terça-feira, agosto 09, 2011

VI Gala do Desporto de Santa Maria.

Alguns dos homenageados em 2010

A sexta edição da Gala do Desporto de Santa Maria realiza-se no próximo dia 16 de Agosto. Neste ano o evento conta com algumas alterações, começando pelo espaço onde vai decorrer a gala. “O cinema do Aeroporto está inactivo, o Clube Asas do Atlântico está em remodelações, logo também não vamos poder utilizar o espaço. Daí que tenhamos optado pelo espaço da Sociedade Recreativa da Banda 15 de Agosto”, explicou José Valente, uma das faces da organização. Neste ano, ao contrário do que sucedeu nas anteriores edições, deixa de existir uma figura de destaque. A organização pretende assim “homenagear todos por igual”. E tanto vão ser condecorados os actuais ‘porta-estandarte’ do desporto mariense como aqueles que o fizeram no passado. O objectivo, diz José Valente, é que “os mais novos conheçam quem praticou desporto antes do tempo deles”. No entanto a gala não vai deixar de sublinhar o papel dos clubes, “pelo seu trabalho, pela sua dedicação, e vão ser galardoados pela sua persistência”. Com uma lista de nomeados extensa e transversal a quase todos os desportos, a gala é quase um barómetro do estado do desporto mariense. Ao longo destes seis anos o desporto em Santa Maria teve uma evolução significativa, logo esta gala tem sempre mais e melhores razões para ter continuidade. No entanto José Moniz lamenta que “o hóquei em patins não esteja em funcionamento”. Neste momento a organização ultima os pequenos pormenores para que na próximo terça-feira, pela 21h00, tudo esteja a cem por cento. Tendo em conta que a lista dos nomeados é muito extensa, deixamos aqui alguns nomes mais significativos.

Futebol

Eduardo Jorge Cabral (CAA e Desportivo de São Pedro)
José Cadete (Clube ANA)

Basquetebol
Violante Pereira (Externato de Santa Maria)
Cláudia Monteiro (CD Os Marienses)

Árbitros
João Arruda
Diogo Moniz

Andebol
Lourenço de Melo (Externato de Santa Maria)
Ana Lopes (Externato de Santa Maria)

BTT
Iracema Silva 

Hóquei em Patins
Francisco Monteiro (CAA e Externato de Santa Maria)
José Manuel Telofa (GD Gonçalo Velho)

Rali
Paulo Jorge Cardoso (colaborador do emissor do CAA)
Fernando Cabral

Ginástica Aeróbica
Joana Batista (campeã regional juvenil)
Margarida Brandão (professora da Joana Batista)

Ginástica Feminina
Guiomar Cabral (CAA)
Eugénia Ferreira (Externato de Santa Maria)

Ginástica Masculina
Hermano Cabral (Externato de Santa Maria)
Luís Arruda (Externato de Santa Maria)

Desportos Motorizados
Francisco Coelho (presidente do Clube Motard de Santa Maria)

Artes Marciais
Nini Botelho
Nélson Pimentel

Voleibol
Dinis Costa
Sónia Mariante

Atletismo
Daniel Melo
Joana Sousa

Prémios Póstumos
Mário Jorge Rebelo (campeão de Santa Maria em snooker)

Transcrição integral do texto publicado no Jornal Açoriano Oriental - 9 de Agosto de 2011

1 comentário:

Unknown disse...


Sou um grande Mariense radicado em Lisboa há muitos anos. Quando estive em Santa Maria era praticante de Atletismo (o que me serviu para toda a minha atividade profissional), agora devido às lesões, tive de deixar de correr tendo "adoptado" o BTT para compensar a paixão que tenho pelo Desporto.
Bem, mas falemos de Santa Maria. Durante a minha estadia na "nossa" Ilha venci todas as corridas de S.Silvestre em que participei (7 vezes, fui lª. classificado na inauguração do Estádio Distrital de Ponta Delgada, 2º. classificado no Campeonato Regional de Pista (S. Miguel), 1º. classificado no Campeonato Distrital de Pista (Terceira),1º. classificado no Campeonato Distrital da INATEL (Faial) e aos 41 anos já veterano (agora tenho 56) fui convidado pelo Club TAP (1999) a participar na corrida dos Reis na Ilha do Pico, tendo obtido o lº. lugar na prova de 4 Km com o tempo de 12.41 tendo ficado o 2º. Açoreano em 13º. lugar a 4.13 m.
Será que consigo reunir condições para ser convidado para uma Gala?
Um grande abraço para todos os Marienses, em especial para o Rui Araújo.