação dos Pupilos do Exército (APE), e o vencedor foi Candeias por 15-8.
Na final, que foi extremamente bem disputada entre os colegas de equipa, Cordeiro foi mais forte e venceu por 11-9, revalidando o título de campeão nacional.
Na arma de espada feminina a primeira semi-final foi disputada entre Ana Vicente (CAE), e Rita Nunes da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar (AAACM) venceu a atleta da casa por 15-11. Na outra meia-final defrontaram-se as duas colegas de equipa, Carmen Bartissol do Clube de Esgrima de Sintra (CES) e Alexandra Coelho (CES), a vencedora foi Coelho que venceu por 15-8. Na final Coelho esteve mais forte e venceu Vicente por 15-13, tornando-se campeã nacional do escalão de absolutos.
No domingo tiveram lugar as competições, sempre emocionantes, de equipas. Na final masculina, a equipa “A” do Clube Atlântico de Esgrima esteve mais forte e venceu a equipa da Associação dos Pupilos do Exército por 45-31, assinando o título de campeões nacionais.
Já na final feminina, o resultado foi alternando a cada jogo, e na entrada para o último jogo a equipa da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar, vencia por um toque, e a atleta do Clube Atlântico de Esgrima conseguiu inverter o resultado e acabaram por vencer por 45-42.
Recordo que o Clube Ana de Santa Maria esteve representado na competição por três atletas masculinos e um feminino. Foram eles Tânia Albuquerque, João Palma, Luís Tojais e Kasper.
Foto: Arquivo Clube Ana

Sem comentários: