segunda-feira, julho 02, 2007

Futsal - Mudança de Rumo.


Os esforços que a AF Ponta Delgada tem desenvolvido nos últimos tempos para que a Ilha de Santa Maria volte a ter futebol federado é público mas no caso particular do rumo que algumas equipas de futsal se preparam para tomar, penso que não será a melhor opção, senão reparem, as equipas que actualmente estão inscritas pelo INATEL gastam uma quantia irrisória nas inscrições de atletas (permite por Ex. que uma casa do povo organize uma equipa para integrar as provas) e é dada a oportunidade do vencedor de SMA, defrontar o campeão de São Miguel. Os clubes que optarem pela AFPD vão desde logo ter que desembolsar a módica quantia de 75 € para a inscrição de cada atleta (técnicos não tenho conhecimento do valor), defrontam na mesma o campeão de São Miguel e caso a vitória lhe sorria, defrontam posteriormente outra formação numa partida que apurará o Campeão Regional. Em condições normais, o Campeão Regional até subiria às competições nacionais certo? Mas vejam o que se passou esta época o Campeão Regional 2006.2007 (Pico da Pedra), venceu categoricamente o conjunto terceirense da Fonte do Bastardo e volta para o regional, pois é, não há apoio para subidas porque a vaga está ocupada e nem o clube tem suporte financeira para tal. Será que vale a pena esta mudança? E as equipas que optarem por ficam no INATEL? Haverá um campeonato de ilha para as equipas da AFPD e outro para as do INATEL? E Árbitros? As equipas que forem para a AFPD vão pagar uma taxa para arbitragem mas já se informaram se serão enviados árbitros para dirigir os vossos jogos? Ou vão pagar a taxa de arbitragem e depois a AFPD organiza aqui um curso e serão sempre as mesmas caras a apitar os jogos? Penso que estas são questões pertinentes e de resposta urgente para que os clubes possam deveras ponderar os prós e contras duma eventual mudança.

22 comentários:

Anónimo disse...

temos que ver que se, realmente, os clubes tiverem que pagar 75€ por jogador as coisas nao serao faceis. ha falta de patrocinios e, tirando 2 ou 3 clubes, nao ha capacidade financeira para que o futsal federado seja uma realidade na nossa ilha.quase de certeza ira haver divisao entre os diferentes protagonistas do nosso futsal e isso, esperemos que nao, ira levar o futsal pelo mesmo caminho que o futebol de 11.
c.b.

Anónimo disse...

http://www.desportosemparalelo.com/noticia.php?id=5122


Talvez com a ajuda da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o Pico da Pedra suba à II Divisão.

Anónimo disse...

Só entra quem pode...

Anónimo disse...

ja vi esse filme muitas vezes..tudo sao rosas de inicio..depois,nao ha arbitros,nao treinadores especializados,quem é o responsavel em s maria pelas nomeaçoes,alteraçoes,etc?? vem tudo por correio de p delgada??ja se ouve ate q vao jogar no parque desportivo...e as horas,ja sabem?.. clubes com queixas de falta de dinheiro? é mentira!! pq se fosse o caso e como todos sabem nao ha contrato programa com equipas seniores nessa divisao.lá se vai fazer outra vez a mesma coisa,buscar miudos das modalidades bem emplantadas em s maria,inscreve los e lá vem o dinheirinho.procurar miudos q nao pratiquem qualquer modalidade dá muito trabalho.

Anónimo disse...

pois o problema vai ser quando começar o futsal que os muidos vao optar pelo futsal e vao deixar algumas mudalidades para atras

Anónimo disse...

Este post parece ter sido escrito por um velho do restelo.
Futsal de INATEL é quase o mesmo que fazer um jogo no recreio da escola.
Em Santa Maria parece recear-se a evolução.

Anónimo disse...

Recear-se a evolução ou a resposta negativa dos clubes marienses à associaçao de são miguel e lá se vão o eurossss com que estão a ocntar não é verdade? Estão a aproveitar-se da sede que muita gente tem de voltar a ter futebol federado para enxer os cofres isso sim

Anónimo disse...

oh amigo...sabes da realidade tu??? Sabes que começa a fartar jogar em campos sem condiçoes, (é que nem todos os campos de cimento estao em condiçoes),com condiçoes ambientais desfavoraveis (chuva,vento, enfim Inverno), e sem espaços para treinar???
é caro pois é...mas o futsal joga.se la dentro e com condiçoes!!!
ora metam o andebol na rua..e vao ver os pequenos todos a passarem a ficar em casa!!!!!!!
Qual o problema de clubes federados afinal? Diz.me que é pior...diz.me que para o futsal so vai ser pior...diz.me se que ninguem quer isto!!!
Informa.te

Anónimo disse...

Se começa o Futebol ´cá em santa maria podem querer que o volley, andebol vao a baila!!!

Anónimo disse...

futebol federado e o melhor k pode haver ninguem quer e ter resposabilidades, pk jogar num ginasio nao como jogar em santo espirito debaixo de chuva nevoreiro.
falo por mim , levo pancadaria em jogos saiu dos jogos esfolado devido aos campos o da almagreira e bom para patinagem , nao fui a 7, 8 jogos devido as condiçoes climatericas . voçes k vaiam jogar pa rua e deiam o litro como dou em todos os jogos para ver se e bom jogar em cimento

Anónimo disse...

Ou será que o "anti-futsal-federado" é alguém que prevê perder espaço de manobra, perder protagonismo, perder influência?...
Ou talvez prefira que os que gostam de futebol continuem e ver e jogar uma coisa parecida com isso em pisos e condições perigosos, à chuva e ao vento e a adiar jogos devido ao mau tempo, além de não evoluírem nem técnica nem tacticamente, nem sequer adquirem cultura desportiva.

Anónimo disse...

mais uma cena o dinheiro que dao para incriçoes na federaçao sai mais barato do que jogar na inatel e mandar buscar calçoes e meias todas as semanas .

Anónimo disse...

os jogos não vão deixar de ser em cimento so por o futsal ser federado. imaginem que entram 10 equipas, ou seja, 1 jornada vai ter 5 jogos. nao temos condiçoes para ter 5 jogos em pavilhao. nem mesmo com o novo pronto. vao continuar a haver jogos em sto espirito, sta barbara, almagreira. essa é uma realidade da qual muita gente nao se quer mentalizar...
c.b.

Anónimo disse...

ja agora, ja que existe todo este empenhamento no futsal federado, deixo aqui a minha opiniao/ soluçao para o futsal federado. muitos a considerarao utopica e sem fundamento mas se calhar é uma boa soluçao.
formar uma equipa com os melhores jogadores da ilha e apostar nela para a subida de divisao. é logico que iriam ser necessarias mais equipas para haver campeonato mas aquela seria a grande aposta para a subida.
claro que tal facto teria que estar em sintonia com a camara municipal, porque teria que ser ela a grande patrocionadora, e conseguida a subida a grande benificiaria, dessa equipa.
ja tou mesmo a ver o monte de criticas que vou receber mas antes de alguem criticar peço-lhe que pense com calma e que veja que, se calhar, nao é uma má soluçao.
c.b.

M.C disse...

Amigo C.B, este teu raciocínio teria todo o cabimento caso não existissem outras modalidades estruturadas há mais anos,que caso também beneficiassem de um apoio finaceiro substancial da CMVP teriam essa ambição.

Anónimo disse...

É sem dúvida utopia, pois eu não estou a ver os outros quererem ser o bombo da festa.
Quanto às outras modalidades... pois o problema tá aí...

Anónimo disse...

futebol é o melhor desporto que pode haver e achas k nao iriam abdicar de outro desporto para jogar futebol a serio. e ao anonimo k disse nao sei o k iremos jogar sempre em cimento deve ser parvo nao sabes k tá nos regulamentos que federaçao nao poder haver jogos em cimento informa-te primeiro depois manda comments

Anónimo disse...

Pois..e so andebol na cabeça dessa gente! Deixem o futsal crescer mas é!!!!!!!!!!!
Uma equipa? tas tolo nao? entao e os outros? regime de ditadura nao...ve.se que nem de futsal nem de nada percebes! Marco..mais apoios para o andebol? o teu problema e na crer ver o andebol a perder para o futsal..uma realidade proxima! p.s- nr de equipas federadas,nao mais de 4!

M.C disse...

Deixar o Fusal crescer é uma coisa, idealizar uma equipa que com apoios governamentais pudesse subir de divisão também é possível mas vão devagar com o andor porque o santo é de barro.


Anda gente por cá há mais tempo e não é só o andebol.

Por isso minha gente abram a pestana antes d emandar a posta de pescada.


Saudações

Anónimo disse...

Ò Zé da bola, comentário pouco desportivista para um blog de desporto!

Anónimo disse...

eu posso nao perceber nada, segundo vossa excelencia, mas vamos ver onde é que o futsal vai chegar. vamos ver quantas equipas se vao inscrever e no fim vemos quem é que percebe disto.
c.b.

Anónimo disse...

Passados que são cerca de 3 meses, a Associação já deu formação devidamente organizada do que muitas outras modalidades. Se o Futsal já tinha o crescimento que tinha e jogava em ringues sem condições, agora com condições é outra coisa, não acham? Sobre os preços das inscrições, dou mais uma achega a Associação desceu os preços das mesmas, conforme se pode ver nos seus comunicados semanais.Em Stª Maria não deve haver medo da evolução pois há lugar para todos no DESPORTO. A Associação não está em Stª Maria Maria para sacar nada de ninguém, como dizia num comentário anónimo, pois tudo tem custos. Aqui deixo um pergunta será que os miudos foram para outras modalidades porque não havia Futebol ou Futsal? A maioria dos clubes não começaram no FUTEBOL? É só ver a galeria de troféus deles. Força Futsal em Santa Maria