segunda-feira, novembro 23, 2009

Campeonato de Santa Maria - 1ª Jornada.

Excepção feita aos resultados obtidos pelo Clube Desportivo "Os Marienses", os quais não causaram qualquer tipo de surpresa, a ronda inaugural do Campeonato de Santa Maria de Futsal fica marcado pela ausência (resta saber se definitivamente esta época) do Valverde Futebol Clube da competição de Juvenis Masculinos. Também nos Infantis e à semelhança do que aconteceu ao longo de várias jornadas relativas à Taça de Honra, este clube não compareceu em campo averbando uma derrota por três bolas a zero.
Nos iniciados masculinos, há a registar o equilíbrio entre Valverde FC e GD Gonçalo Velho, facto este que valeu a ambas as formações uma igualdade a três bolas.
Relativamente ao encontro que opôs os juvenis do GD São Pedro aos do GD Gonçalo Velho, dizer que apesar do excelente início do São Pedro, facto este que chegou a valer uma vantagem de duas bola a zero, a formação orientada por Hélio Andrade não resistiu ao adversário. Isto porque me parece que a equipa tem um plantel curto (contei 7) que conforme o desenrolar do jogo vai perdendo fulgor e ritmo de jogo.
Quanto ao GD Gonçalo Velho, após o mau início de jogo, soube aproveitar as fraquezas do seu adversário acabando por levar a água ao seu moínho ou seja, três pontos.
#
Campeonato de Santa Maria
Jornada - Resultados
#
Infantis Masculinos
Valverde FC 00* x 03* GD S. Pedro
GD Gonçalo Velho 00 x 09 CD “Os Marienses”

Iniciados Masculinos
Valverde FC 03 x 03 GD Gonçalo Velho
CD “Os Marienses" 08 x 01 GD S. Pedro

Juvenis Masculinos
GD Gonçalo Velho 06 x 03 GD S. Pedro
Folgou: CD “Os Marienses”

*Falta de comparência do Valverde Futebol Clube

16 comentários:

Anónimo disse...

Apenas para que fique registado que o Valverde FC foi excluído das competições organizadas pela AFPD no escalão de Juvenis. As 3 faltas de comparência em 6 jogos na passada Taça de Honra assim o ditaram. O calendário pode ser consultado no sítio da AFPD e já não conta com Valverde folgando sempre uma das restantes equipas a cada jornada.
Quero também deixar a minha concordância com o que foi dito a respeito dos plantéis curtos. A meu ver esta situação é a única responsável pela distância em termos competitivos entre, em primeiro lugar, Marienses e Gonçalo Velho, e em segundo, São Pedro e Valverde. É uma luta de David contra Golias, com de um lado uns que (quase) não conseguem formar equipas para entrar em campo e do outro, clubes que se dão ao luxo de levar para o jogo o número máximo de jogadores permitido (12) e deixar outros em casa. Enfim...

Henrique disse...

Pessoalmente, a mim deu-me um certo prazer e consolo ao "ouvir" o descontentamento do treinador adversário durante o intervalo, via-se que era o trabalho dos nossos treinos a florescer e a florescer... No entanto, um dos membros do plantel do GDSP (membro esse que pessoalmente não considero fundamental porque enfim, somos uma equipa!) ausentou-se na 2ª parte do jogo, eu não acho que seja essa a razão, mas dizem que a sua ausência permitiu o desmoronamento da nossa vantagem... A verdadeira razão foi realmente a carência da comparência de jogadores ao treino para que se possa treinar decentemente as várias situações de jogo para as por em prática em harmonia como uma erdadeira equipa. É de salientar tambem, (e isto agora é um aparte...) que a niveis disciplinares, o futsal precisa de uns "ajustes", eu como atleta até sou daqueles que precisa de uns apertos. Mas digo isto porque verificou-se o cartão vermelho mostrado ao Diogo Moura, do GDSP, facto esse que o Marco esqueceu-se de referir. Melhores cumprimentos :)

Anónimo disse...

O comentário do Henrique surpreende-me pela positiva. São poucos os que nesta idade tem "cabeça" para perceber o que ganham com as presenças nos treinos e na aplicação dos ensinamentos que lhes são transimitidos. Noutro assunto e a respeito da disciplina, um facto que se calhar passou alheio a todos os 11 espectadores e às 2equipas foi o perdão do segundo amarelo (e consequente expulsão) do árbitro Durval Braga ao jogador João Ramalho. O atleta em questão já tinha sido advertido e aquando do apito para o intervalo, chutou a bola com violência contra a parede. Pertenço aos quadros do GDSP mas se é possível que a expulsão do atleta podia ter vindo a beneficiar o meu clube, também é verdade que aceito a decisão do árbitro. Não acredito que tenha tomado a decisão por sentir algum tipo de pressão, simplesmente foi condescendente, mas se o expulsasse... "é sempre o mesmo"; "porque aquele gosta de ir ao bolso"; "porque o Gonçalo Velho é uma vítima"; Se o futsal em Santa Maria precisa de uns "ajustes" em termos disciplinares... pois que se comece já!

D.B. disse...

Sr. O.T., o critério disciplinar utilizado por mim é e será sempre o mesmo. Rigoroso e sem medos de pressões ou que me acusem seja do que for, embora o critério disciplinar seja diferente em escalões de formação do que num escalão sénior como deve calcular. No caso em que fala que foi perdoado ao atleta do G.D.G.V. uma segunda advertência e consequente expulsão devo-lhe dizer o seguinte: não foi só ao atleta que mencionou que foi perdoada a advertência, mas sim a mais alguns atletas de ambos os clubes uma vez que tentou-se o dialogo com os mesmos em vez de a referida advertência, a não ser que e quando se tenha por um ou outro motivo esgotado a via do dialogo. Quero com isto dizer que, nesta situação que referiu o atleta foi avisado bem como o delegado ao jogo que não seriam tolerados mais comportamentos anti-desportivos por parte do mesmo. Se numa mesma situação tivesse advertido para uma equipa um atleta e para outra não, creio e seria o primeiro a reconhecer que teria sido condescendente em não ter advertido, mas isso não faz parte da minha forma de arbitrar, e quanto aos "ajustes" seria bom que esses partissem em primeiro lugar dos Clubes e seus dirigentes/atletas, porque só assim poderemos evoluir todos de uma forma equitativa e qualitativa.
Durval Braga

Henrique disse...

Concordo com o Osvaldo. Acho que os arbitros têm que ser mais "arbitros", no sentido em que levem isto a sério e separem as relações com os jogadores, dirigentes, treinadores etc. FORA DO CAMPO. É de referir que são muito comuns episódios insólitos como a discussão das decisões a tomar DURANTE o jogo... Mas enfim.

Henrique disse...

Relativamente ao que o Durval disse dos ajustes acho que ele tem razão mas como atleta, VOLTO a referir que os arbitros que apitam as competições locais embaraçariam Santa Maria se "apitassem" jogos com o nivel de competição que se nota em São Miguel, por exemplo... VOLTO também a referir, relativamente aos "ajustes" que são pessoas como você, Sr. Durval Braga, pessoas com medo de dar o primeiro passo, que fazem Santa Maria o que ela é hoje, um lugar pouco desenvolvido. Enfim, é o que eu digo, eu sou um miudo, mas vejo miudos com carta de condução que julgam que são adultos...

D.B. disse...

Sr. Henrique, não sei se os árbitros "embaraçariam" Santa Maria em jogos de outro nivel de competição como refere, nem tão pouco entro nessa discussão pois o que diz em relação aos árbitros também tem que referir em relação a atletas e dirigentes e isso seria uma conversa demasiadamente extensiva, pois em todo o lado existe bom e mau. Quanto aos "ajustes" não entendo o que quer dizer com o que afirmou...dar o primeiro passo?? refere-se a que?? é que não basta falar ou escrever Sr. Henrique, é preciso é saber o que se diz e escreve. Durval Braga

Henrique disse...

Também lhe digo o mesmo, antes de fazer perguntas onde as respostas estão à vista dê uma vista de olhos aos comentários e veja se percebe...

D.B. disse...

Sr. Henrique não vejo onde as respostas estão à vista quando diz "que são pessoas como você, Sr. Durval Braga, pessoas com medo de dar o primeiro passo, que fazem Santa Maria o que ela é hoje, um lugar pouco desenvolvido."...ora este tipo de afirmação não está clara, ou seja, não sei os "ajustes" o que tem a ver com o desenvolvimento de Santa Maria nem tão pouco como relaciona esse facto com o "medo de dar o primeiro passo", mas se calhar até entendo porque não conhecendo nem estando por dentro das coisas é facil falar-se ou insinuar, mas se diz que que está à vista é lá consigo, pena é que utilize termos/palavras que levam a deduções pouco claras, mas como ficou por meias palavras refugiando-se no "antes de fazer perguntas onde as respostas estão à vista dê uma vista de olhos aos comentários", deduzo que ou não sabe o que diz ou apenas gosta de lançar suspeitas o que é de lamentar.
Durval Braga

Henrique disse...

Sr. Durval, nada tenho a acrescentar pois este blog é isso mesmo,um blog. E eu não fiz nada a nao ser colocar a minha opinião. Não continuarei pois acho que ia transformar isto numa mesa de ping pong. Melhores Cumprimentos Henrique Sousa

Anónimo disse...

Vamos agora ver se o Henrique não vai ser "perseguido" pelos árbitros por ter dado a sua opinião...
A verdade é que os critérios não são iguais para todas as equipas...
Acho que não preciso dizer quem, por norma, é benificiado e quem é prejudicado...
Bem, veremos como correm as próximas jornadas...

Anónimo disse...

lolololol. tenho vindo a seguir exa conversa interessante mas exe ultimo coment ta de morte. atão agora o rapaz vai ser perseguido? ixo é 1 forma de kerer condicionar as coisas, o miudo e o arbitro?? e o arbitro? n vai agir kd tiver k agir pelo k disse aki? é por exas e outras k n se vai a lado nenhum. mistura-se opiniões de pexoas c o resto. ah e ja agora 2 coisinhas a dizer: o miudo ate começou bem a comentar mas dps expalhou-se a falar do Sr. Durval pk embora axo-o mto rigoroso cm arbitro a verdade é k foi o 1º k vi c tomates para os tais "ajustes" k o Sr. O.T. diz kd entrou na arbitragem forte e feio s olhar a amizades, clubes ou prexoes, e o miudo n sabe o k diz pk k eu saiba exe sr ate jogou futebol federado cmg, é kem deu o passo pelo k li na gala de desporto do ano paxado para fundar e é fundador do clube k preside, smp andou na musica e ainda faz pescates nexa area e agora participa na arbitragem e se ixo é n contribuir para desenvolver a ilha cultural e desportivamt então ta tudo doido, o miudo devia pensar antes de escrever. ms cm dixe, o pior dixo é virem c comentarios cm exe sr. anonimo. Ixo é k é de lamentar + a + kd o k se ve é so criticar os outros sem se olhar po umbigo. Ms é ixo k temos em sma infelizmt.

D.B. disse...

Sr. Henrique, respeito a sua opinião, seja ela qual for, como a de qualquer outra pessoa desde que não se entre por caminhos que a meu ver ultrapassam a simples opinião sobre determinado assunto e foi o que fez, mas caso seja do seu interesse podemos sempre falar pessoalmente uma vez que é sempre bom expressar e debater pontos de vista diferentes desde que seja com elevação. Quanto aos anónimos que aqui escrevem, ao primeiro comentário nem perco tempo a responder porque nem merece resposta a não ser dizer que é de uma mesquinhice tremenda uma vez que não é por darem a sua opinião de gostarem ou não de mim como árbitro que irei "perseguir" seja quem for nem tão pouco alterar seja o que for como a´rbitro a não ser tentar a cada jogo evoluir. Em relação ao segundo anónimo e tendo em conta que não se identifica digo-lhe apenas que não preciso que me defendam ou que elogiem nada do que faço porque não faço nada para tirar "louros" seja do que for. De qualquer forma informo apenas o Sr. O.T. que o Valverde F.C. clube não foi excluido das competições organizadas pela AFPD pelo facto que mencionou, uma vez que cada equipa pode dar um limite maximo de duas faltas de comparência por prova e se vericar-se uma terceira falta de comparência na mesma prova a equipa é automáticamente excluida dessa prova, e apenas desta, podendo participar nas restantes. Apenas este pequeno esclarecimento adicional. Durval Braga

Anónimo disse...

O Desporto é para nos divertirmos e não para andarmos a debater se a prestação de A,B ou C foi a melhor ou pior.
Se querem ganhar lutem até ao fim, não desistam.Há dias bons, dias maus, as coisas nem sempre correm como nós desejamos é necessário ir atrás dos objectivos, se não forem atingidos, os dias disponiveis que se tem vai se trabalhando.
Lembrem-se todos nós erramos nesta vida, mas é com eles que aprendemos a atingir os nossas metas.



Cumprimentos de um Adepto Atento.

Anónimo disse...

Pois. Tinha a ideia que a exclusão apenas a afectava a competição onde se davam as faltas mas fui convencido do contrário. As minhas desculpas por não ter feito valer o meu conhecimento e me ter fiado no que os outros diziam.

Henrique disse...

oh sr. que nem se dá ao trabalho de por o nome: "e o miudo n sabe o k diz" nao devo ser o unico!!

É uma boa altura para utilizar a expressão " o nu a falar do mal-vestido" e já agora escreva portugues correctamente...