segunda-feira, setembro 09, 2013

Ultra Trail de Mont Blanc (Charmonix): Mariense Octávio melo "vencido" pela exigência da prova.

Foi no passado dia 30 de Agosto que os Açores entraram para a história do Ultra Trail. Pela primeira vez, um açoriano conseguiu acumular a pontuação necessária para marcar presença em tão prestigiada competição.
Contado na primeira pessoa, Octávio Melo afirma que nunca tinha constatado tamanho nível de exigência numa prova de Ultra Trail. 
Com início em Courmayer, o atleta mariense foi colocado a alinhar no grupo que partiu em trinta minutos depois do grupo dos favoritos. Muita gente na frente e os trilhos extremamente estreitos foram os primeiros adversários para que pudesse progredir sem estar em competição com o relógio (tempo limite para controlar).
Após vários minutos parado, Octavio Melo alcançou o cume do Tete de la Tronche (2 500 Mts) tendo iniciado de seguida uma ligeira recuperação durante o percurso que contemplou os refúgios de Bertrone e Bonatti.
O primeiro controlo, localizado em Arnuva, foi alcançado sob uma enorme pressão e mesmo em cima do limite de tempo. Algo que condicionou o atleta ao nível da recuperação e de uma alimentação conveniente antes de continuar a prova.
Mas pese embora as dificuldades e tal como é seu apanágio, Octávio Melo não baixou os braços tendo iniciado e concluído a subida ao ponto mais alto da prova, o cume do Grand Col de Ferrer (2 600 Mts). No entanto a descida até La Fouly viria a marcar o términos da primeira participação Açoriana na Ultra Trail de Mont Blanc. Octávio Melo não conseguiu alcançar o controlo antes do tempo limite. Quando abandonou estava na 1810ª posição e contabilizava já onze horas e quarenta minutos na pernas.
Além da vontade de querer regressar um dia, foi um orgulho para este mariense (e para nós) estar durante sensivelmente uma semana junto da Elite Mundial do Ultra Trail.
Foto: Ultra Trail Mont Blanc (Charmonix 2013)

Sem comentários: