A equipa Sub-12 feminina do Clube Desportivo "Os Marienses", orientada pela treinadora Livramento Pamplona, participou no Torneio Nacional SintraBasket Mini Girls 2011, que decorreu no município de Sintra, no dia 2 de Abril.
Não existindo apoios oficiais neste escalão para a deslocação da equipa ao continente, o dinheiro necessário foi angariado pelos próprios pais das atletas, em diversas acções realizadas ao longo da época (venda de bolos, rifas e organização de almoços e jantares). A direcção do clube acarinhou desde logo este projecto e também colaborou com equipa, assim como diversas empresas, entidades e até mesmo particulares.
Em termos de modelo competitivo, a organização dividiu as 8 equipas em dois grupos. No período da manhã, em cada grupo, todas as equipas jogaram entre si. Da parte da tarde, os dois primeiros classificados de cada grupo disputaram entre si os 4 lugares cimeiros enquanto as restantes equipas definiram entre si a classificação do final da tabela.
De manhã, coube aos Marienses defrontar sucessivamente o Sport Lisboa e Benfica, o Clube Basket Queluz e o Sporting Clube de Braga. Apesar o nervosismo evidente, até pelo nome das equipas adversárias, as meninas rapidamente perceberam que o nível competitivo estava ao seu alcance e, ultrapassando o receio inicial, acabaram por vencer todos os jogos, terminando em primeiro do seu grupo e o Clube Basket Queluz em segundo.
De tarde, conforme previsto no regulamento da prova, os Marienses defrontaram o Seixal Futebol Clube, que tinha ficado em segundo no seu grupo. Nos dois primeiros períodos do jogo, as meninas dos Marienses não conseguiram impor o seu jogo e as adversárias distanciaram-se no marcador. Depois do intervalo, adoptaram outra atitude e não só equilibraram o jogo como conseguiram até recuperar um pouco, mas foi insuficiente para derrotar o Seixal, que venceu com mérito.
Tendo perdido um jogo, os Marienses ficaram de imediato afastados a luta pelo 1º lugar, restando-lhe a disputa pelos 3º e 4º lugares da prova, ficando a aguardar o resultado do jogo entre a Selecção da Associação de Basquetebol de Lisboa e o Clube Basket Queluz para saber quem seria o seu adversário.
A final foi disputada entre o Seixal Futebol Clube e a Associação de Basquetebol de Lisboa, vencendo esta última. Quando aos Marienses, jogaram e venceram novamente o Clube Basket Queluz, terminando assim a prova em terceiro lugar geral.
Deve ser chamado a atenção que, neste escalão, com crianças de 10 e 11 anos, não é dada particular relevância à classificação das equipas. Aspectos como a convivência, fair-play, actividades educativas, etc., são a particular preocupação dos organizadores e responsáveis das equipas.
Também neste aspecto o torneio foi um sucesso, tendo todas as crianças tido oportunidade de conviver entre si e em conjunto com os pais presentes. Assistiram ainda a um jogo entre seniores femininos e veteranas, entre as quais se encontrava a primeira jogadora portuguesa a ter participado em competições nos Estados Unidos, Vera Jardim. No final do jogo, a Vera Jardim fez uma pequena apresentação do que tem sido a sua experiência como basquetebolista e, no final, respondeu às (muitas) perguntas que lhe foram colocadas pelas meninas.
No quadro seguinte apresentam-se os resultados de todos os jogos realizados:
CD Marienses 39/21 SL Benfica
CB Queluz 14/38 CD Marienses
CD Marienses 56/14 SC Braga
Apuramento do 1º ao 4º Lugar
ABL 37/11 CB Queluz
Seixal 72/40 CD Marienses
CD Marienses 41/25 CB Queluz
Seixal 26/39 ABL
Informação/Fotos: MF
1 comentário:
poque que tinha de estar na foto?
Enviar um comentário