segunda-feira, abril 23, 2007

Voleibol - Ainda não foi desta.

No primeiro jogo diante dos seus adeptos , a equipa do Clube Ana S. Maria não conseguiu vencer perante um adversário que apesar de me parecer mais rodado nestas andanças, está perfeitamente ao alcançe da formação mariense. O resultado foi de 0 x 3 (22-25, 23-25 e 18-25) mas é preciso não esquecermos e convém dizer que para muitos dos resultados negativos obtidos pelas equipas Açorianas em fases finais nacionais, contribui o facto das nossas equipas disputarem poucos jogos nas provas regionais (neste caso a Zona Açores) e como tal não terem nem de perto nem de longe o ritmo e rodagem que os seus adversários.

13 comentários:

Anónimo disse...

As equipas Açorianas se não têm o ritmo e rodagem dos seus adversários, devem planear melhor a época... Numa fase final do campeonato da 2ª divisão se voleibol não me parece que essa seja a melhor desculpa para o resultado deste fim de semana. As equipas do continente tiveram apenas 6 adversários até esta fase! Quanto ao jogo o resultado fala por si! O Marinhense é claramente superior e é a única equipa que poderá fazer frente ao imponente CVEspinho para a subida de divisão.

Anónimo disse...

O Clube Ana teve 5 adversários, disputou 20 jogos, mas acima de tudo, é a primeira vez que a maioria da equipa sente a pressão de jogar a este nivel. No entanto, será sem duvida uma experiencia enriquecedora.

Simão Pfc Neves disse...

Caro anónimo não se pode falar do que não se sabe.
Comparar a realidade do continente com a das ilhas é uma asneira.
Quantos jogos treinos competitivos e com equipas diferentes conseguem realizar as equipas do continente?
Em quantos torneios de pré-época conseguem as equipas do continente participar sem custos?
O único planeamento que foi feito e bem feito foi a criação da Série Açores por parte da Federação (por proposta das Associações do continente) cujos resultados já se estão a ver: muito dificilmente uma equipa açoriana volta a subir da 2ª para a divisão A2.
Por muito competitiva que seja a Série Açores, não permite e muito dificilmetne permitirá às equipas dos Açores ombrear com as do Continente.
Já que estamos a falar em planeamento, também podíamos apresentar este conselho às equipas do continente quando tinham que vir cá jogar, mas em vez de fazerem planeamento trataram de retirar-nos o acesso a participar com todas as outras equipas.
E não me venha dizer que a Série Açores é um Nacional, porque se é assim tão bom, não percebo porque não criam séries por cidades ou por distritos no continente.
O que é certo é que quando não afecta a nossa equipa é muito mais fácil dar palpites e dizer o que o anónimo diz.
Só que quando nos toca na pele, aí já não concordamos com elas.
Embora ao meu clube ainda não me toque, desde o princípio não concordo com a criação de Séries Açores.

AAA disse...

Concordo que seja uma experiência enriquecedora, mas quais os efeitos práticos é que vai ter?
Falta a continuidade destas experiências.
O que quero dizer é que não é fazendo 2 jogos ou 4 jogos que se consegue ganhar experiência, mas sim competindo regularmente em níveis mais elevados.
O Clube Ana vai fazer 4 jogos com adversários de outro nível e depois volta outra vez ao nível da Série Açores.
Se fosse assim tão favorável os nossos escalões de formação lutariam anualmente pelos títulos e estão longe de o fazer, porque está mais do que provado que estas fases finais servem de verbo de encher.
Infelizmente.

Anónimo disse...

Não se pode justificar os resultados obtidos unicamente por causa de uma situação geográfica! No fim de semana de 14 de Abril o resultado foi idêntico, contra uma equipa que tem as mesmas condicionantes, mas, apenas disputou um campeonato contra 3 equipas. Logo pela vossa ordem de ideias deveria ter perdido os jogos todos...

Simão Pfc Neves disse...

Concordo que não se pode justificar os resultados obtidos unicamente com a situação geográfica, disto não tenho dúvidas.
Claramente que existem muitos outros factores importantes, desde logo a qualidade e mentalidade dos jogadores e treinadores, etc.
O que não se pode dizer é isto:
"As equipas Açorianas se não têm o ritmo e rodagem dos seus adversários, devem planear melhor a época...", porque mostro-lhe uma quantidade de equipas que têm muito menos valor, planeamento, organização e qualidade do que as nossas (dito por árbitros, jogadores e treinadores do continente) e que só pelo facto de estarem em Portugal Continental têm o direito de participar numa divisão nacional.
É indiscutível que a Série Açores (neste momento) foi um passo atrás, assim como o foi o acabar com as equipas B à 3 anos atrás (tanto assim é que no dia 1 de Abril de 2007 houve uma proposta para voltarem a haver equipas B no voleibol nacional).
Gostaria no entanto que explicasse melhor o seu exemplo justificativo, porque sinceramente não o percebi e o pouco que percebi acho que só me dá é razão, mas...

Anónimo disse...

EI lá vejo mt boa gente aqui preocupada, mas será que por a descida já estar consomada e já cheira a serie açores, á pois é....Quanto ao Clube Ana, claramente que não está a correr bem e nem vai.....é uma grande pena, mas todos estão dentro do mesmo barco(atletas, tecnicos e corpo directivo)quanto á competitividade já era sabido, e quem quer subir para a A2, deve trabalhar mais e reforçar a equipa (pois claro)!!
Mas mais uma vez a equipa não se saiu mal, falta alimar alguns grandes promenores, mas vão concerteza dignificar a o nome do clube, da ilha e dos Açores e em 26 jogos tenho a certeza que ganhariam muitos ao contrário de algumas equipas, mas com tristeza minha pelo facto de lá jogarem amigos meus e que não o merecem.
Pessoal vamos lá nestes jogos finais lutar até ao fim, se não ganhar-mos deixamos boa imagem.

Simão Pfc Neves disse...

Ora aí está uma coisa que o anónimo ainda não percebeu: muito dificilmente alguma vez o campeão da Série Açores vai subir à Divisão A2.
Só houve 2 objectivos para a criação da Série Açores:
- Arrumar o máximo de equipas Açorianas numa gaveta longe do continente para assim eles não terem de gastar dinheiro a virem cá jogar;
- Impedir que mais equipas açorianas consigam chegar aos Nacionais, porque se não for pela qualidade das equipas, não tenham dúvidas que existem outros meios de impedir uma subida.
E não precisam de acreditar em mim, perguntem a outras pessoas do meio voleibolístico e vão ver se é ou não verdade o que estou a dizer.
Pergunte aos seus amigos da minha equipa a opinião deles acerca disto e da Série Açores!!!
Quanto ao resto desde já um primeiro comentário, não é preciso estar com rodeios basta dizer as coisas pelos nomes correctos. Não é "ao contrário de algumas equipas", é ao contrário dos Antigos Alunos.
Depois, preocupação não existe nenhuma, o que existe é tristeza por ver um conjunto de excelentes jogadores ter de ver-se limitado a uma Campeonato onde não vão poder evoluir mais do que aquilo que já evoluiram e cujos objectivos estão sempre limitados a ser o Campeão dos Açores.
Já agora um aparte, porque gostamos sempre de ensinar quem não sabe, a descida ainda não está consumada e ao contrário de você, nós todos (direcção, treinadores, atletas e os seus amigos) ainda não atiramos a toalha ao chão.
É muito difícil, mas ainda não aconteceu.
Por falar em seus amigos, fale com eles e pergunte-lhes se antes de começar o campeonato eles não tinham a certeza de que ganharíamos jogos e já agora pergunte o que lhes foi dito quer por mim, quer pela equipa técnica, relativamente ao valor deles e ao que eles conseguiam fazer, e que acabaram por demonstrar no jogo contra o Oeiras.
Volto a frizar para que não fiquem dúvidas, não estamos minimamente preocupados por descer ou por podermos participar na Série Açores. Estamos tristes.
E tudo o que foi dito nos comentários anteriores já o havia sido dito de viva voz por mim na Reunião da Associação de Voleibol de São Miguel quando os clubes foram chamados para ser-lhes explicadas as propostas de alteração aos regulamentos que introduziam a Série Açores, onde eu estive presente.
AH, esta reunião ocorreu em 2006 ainda nós nem estávmos na Divisão A2.
Aprenda uma coisa, o bem de uma modalidade não se mede pelo bem ou mal de uma equipa.
Devemos analisar as situações sem pensar se vai fazer bem ou mal à minha equipa, mas sim à modalidade e à generalidade das equipas, porque só existe competição e evolução quanto mais e melhores equipas existirem. Se só existir a sua equipa ela não tem hipóteses de ir a lado nenhum, porque nem jogos consegue fazer.
Para finalizar, se a nossa descida vier a confirmar-se (o que no cenário actual é o mais provável, não o escondo), à Série Açores vai ver chegar um conjunto de jogadores que tiveram uma época onde evoluiram muito, porque encontraram realidades que não estavam habituados e tiveram de enfrentar obstáculos mais difícéis do que os que até à altura tinham aparecido à sua frente.
Quanto à participação dos Antigos Alunos na Série Açores, veremos se irá ser uma realidade ou não...
Já agora para mim é uma pena o Clube Ana não conseguir subir, porque seria mais uma equipa dos Açores nos Nacionais dando a possibilidade de mais atletas açorianos competirem ao nível que merecem e mais pessoas virem conhecer os Açores aquando das deslocações, o que para uma ilha omo Santa Maria seria muito bomem termos económicos.
É este tipo de preocupações que um desportista dos Açores tem que ter, em minha opinião.

Anónimo disse...

O spn tem lábia, se soubesse colocar uma equipa a jogar com o grau de equivalência da sua lábia ganharia com certeza.Com a sabedoria e perspicácia destes atletas, só falta (sem qualquer sombra de dúvida) um bom treinador, o que quero dizer é que esta equipa não precisa de contratar jogadores, precisa sim de os trabalhar.Contudo, não estou a tirar mérito ao trabalho elaborado pelo técnico ao longo destes anos todos com alguns destes atletas, mas ele para este escalão decididamente, não serve.Esta é a minha opinião e espero que ninguem leve a mal.
Como grande adepto da modalidade e da equipa espero que o paulinho tenha muito trabalho para tirar o suor das camisolas porque se isso acontecer é sinal que lutaram ate ao fim.Um grande abraço p/ toda a equipa e um grande BOA SORTE!

Simão Pfc Neves disse...

Pois é.
Tem toda a razão.
Se a lábia ganhasse jogos haveria imensos excelentes treinadores, não é?
E conheço alguns jogadores que estariam no topo da carreira, sem dúvida nenhuma!!!
Agora ser treinador daqueles que têm que tomar decisões e dar a cara por elas, em vez de andarem só de cara tapada a dar palpites como verdadeiros treinadores de bancada que são, aí é que é mais difícil.
Preparar treinos para 12 e aparecerem 7, pedir aos jogadores para fazerem amorties e eles optarem sempre pelo remate em avião, indicar vezes sem conta que a posição de defesa é na linha e vezes sem conta os jogadores estarem em posições de defesa errada, combinar com jogadores para jogarem em determinadas posições e quando chega ao momento da verdade eles dizerem que preferem não jogar naquela posição, ter de gerir jogadores cuja maior dificuldade que encontraram na sua formação era saber se iam ganhar por 25-4 ou 25-5, orientar 12 treinadores em vez de 12 jogadores, porque cada um tem a sua opinião e experiência e no calor da luta pensa em vez de executar (O Magalhães tinha razão quando uma vez em conversa disse-me o seguinte: "Quando vejo um jogador a entrar no pavilhão com ar de pensador, está tudo f...."), enfim gerir todas as situações e obstáculos no campo é que é ser treinador, assumindo na pele as consequências das suas decisões, isto é que é ser treinador.
Palpites no quentinho do nosso sofá ou atrás de um monitor de computador, é fácil.
Mourinho disse uma vez: "Gostava de ver os Srs jornalistas e comentadores estarem no banco com milhões de olhos em cima e a terem de tomar decisões ao segundo, com a pressão de no momento serem julgados".
Claro que também não será preciso explicar que um dirigente de um clube não tem como função colocar a equipa a jogar, razão pela qual a 1ª frase não deve de certeza ser dirigida a mim.
No entanto, vou seguir o seu conselho e quem sabe tiro o curso de treinador ... a alguém - LOL
No que respeita à sua opinião acerca do treinador o único comentário que me apraz fazer é que é a sua opinião e ninguém o leva a mal, porque opiniões não se discutem.
Aproveitava para também o corrigir num ponto.
Lábia tem quem não se identifica, porque quem diz as coisas perfeitamente identificado tem argumentos e opiniões.
Atenção que com isto não estou a criticar quem escreve sob pseudónimos ou anonimao, porque como já defendi em outros comentários e outros blogs, sei que existem pessoas que devido à sua vida profissional não podem participar destes forums de discussão e expressar a sua opinião identificados.
Só não gosto de anónimos que usam este direito para falar mal, dizer palavrões e axincalhar, o que não foi o caso de todos os que comentaram este post.
De resto, no nosso clube estamos sempre abertos a quem queria colaborar e ajudar, por isto se algum de vós considera que pode fazer um bom trabalho apareça e é sempre uma questão de conversarmos.
Fica aqui o desafio...

Anónimo disse...

O post do Olho Aberto refere-se à equipa do Clube Ana ?

M.C disse...

O post não, o comentário .....

Anónimo disse...

O Spn tem toda a razão no seu comentário, por isso mesmo é que disse que não é treinador para seniores mas im para camadas jovens.A razão é muito simples, os seniores por terem quase a mesma, se nao a mesma idade do treinador pensam que têm o direito de tomar as suas proprias decisões não respeitando assim os colegas nem treinador e quando assim é, é muito dificil levar avanta qualquer trabalho.No entanto desejo a continuação de um optimo trabalho e que os jogadores leiam estes comentários para ver se melhoram alguma coisa neste aspecto.Boa sorte