segunda-feira, novembro 23, 2009

Está Confirmado. JDI 2010 são nos AÇORES.

O Director Regional do Desporto, que representa o arquipélago e esteve presente na última Assembleia-Geral do Comité Organizados dos Jogos das Ilhas (COJI) que decorreu na Polinésia Francesa, anunciou que o evento vai realizar-se de 25 a 30 de Maio do próximo ano, na ilha de São Miguel.
Para António Gomes a realização desta importante manifestação desportiva na região “representa um reconhecimento internacional da capacidade organizativa e de acolhimento dos Açores e da existência qualitativa e quantitativa de infra-estruturas desportivas e de hotelaria”.
“É também uma prova da qualidade e vitalidade do desporto nos Açores e da relação de proximidade e colaboração entre o seu Governo e as diferentes entidades do movimento associativo desportivo”, disse António Gomes.
A competição, que durará quatro dias, vai abranger dez modalidades (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ginástica Artistica, Judo, Natação, Ténis, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol).
O Governo Regional estima que a XIV edição dos Jogos das Ilhas reúnam cerca de 1500 participantes, entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e membros do COJI, oriundos de 22 ilhas/regiões, representando 11 países.
A organização desportiva será assegurada pelas associações de cada modalidade cabendo ao Governo dos Açores através da sua Direcção Regional do Desporto, assegurar a coordenação do evento a as condições de estadia das comitivas.
Para o Director Regional do Desporto a participação açoriana neste evento “constitui uma aposta forte da integração da Região no espaço europeu por via do desporto, proporcionando um conhecimento recíproco das realidades culturais e desportivas das regiões insulares europeias, consubstanciada nos objectivos dos próprios jogos – criação de um espírito de cidadania europeia”.
Os Jogos das Ilhas são um movimento desportivo insular que têm como objectivo principal a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, transmitindo aos jovens uma mensagem desportiva fundamentada no “fair play” e no respeito pelos outros.
Trata-se, também, de um evento desportivo que possibilita o encontro de jovens de diferentes origens, mas que têm em comum a insularidade.
Além dos Açores são membros do COJI e participantes nos Jogos das Ilhas representações das Baleares, Cabo Verde, Canárias, Córsega, Corfu, Creta, Elba, Guadalupe, Jersey, Korkula, Madeira, Maiote, Malta, Martinica, Reunião, Sardenha, Sicília, Wight, entre outras.
Esta será a segunda vez que os Açores organizam os Jogos das Ilhas, já que em 2003 a sétima edição desta prova decorreu no arquipélago, envolvendo 900 participantes em representação de 14 ilhas/regiões, que competiram em nove modalidades.
A Região tem participado, regularmente, nos Jogos das Ilhas desde 1998, uma competição internacional tem evoluído ao longo dos anos.

Como já tem sido referido por váriaz vezes aqui neste espaço, a Ilha de Santa Maria volta a ter dois técnicos como Seleccionadores dos Açores. São eles José Sérgio Rodrigues na modalidade de andebol e David Reis no voleibol.
Relembro que nos Jogos de 2008, realizados em Guadaloupe, Marco Coelho/Hélio Braga estiveram à frente dos destinos da equipa de Andebol enquanto que a de voleibol contou com David Reis/Sandra Frontoura no seu comando técnico.
No âmbito da preparação para os JDI, as duas equipas regionais tem agendado ainda este ano mais um momento de trabalho. No caso particular do voleibol, será de 18 a 22 de Dezembro na Ilha de São Miguel sendo que ainda não foi divulgada a convocatória.
No que se refere ao estágio da equipa de andebol, o estágio será realizado de 17 a 22 de Dezembro na Ilha de Santa Maria e já foi divulgada a lista dos atletas convocados.
#
Jogos das Ilhas - Açores 2010
Estágio de Dezembro 2009 - Santa Maria
Convocatória
#
Carlos Saraiva - GD Biscoitos - Terceira
Mário Pereira - GD Biscoitos - Terceira
Leonel Cardoso - GD Biscoitos - Terceira
Rodrigo Oliveira - GD Biscoitos - Terceira
Paulo Ornelas - GD Biscoitos - Terceira
Pedro Medeiros - GDCP Arrifes - São Miguel
Cláudio Oliveira - GDCP Arrifes - São Miguel
Ronaldo Raposo - GDCP Arrifes - São Miguel
Daniel Medeiros - GDCP Arrifes - São Miguel
Bernardo Rosa - SC Horta - Faial
Nelson Melo - ACDR Graciosa - Graciosa
Rui Chaves - CD Marienses - Santa Maria
Delfim Vieira - CD Marienses - Santa Maria
Pedro Figueiredo - CD Marienses - Santa Maria
Iuri Dias - CD Marienses - Santa Maria
Tiago Rodrigues - CD Marienses - Santa Maria
Edi Rodrigues - CD Marienses - Santa Maria
Helder Batista - CD Marienses - Santa Maria
Jerry Cunha - CD Marienses - Santa Maria
Foto: Pedro Ricardo / Informação: Rádio Atlântida

9 comentários:

Anónimo disse...

Isto é uma Autentica Brincadeira !

8 atletas Marienses ...

Convocam sem saber como estao os atletas das outras equipas !

Boa Sorte :S

Anónimo disse...

fico desapontado ao ver estes comentários de jente que se dispoem a dirigilo a santa maria... o treinador é de santa maria... sim... mas ke importa? sekalhar é os atletas do "CDM" que têm trabalhado mais... quem sabe? no outro ano na final de iniciados... o jogo dos "CDM" era repartido pelos jogadores todos... em quanto que no GDCP Arrifes só dava primeira linha... esta primeira linha muito forte... poriço a presença de alguns atletas do GDCP Arrifes

Bem aja... bom trabalho

Anónimo disse...

boas tardes, desculpa mas vi os jogos da final de iniciados e os marienses trocavam os seus elementos porque a dita primeira linha nao estava a jogar o ke o treinador pretendia, outra desde que foi feita a ultima observaçao ja passou mt tempo..mas claro santa maria é que manda no andebol por isso o andebol esta como todos podemos ver.mais dois ou tres anos e acaba tudo.

cumprimentos

Hélio Pontes disse...

Mas qual é a surpresa para o anónimo do dia "23 de Novembro"??
Até parece que em escalões de formação, o andebol regional não é dominado por jogadores Marienses!!
Claro que é.. e já não é de agora.
O treinador é Mariense.. e daí? Recorde-se que as equipas tambem vao a Santa Maria jogar para o Campeonato regional e que antes do estagio final, ha pelo menos 2 a 3 pré-estagios. e estes servem para rodar e conhecer atletas..

Vamos apoiar os nosso jogadores.. Deixem de criticar

Anónimo disse...

De igual Modo , no " CDM" so havia golos da Segunda Linha !

Por isso não compreendo porque a convocatória de Toda a " equipa titular "

Anónimo disse...

Agora que os jogos estão à porta não vale a pena chorar pelo leite derramado. Antes de se escolher ir de férias para os canadás e américas ou deixar os filhos virem aos estágios conforme as notas, deviam pensar melhor.

Agora são chamados os que foram mais certinhos e acho muito bem. Queriam tudo não?

Julio Almeida disse...

Boa Noite . Tambem não me é muito agradada a Escolha , mas ja que assim é , vamos Apoiar os nossos Colegas !

Andebol 4ever

Ronaldo "Laro" disse...

Eu so digo uma coisa cada um tem aquilo que merece... aqueles que se esforçam sao recompesados

Anónimo disse...

voxes nao tem qe falar em nada com os dos arrifes e como os dos marienses, cmo ja provamos somos mto melhor qe os marienses...nos perdemos mtos jogos contra eles e vdd mas acontece...
se a nossa ikipa fosse a mesma da epoca passada esse ano os marienses n tinham ipoteses...
e cmo o ronaldo disse, cada um tem akilo qe merece em vez de voxex falarem mto, pke e qe n se esforcem para serem convocados pa selecao?

cada um tem aqilo qe merece...

ass: daniel medeiros