sábado, fevereiro 07, 2015

Selecção Nacional de Voleibol: Júlia Kavalenka a dar cartas no panorama nacional e internacional.

Júlia Kavalenka (14) - Apuramento p/ Campeonato da Europa de Sub18 - Janeiro 2015

Júlia Kavalenka (4) em 2009/2010 - Encontro Regional de Minis

Júlia Kavalenka (4) na última época que esteve em Santa Maria (CD Marienses) 

Durante as três últimas épocas que esteve ao serviço do Andebol mariense onde representou o Clube Desportivo "Os Marienses", o bielorusso Siarhei Kavalenka aproveitou para "lançar" os seus dois filhos no desporto. Sérgio, o mais novo, optou pela modalidade do pai enquanto Júlia, simultaneamente, enveredou pelo basquetebol e o voleibol. No entanto foi no voleibol que Júlia encontrou a sua paixão e foi aqui que o potencial da atleta portuguesa começou, desde cedo, a despertar particular atenção no seio da modalidade entre treinadores e dirigentes regionais.
Na Ilha de Santa Maria, no Clube Desportivo "Os Marienses", Júlia Kavalenka praticou voleibol nas épocas 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012 onde participou em várias provas de âmbito local e regional.
Na sua segunda época de amarelo e azul, depois de se ter destacado na competição regional, Júlia foi chamada pela primeira vez para o estágio da Seleção dos Açores, no verão de 2011. Após o primeiro ingresso na equipa regional, seguiram-se outras quatro chamadas sendo que as duas últimas contemplaram participações no Torneio Centenário da Associação de Voleibol de São Miguel e no Torneio AMB em Espinho (Continente). Isto em Abril e Julho de 2012 respectivamente. E é aqui, em Espinho, que os dirigentes nacionais "descobrem" o talento da atleta nacional demonstrando no imediato todo o interesse em que Júlia integre os trabalhos da Seleção Nacional em regime de internato. 
Esta intenção confirmou-se em Setembro de 2012 com a atleta a deixar Santa Maria em definitivo rumo ao continente onde se inscreveu no Rosário Volei. Actualmente, Júlia Kavalenka que completa 16 anos no próximo dia 2 de Março, representa o Gueifães e está em franco ascendente na Selecção Nacional de Cadetes onde é a capitã de equipa.
Recentemente, a equipa das quinas disputou a Poule E de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-18 que decorreu na Eslováquia mas pese embora o bom desempenho (duas vitórias em três jogos), não conseguiu confirmar o apuramento apenas porque a forte congénere Italiana não perdeu qualquer set.  

Os interessados podem seguir a carreira da internacional portuguesa através do instagram - AQUI 


"A Selecção Nacional de Cadetes Femininos venceu hoje, pela margem máxima (3-0: 25-15, 25-14 e 25-15), a Noruega no último dia de competição da Poule E de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-18, que decorreu na localidade eslovaca de Púchov.

Júlia Kavalenka foi a melhor pontuadora de Portugal, com 14 pontos (10 ataques, 3 blocos e 1 serviço).

Apesar de terem alcançado os seus objectivos, que era atingir o 2.º lugar – o poderio da Itália, que não cedeu qualquer set, impedia ambições mais altas – e assim alimentar aspirações sobre a qualificação, as pupilas de Gilda Harris e Paula Semedo não conseguiram, infelizmente, carimbar o almejado passaporte para a fase final do Europeu.
Esse desiderato ficou a apenas um set – Portugal venceu, por 3-1, a Eslováquia, equipa da casa no primeiro jogo e perdeu, por 0-3, com a Itália no segundo – no cômputo geral das oito poules em competição.

Apuraram-se para a fase final as selecções vencedoras das poules, a Turquia (A), A Sérvia (B), C* a Alemanha (D), a Itália (E), a Holanda (F), Bélgica (G) e Rússia (H). E ainda os três melhores 2.ºs classificados: Grécia (F), Eslovénia (G) e República Checa (H)."

Sem comentários: