sábado, maio 26, 2012

Vila do Porto recebe AO YACHT RACE.


Um fim de semana de evasão em Santa Maria, reforçado com um animado programa social, são os aliciantes de mais uma edição da Açoriano Oriental Yacht Race, evento que pela segunda vez consecutivo vai contar com a participação de algumas das embarcações que estão a realizar o rally transatlântico ARC Europe.
A sétima edição do evento organizado pelo mais antigo jornal português em publicação vai ter lugar de 7 a 11 de junho e, sublinha o diretor de prova, Nuno Almeida e Sousa, a vertente confraternização é o aspeto mais importante desta regata.
“Esta regata tem uma componente desportiva e de competição que não é de todo a mais importante. O programa social é convidativo para os participantes” que se podem inscrever até 5 de junho.
A parceria com a World Cruising Club, promotora da Atlantic Rally to Europe (ARC Europe), iniciou-se em 2011 e, de acordo com Luna Telles Ribeiro, relações públicas da Açormedia, permite incutir o espírito rally à regata do jornal Açoriano Oriental, bem como proporcionar aos participantes daquela regata paragens em São Miguel e na ilha de Santa Maria.
A este propósito, destaca Nuno Almeida e Sousa, “tudo o que se possa fazer aqui em São Miguel que leve pessoas durante um fim de semana, três ou quatro dias, a Santa Maria fora do período áureo do turismo em Santa Maria  - o período entre 15 de agosto e a realização do festival Maré de Agosto - é sempre bom e salutar, é bom para a ilha e bom também para as pessoas que vivem em São Miguel porque podem ir desanuviar” à “ilha do sol” na abertura da época estival.
Os participantes vão ter de percorrer duas pernas de 56 milhas náuticas entre Ponta Delgada e Vila do Porto - ida e volta - a 8 e 10 de junho.
Na primeira perna, e após a largada, os veleiros terão de contornar um pequeno obstáculo colocado perto do ilhéu de Rosto de Cão, em São Roque, antes de rumarem definitivamente para Santa Maria.
No regresso, uma passagem junto ao ilhéu de Vila Franca do Campo terá de ser efetuada antes  das embarcações entrarem na marina, em Ponta Delgada.
Em Vila do Porto, a 9 de junho, os participantes vão ter como receção de boas vindas, no pontão da marina, o grupo de tambores Bei-ja-tum, isto para além da cerimónia de entrega de prémios  da primeira perna da regata.
A Açoriano Oriental Yacht Race é uma organização do jornal Açoriano Oriental, com o apoio do Governo Regional dos Açores e Administração dos Portos das Ilhas São Miguel e Santa Maria.

Programa da regata

7 Junho  (quinta-feira)

18h00/20h00 - Briefing e Welcome drink - Marina de Ponta Delgada

08 Junho  (sexta-feira)

19h00 - Partida -rumo marina de Vila do Porto-Santa Maria

09 Junho (sábado)

Dia livre

19h30- Entrega de brindes e prémios-Marina de Santa Maria

10 Junho (Domingo)

12h00 - Partida rumo à marina de Ponta Delgada

11 Junho (segunda-feira)

18h30/20h30 - Entrega de prémios –Marina de Ponta Delgada.•

Primeiras embarcações da ARC Europe chegam hoje à Horta

O veleiro “A Lady”, do skipper irlandês Stephen Hyde, é esperado esta tarde na cidade da Horta, abrindo a linha de chegada nos Açores do rally transatlântico ARC Europe.
O britânico “Sookie” de Keith Burridge e o finlandês “Nora Simrad” do velejador Jan-Torolf Evang deverão, caso nada de anormal aconteça com “A Lady”, chegar de seguida à marina da Horta, também ainda durante este sábado.
Amanhã e até terça-feira são esperadas as restantes embarcações que largaram das Caraíbas  a 14 de maio, num total de 33.
Um dos iates, o alemão “Annemare” do skipper Friedrich Comils, largou a 18 de maio do porto de Nova Iorque, enquanto o britânico “Freedom Found” de Grant Vincent partiu das Bermudas a 23 de maio.
Pelo caminho já ficou o “Outer Limits”.
Informação: Jornal Açoriano Oriental - 26 Maio 2012

Sem comentários: