terça-feira, setembro 25, 2012

Kevin Tavares vence última prova e sagra-se Campeão.


A última prova da TRSM esteve ao rubro. Apesar de um número de inscritos bastante reduzido, o Rali Além Mar CAA foi o mais bem disputado entre as várias edições desta competição. A publicação da lista de admitidos à partida confirmou a não participação de João Silva no seu habitual 500 Abarth, factor esse que poderia retirar algum interesse a prova tendo em conta que o piloto ocupava a segunda posição na taça. Mas o melhor estaria reservado para a estrada, com excelentes condições climatéricas e com um novo itinerário o rali acabaria por ser disputado ao segundo.
Kevin Tavares/Maria Figueiredo apesar de terem vencido três das quatros pec´s em disputa não tiveram tarefa fácil tendo em conta que no final da prova foram apenas 1,6 segundos que o separaram de José Sousa/Tatiana Puim. Em termos de TRSM, Kevin Tavares somou os 90 pontos possíveis e José Sousa acabou por acender ao segundo lugar final.
 André Oliveira/Marco Oliveira em estreia nas provas da taça foi um dos grandes animadores desta prova, tripulando um Citroen Saxo Cup, máquina semelhante aos dois primeiros classificados. André Oliveira nunca se deixou distanciar muito da frente durante a primeira secção, mas o melhor estava ainda para vir, na terceira prova especial efectuou o melhor tempo reduzindo para 5,9 segundos a diferença entre o terceiro posto que ocupava na altura e o líder. No entanto a sorte foi madrasta na última especial e o piloto teve de abandonar devido a um semi-eixo partido.
Max Salvador/João Valente em Toyota Yaris, uns dos grandes animadores e revelação desta época, disputou com João Botelho/Gualter Braga em Peugeot 106 a possibilidade de alcançar um lugar entre os três primeiros da TRSM 2012, possibilidade devido há não participação de João Silva deixou em aberto. O piloto do Peugeot 106 acabou por vencer esta luta e alcançar o tão ambicionado pódio não só na prova mas também na taça. Max Salvador terminou na 4ª posição e no final da TRSM foi o 5º classificado imediatamente abaixo de João Silva/Hélder Monteiro.
No quinto posto ficou a dupla Ricardo Cabral/Ivo Figueiredo em Renault Clio 1.6 seguido dos sextos classificados, os veteranos, José Botelho/Pedro Ferreira que tripularam o habitual Peugeot 205 Rallye. Duplas que nesta edição da TRSM classificaram-se na sexta e sétima posições respectivamente.
A dupla feminina Paula Sequeira/Rita Batista, apesar de se apresentarem bastante mais competitivas não conseguiram evitar a último posto entre os classificados. O sétimo posto obtido por está equipa no Rali Além Mar CAA, valeu-lhes um honroso oitavo lugar final na TRSM 2012.
Entre os restantes classificados na Taça de Ralis Além Mar Santa Maria, Pedro Sousa poderia ter ido mais além do nono posto, caso não tivesse o infortúnio de ser obrigado a desistir devido a problemas mecânicos, após ter completado todas as especiais. Ainda se classificaram nesta edição Hélder Figueiredo no décimo posto e Bruno Cabral na décima primeira posição.
Está prova fechou oficialmente o calendário automobilístico do Clube Asas do Atlântico.
Texto: MotorSMA

Sem comentários: