domingo, julho 13, 2008

Por uma nesga.....

O reaparecimento em Santa Maria, das provas federadas de futsal, não implicou o fim da competição organizada pela INATEL. Como tal, esta época, o campeonato voltou a realizar-se normalmente (apenas sem as equipas que foram para a AFPD) e foi conquistado pela formação da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria.
Como habitualmente acontece, o campeão de Santa Maria, disputa todos os anos, o título da INATEL com o vencedor do campeonato de São Miguel. Este ano não foi diferente e na noite deste Sábado, numa partida extremamente bem disputada realizada no Complexo Desportivo da Ribeira Grande, a formação mariense não conseguiu levar a melhor sobre o Atlético da Ribeira Seca. No final do tempo regulamentar e apesar do empate a quatro bolas, foi no desempate por marcação de grandes penalidades que foi encontrado o campeão absoluto com a equipa micaelense a superiorizar-se à AJISM por 8-7. Foto: JT

sábado, julho 12, 2008

Em preparação.................(VIII)

Depois da participação no Sata Rallye Açores, prova disputada toda ela em terra, a mariense Raquel Rodrigues e toda a da Skoda, concentram-se na preparação do Fabia TDI RS para a vigésima sétima edição do Rallye de Santa Maria.
Contrariamente ao sucedido em algumas provas do Campeonato de Ralis dos Açores, em Santa Maria, Raquel Rodrigues terá certamente a concorrência de mais equipas femininas pela luta do do melhor posto da Classe. Foto: Zona Rallyes

VII Torneio Internacional Mini-Voleibol (2)

A equipa de minis do Clube Asas do Atlântico, ao fim de dois dias de competição, alcançou, a sua primeira vitória no VII Torneio Internacional de Mini-Voleibol. Durante o dia de ontem, a formação mariense realizou três partidas tendo sido na segunda que conseguiu bater o Angra Volei Clube por 36-60.
Esta prova, organizada pelo Clube Kairos e que decorre até à próxima Segunda-Feira, tem os restantes jogos agendados para as manhãs deste Sábado e Domingo. Isto porque os períodos da tarde, tem sido preenchidos com diversas actividades extra competição.
#
Resultados do 2º Dia
#
Clube Asas do Atântico 35 x 44 Colégio Xuvenil de Vigo
CAIC Cernache 35 x 50 Coriscolândia
Angra VC 36 x 60 Clube Asas do Atlântico
Colégio Xuvenil Vigo 43 x 45 CDEEP Arrifes
Colégio Xuvenil Vigo 43 x 34 Coriscolândia
Clube Asas do Atlântico 27 x 41 Coriscolândia
Coriscolândia 36 x 50 CDEEP Arrifes.

Jogos das Ihas - 2010

Da lista de jogadoras convocadas para o primeiro estágio da Selecção Açores Feminina de Basquetebol, que irá participar nos Jogos das Ilhas em 2010, consta uma atleta de Santa Maria. Para a Carina Festa, do Clube Desportivo "Os Marienses", não é inédita a presença num estágio da equipa regional no entanto, há que demonstrar trabalho, dedicação e acima de tudo resultados para garantir a continuidade neste projecto.
#
Atletas Convocadas
14 a 21 de Julho - São Miguel
#
Raquel Rodrigues - Clube União Sportiva (São Miguel)
Mariana Oliveira - Clube União Sportiva (São Miguel)
Joana Matos - Clube União Sportiva (São Miguel)
Francisca Machado - Clube Operário Desportivo (São Miguel)
Ana Rodrigues - Clube Operário Desportivo (São Miguel)
Maria Ferreira - Clube União Micaelense (São Miguel)
Andreia Barroso - Clube União Micaelense (São Miguel)
Rita Almeida - Clube União Micaelense (São Miguel)
Nadine Furtado - Fayal Sport Club (Faial)
Isa Goulart - Fayal Sport Club (Faial)
Cláudia Silva - Fayal Sport Club (Faial)
Carina Festa - CD. Os Marienses (Santa Maria)
Elisabete Furtado - CJ Boa Viagem (Terceira)
Joana Santos - CJ. Boa Viagem (Terceira)
Carolina Costa - CJ. Boa Viagem (Terceira)
Mariana Ferreira - CDE. Os Vitorinos (Terceira)
Seleccionadora - Gracinda Andrade (Faial)

sexta-feira, julho 11, 2008

VII Torneio Internacional Mini-Voleibol (1)

