sábado, abril 19, 2014

TRAIL RUNNING: Octávio Melo participou no MIUT2014.

Octávio Melo, natural da Ilha de Santa Maria, participou recentemente no MIUT 2014 que decorreu na ilha da Madeira, mas que devido a lesão contraída no evento anterior em que participara e fora campeão, decidiu participar na distância mais curta, de 20 kms, por precaução.
A prova decorreu no passado dia 12 Abril, onde o militar da GNR, a exercer na Horta, percorreu os últimos 20 kms da prova principal, que embora curta, foi muito técnica e com a existência de muitos degraus, subidas complicadas e com uma descida final, que deu para apurar a técnica.
"Fiz uma partida rápida, mas cautelosa para avaliar como reagia à lesão que recuperava. Mesmo assim, passei no primeiro controlo em boa posição, mas na subida, que foi mais dura, acabei por perder alguns lugares, onde se notou a falta de kms, dada a minha paragem de mais de um mês". Octávio Melo, já na descida final foi mais rápido e técnico, onde acabou por recuperar algumas posições na geral chegando à meta no 22º lugar da geral, entre 164 atletas classificados, e no 16º lugar do seu escalão.
"Foi uma boa experiência voltar ao evento mais mediático a nível nacional de Trail Running, onde espero voltar para concretizar uma das travessias nas provas principais em próximas edições". 
O atleta mariense a residir na Ilha do Pico, agora vai preparar-se para o Azores Trail Run, que comporta 48 kms, e onde será o atleta "vassoura" responsável pela segurança do percurso. Mas outras participações em Trail Run estão na mira deste desportista, que continua a queixar-se da falta de provas oficiais pelo Arquipélago. A participação nos 146 kms, dos "Caminhos do Tejo", prova que atribuí três pontos para o UTMB 2015,onde já está inscrito, só será viável caso surja algum apoio de modo a garantir a sua presença na mesma. Outra prova em vista seria o Campeonato Nacional de Ultra Skyrunning, a realizar em Setembro, na ilha da Madeira, mas a sua participação está mais uma vez condicionada ao surgimento de apoios. "Gostaria de representar os Açores, a minha Ilha e a modalidade neste evento".
Texto: Mário Nunes (DFA)
Fotos: OM

Sem comentários: