sexta-feira, agosto 05, 2011

CD Marienses 2011/12 - ANDEBOL

Segundo informação disponível desde o início da tarde de ontem na página oficial do clube, o plantel sénior masculino da equipa de andebol do Clube Desportivo "Os Marienses" está praticamente, senão definitivamente fechado para a época 2011/12 (dia 8 de agosto arrancam os trabalhos).
Assim, para tentar realizar uma "época relativamente equilibrada", o conjunto de Santa Maria garantiu o regresso dos irmãos João e Henrique Melo a uma casa que tão bem conhecem.
Para além das passagens pelo SC Horta, SL Benfica, Almada AC ou CCR Alto do Moinho, João Melo (29 anos) representou a Associação Desportiva Albicastrense em 2009/10 tendo inclusivamente marcado presença na Fase Final da 3ª Divisão naquela época. Em 2010/11 por opção, não praticou a modalidade. Quanto a Henrique Melo (22 anos), algo surpreendentemente diga-se, troca o primo divisionário Clube Futebol "Os Belenenses" pelo seu clube de formação e coração. Desde que rumou ao continente português, para além dos azuis do restelo (2008/09 a 2010/11), Henrique Melo representou ainda o SL Benfica na época 2007/08. Sem dúvida uma excelente notícia para os amantes do desporto em geral e do andebol mariense em particular.
Do Almada Andebol Clube chega Hugo Correia (34 anos), atleta com larga experiência nas competições nacionais, em particular na 2ª Divisão. É também detentor da carteira de treinador (Grau III).
Igualmente importante para a sustentação do projecto perconizado pelo CD Marienses para esta época desportiva, destaca-se a continuidade no plantel do luso-bielorusso Siarhei Kavalenka e do experiente guarda redes Rui Nunes. A estes e a todos os atletas que transitam da época passada, juntam-se ainda outros quatros jogadores formados na ilha. São eles: Jorge Ponte, Álvaro Teodoro e João Damiao Dias (formação CD Marienses) e Tiago Cruz (formação Clube Ana). 
Quanto à equipa técnica e a julgar também pela informação disponibilizada na página oficial do clube, será apenas constituída por Pedro Resendes (Treinador), Helder Monteiro e Vitor Soares (Dirigentes).

As saídas.......

Como é sabido, o período que antecede o início de uma época desportiva é fértil no capítulo das movimentações quer seja de atletas, quer de treinadores.
Neste âmbito o Clube Desportivo "Os Marienses" não fugiu à regra. Delineou uma estratégia, estudou as várias possibilidades e brindou os seus associados/massa adepta com reforços de créditos firmados no panorama do andebol nacional.
Mas se uns chegam, outros vão embora. Por opção ou por outro motivo qualquer, sabe-se por exemplo que Claúdio Reis (este já uma certeza), Pedro Bairos, João Silva, Hélio Figueiredo ou até o dirigente Hélio Braga poderão não ser parte integrante do grupo de trabalho para esta época. Se assim for, o que é pena, quero em meu nome pessoal endereçar uma palavra de agradecimento a todos eles pelo contributo prestado durante muitos anos ao andebol mariense. 

Outras questões não menos importantes..............   
.
Excepção feita à data e localização onde irá ser realizado o sorteio relativo ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão (26 de Agosto no Pavilhão Multiusos de Fafe) e ao Comunicado onde constam o nome das equipas com direito desportivo de participar nas provas nacionais fixas, muitas são as questões que se levantam em torno da composição das zonas, em particular do número exacto de equipas que garantiram até ao dia 31 de Julho (com o pagamento da taxa de inscrição: 7 000€) estar em condições de participar na prova.
Na página oficial da Federação de Andebol de Portugal tarda em surgir uma comunicação oficial neste sentido o que dá aso a que aumente ainda mais a especulação em torno dos alegados clubes que não vão constituir equipa de séniores masculinos ou até mesmo sobre a possibilidade (no caso no número de equipas ser inferior ao esperado) da entidade federativa não respeitar o conceito geográfico na composição da Zona Norte e Zona Sul.

Sem comentários: