quarta-feira, agosto 15, 2012

Ricardo Moura pois claro.....!!


Um, dois, três, quatro, cinco. Ricardo Moura vence a quinta paragem do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) e chega ao quinto título consecutivo. E nem precisou de meter a ‘quinta’.
A conquista do 31º Rallye Além Mar Santa Maria começou a ganhar forma logo na sexta-feira, com a Super especial. Moura mostrou para o que vinha e precisou de 1:46.40 minutos para correr os 2.24 km, quase cinco segundos a menos que Ricardo Carmo (1:51.30), e menos dez que Luís Rego Jr.(1:56.00).
A distância para os mais diretos adversários continuou a ser cavada ontem. Aquando do fim da segunda prova especial, 1ª passagem pelo troço Monteiro/Forno (12.33km), o campeão em título já descansava na liderança do rali com 22.70 segundos de vantagem para Luís Rego Jr.
Notoriamente com um andamento completamente acima dos seus mais diretos adversários, Ricardo Moura foi guiando o seu Mitsubishi Lancer Evo IX sempre no limite. Quando os carros partiram para a quinta classificativa do rali, os segundos 8.30km do troço Santa Bárbara/São Pedro, já Moura levava quase um minuto de avanço (0:58.30 segundos).
Com o primeiro lugar blindado desde o arranque da corrida, a luta pela segunda posição estava ao rubro, com Ricardo Carmo e Luís Rego Jr. a alternarem na classificação. A luta entre os dois pilotos do Team Além Mar - a mesma equipa de Ricardo Moura - conheceu um desfecho dramático quando Carmo, na 8ª e penúltima classificativa (Praia/Fonte Jordão) sofre um problema mecânico que o deixa a irrecuperáveis quatro minutos de Rego Jr.
Ainda assim, Ricardo Carmo conseguiu a proeza de ‘roubar’ uma classificativa a Moura, ao vencer a última passagem do rali, Almas/Santa Bárbara.
Assim, Ricardo Moura terminou em primeiro, com o tempo de 48:11.30, 1:49.50 à frente de Luís Rego Jr, segundo classificado, e 3:27.20 de Henrique Moniz, que fechou o pódio.
A vitória permite ao campeão em título passar a somar 125 pontos, a dois ralis do fim e, assim, fazer o que desde 2008 só sabe fazer: vencer o Campeonato dos Açores de Ralis.
A quinta vitória permite-lhe ultrapassar Luís Pimentel no panteão dos vencedores do CAR, ficando atrás apenas de Gustavo Louro, com seis conquistas, e Horácio Franco, com oito.
O CAR vai ainda ter mais dois ralis: 12º Rali Além Mar/34º Ilha Lilás, em setembro; e o 1º Rali Ilha do Pico Além Mar, em Outubro.
Texto: Nuno Martins Neves in Açoriano Oriental

Sem comentários: