segunda-feira, julho 28, 2008

XXVII Rali de Santa Maria.

Lista de Inscritos
#
Foto: Direitos Reservados

CD Marienses 2008/2009.

Segundo o DM pôde apurar, a abertura da "oficina" do Clube Desportivo "Os Marienses", está já agendada para o próximo dia 12 de Agosto.
Numa fase inicial da preparação da equipa, os treinos vão decorrer no exterior e devem, certamente, contemplar a componente física.
Relativamente à composição do plantel que vai disputar a Zona Sul da 2ª Divisão em 2008/2009, o técnico Pedro Resendes vai, ao que tudo indica, contar com todos os jogadores que terminaram a época transacta sendo também certo que a estes, juntar-se-ão Helder Figueiredo e Rúben Pina.
Recordo que o sorteio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão realiza-se no próximo dia 4 de Agosto na sede do Comité Olímpico de Portugal pelas 16h15 (Hora - Açores).

sexta-feira, julho 25, 2008

“Açor” volta a ser o primeiro.

A embarcação do skipper João Leal foi a primeira a concluir da perna inaugural da Regata Açoriano Oriental Yacht Race, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. O “Açor” demorou 08h38m para cumprir as 56 milhas naúticas entre Ponta Delgada e Vila do Porto
O skipper terceirense, João Leal, na embarcação “Açor”, voltou pelo segundo ano consecutivo a ser o primeiro a terminar a primeira perna da Açoriano Oriental Yacht Race 2008, cumprindo as 56 milhas náuticas entre Ponta Delgada e Vila do Porto em sete horas e meia. O “Açor” entrou na baia da mariana de Vila Porto às 03h38m, depois de uma viagem cautelosa, onde o vento raramente soprou a favor das 13 embarcações que integram a terceira edição da regata organizada pelo Jornal Açoriano Oriental, com o apoio do Clube Naval de Ponta Delgada e Clube Naval de Santa Maria. Recorde-se que os participantes partiram de Ponta Delgada na quinta-feira, pelas 20h00, velejando à ilha de Gonçalo Velho, viagem que para uns foi curta mas para outros longa, já que a última embarcação a chegar foi a “Fénix” do skipper Eduardo Reis, pelas 10h27m.Nas provas de vela ligeira os skippers procuram tirar o máximo partido do vento, por forma a que possam gastar o menor tempo possível até ao destino.Neste sentido, a estratégia delineada pela tripulação do “Açor” foi a mais eficaz. Contudo, os outras embarcações também souberam tirar partido do pouco vento, com o “Xcape”, de Luís Quintino, a chegar em segundo, quase oito horas após a partida (04h10m30s), num interessante despique com o “Aphrodite”, de Rui Mendonça, que chegou 14 minutos depois. A terceira edição da Regata Açoriano Oriental é disputada em três classes, nomeadamente a Classe Open (6 embarcações), ORC 1 (4) e ORC 2 (3 ). Em relação à Classe ORC 1, e apesar do “Açor” ter chegado em primeiro, a embarcação “Xcape” lidera a classe devido à compensação do tempo, ficando o veleiro de João Leal em segundo, seguido pelo “Aphrodite” na terceira posição da classe. Na Classe ORC 2, o primeiro lugar foi para o skipper João Reis, na embarcação “Celtic Dream”, que chegou a Santa Maria pelas 05h14m10s, seguido pelo “Shesha” de Manuel Silva que atracou à Marina da Vila do Porto pelas 08h26m, seguido do “Fénix”, de Eduardo Reis. Na Classe Open, a estreia da embarcação “Fugas1”, com Marco Sousa como skipper, não podia ter sido melhor, já que foram os primeiros da classe quartos a arribar a Santa Maria, tendo chegado ao final da primeira perna da regata Açoriano Oriental às 05h02m27s. Na segunda posição está o “Lua” de Dino silva” e em terceiro o “Prainha” de Duarte Silveira.Realizada que está a primeira perna, ontem o dia foi de descanso para as tripulações e de entrega de prémios referentes à mesma, num jantar convívio que teve lugar no Restaurante Docas, com animação a cargo do Grupo Almagre. A partida para a segunda perna da prova (Vila do Porto – Ponta Delgada), ocorre pelas 09h00 de hoje, prevendo-se a chegada das primeiras embarcações a São Miguel para as 17h00.

Foto/Informação: Foto Pepe/Açoriano Oriental

Este Domingo...


O Clube Motard Santa Maria convida todos os sócios e não sócios a participarem nesta forma diferente de conjugar uma festa popular com um alegre convívio motard.

terça-feira, julho 22, 2008

Açoriano Oriental Yacht Race

Naquela que é a terceira edição desta prova náutica organizada pela Açormedia em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, limam-se arestas para que, no próximo ano, a referida pretensão seja uma realidade, até porque todos os requisitos parece estarem já reunidos... “O que faltou até aqui foi a marina de Santa Maria”, explica Luís Medeiros do Clube Naval de Ponta Delgada, acrescentado que “há dois anos, na cidade da Horta, houve uma reunião com todos os skippers na qual lhes foi perguntado se aceitavam a inclusão da prova de Santa Maria no calendário regional e não houve nenhuma voz discordante”. Uma vez concretizado esse objectivo, a organização pondera ainda a possibilidade de se acrescentar mais uma perna à regata, que iria contemplar uma ligação com a ilha da Terceira.Para já, a única novidade que poderá marcar a edição deste ano tem a ver com o regresso...“A perna de Santa Maria para São Miguel poderá, eventualmente, sofrer uma alteração: em vez dos participantes virem directos para Ponta Delgada, poderá contornar-se o ilhéu de Vila Franca do Campo, regressando junto à costa. Será algo que vai depender de vários factores, especialmente do vento”, adverte Luís Medeiros.Afluência mais do que duplicouDigno de registo, nesta edição da Açoriano Oriental Yacht Race, é o número de participantes que, comparativamente com o ano anterior, mais do que duplicou.“Em termos de frota, as melhores embarcações para a vela de cruzeiro estão inscritas e já confirmaram a sua presença, o mesmo acontecendo com todos os campeões do Açores desde 2001”, refere Luís MedeirosOntem, até ao final da tarde, já se contabilizavam treze concorrentes, sendo de destacar uma forte participação de skippers oriundos da ilha Terceira. Contudo, de acordo com os promotores do evento, este número de participações poderá vir a aumentar, uma vez que as inscrições só terminam ao final da tarde de hoje.Um salto quantitativo muito considerável em termos de participação, que é entendido pela organização como o reflexo da melhoria de condições na recepção na ilha de Gonçalo Velho.“Em Vila do Porto, nos anos anteriores, como ainda não existia a marina os barcos ficavam acostados ao cais, que é muito alto. Em alternativa fundeavam dentro do porto, onde também não há as melhores condições. Este ano, com a marina, já estão reunidas condições de segurança, o que torna mais apelativa a participação”.“Para além disso, esta regata antecede o campeonato regional dos Açores de cruzeiros, e por isso é natural que alguns dos inscritos até a utilizem para medir algumas forças, numa espécie de aquecimento”, admite a organização.A partida dos velejadores rumo a Santa Maria está marcada para as 20 horas de amanhã com saída do Clube Naval de Ponta Delgada.
Fonte: Jornal Açoriano Oriental

segunda-feira, julho 21, 2008

Aposta forte para o lados do restelo........

O departamento de andebol do Futebol Clube "Os Belenenses", pela mão dos seus responsáveis, parecem querer apostar forte na época 2008/2009, em particular no Campeonato Nacional de Júniores Masculinos.
Depois do DM, ter avançado com a notícia da contratação do mariense Henrique Melo, já é certo que mais alguns jogadores, alguns deles internacionais B, vão ingressar no plantel azul e branco.
Do SL Benfica rumam ao restelo:
Henrique Melo, Pedro Florêncio, David Mira e António Areia (Internacional B)
Do CD São Bernardo:
Henrique Carlota (Guarda-Redes Internacional B)
Do NAAL Passos Manuel:
Bélone Moreira (Internacional B)

Em preparação...........(XII)


Caso não hajam surpresas relativamente à participação de equipas locais na XXVII Edição do Rali de Santa Maria ou até mesmo mudanças de atitude no que concerne à divulgação das mesmas aqui neste espaço, é com o Renault Clio 1.6 16V, do Pedro Sousa/Pedro Botelho, que o desporto mariense encerra o tópico "Em preparação...".
É inegável e por isso está de parabéns (assim como estão as restantes equipas marienses), que o trabalho levado a cabo pelo Team Chave de Rodas na preparação desta viatura foi fantástico.
Apesar de Pedro Sousa não o admitir, penso que será legítimo da sua parte, traçar o título de melhor equipa mariense, como objectivo principal na sua participação deste ano no entanto, Pedro Sousa e Pedro Botelho, preferem para já definir como prioridade máxima, a habituação ao novo carro que segundo estes, "não se compara com o clio 1.2".
O Team Chave de Rodas disponibiliza um video no seu blogue, que mostra grande parte do trabalho realizado no Renault Clio 1.6 16V. - http://www.wwwchavederodas.blogspot.com/

Estágio Selecção Açores 2010 - Informação

É já na próxima Segunda-Feira que têm início os trabalhos da Selecção Açores Masculina de Andebol. Este projecto visa a participação nos Jogos das Ilhas em 2010 sendo que todas as sessões de treino decorrem no Complexo Desportivo de Santa Maria.
Recordo que da lista de convocados, fazem parte atletas nascidos em 1994/1995 e que são oriundos do Sporting Clube da Horta (4), Clube Ana S. Maria (4), Grupo Desportivo dos Biscoitos (4), ACDR Graciosa (2), Clube Desportivo "Os Marienses" (7) e GD Casa do Povo dos Arrifes (5). Para aumentar e imprimir: Clicar na imagem

domingo, julho 20, 2008

Torneio Amizade - Água de Pau 2008

Como já vem sendo hábito nos últimos anos, Santiago Futebol Clube e Grupo Desportivo Gonçalo Velho, disputam o Torneio Amizade. Desta feita, a edição deste ano, realizada na ilha de São Miguel, teve como palco o polidesportivo da freguesia de Água de Pau.
Durante a partida e apesar da excelente réplica, a formação mariense, bastante rotinada a viagens até à ilha vizinha para disputar jogos, não deixou que o adversário levasse a água ao seu moinho e venceu por 9-7.

No Açoriano Oriental de hoje......

Rali de Além Mar Santa Maria igual a edições anteriores
Agosto é mês de festa em Santa Maria com a famosa Maré a fazer subir a temperatura e a população da ilha. Mas Agosto é também mês de rali na Ilha de Gonçalo Velho pelo que animação é coisa que não vai faltar no verão mariense. O Clube Asas do Atlântico estruturou uma prova em tudo idêntica à de anos anteriores provando mais uma vez ser avesso a grandes inovações. Diga-se em abono da verdade que a dimensão da ilha não facilita mas também desde há muito que se nota uma certa tendência para a estagnação corporizada, por exemplo, na não autorização do cumprimento do percurso integral da prova por parte dos VSH. A estrutura do rali mantém a habitual configuração com a manhã a ser reservada para a passagem dupla pelas classificativas Saúde / Avenida, Salto / Forno e Santa Bárbara / São Pedro. Depois do almoço as equipas enfrentarão por duas vezes os troços Praia / Almas e Santo Espírito / Monteiro. No total, os concorrentes ao Campeonato de Ralis dos Açores percorrerão 205,63 km dos quais 93,38 km, correspondentes a 45,41% do total serão disputados ao cronómetro. Como novidade apenas há a referir a maior condensação temporal do rali que vai para a estrada meia hora mais tarde do que em 2007 e termina apenas 10 minutos depois do horário do ano passado. Como nota positiva, referência para o facto de o Clube Asas do Atlântico manter no programa o Shakedown que noutras paragens tem vindo a ser eliminado por razões orçamentais. Em Santa Maria, a prova teste terá lugar em São Pedro entre as 15h30 e as 16h00 do dia 8 de Agosto.A entrega de prémios terá lugar no dia 9 nas instalações do Clube Asas do Atlântico. FV

quinta-feira, julho 17, 2008

Jet Ski na Maia.(NOVA DATA)

Numa acção conjunta dos Amigos da Maia e Clube Naval de Ponta Delgada, realiza-se no próximo dia 26 de Julho e não a 19 como inicialmente previsto (más condições do mar) apartir das 11h, a 2ª concentração de Jet Ski no lugar da Maia. A iniciativa, aberta a todos os adeptos dos desportos naúticos, conta ainda com o apoio da Associação de Pescadores e Serviço do Desporto de Santa Maria. Cartaz: RA

quarta-feira, julho 16, 2008

Em preparação...........(XI)

Na XXVI Edição do Rali de Santa Maria, não chegou a concluir a 1ª PEC destinada aos VSH mas este ano, o mariense Bruno Tavares, conta em fazer chegar o seu Opel Corsa GSI, ao jardim municipal.
Ao jovem piloto, que já tem reunidas todas as condições de participação para a prova mariense, resta-lhe eleger um navegador para o acompanhar nesta "aventura".

terça-feira, julho 15, 2008

Em preparação..........(X)


É neste carro, propriedade do Team Chave de Rodas, que outra dupla mariense prepara a sua estreia na competição automóvel. São eles Osvaldo Cabral e Cristina Figueiredo.
O Renault Clio 1.2, apesar de estar equipado para ralis, deverá, até ao XXVII Rali de Santa Maria, sofrer mais algumas afinações de modo a garantir uma participação tranquila na prova. Foto: PB

Título Regional de Absolutos.


O Clube Independente de Atletismo da Ilha Azul, sagrou-se, pela sétima vez consecutiva, campeão regional de absolutos. A formação faialense, que mantém a directriz de valorizar o atleta açoriano, utilizou, durante a prova realizada em São Miguel, apenas um elemento oriundo do continente. Isto nos que diz respeito aos masculinos.
Este feito, apesar de relevante para a modalidade de atletismo, provavelmente não mereceria destaque neste espaço no entanto, o facto de um dos dois treinadores do CIAIA ser o mariense Octávio Melo, faz com que o DM lhe dê o merecido reconhecimento. Para além de todo o trabalho que tem vindo a desempenhar à frente dos escalões de formação do clube, Octávio Melo, foi convidado recentemente para integrar a direcção técnica da Associação de Desportos do Faial.
Foto: OM

segunda-feira, julho 14, 2008

Em preparação........(IX)

Depois do aparatoso acidente de que foi vítima na edição de 2007 e que assim marcou negativamente a sua estreia na competição automóvel, Gualter Cabral, prepara novamente um Mitsubishi Lancer (Branco) para voltar ao asfalto durante o Rali de Santa Maria (VSH). Ao seu lado como navegador, estará Paulo Santos, outro mariense estreante nos rallyes. Foto: Verificações técnicas 2007

Vitória axadrezada.

A final do 1º campeonato feminino de futebol de 7 e que foi integrado no 25º Torneio Patricius, teve lugar na tarde do passado sábado nas instalações do Colégio dos Carvalhos.
Durante a partida, o equilíbrio entre as duas formações foi a nota dominante, como tal, o resultado de 2-2, registado no final do tempo regulamentar entre Boavista FC e Leixões SC(2), não surpreendeu o público presente.
Assim, o vencedor absoluto teve, impreterivelmente, que ser encontrado através da marcação de grandes penalidades e aí, destacaram-se as guarda-redes. A matosinhense, apesar de ter defendido duas grandes penalidades, não evitou que o troféu rumasse ao bessa, isto porque a sua adversária de posição, acabou por suster três das cinco grandes penalidades convertidas pelo Leixões SC(2).
A mariense Elisa Sousa, apesar da sua ausência deste a 1ª Mão da meia-final por já se encontrar a gozar um perídodo de férias, teve também ela, um papel fundamental na obtenção deste título.

VII Torneio Internacional de Mini Voleibol.

Caiu o pano sobre o VII Torneio Internacional de Mini Voleibol ontem de manhã, com a organização, a cargo do Clube Kairós, a proceder à entrega de troféus, diplomas de participação e uma lembrança aos clubes e atletas que tomaram parte no evento. Mais do que a competição realizada ao longo dos últimos quatro dias, este torneio visa essencialmente a criação de novas amizades e proporcionar um convívio, em ambiente tipo campo de férias, a crianças de diferentes regiões dos Açores, Portugal e, no caso particular desta edição, Espanha (à semelhança, contudo, do que já vem sendo hábito). João Pimentel, presidente do Clube Kairós, fez questão de sublinhar que a componente social é a principal característica deste evento desportivo que, também, é um prémio de final de temporada. “Este torneio acaba por ser um prémio aos jogadores que mais se empenharam em treinar e jogar ao longo do ano. Nesta altura os clubes premeiam-nos com este convívio que organizamos” e que, de ano para ano, tem conseguido ganhar o seu espaço e prestígio, sendo que já são os clubes a indagar a organização se há a possibilidade de integrar o convívio, com o Clube Kairós a não ter de endereçar o convite. “O torneio já é reconhecido pelas equipas que vão participando e que vão transmitindo a outras. Cada vez tem aparecido muita gente interessada. Este ano já não foi o Clube Kairós a convidar, foram os próprios clubes a perguntar se podiam participar”, revela.As primeiras seis edições tiveram lugar no concelho da Lagoa mas, este ano, o espaço escolhido para a realização dos jogos foi o Parque Século XXI em Ponta Delgada. Um escolha feliz, como salienta o presidente do clube organizador. “Sim, muito feliz. O parque tem excelentes condições, está muito bem equipado e veio valorizar muito o torneio”, afirma João Pimentel. Em breve, o clube já vai poder contar com o seu pavilhão, na Fajã de Baixo, mas o torneio continuará a ser disputado ao ar livre. “Este torneio será sempre ao ar livre, até pelo facto de ser um torneio recreativo e formativo do que propriamente competitivo. O facto de ser ao ar livre dá-lhe sempre um ar mais de festa do que se fosse num pavilhão. Claro que o pavilhão será usado em casos extremos, caso haja mau tempo, mas preferimos fazê-lo assim porque vão passando pessoas que ficam a observar, miúdos que se vão interessando e torna-se sempre mais atractivo”, finalizou João Pimentel. Para a história deste VII Torneio Internacional de Mini Voleibol - onde todos foram vencedores - fica o registo das equipas participantes: Club Xuvenil Vigo, CAIC Cernache, Clube Asas do Atlântico (perdeu ontem com o CDEEP Arrifes por 62-26), Angra Volei Clube, Arrifes, Coriscolândia e Clube Kairós. Fonte: www.acorianooriental.pt

domingo, julho 13, 2008

Por uma nesga.....

O reaparecimento em Santa Maria, das provas federadas de futsal, não implicou o fim da competição organizada pela INATEL. Como tal, esta época, o campeonato voltou a realizar-se normalmente (apenas sem as equipas que foram para a AFPD) e foi conquistado pela formação da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria.
Como habitualmente acontece, o campeão de Santa Maria, disputa todos os anos, o título da INATEL com o vencedor do campeonato de São Miguel. Este ano não foi diferente e na noite deste Sábado, numa partida extremamente bem disputada realizada no Complexo Desportivo da Ribeira Grande, a formação mariense não conseguiu levar a melhor sobre o Atlético da Ribeira Seca. No final do tempo regulamentar e apesar do empate a quatro bolas, foi no desempate por marcação de grandes penalidades que foi encontrado o campeão absoluto com a equipa micaelense a superiorizar-se à AJISM por 8-7. Foto: JT

sábado, julho 12, 2008

Em preparação.................(VIII)

