quinta-feira, agosto 30, 2012

Clube Ana S. Maria - Informação - Basquetebol

Série Açores de Futsal - CD Marienses 2012/13


É com o pensamento na manutenção que o Clube Desportivo "Os Marienses" participa na segunda edição do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal - Série Açores.
Não obstante das intenções de atingir o objectivo principal, a formação de Santa Maria tem como pretensão ficar entre os três primeiros classificados este ano.
Naquilo que respeita a entradas e saída no plantel, registam-se as ausências, por lesão, de Carlos Cabral e Nelson Cabrita bem como Cláudio Câmara uma vez que poderá estar na iminência de deixar a ilha.
Por seu turno, o técnico Osvaldo Cabral irá contar com António Resendes (Ex. GD Gonçalo Velho) e com a universalidade de Carlos Boto (Ex. Universidade dos Açores) que está de regresso ao "Algarve dos Açores".
Quanto à Taça de Portugal, contrariamente ao sucedido na época transacta onde foram eliminados pelo conjunto do Matraquilhos FC, Osvaldo Travassos conta que o CD Marienses consiga passar à ronda seguinte. Recordamos que o adversário será o estreante na Série Açores, o AC Ginetes.
Neste particular, o técnico mariense refere que permanecer em prova o máximo de tempo possível só trará benefícios ao grupo de trabalho. Isto porque ao contrário do que acontece nas outras ilhas, não existe competição local. Os restantes clubes que participam na Série Açores já começam a competir no próximo mês de Outubro.
Por fim, um pequeno reparo à constituição da equipa técnica para esta época. Além de Osvaldo Travassos, técnico principal, sabe-se que foram contactados Miguel Teves e José Rodrigues para ocupar a vaga deixada por Armando Soares que este ano optou por não fazer parte da equipa.
Foto: DFA 

segunda-feira, agosto 27, 2012

Gala do Desporto Mariense 2012


Porque é importante salientar e recordar as palavras proferidas, o Desporto Mariense publica na íntegra o discurso final a quando da sétima edição da Gala do Desporto Mariense que decorreu na Sede da Sociedade Recreativa Banda 15 de Agosto no passado dia 18 de Agosto. Esta edição especial incidiu nas seguintes temáticas:


- ENCERRAMENTO DO 1º CICLO DE 6 ANOS DA GDM;  LANÇAMENTO DO LIVRO DAS 1º E 2º EDIÇÕES
- HOMENAGEM ESPECIAL AO JOSÉ MONIZ E OUTROS RECONHECIMENTOS A ATLETAS DO SEU TEMPO
- BALANÇO/MENSAGEM FINAL, COM PASSAGEM DE TESTEMUNHO E LANÇAMENTO DE DESAFIOS FUTUROS.

BALANÇO DO 1º CICLO DE 6 ANOS E DESAFIOS FUTUROS

Não obstante o livro aqui lançado se dedicar, fundamentalmente, às 1º e 2º edições da GDM, registe-se que, há data do seu lançamento, já ocorreram seis edições do evento, que, ao longo desse tempos, se afirmou como uma grande festa revivalista e promocional do desporto de Santa Maria.

Como expresso na introdução, a filosofia norteadora da GDM, sempre foi marcada por uma feição não elitista, assentado numa vertente mitigada, abrangente e democrática do desporto, em que todos os seus obreiros, desde o roupeiro, ao dirigente ou ao atleta campeão do mundo, todos tiveram destaque.

O desporto não vale só pelo sucesso, mas também pelo processo.

 Ao longo destes anos seis anos, foram homenageados cerca de 800 pessoas, clubes e associações, oferecemos quatro equipamentos e diverso material desportivo a vários clubes, promovemos os programas “Escolinhas do Desporto” e “Açores Activos”, organizámos 12 torneios desportivos abrangendo futebol de onze, futsal, Basquetebol, futebol de praia masculino e feminino, e recuperámos a tradicional corrida de S.Silvestre, que estava parada há vários anos.

Associado ao evento, lançámo-nos no desafio de aproximar os que estavam mais afastados geograficamente de Santa Maria.  Corolário desse trabalho quase de detective, que exigiu muita procura, centenas de telefonemas e de e-mail’s, contando também com a ajuda de muita gente, tivemos a honra de trazer até nós figuras marcantes ligadas ao desporto mariense vindas de algumas ilhas dos Açores, do Continente, dos Estados Unidos da América e do Canadá, e até da Guiné, expressamente para o evento.

  A GDM para além da sua essência de Festa do Desporto Mariense, do reconhecimento de figuras que nele se relevaram, e de estímulo à prática desportiva, orgulha-nos de, concomitantemente, ter o condão de aproximar as pessoas a Santa Maria (algumas delas já cá não vinham há dezenas de anos), de rever amigos, de recordar histórias, tendo contribuído, igualmente para a divulgação e prestígio da nossa terra.

Para além da elencagem já exposta, outra iniciativa que nos orgulhou foi o processo de candidatura que elaborámos, em nome de Santa Maria, para a alta distinção regional de Mérito Autonómico, do nosso campeão Jorge Vicente, tendo a mesma recebido, desde a primeira hora, o apoio da presidência do GRA e culminado, como já foi sabido, com a aprovação unânime na ALRA, e condecoração consequente, em 2009.

Jorge Vicente entrou assim para a galeria das figuras ilustres dos Açores, perpetuando o seu nome como alta figura da Região, acopulada a Santa Maria, terra onde se formou como desportista e muito do que é como homem.

Mais uma vez, Santa Maria, foi aplaudida, divulgada e valorizada, através do seu multi-campeão nacional, europeu e mundial Jorge Vicente.

Porque somos coerentes, persistentes e fundamentalmente justos, voltamos a enfocar que, dentro do Complexo Desportivo de Santa Maria, deveria atribuir-se o nome do seu pavilhão, ao nosso Campeão Jorge Vicente, pois nenhuma ilha dos Açores se orgulha de ter associada a si tamanha figura desportiva: - multi-campeão, nacional, europeu e mundial.

Santa Maria não costuma ser ingrata com os seus, e o “Santa Maria” do Benfica, como era conhecido nos balneários e na comunicação social é um dos nossos, cujo nome merece ser perpetuado.

Que as homenagens que a GDM fez aos Clubes, Associações e a figuras destacadas do desporto mariense contribuam para que todos os jovens da nossa ilha se sintam estimulados a uma prática desportiva sã e dedicada, onde impere o esforço e o desportivismo, na qual cresçam não só como atletas mas também como homens e mulheres que orgulhem os seus clubes, suas famílias e Santa Maria.

 O Grupo Promotor da GDM quer deixar vincado, que apesar do grande esforço e desejo em querer dar uma larga abrangência ao reconhecimento do maior número de atletas e pessoas que trabalharam e trabalham em prole do desporto mariense, está ciente que, nestas seis edições não foram exaustivos, e que muitos outros, ainda, não foram contemplados. O que temos a certeza é de que os que já foram galardoados até hoje, são justos merecedores das singelas homenagens que lhes foram feitas.

 Não obstante as expensas do evento terem advindo, fundamentalmente, do sector privado de S.Miguel e de Santa Maria, realçamos que o apoio institucional da CMVP, até à edição de 2009, como parte organizacional forte, através da sua Vereação do Desporto, ajudou muito à afirmação do evento, tendo disponibilizado também alguma financeira e o apoio logístico fundamental.

Um nosso obrigado à Senhora Presidente da Edilidade, de então, Nélia Figueiredo e seu vereador João Fontes, por terem acreditado no projeto e o assumido parceiramente, até ao final do seu mandato, o que não teve continuidade na vereação posterior.

Lançámos a GDM, o nosso sonho e missão social e cívica estão realizados, tendo chegado à hora de fazermos uma pausa, e passarmos a responsabilidade a outros, nos próximos tempos, em virtude do enorme desgaste que eventos desta envergadura acarretam, ao muito tempo pessoal dispendido  e sonegado às nossas famílias e também pelo aquebrantamento da recente perda do nosso amigo e companheiro desta equipa, José Moniz.


Achamos que dada a dimensão, abrangência e exigência que este, já grande evento desportivo exige, deverá o mesmo passar a ser conduzido e responsabilizado institucionalmente, desafiando esta equipa, que seja a Câmara Municipal, através do Pelouro do Desporto, a assumi-lo, à semelhança do que já está a acontecer com outros municípios, em relação a eventos semelhantes, evidentemente com parcerias do Serviço do Desporto, dos clubes e associações desportivas locais.

Um segundo figurino sugerido é a agregação das associações e/ou clubes da ilha, através da constituição de uma parceria organizacional.

Aqui reafirmamos que podem sempre contar com a nossa colaboração de fundo e partilha da experiência granjeada, nestes 6 anos, independentemente da solução de continuidade que vier a ser adotada, porque sempre estivemos e estaremos no “desporto pelo desporto”, e, nesse desiderato, colaboraremos com quem quer que seja.

 Chamamos à atenção que, em respeito pelo grupo criador do evento, e fundamentalmente, por todos os que trabalham pelo desporto mariense, em todas as frentes, quem conduzir a GDM, no futuro, herde esta nossa filosofia democrática e não elitista, que deixamos como princípio.

Ao contrário do que acontece por aí, deixamos um evento de pé e estruturado, com uma filosofia própria, já com vasta projeção e sucesso reconhecidos, que muito tem honrado Santa Maria e deverá orgulhar a Câmara Municipal, na sua continuidade.

Esperemos que a CMVP, agarre o desafio e não deixe cair este evento, tomando-o como um ponto forte das suas festas e programas – que reconhecidamente o é --, pois o desporto e Santa Maria o exigem.

Aqui deixamos a nossa passagem de testemunho, a quem o desafiamos receber em primeiro lugar, ou a outra entidade ou grupo agregado que se chegue à frente, assim como a nossa disponibilidade de ajuda.

   Tal como em algumas outras coisas, também no desporto, Santa Maria, ao longo dos anos, tem sido muito maior do que a sua pequenez geográfica. A GDM o comprovou plenamante, ao mostar, DIACRONICAMENTE, a verdadeira dimensão desportiva desta terra, do passado até ao presente.

 Bem-haja o desporto mariense e a todos os que trabalharam e trabalham para que ele acontecesse no passado e aconteça no presente, engrandecendo a nossa terra.

P’lo grupo promotor da GDM
José Melo

domingo, agosto 26, 2012

Clube Ana S. Maria: Voleibol arranca a 5 de Setembro.

Segundo informação avançada na sua página do Facebook, o Clube Ana de Santa Maria tem agendado para o dia 5 de Setembro, o início da actividade desportiva na modalidade de Voleibol. Esta época (2012/13), o clube irá constituir o se quadro de treino e competição com as seguintes equipas:

Minis Fem. e Masc (Nascidos em 2001 e 2000)
Iniciados Fem. e Masc. (Nascidos em 1999 e 1998)
Juvenis Fem. e Masc. (Nascidos em 1997 e 1996)
Júniores Femininos (Nascidos em 1994 e 1995)
Séniores Fem. e Masc. (Nascidos em 1993 ou antes)

III Divisão Série Açores 2012/13 afinal arranca em Janeiro.


Reviravolta na Série Açores 2012/2013! A pedido das Associações Regionais de Futebol dos Açores, a FPF voltou atrás na decisão de iniciar a competição no próximo mês de Outubro. Assim, a Série Açores terá uma calendarização semelhante à da época passada, estando o seu início previsto para os primeiros dias de Janeiro de 2013.
Esta decisão permite aos clubes participantes na Série Açores disputar os torneios de abertura e taças das respectivas associações como aconteceu na época 2011/2012. Uma vez que não há competição oficial em Santa Maria, o CD "Os Marienses" fica dependente da Taça de Portugal para competir. À semelhança da época passada, uma eliminação prematura da Taça de Portugal significa uma espera de meses para disputar competições oficiais.

No comunicado pode-se ler:
"Tendo em consideração o pedido das Associações Regionais dos Açores, para que a Série Açores do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, tenha o seu inicio só em Janeiro/2013, devido ao menor número de jornadas em comparação com as séries do Continente, de forma a terminarem todas na mesma data, a nova calendarização da série Açores será a seguinte:"

Calendário 3ª Divisão - Série Açores - 2012/13
1ª Jornada (05.01.2013) - FC Flamengos x CD "Os Marienses"
2ª Jornada (19.01.2013) - CD "Os Marienses" x UD Praiense
3ª Jornada (26.01.2013) - Capelense SC x CD "Os Marienses"
4ª Jornada (02.02.2013) - CD "Os Marienses" x AJ Fonte do Bastardo
5ª Jornada (09.02.2013) - Rabo de Peixe x CD "Os Marienses"
6ª Jornada (16.02.2013) - CD "Os Marienses" x AC Ginetes
7ª Jornada (23.02.2013) - Casa da Ribeira x CD "Os Marienses"
8ª Jornada (02.03.2013) - CD "Os Marienses" x CDCC Posto Santo
9ª Jornada (09.03.2013) - CE Vila Franca x CD "Os Marienses"
10ª Jornada (16.03.2013) - CD "Os Marienses" x FC Flamengos
11ª Jornada (23.03.2013) - UD Praiense x CD "Os Marienses"
12ª Jornada (30.03.2013) - CD "Os Marienses" x Capelense SC
13ª Jornada (06.04.2013) - AJ Fonte do Bastardo x CD "Os Marienses"
14ª Jornada (13.04.2013) - CD "Os Marienses" x CD Rabo de Peixe
15ª Jornada (20.04.2013) - AC Ginetes x CD "Os Marienses"
16ª Jornada (04.05.2013) - CD "Os Marienses" x ARC Casa da Ribeira
17ª Jornada (18.05.2013) - CDCC Posto Santo x CD "Os Marienses"
18ª Jornada (25.05.2013) - CD "Os Marienses" x CE Vila Franca
Foto: CEVFC

Equipa mariense alcança 5º lugar na Regata dos Botes Baleeiros na ilha do Pico


O bote baleeiro "Santa Maria", do Clube Naval de Santa Maria e tripulado por estes velejadores marienses participou ontem na regata dos botes baleeiros na ilha do Pico. De entre 32 participantes, terminou a regata nos primeiros seis
 lugares!! Sem dúvida um resultado fantástico para o "Santa Maria" que após um longo restauro regressou ao mar 40 anos depois. Registe-se ainda que esta foi a primeira vez que uma tripulação e/ou embarcação mariense participou nesta regata.
Segundo o testemunho de Nelson Silveira, "o orgulho e a felicidade por tal feito histórico são imensos. Estão de parabéns os velejadores e o Clube Naval de Santa Maria"

sexta-feira, agosto 24, 2012

2º Estágio - Jogos das Ilhas “Mayotte 2014”

Entre os dias 6 e 9 de Setembro próximo, a Ilha de Santa Maria volta a receber um estágio de  uma Seleção Açores. Desta feita o seleccionado feminino orientado pelo Professor Luís Paulo Vieira (técnico principal) e por Venância Bairos (treinadora adjunta) que visa a preparação nos Jogos das Ilhas em 2014. Os treinos, como vem sendo hábito, vão decorrer no Complexo Desportivo de Santa Maria.
No que ao lote de atletas seleccionadas, destaca-se a presença de quatro jogadoras locais. São elas Maryam Chermiti, Tatiana Medeiros, Isadora Reis (Clube Desportivo "Os Marienses) e ainda Mariana Figueiredo do Clube Ana de Santa Maria

Lista completa das atletas convocadas

Filipa Claro - Clube Juvenil Boa Viagem (AB Ilha Terceira)
Andreia Borges - CDE Vitorinos (AB Ilha Terceira)
Andreia Balbino  - CDE Vitorinos (AB Ilha Terceira)Vitorinos
Patrícia Monteiro - União Sportiva (AB São Miguel)
Inês Coelho - União Sportiva (AB São Miguel)
Letícia Câmara - União Sportiva (AB São Miguel)
Raquel Silva - União Sportiva (AB São Miguel)
Ana Ferreira - AJ Operário (Ab São Miguel)
Rita Silva - Fayal Sport Club (AB Faial e Pico)
Patrícia Silveira - Atlético (AB Faial e Pico)
Maryam Chermiti - CD Marienses (AB Santa Maria)
Tatiana Medeiros - CD Marienses (AB Santa Maria)
Isadora Reis - CD Marienses (AB Santa Maria)
Mariana Figueiredo - Clube Ana (AB Santa Maria)

Armando Soares por mais três anos.

Realizada no passado dia 17 de Agosto, a Assembleia Geral Ordinária para eleição dos novos corpos gerentes sociais da Associação de Basquetebol de Santa Maria deliberou a continuação do actual presidente por mais três anos. Para além de Armando Soares, a direção da ABSM será constituída por Graça Bairos (Tesoureira), Elisabete Mariante (Secretária), Florbela Cunha (1ª Vogal) e Luísa Coelho (2ª Vogal). 


Corpos Gerentes Sociais -Triénio 2012/2015

Assembleia-geral
Presidente – Lubélia Chaves
Vice-Presidente – João Paulo Resendes
Secretário – Sérgio Ferreira

Direção
Presidente – Armando Soares
Tesoureira – Graça Bairos
Secretária – Elizabete Mariante
Vogal 1 – Florbela Cunha
Vogal 2 – Luísa Coelho

Conselho de Disciplina
Presidente – João Vasco
Vice-Presidente – Armando Soares
Secretário – Jaime Bairos

Conselho de Arbitragem
Presidente – Olga Costa
Vogal – Sandra Sousa
Vogal – Alexandrina Andrade

Conselho Fiscal
Presidente – Laçalete Carvalho
Vice-Presidente – Ivone Baptista
Secretária – Maria Ponte

quinta-feira, agosto 23, 2012

Marienses vão participar na Regata dos Baleeiros na ilha do Pico


É a primeira vez que uma tripulação do grupo oriental participa na Regata de botes Baleeiros, integrada na Semana dos Baleeiros, uma festa em Honra a Nossa Senhora de Lourdes, que está a decorrer na ilha do Pico desde o dia 20 de Agosto e que se prolonga até o próximo dia 26 de Agosto. A tripulação mariense, composta por 9 elementos, um dos quais feminino, partiu ontem, dia 23 de Agosto, rumo à ilha do pico onde participará nesta prestigiada regata Açoriana. A iniciativa de participação de uma equipa de Santa Maria surgiu após o interesse do Clube Naval Santa Maria (CNSMAR) na recuperação de antigos botes baleeiros um dos quais o "SANTA MARIA" que possui cerca de 12 metros de comprimento e era, de acordo com antigos baleeiros, o mais rápido de todos aqueles que operavam na antiga Fábrica da Baleia. O que motivou o Clube a recuperar esta embarcação, não foi somente o desejo de participar na regata ou em outras provas de vela, mas, sobretudo o desenvolvimento da prática da vela na nossa ilha, a recuperação da nossa história e o avivar da memória colectiva. Esse importante trabalho ficou a cargo do Sr. João Silveira Tavares e da sua equipa. O "Santa Maria", juntamente com o "Nossa Senhora do Bom Despacho", fazem parte de um lote de dois botes baleeiros cedidos graciosamente ao CNSMAR pelo Sr. João de Loura.
Texto/Foto: Jornal O Baluarte

segunda-feira, agosto 20, 2012

GD Gonçalo Velho: Mãos à Obra.

Numa tarefa que se não muito rápida, até face à actual situação económica que atravessamos, o Grupo Desportivo Gonçalo Velho já deu início aos trabalhos que visam a construção da nova sede. Do edifício, cedido ao clube pelo Governo Regional dos Açores, apenas as paredes exteriores vão permanecer intactas. Como se faz notar pelas imagens, todo o interior será reestruturado de modo a servir os interesses do clube e respectivos associados.

domingo, agosto 19, 2012

GD São Pedro organiza Torneio de Sueca de Pares.

Numa iniciativa digna de registo, ou não se tratasse de uma actividade que em tempos era uma das grandes responsáveis por levar sócios e simpatizantes até às sedes dos clubes, o Grupo Desportivo de São Pedro tem previsto organizar um Torneio de Sueca a Pares. As inscrições já decorrem devendo os potenciais interessados contactar o clube através dos contactos mencionados no respectivo cartaz promocional. A taxa de inscrição está fixada em 5 Euros para não sócios (Grátis para sócios).
No que ao prémio final diz respeito, tratar-se-á de uma viagem até à Ilha de São Miguel e que será, como não podia deixar de ser, atribuída aos dois elementos da equipa vencedora.

Marienses no XXXI Rallye Além Mar Santa Maria



Nota máxima para os marienses participantes no CAR (Campeonato dos Açores de Ralis), José Sousa / Tatiana Puim em citroen saxo alcançaram um excelente 5º lugar final e foram os melhores entre os locais, pela primeira vez na corrente época esta dupla conseguiu superiorizar-se a equipa do Abarth 500 João Silva / Hélder Monteiro, equipa que terminou com um balanço muito positivo, além do 6 lugar geral, conquistou também a vitória na classe 7 e reforçou a liderança regional entre as viaturas de 1601cc a 2000cc, João Silva tem agora 5 pontos de vantagem sobre o terceirense Carlos Andrade.
A finalizar o lote de pilotos locais na prova do CAR, Max Salvador / João Valente em Toyota Yaris continuam a surpreender nesta que é a primeira época da equipa, um andamento muito interessante permitiu a esta dupla obter a vitória na classe 5 à frente de Herberto Alves em máquina idêntica.
Nota negativa para os participantes no CORA (Campeonato Open de Ralis dos Açores). Foi de forma desastrosa que os locais se apresentaram na 5ª prova pontuável para o CORA. André Oliveira / Pedro Sousa foram os primeiro a ter de abandonar a prova em virtude de um problema mecânico após a super especial “Além Mar” que originou a desclassificação desta equipa.
Paula Sequeira / Rita Batista a única dupla feminina nesta edição também terminaram a super especial já com muitas dificuldades no Renault Clio o que acabou por ser fatal na primeira Prova especial da segunda etapa obrigando a desistência.
João Botelho / Gualter Braga abandonaram devido a problemas mecânicos na viatura durante o decorrer da quarta prova especial, na quinta prova especial foi a vez da equipa do Renault Clio 1.6 Ricardo Cabral / Ivo Figueiredo com problema idêntico, Bruno Cabral / José braga também abandonaram devido a uma saída de estrada.
Kevin Tavares / Maria Figueiredo lutaram pela vitória durante grande parte da prova no entanto problemas mecânicos no saxo cup obrigaram o piloto a arriscar um pouco mais durante as especiais seis e sete, e foi no final da especial sete que o uma pequena saída de estrada ditou o abandono desta equipa.  Já na anterior edição Kevin Tavares tinha vencido dez das onze especiais e apenas devido a uma problema mecânico na especial dois o afastou da vitória, será em 2013 que a vitória poderá sorrir ao piloto?.
Nota positiva para a dupla José Botelho / Pedro Ferreira que fruto da já longa experiencia deste concorrente levou o seu Peugeot 205 até final sagrando-se o melhor mariense na prova pontuável para o CORA.
Info: MotorSMA
Fotos: Desporto Mariense e Baluarte

quarta-feira, agosto 15, 2012

Ricardo Moura pois claro.....!!


Um, dois, três, quatro, cinco. Ricardo Moura vence a quinta paragem do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) e chega ao quinto título consecutivo. E nem precisou de meter a ‘quinta’.
A conquista do 31º Rallye Além Mar Santa Maria começou a ganhar forma logo na sexta-feira, com a Super especial. Moura mostrou para o que vinha e precisou de 1:46.40 minutos para correr os 2.24 km, quase cinco segundos a menos que Ricardo Carmo (1:51.30), e menos dez que Luís Rego Jr.(1:56.00).
A distância para os mais diretos adversários continuou a ser cavada ontem. Aquando do fim da segunda prova especial, 1ª passagem pelo troço Monteiro/Forno (12.33km), o campeão em título já descansava na liderança do rali com 22.70 segundos de vantagem para Luís Rego Jr.
Notoriamente com um andamento completamente acima dos seus mais diretos adversários, Ricardo Moura foi guiando o seu Mitsubishi Lancer Evo IX sempre no limite. Quando os carros partiram para a quinta classificativa do rali, os segundos 8.30km do troço Santa Bárbara/São Pedro, já Moura levava quase um minuto de avanço (0:58.30 segundos).
Com o primeiro lugar blindado desde o arranque da corrida, a luta pela segunda posição estava ao rubro, com Ricardo Carmo e Luís Rego Jr. a alternarem na classificação. A luta entre os dois pilotos do Team Além Mar - a mesma equipa de Ricardo Moura - conheceu um desfecho dramático quando Carmo, na 8ª e penúltima classificativa (Praia/Fonte Jordão) sofre um problema mecânico que o deixa a irrecuperáveis quatro minutos de Rego Jr.
Ainda assim, Ricardo Carmo conseguiu a proeza de ‘roubar’ uma classificativa a Moura, ao vencer a última passagem do rali, Almas/Santa Bárbara.
Assim, Ricardo Moura terminou em primeiro, com o tempo de 48:11.30, 1:49.50 à frente de Luís Rego Jr, segundo classificado, e 3:27.20 de Henrique Moniz, que fechou o pódio.
A vitória permite ao campeão em título passar a somar 125 pontos, a dois ralis do fim e, assim, fazer o que desde 2008 só sabe fazer: vencer o Campeonato dos Açores de Ralis.
A quinta vitória permite-lhe ultrapassar Luís Pimentel no panteão dos vencedores do CAR, ficando atrás apenas de Gustavo Louro, com seis conquistas, e Horácio Franco, com oito.
O CAR vai ainda ter mais dois ralis: 12º Rali Além Mar/34º Ilha Lilás, em setembro; e o 1º Rali Ilha do Pico Além Mar, em Outubro.
Texto: Nuno Martins Neves in Açoriano Oriental

segunda-feira, agosto 13, 2012

Gala do Desporto Mariense - 2012


CONVITE AOS MARIENSES 
GALA DO DESPORTO MARIENSE - 2012

ENCERRAMENTO DO 1º CICLO DE 6 ANOS DA GDM, COM LANÇAMENTO DO LIVRO DAS 1º E 2º EDIÇÕES, HOMENAGEM ESPECIAL AO JOSÉ MONIZ E OUTROS RECONHECIMENTOS A ATLETAS DO SEU TEMPO

terça-feira, agosto 07, 2012

O Campo de Férias “Ondas de Aventura 2012”


A Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria, irá promover este ano o segundo Campo de Férias da Ilha de Santa Maria. O Campo de Férias “Ondas de Aventura 2012” terá o seu início a 27 de Agosto e terminará a 02 de Setembro (7 dias / 6 noites), para meninos e meninas dos 11 aos 14 anos, com acampamento no Parque de Campismo da Praia Formosa.
Este evento contará com muita diversão e muitas atividades como escalada, rappel, slide, passeio de barco entre muitas outras! Vem divertir-te connosco!
A inscrição dos participantes deverá ser realizada na sede da AJISM (Convento de Santo António)!

O prazo para inscrição termina no dia 22 de Agosto de 2012!

Para mais informações sobre reservas e pagamentos contacte:

Elisa 968484597 / 912801911

Convence os teus amigos e INSCREVE-TE!!!

sábado, agosto 04, 2012

Clube Ana S. Maria: Karaté 2012/13


Calendário da 3ª Divisão sorteado: Marienses começam no Faial.


A formação do CD "Os Marienses" inicia a participação na Série Açores 2012/2013 no recinto dos faialenses do FC Flamengos. Depois de apadrinhar na Taça de Portugal os micaelenses do AC Ginetes, a turma mariense desloca-se ao Faial para a estreia da equipa local na 3ª Divisão Nacional. A estreia em casa faz-se na segunda jornada diante a UD Praiense, curiosamente, a última formação a visitar Santa Maria na época passada.
O sorteio ditou ainda os seguintes encontros relativos à primeira jornada: Rabo de Peixe-Ginetes; Fonte Bastardo-Casa Ribeira; Capelense-Posto Santo; Praiense-Vila Franca;

Calendário 3ª Divisão - Série Açores

1ª Jornada          (13.10.2012)       FC Flamengos - CD "Os Marienses"
2ª Jornada          (20.10.2012)       CD "Os Marienses" - UD Praiense
3ª Jornada          (27.10.2012)       Capelense SC - CD "Os Marienses"
4ª Jornada          (10.11.2012)       CD "Os Marienses" - AJ Fonte do Bastardo
5ª Jornada          (17.11.2012)       CD Rabo de Peixe - CD "Os Marienses"
6ª Jornada          (24.11.2012)       CD "Os Marienses" - AC Ginetes
7ª Jornada          (08.12.2012)       ARC Casa da Ribeira - CD "Os Marienses"
8ª Jornada          (15.12.2012)       CD "Os Marienses" - CDCC Posto Santo
9ª Jornada          (22.12.2012)       CE Vila Franca - CD "Os Marienses"
10ª Jornada        (A definir)           CD "Os Marienses" - FC Flamengos
11ª Jornada        (A definir)           UD Praiense - CD "Os Marienses"
12ª Jornada        (A definir)           CD "Os Marienses" - Capelense SC
13ª Jornada        (A definir)           AJ Fonte do Bastardo - CD "Os Marienses"
14ª Jornada        (A definir)           CD "Os Marienses" - CD Rabo de Peixe
15ª Jornada        (A definir)           AC Ginetes - CD "Os Marienses"
16ª Jornada        (A definir)           CD "Os Marienses" - ARC Casa da Ribeira
17ª Jornada        (A definir)           CDCC Posto Santo - CD "Os Marienses"
18ª Jornada        (A definir)           CD "Os Marienses" - CE Vila Franca

Taça de Portugal: CD "Os Marienses" recebe os estreantes do AC Ginetes


O sorteio da 1ª Eliminatória da Taça de Portugal realizado hoje na sede da Federação Portuguesa de Futebol colocou frente a frente marienses e micaelenses do AC Ginetes. Para a equipa mariense é a segunda participação na Taça de Portugal depois de no ano transacto terem sido eliminados nesta primeira ronda, em casa, pelos futuros vencedores da Série Açores, os terceirences do Matraquilhos FC. A formação micaelense faz a sua estreia em competições nacionais.
A Taça de Portugal de Futsal tem início marcado para o dia 6 do próximo mês de Setembro, contando com a participação de 66 clubes do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, organizados em cinco séries.

Eis o escalonamento dos jogos relativos às equipas militantes na Série Açores:

FC Flamengos - ARC Casa Ribeira
CDCC Posto Santo - Capelense SC
CD Rabo Peixe - AJ Fonte Bastardo
CD "Os Marienses" - AC Ginetes
UD Praiense - CE Vila Franca do Campo

quarta-feira, agosto 01, 2012

São 35 os inscritos para o XXXI Rallye Além Mar Santa Maria

Campeonato dos Açores de Ralis e Campeonato Open de Ralis dos Açores seguem para Santa Maria.
XXXI Rallye Além Mar Santa com menos 12 participantes que a edição anterior. A lista de inscritos da 31ª Edição do Rallye Além Mar Santa Maria conta com 35 participantes, no entanto a organização considera o número positivo dada a actual situação dos Ralis na região e face a lista apresentadas em outras provas do Campeonato dos Açores de Ralis, a SAKCAA já tinha frisado que uma lista entre 30 a 40 concorrentes podia ser considerada com positiva.
As ausências mais notadas nesta lista são dos actuais 3º e 4º classificado no CAR, Sérgio Silva e Ruben Rodrigues.

Consultar AQUI a lista de inscritos