No primeiro dia da partipação no VII Torneio Internacional de Mini-Voleibol, a equipa do Clube Asas do Atlântico e não obstante da excelente réplica dada ao CAIC Cernache, não foi além de duas derrotas. Os jogos prosseguem durante o dia de hoje a partir das 10h00 no Parque Século XXI, em Ponta Delgada e espera-se que corra de feição à formação mariense.
#
Resultados do 1º Dia
#
Coriscolândia 34 - 51 Clube Kairós
CDEEP Arrifes 63 - 28 Angra V.C.
Clube Asas Atlântico 45 - 52 CAIC Cernache
Angra V.C. 32 - 51 Colégio Xuvenil Vigo
Clube Kairós 47 - 28 Clube Asas Atlântico
CAIC Cernache 25 - 64 CDEEP Arrifes
Coriscolândia 47 - 45 Angra V.C.

Em preparação...........(VII)

Depois de ter adquirido o Peugeot 106 no seu último ano de homologação, o jovem João Chaves, também ele natural da freguesia de Santo Espírito, participa este ano no Rali de Santa Maria mas na competição destinada aos VSH (Veiculos Sem Homologação). Ao seu lado como navegador, terá o André Oliveira. Foto: SC

quinta-feira, julho 10, 2008

XX Torrellano Cup

A dupla de árbitros nacionais Mário Carvalho/Hélio Bairos, seguiram hoje rumo a Lisboa, de onde partem amanhã rumo à região de Alicante (Espanha).
Este ano e uma vez tendo contado com o apoio da Cãmara Municipal de Vila do Porto, a Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria, faz-se representar numa prova internacional, desta feita, a 20ª Edição da Torrellano Cup. Competição que se realiza de 12 a 16 de Julho e conta com um número impressionante de equipas inscritas (não clubes).
Mais informação: http://www.torrellanocup.es/

quarta-feira, julho 09, 2008

VIII Edição do voleibol de praia SMA 2008

Os jogos de voleibol de praia referentes ao SMA 2008, vão, uma vez mais realizar-se na Praia Formosa sendo as inscrições para a participação na prova, aceites no próprio dia pelas 14h00.
#
Calendário das Provas:
Iniciados Masculinos/Femininos - 26 Julho - 2x2
Séniores/Júniores/Juvenis Masculinos - 2 Agosto - 3X3 *
Séniores/Júniores/Juvenis Femininos - 3 Agosto - 3X3 *

* As equipas poderão ser compostas por 4 atletas e será permitido realizar substituições.
#
Prémios:
Séniores/Júniores/Juvenis Masculinos
1º Lugar - 150.00€
2º Lugar - 100.00€
3º Lugar - 50.00€

Séniores/Júniores/Juvenis Femininos
1º Lugar - 150.00€
2º Lugar - 100.00€
3º Lugar - 50.00€

Iniciados Masculinos/Femininos
1º ao 3º Lugar - Troféu

Em preparação...................(VI)



Dos vários marienses que preparam a sua estreia no Campeonato de Ralis dos Açores (pilotos e navegadores) nomeadamente no Rali de Santa Maria que decorre a 8 e 9 de Agosto, José Sousa, natural da freguesia de Santo espírito, foi o que mais recentemente investiu numa viatura de competição. Trata-se, como se pode ver, de um Citroen Saxo Cup e que foi adquirido com a finalidade de ser preparado única e exclusivamente para ralis. Como navegador de José Sousa durante a prova mariense, estará Eduardo Sousa, outra estreia na competição automóvel.

Jogos das Ilhas - 2010

Depois da congénere de voleibol o ter feito, é chegada a altura da selecção Açores masculina de andebol que irá representar a região nos Jogos das Ilhas em 2010, ter o seu 1º estágio. O mesmo realizar-se-à em Santa Maria de 28 de Julho a 02 de Agosto. A lista dos 26 convocados, foi ontem divulgada pela Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria e conta com atletas nascidos em 1994 e 1995.
#
Carlos Saraiva – GD Biscoitos (Terceira)
Leonel Cardoso – GD Biscoitos (Terceira)
Paulo Ornelas – GD Biscoitos (Terceira)
Rodrigo Oliveira – GD Biscoitos (Terceira)
Fábio Rodrigues – GDCP Arrifes (São Miguel)
Marco Medeiros – GDCP Arrifes (São Miguel)
Cláudio Oliveira – GDCP Arrifes (São Miguel)
Ronaldo Raposo – GDCP Arrifes (São Miguel)
Daniel Medeiros – GDCP Arrifes (São Miguel)
Nelson Melo – ACDR Graciosa (Graciosa)
Cláudio Santos – ACDR Graciosa (Graciosa)
Wilson Costa – SC Horta (Faial)
Sérgio Nazaré – SC Horta (Faial)
Bernardo Rosa – SC Horta (Faial)
Gerson Medeiros – SC Horta (Faial)
Pedro Figueiredo – CD Marienses (Santa Maria)
Iuri Dias – CD Marienses (Santa Maria)
Tiago Rodrigues – CD Marienses (Santa Maria)
Helder Batista – CD Marienses (Santa Maria)
Rui Chaves – CD Marienses (Santa Maria)
Edi Rodrigues – CD Marienses (Santa Maria)
Jerry Cunha – CD Marienses (Santa Maria)
Delfim Vieira – Clube Ana S. Maria
César Furtado – Clube Ana S. Maria
Pedro Pincho – Clube Ana S. Maria
Henrique Barros – Clube Ana S. Maria
#
Equipa Técnica
José Rodrigues
Ezequiel Araújo

AVISM faz-se representar.

Mantendo a tradição dos últimos anos, o Clube K leva a efeito entre 9 e 14 do corrente mês a sétima edição do Torneio Internacional de Mini-Voleibol, evento que vai reunir quase uma centena de jovens praticantes da modalidade para seis dias de competição e convívio. São sete as equipas que dão corpo à edição deste ano, contando-se a presença do Club Xuvenil de Teis (Espanha) e do CAIC Cernache (continente), para além das formações açorianas do Clube Asas do Atlântico, Angra Volei Clube, Clube Desportivo Escolar dos Arrifes, Coriscolândia e Clube K.A sessão de abertura está agendada para as 16.30 horas da próxima quarta-feira, a realizar no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, seguindo-se a competição até segunda-feira. Texto e Foto: DSP

terça-feira, julho 08, 2008

Em preparação.....................(V)

O mariense Paulo Andrade é um dos jovens pilotos que já participou este ano numa prova do Campeonato dos Açores de Ralis (Sical). A época de estreia ao volante do Citroen Saxo Cup e tal como o próprio afirmou numa recente entrevista, "........passa por terminar provas para aprender o máximo possível. Não vou arriscar até porque vou entrar no campeonato sem quaisquer objectivos de classificação final. Quero, isso sim, conhecer o carro e os seus limites, tanto no asfalto como em terra para que em 2009 já possa fazer uma temporada mais a sério."
Assim e apesar da humildade presente no discurso do piloto que continua ligado à equipa RUTOR, os muitos entusiastas e adeptos pelo desporto automóvel, esperam ver o Saxo Cup na luta pelo lugar de melhor equipa local no Rali de Santa Maria e quem sabe no pódio do troféu.
Foto: PA

Presença confirmada.

Tal como indiciaram os resultados registados na 1ª mão das meias finais da competição, na 2ª mão, os triunfos do Boavista Futebol Clube e Leixões Sport Clube(2), voltaram a ser categóricos no que ao apuramento das duas equipas finalistas to Torneio Patricius, diz respeito.
Enquanto a formação axadrezada, já sem a guardiã mariense Elisa Sousa, cilindrou o GD C.I.C Brancas por 9-2, a segunda equipa finalista, bateu a congénere por 4-2. A final realiza-se na tarde do próximo dia 12 de Julho. Foto: Eventos Patricius

Torneio Nacional de Mini Basquete - Terceira 2008


O pavilhão municipal de Angra do Heroísmo recebeu, entre 3 e 6 de Julho, o torneio nacional de mini-basquetebol, evento que contou com a presença de 238 atletas.Os miúdos, com idades compreendias entre os 8 e os 12 anos, foram as principais vedetas de uma festa onde brilharam as bolas e as tabelas, sempre abrilhantada por uma competição forte mas saudável, privilegiando a aprendizagem de atletas que estão nos primeiros níveis da sua formação.Este é um aspecto de crucial importância na opinião do director técnico da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira (ABIT). Em declarações à reportagem de DSP/DI, João Ávila salientou a cada vez maior adesão de jovens ao escalão de mini-basquetebol, aproximando-se, inclusive, do número de praticantes que se verifica nas categorias superiores.
Boa Viagem, Angra Basket, Terceira Basket, Vitorinos e TAC foram os representantes da ABIT, sendo que, entre os participantes, 133 deslocaram-se de outras paragens, nomeadamente de Santa Maria (Minis B e Minis A), São Miguel, Pico e Faial, bem como as equipas do Benfica, Olivais de Coimbra, Basquetebol Clube de Cantanhede e GD e Recreativo André Resende.Além de jogos nas categorias de minis A e minis B, o programa do torneio contou, ainda, com diversas avaliações de critérios técnicos, desde o lançamento à agilidade, reservando, igualmente, troféus que pretendem premiar o imprescindível fair-play. Texto: DSP / Fotos: LR

segunda-feira, julho 07, 2008

Em preparação..................(IV)

A intenção de vender a viatura mantém-se no entanto, tendo em conta a deliberação da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting que prolongou por mais dois anos a homologação dos Renault Clio 1.2, a dupla mariense Steve Coelho e Kevin Tavares, preparam-se para participar pela segunda vez consecutiva no Rali de Santa Maria.
Contrariamente ao sucedino o ano passado, na edição deste ano, haverá troca de lugares ou seja o piloto passa a ser o Steve Coelho. Foto: SC

domingo, julho 06, 2008

GD São Pedro de Regresso........

Como é sabido, a época 2007/2008, marcou o regresso de alguns clubes (GD Gonçalo Velho, CD Marienses e Valverde FC) à Associação de Futebol de Ponta Delgada, os quais, disputaram em Santa Maria, as várias provas de futsal que foram organizadas por aquele organismo associativo.
Na próxima época, já é um dado adquirido que o quadro competitivo irá aumentar. Isto porque e após uma ausência prolongada, o Grupo Desportivo de São Pedro prepara-se para regressar à competição federada nomeadamente nos escalões de formação. À semelhança do sucedido no passado, espero sinceramente que os destinos do GDSP voltem a ter como principal objectivo, a captação e formação de jovens desportistas.

1ª Estágio concluído....

O primeiro estágio de preparação da Selecção Açores Masculina de Voleibol que virá participar na 13ª Edição dos Jogos das Ilhas em 2010, teve o seu términos durante o dia ontem no Complexo Desportivo de Santa Maria.
No cômputo geral e pelo que pude apurar, a equipa técnica ficou deveras satisfeita com a prestação dos atletas que, recordo, nesta fase inicial da preparação, são indicados pelas diversas Associações Regionais.
Aos convocados e devido a problemas de ordem disciplinar registados com um dos atletas (tendo mesmo abandonado o estágio), juntou-se Edi Rodrigues do Clube Desportivo "Os Marienses". Foto: AVISM

sexta-feira, julho 04, 2008

Em preparação ......... (III)

Depois de ter participado já esta época no Rali Sical e Rali da Ribeira Grande, José Fontes, integrado também ele no Team Chave de Rodas e à semelhança do que acontece com outras equipas marienses, já prepara o Renault Clio 1.2 para a vigésima sétima edição do Rali de Santa Maria.
Para a prova mariense e para além da alteração já efectuada às cores que revestem o carro, José Fontes, terá que "contratar" um navegador. Isto porque e caso sejam ultrapassadas algumas contrariedades, Pedro Sousa estará sim nas estradas marienses mas desta feita ao volante de um reformulado Renault Clio 1.6.

quinta-feira, julho 03, 2008

Da Luz para Belém.

Henrique Melo não vai continuar no plantel júnior do Sport Lisboa e Benfica. As qualidades evidenciadas pelo atleta ao longo da época, bem como os 95 golos marcados na 22 partidas realizadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, foram mais do que suficientes para que João Florêncio, técnico do plantel principal do FC "Os Belenenses", endereçasse pessoalmente o convite ao jogador formado na "cantera" do Clube Desportivo "Os Marienses", para ingressar nos azuis do restelo em 2008/2009.
Durante a conversa mantida entre ambos e para além de ter afirmado que a aposta este ano na equipa júnior será muito mais ambiciosa e objectiva, o categorizado técnico, não fechou as portas a uma possível integração no pantel sénior do Belenenses por parte do jovem Açoriano. Algo que deixa Henrique Melo bastante satisfeito e super motivado.

SATA Rallye Açores.

A mariense "Raquel Rodrigues e Ana Silva estão ansiosas pela partida para o seu primeiro SATA Rali Açores. “Temos tudo pronto para começar o rali. O carro está em forma depois dos habituais cuidados por parte da Auto Central Sport e nós estamos preparadas para afrontar este grande desafio” afirma Raquel Rodrigues. Apesar de não terem experiência de participação em provas tão extensas, Raquel Rodrigues e Ana Silva estão confiantes: “vamos dar o nosso melhor e procurar pontuar nos dois dias na tentativa de reforçar a liderança que temos na tabela do troféu feminino. Para nós seria muito importante virar para a segunda metade do nosso ano de estreia no comando da classificação e com a maior vantagem possível”. Raquel Rodrigues considera que as maiores dificuldades deste rali serão de carácter físico. “O rali será muito duro tanto pela extensão como pelo calor que se antevê que possa estar durante a prova. Estar muito tempo a bordo de um carro de competição com os fatos vestidos e os capacetes na cabeça será verdadeiramente difícil de suportar mas, como costuma dizer-se, quem corre por gosto não cansa... Vamos procurar gerir o esforço e não esquecer de ingerir bastantes líquidos para que não corramos o risco de as coisas poderem correr menos bem devido a “avaria humana”, graceja a piloto que terá o número 32 na porta do Skoda Fabia RS TDI." Fonte: DSP / Foto: DR

