segunda-feira, agosto 31, 2015

I Torneio Àguia dos Arrifes: GD Gonçalo Velho Vence nos Benjamins e GD S. Pedro foi 4º nos infantis.






As equipas de Santa Maria, Grupo Desportivo Gonçalo Velho (Benjamins) e Grupo Desportivo de São Pedro (infantis) participaram no I Torneio do Águia dos Arrifes que se realizou no último fim-de-semana na Ilha vizinha de São Miguel.
Pese embora a travessia por via marítima não tenha sido das mais agradáveis, os jovens marienses apresentaram-se com suficiente fôlego na guelra para disputar as duas partidas de Sábado.
No escalão dos mais novos, o Grupo Desportivo Gonçalo Velho não encontrou um adversário à altura naquele que foi o primeiro jogo da prova. Uma vitória por 10-2 sobre o Santo António das Capelas e um merecido descanso após almoço foi o rescaldo da manhã de Sábado.
No período da tarde, com o desgaste da viagem e as poucas horas de sono a pesar, o GD Gonçalo Velho defrontou um Santa Clara que contrariamente às restantes equipas, apresentou-se apenas com nove atletas. Um factor que jogou a favor da turma micaelense tendo em conta o regulamento da prova pois a rotatividade completa era um dos pontos a respeitar. A formação encarnada, mais fresca fisicamente chegou ao golo sensivelmente a meio da primeira parte. Resultado este que durou até cerca dos dez minutos para o fim do encontro. Altura esta em que o artilheiro mariense ("Rafa") desferiu um potente remate do meio da rua  igualando a contenda. 
Daqui até final o equilíbrio foi a nota dominante no entanto uma grande penalidade assinalada a favor do GDGV viria a ser decisiva para o resultado final. Uma vez mais "Rafa" não deixou os seus créditos por mãos alheias e bateu o guarda-redes adversário confirmando a reviravolta no marcador. Daqui até final, com os nervos em franja também nas bancadas onde a falange de apoio mariense foi sem sombra de dúvida a mais numerosa e ruidosa, foi ver os jovens marienses a dar aquilo que tinham e o que não tinham para confirmar um triunfo mais do que merecido. 
Com duas vitórias, restava ambicionar pelos três pontos a disputar na manhã de Domingo diante da equipa da casa, o Águia dos Arrifes. Neste jogo, além da determinação da equipa em vencer, o que mais saltou à vista foi o número de apoiantes que marcaram presença para estar ao lado do conjunto mariense. Foram cerca de meia centena entre eles muitos marienses a residir em São Miguel mas que fizeram questão de dar um pulo à freguesia dos Arrifes de forma a sentirem-se também mais perto de casa. 
Quanto ao jogo, voltou a ser dominado pela equipa de Santa Maria. O Grupo Desportivo Gonçalo Velho confirmou a vitória no escalão de Benjamins ao vencer por 7-1. 
Relativamente ao que foi a participação do Grupo Desportivo de São Pedro, dizer que dignificaram a camisola pese embora não terem registado nenhum triunfo. As equipas adversárias, compostas por atletas visivelmente bem preparados e dotados de conhecimentos tácticos, impuseram a sua experiência numa modalidade (Futebol 7) que é praticada esporadicamente em Santa Maria. 
Relembramos que ambas as formações marienses centram a sua actividade de treino e competição no futsal e não no futebol 11. 
Por último dizer que o Prémio Fair Play foi atribuído ao Grupo Desportivo Gonçalo Velho atendendo ao comportamento exemplar dentro e fora das quatros linhas assim como toda a falange de apoio. 
Fotos: DM/PB

Sem comentários: