terça-feira, julho 18, 2006

1ª Gala do Desporto Mariense

O Cinema do Aeroporto, na ilha de Santa Maria, acolhe no próximo dia 16 de Agosto, a 1ª Gala do Desporto Mariense. Esta iniciativa coube a um grupo de pessoas que estão ou já estiveram ligadas a várias modalidades e surge porque, no seu entender, existem várias individualidades que disponibilizaram grande parte da sua vida ao desporto daquela ilha. Serão homenageados cerca de cem pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e outros que infelizmente já faleceram. Neste último caso os familiares serão convidados a estarem presentes para receber a medalha ou troféu. Para esta iniciativa ser possível, muitas entidades deram o seu contributo, incluindo algumas da ilha vizinha (São Miguel), nomeadamente a Câmara Municipal de Vila do Porto, Junta de Freguesia de Vila do Porto, Raul Castanho, Associação Juvenil e NAV EP de Santa Maria e Restaurante Fair Play, Ourivesaria Azevedo, Digimago, Delca Lda, Crespo Tir, J. Pimentel, Mobilar, Cantinho dos Anjos de São Miguel, estes que são parceiros indispensáveis para que seja possível a realização desta 1ª Gala do Desporto Mariense que tem como objectivos homenagear todos aqueles que contribuem ou contribuíram para o desporto na ilha. (publicado também no Açoriano Oriental a 18.07.2006)

8 comentários:

solmariense disse...

Bem hajam aqueles que dão parte da sua vida ao desporto e os que reconhecem o valor desse esforço, já agora que fala nalguns que já cá não estão, façam a merecida homenagem a um desses marcos do desporto Mariense, falo do Manuel de Freitas obviamente.

Anónimo disse...

Pois a gala é do desporto mariense mas a maioria dos apoios a que torna possivel é de fora da ilha! sera que as empressas marienses andam dormindo??!! just little comment

Anónimo disse...

caso nao saibam, mas o nome de manuel de freitas nunca foi esquecido pelo menos no basquet e andebol.mais informaçoes na associaçao de andebol e basquet.mas espero q nessa gala seja lembrado mais uma vez.

Anónimo disse...

é mm poça , uma vergonha , a gala é nossa e quem paga por a maior parte são os de fora, uma vergonha....uma vergonha , homenagens a manuel de freitas e a tantos outros que deram o seu suor pelo desporto nao podem ser esquecidas

Anónimo disse...

O mal de Santa Maria é sempre o mesmo.Não fazem nada mas quando alguém tem gosto e dispõem do seu tempo para organizar eventos começam logo as críticas.Os homenageados são da responsabilidade da organização.Fica aqui uma interrogação:ninguém se lembra dos nossos saudosos atletas Fernando Faria,sr.Leonardo,Grinualdo,Mola,Luis Ribeiro,Mário Jorge (irmão do Horácio)e Carlos Rebelo incluindo o referido Sr Manuel de Freitas?? Até há data já algum mariense se lembrou de homenagear o promotor de todo este evento,o nosso amigo Labita??De quem partiu a ideia e tão longe reside?? Grande parte da organização foi feita fora de S.Maria e nem por isso se deixou de fazer.
Estes e muitos outros serão homenageados,ficarão é certo muitos de fora mas por isso é que é a 1ª Gala de Desporto, no próximo ano haverá +.Todas as sugestões são aceites desde que construtivas.Em relação aos troféus todos os que ofereceram estão de alguma maneira ligados a Santa Maria.Só em S.Miguel consegui + de 50 troféus e todos são bem vindos porque são muitos os homenageados (perto de 100).Um abraço a todos.De um dos membros da organização.

almadepoeta disse...

Pelo que me consta o Sr Manuel de Freitas foi já homenageado pela Câmara Municipal de Vila do Porto com a devida pompa e circunstância, mérito que lhe é devido por ter feito um grande trabalho na freguesia de S.Pedro.(Freguesias essa que lhe devia ter feito essa homenagem).
Mas o desporto Mariense não se desenvolveu únicamente na freguesia de S. Pedro, mas em toda a ilha no geral. É que o futebol naquela altura era a modalidade mais praticada na ilha.
Vejo aqui lembrados nomes de alguns atletas que infelizmente já não estão entre nós e concordo.
Mas não vamos esperar que morram para depois os homenagear, ainda estão vivos graças a Deus grandes atletas que deram nome a esta ilha, e outros mais que não sei se serão ou não homenageados nesta primeira gala.
De entre aqueles que me lembro, o António Valente foi um grande jogador em jovem e mesmo depois de veterano, nessa altura tendo sido criado um grupo sómente de veteranos de futebol daquela época, onde jogavam o Águia, Batista (Palhaço, Gualter Reis, João Carlos Reis, Lidio Valente, Perinho, João Leonsl e outros mais, pessoal que ainda residia na ilha de S.Maria.
Uma grande homenagem merece o LABITA, que tem sido o único impulsionador destas homenagens, mesmo estando ausente da sua ilha não esqueçe aqueles que já presentes ou ausentes merecem este relembrar, coisa que falta ás entidade competentes, no caso á Câmara Municipal de Vila do Porto.
Ainda lembro o Sr Valente, seu filho Zeca, O Sr. Viula, a familia dos Trelés, todos belissimos jogadores até á descendência actual, João Ferrolho, o Ezequiel Araújo, João Palavra , e muitos mais mais que a minha memória agora me falha.
Daí que dou os meus parabéns á organização particular desta iniciativa, se bem com o apaio da Câmara que não faz mais do que o seu dever, e em especial aos micaelenses e a quem junto deles nessa ilha anda a dar a cara e a pedir taças para homenagear as gentes da ilha de S.Maria.
A todos bem hajam

M.C disse...

A pedido de um elemento da organização aqui ficam alguns nomes dos homenagiados:
Já falecidos: Manuel de Freitas, Jorge(irmão do Horacio André), Ricardo Puim(Mola), Luis Ribeiro, Grinualdo, Leonardo, Carlos Rebelo, Fernando Faria.
Antigos Treinadores: Sr. Ricardo, H.Pimentel, José Pacheco(PSP), Batista "carteiro",Ezequiel Araujo.
Pilotos: José Salvador, Eduardo Cambraia e os Irmão Teodoro.
Árbitros: Paulo Sanona, Miguel Teves, João Puim, Luie Bairos, Olga, Mário Carvalho, Fernando Braga, Gualter "Maranha".
Homenagem Especial: Mário Sarmento
Antigos Atletas do Clube Asas do Atlântico: Lidio e Antonio Valente, Águia, João Leonel, Madeirinha, Chico e João Cafua.
Do CD Marienses: C. Pinto, Medina,Paulo José, Norberto Ricardo, Gualter Reis e João Carlos.
Do Gonçalo Velho: Daniel e Manuel Puim, Silvino Santos, Max, Dafá, Artur e J.Cristiano.
Do Clube Ana: Cecilio, Carlos Botelho, Sergio Marques, Victor Patacho e H. Galego

Estes são apenas alguns de um lote ainda bastante alargado de homenagiados.

Anónimo disse...

mas sera so antigas "lendas" que serao homenageadas?
e aqueles que hoje em dia levam o nome da ilha fora de portas?