VI Torneio Feminino - Corrico de Barco

Terminam hoje as inscrições para o Torneio Feminino de Corrico de Barco. Desta feita a sua sexta edição e que decorrer de 04 a 06 de Julho. O programa, que ainda não está disponível no blogue do Clube Naval de Santa Maria, contempla na próxima Sexta-feira o habitual briefing onde se reunem todos os participantes e organizadores da prova.

quarta-feira, julho 02, 2008

2ª Divisão - Zona Sul - 2008/2009.

A Federação de Andebol de Portugal, deu hoje a conhecer a lista completa e oficial das equipas/clubes classificados para disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão na próxima época desportiva. Relativamente às que se perfilam como possiveis adversários do CD Marienses na Zona Sul estão as formações do Lagoa AC e Clube Vela de Tavira (AA. Algarve), ACR Zona Azul e CFVG Vidigueira (AA. Beja), Almada AC, NAAL Passos Manuel e Clube Oriental de Lisboa (AA. Lisboa), IFC Torrense, CCR Alto do Moinho e GDR Quinta Nova (AA Setubal).
Tendo em conta que nos termos regulamentares, os clubes participantes formam três zonas (Norte, Centro e Sul) com 12 equipas cada, fica a faltar um clube para completar a Zona Sul. A formação eleita poderá vir a ser uma das pertencentes à Associação de Andebol de Santarém, ACD Benavente ou NA Samora Correia.
Na mesma comunicação, a entidade que regula todo o andebol nacional informa que os clubes tem até ao proximo dia 31 de Julho para efectivarem a sua inscrição na prova, que o sorteio da mesma está agendado para o dia 04 de Agosto estando o seu início marcado para o dia 13 de Setembro de 2008. Fonte: FPA

Em preparação ............ (II)

A vigésima sétima edição do Rali de Santa Maria, para além de contemplar algumas estreias na competição automóvel, marcará também o regresso de Helder Figueiredo ao volante. Depois de uma experiência menos conseguida em 2006 (Renault 5 - VSH) e após a participação em vários ralis como navegador de João Silva, este jovem mariense que, recordo, adquiriu o Toyota Yaris ao Paulo Andrade, integra este ano o Team Chave de Rodas.
De referir que o navegador de Helder Figueiredo para a prova mariense, será o Helder Monteiro.

terça-feira, julho 01, 2008

II Edição do SMA VOLEI.

É para os dias 20 e 21 de Setembro que a Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria, tem prevista a realização da segunda edição do Torneio SMA VOLEI.
A competição, que volta a ser destinada aos escalões de júniores e séniores femininos, para além das equipas locais,contará este ano e segundo as pretenções da organização, com três equipas convidadas.

Torneio Nacional de Mini Basquetebol.

O Torneio Nacional de Basquetebol, realiza-se este ano na Ilha Terceira sendo a associação local a responsável pela organização do evento que tem o seu início marcado para o próximo dia 03 de Julho e términos a 06.
A Associação de Basquetebol de Santa Maria estará presente com duas selecções de Minis B, uma masculina e uma feminina, constituída pelos seguintes atletas:
#
Minis B Masculinos

Nuno Costa - Clube Ana
João Amaral - Clube Ana
Mário Batista - Clube Ana
Miguel Melo - Clube Ana
Rodrigo Soares - Clube Ana
Dário Figueiredo - CD Marienses
Tiago Resendes - CD Marienses
Pedro Santos - CD Marienses
Henrique Coelho - CD Marienses
Rafael Puim - CD Marienses

Treinadores
Venância Valente
Luísa Coelho

#
Minis B Femininos

Carolina Andrade - Clube Ana
Rita Moura - Clube Ana
Ana Sofia Freitas - Clube Ana
Carolina Amaral - Clube Ana
Ana Carolina Braga - Clube Ana
Eliana Lopes - CD Marienses
Neusa Sousa - CD Marienses
Clara Lima - CD Marienses
Micaela Dias - CD Marienses
Vânia Andrade - CD Marienses

Treinadoras
Liliana Resendes
Sara Puim