Depois da participação no Sata Rallye Açores, prova disputada toda ela em terra, a mariense Raquel Rodrigues e toda a da Skoda, concentram-se na preparação do Fabia TDI RS para a vigésima sétima edição do Rallye de Santa Maria.
Contrariamente ao sucedido em algumas provas do Campeonato de Ralis dos Açores, em Santa Maria, Raquel Rodrigues terá certamente a concorrência de mais equipas femininas pela luta do do melhor posto da Classe. Foto: Zona Rallyes

VII Torneio Internacional Mini-Voleibol (2)

A equipa de minis do Clube Asas do Atlântico, ao fim de dois dias de competição, alcançou, a sua primeira vitória no VII Torneio Internacional de Mini-Voleibol. Durante o dia de ontem, a formação mariense realizou três partidas tendo sido na segunda que conseguiu bater o Angra Volei Clube por 36-60.
Esta prova, organizada pelo Clube Kairos e que decorre até à próxima Segunda-Feira, tem os restantes jogos agendados para as manhãs deste Sábado e Domingo. Isto porque os períodos da tarde, tem sido preenchidos com diversas actividades extra competição.
#
Resultados do 2º Dia
#
Clube Asas do Atântico 35 x 44 Colégio Xuvenil de Vigo
CAIC Cernache 35 x 50 Coriscolândia
Angra VC 36 x 60 Clube Asas do Atlântico
Colégio Xuvenil Vigo 43 x 45 CDEEP Arrifes
Colégio Xuvenil Vigo 43 x 34 Coriscolândia
Clube Asas do Atlântico 27 x 41 Coriscolândia
Coriscolândia 36 x 50 CDEEP Arrifes.

Jogos das Ihas - 2010

Da lista de jogadoras convocadas para o primeiro estágio da Selecção Açores Feminina de Basquetebol, que irá participar nos Jogos das Ilhas em 2010, consta uma atleta de Santa Maria. Para a Carina Festa, do Clube Desportivo "Os Marienses", não é inédita a presença num estágio da equipa regional no entanto, há que demonstrar trabalho, dedicação e acima de tudo resultados para garantir a continuidade neste projecto.
#
Atletas Convocadas
14 a 21 de Julho - São Miguel
#
Raquel Rodrigues - Clube União Sportiva (São Miguel)
Mariana Oliveira - Clube União Sportiva (São Miguel)
Joana Matos - Clube União Sportiva (São Miguel)
Francisca Machado - Clube Operário Desportivo (São Miguel)
Ana Rodrigues - Clube Operário Desportivo (São Miguel)
Maria Ferreira - Clube União Micaelense (São Miguel)
Andreia Barroso - Clube União Micaelense (São Miguel)
Rita Almeida - Clube União Micaelense (São Miguel)
Nadine Furtado - Fayal Sport Club (Faial)
Isa Goulart - Fayal Sport Club (Faial)
Cláudia Silva - Fayal Sport Club (Faial)
Carina Festa - CD. Os Marienses (Santa Maria)
Elisabete Furtado - CJ Boa Viagem (Terceira)
Joana Santos - CJ. Boa Viagem (Terceira)
Carolina Costa - CJ. Boa Viagem (Terceira)
Mariana Ferreira - CDE. Os Vitorinos (Terceira)
Seleccionadora - Gracinda Andrade (Faial)

sexta-feira, julho 11, 2008

VII Torneio Internacional Mini-Voleibol (1)

No primeiro dia da partipação no VII Torneio Internacional de Mini-Voleibol, a equipa do Clube Asas do Atlântico e não obstante da excelente réplica dada ao CAIC Cernache, não foi além de duas derrotas. Os jogos prosseguem durante o dia de hoje a partir das 10h00 no Parque Século XXI, em Ponta Delgada e espera-se que corra de feição à formação mariense.
#
Resultados do 1º Dia
#
Coriscolândia 34 - 51 Clube Kairós
CDEEP Arrifes 63 - 28 Angra V.C.
Clube Asas Atlântico 45 - 52 CAIC Cernache
Angra V.C. 32 - 51 Colégio Xuvenil Vigo
Clube Kairós 47 - 28 Clube Asas Atlântico
CAIC Cernache 25 - 64 CDEEP Arrifes
Coriscolândia 47 - 45 Angra V.C.