terça-feira, março 18, 2008

Final de prova amargo.........

Os Antigos Alunos fizeram a festa de campeões da série Açores de voleibol masculino ao vencerem os dois desafios realizados no Faial, frente aos Bombeiros da Horta, confirmando sem margem para dúvidas o primeiro lugar que ocupavam à entrada para a derradeira jornada. O duplo triunfo por 3-0 diz bem da superioridade dos micaelenses que vão representar os Açores na segunda fase nacional, aquela que vai apurar a subida à divisão A2. Os ex-escolares terminaram a série Açores com 37 pontos, mais um que o Clube ANA que se viu envolvido numa situação insólita. Depois de ter ganho por 3-1 (25-20, 23-25, 15-25, 21-25) ao Ribeirense e pelo facto de ter perdido um set disse adeus às remotas possibilidades de ainda chegar ao título, o conjunto de Santa Maria não compareceu ao segundo encontro, no domingo de manhã, devido a uma falha no horário do jogo. Os árbitros e o Ribeirense tinham indicação que o desafio começava às 10.00 horas, o Clube ANA tinha indicação que o apito inicial seria às 11.00 horas. Em resultado disso, e porque chegou ao pavilhão com 25 minutos de atraso, os árbitros confirmaram a falta de comparência ao cabo de um quarto-de-hora de espera.Uma situação que ainda deverá fazer correr muita tinta pois uma falta de comparência implica a perda de alguns apoios que são atribuídos pela direcção regional do Desporto, uma situação que os marienses tentarão evitar tendo por base a confusão nos horários e o facto de se encontrarem na ilha do Pico.Apesar da derrota por falta de comparência, o Clube ANA já não tinha hipóteses de chegar ao primeiro lugar, pelo que a possível reclamação a apresentar visará apenas evitar que tenha de devolver à direcção regional do Desporto algum do apoio recebido. A formação de Santa Maria terminou o campeonato com 36 pontos. Fonte: DSP

2 comentários:

Anónimo disse...

Após este post...as pessoas devem dizer esses gajos foram foi para os copos e a desculpa de troca de horarios só foi para encobrir as ressacas! Mas não...não foi isso que aconteceu realmente foi uma confusão de horarios por parte do c.ana que foi induzido em erro...mas o pior não é isso confusões de horários acontecem todas as semanas e com equipas do topo...mas o pior é quando estamos a lidar com uma equipa que os seus dirigentes, treinadores, e alguns jogadores e acima de tudo o presidente ser do pior a nivel de de todo que existe no voleibol e desporto em geral...porque se acontece-se o que é normal ...que era a equipa da casa esperar pelos jogadores do c.ana que as 10.14h ja estavam chegar e começava-se o jogo pouco depois ou tinham-se informado o que realmente passava porque estavamos a um passo do ginasio e até podia ter acontecido algo com a equipa...mas não o que a equipa do ribeirense fez foi...fazer tudo para que nao houvesse jogo desde apressar os arbitros para assinar o boletim de jogo quando viram o 1o atleta do c.ana chegar e arranjar maneira de se desculparem de que os arbitros é que nao queriam fazer o jogo..equipas destas merecem mesmo é nem existir e alias uma equipa que desce de divisão e nao tem nada a ganhar com essa situação poem em risco uma equipa que até podia ter sido campeã desde que os aaa perdem-se e que pode ter ficado lesada a nivel de apoios...ponhamos agora no papel inverso se acontece-se a nos faziamos uma coisa destas...Não porque estamos aqui para jogar voleibol e nao para ganhar jogos na secretaria...agora uma coisa é certa equipas como o ribeirense não merecem nada!!! eles não se podem esquecer é que um dia podem vir bater a porta do c.ana e espero que nesse dia a resposta seja Não!!!

Em relação a esta época o objectivo principal foi alcançado a manutenção ja que foi dificil formar a equipa e mesmo com mtas contrariedades fomos quase campeões...agora é esperar que para o ano seja igual ou melhor porque com este grupo de jogadores que jogam por prazer e lazer vamos sempre chateando as equipas que realmente fazem de tudo para estar em 1º lugar!!

Um Abraço a todos os jogadores e para o ano estamos cá novamente....e esperemos com mais uma equipa mariense(s) a disputar esta zona açores!!!

Anónimo disse...

Os factos em relação à deslocação do Clube Ana á ilha do Pico, para a realização dos últimos dois jogos do campeonato nacional de 2ª Divisão Zona Açores, são:

O clube Ana deslocou-se ao Pico com a informação, segundo documento oficial, do seguinte calendário:

15/03/2008 – 20:00h - Esc. Bás. Int. 2/3 Sec. Lajes Pico
16/03/2008 – 11:30h - Esc. Bás. Int. 2/3 Sec. Lajes Pico
(importante referir que o aquecimento começa 1h antes do início do jogo)

Sábado – 15/03/2008
A equipa chega ao Pico por volta das 12:00h, e em seguida almoça na Madalena.
Por volta das 15:00h instala-se numa residencial nas Lajes a 5 min do pavilhão.
No final do dia realiza o seu jogo contra o Ribeirense, saldando-se o resultado em 3-1 a favor do clube Ana.
Logo após o jantar os atletas recolheram à residencial para descansarem

Domingo – 16/03/2008
Por volta das 9:00h a maioria dos atletas do Clube Ana tomam o pequeno-almoço.
Por volta das 10:00h alguns dos atletas saem da residencial para um passeio matinal
Às 10:14h um dos atletas do Clube Ana desloca-se ao pavilhão, e verifica que a equipa adversária já estava em aquecimento. Intrigado pergunta a hora de início do jogo, pelo que lhe é informado, pela equipa de arbitragem, já presente no pavilhão e equipada, que o jogo se iniciava às 10:00h.
Às 10:14h este atleta informa telefonicamente o treinador do Clube Ana da situação. O treinador aproveita a chamada para informar os árbitros que tinha sido notificado oficialmente de que o jogo só se iniciava às 11:30h. O treinador avisa de imediato os seus atletas para se deslocarem ao pavilhão (viagem essa que demorou menos de 5min).
Às 10:15h, os árbitros em sintonia com a equipa do Ribeirense decidem resguardar-se nos regulamentos (que mencionam que um atraso superior a 15min, implica falta de comparência) e decidem preencher o boletim de jogo mencionando a falta de comparência da equipa do Clube Ana
Às 10:16h, chegam mais 3 atletas, entretanto os árbitros estão terminando o preenchimento do boletim de jogo. A equipa adversária rapidamente começa a recolher ao balneário. Os árbitros concluem o boletim de jogo e dão por concluído o jogo. Entretanto os elementos presentes no pavilhão continuam a apelar ao bom senso dos intervenientes e tentam realizar o jogo.
Às 10:18h, o Clube Ana tinha jogadores e condições suficientes (entenda-se equipados como determinam os regulamentos) para se iniciar o jogo. Alguns dos jogadores do Ribeirense já se encontravam no balneário a prepararem-se para abandonar o pavilhão. O treinador, dirigente e árbitros mantém-se decididos a não alterar a sua decisão, mostrando-se pouco disponíveis ao diálogo e resolução da situação.
Às 10:19h (11min antes da hora comunicada oficialmente ao Clube Ana) surge o treinador, que em conjunto com os atletas já presentes, tenta dialogar e dar início ao jogo. Mais uma vez dirigentes, treinador do Ribeirense e árbitros, mantém-se pouco disponíveis ao diálogo, confirmando a decisão já tomada e registada oficialmente no boletim de jogo, ou seja, falta de comparência do Clube Ana.
Mesmo após árbitros, treinador e jogadores adversários terem abandonando o pavilhão, o clube Ana contactou diversos responsáveis, desde árbitros, presidente do Ribeirense e dirigentes associativos no sentido de que se realizasse o jogo, aproveitando a deslocação dos atletas do Clube Ana à ilha do Pico.
Mais uma vez, os nossos resultados foram infrutíferos, pois como disse o Sr. Presidente do Ribeirense, “As pessoas têm as suas vidas e como tal não é fácil reuni-los naquela hora para jogar”.

Estes são os factos reais, duros e isentos de qualquer juízo de valor.

Agora vamos a algumas questões importantes e que suas respostas provocaram e ainda provocam muita revolta a quem trabalha pelo voleibol.

Um dos elementos da equipa de arbitragem que é colega de um dos nossos atletas, também ele árbitro, tendo o contacto deste, porque é que não se preocupou em tentar saber junto dele o porquê daquele atraso?

Sabendo os responsáveis do Ribeirense que o Clube Ana estava na ilha do Pico para jogar (como tinha feito na noite anterior!), porque é que não estranharam o nosso atraso?

Porque é que mesmo tendo aparecido um dos elementos do Clube Ana, 1 minuto antes dos 15 min de atraso (necessários para declarar a não comparência) os dirigentes, treinador e equipa de arbitragem, não deram importância nenhuma à explicação, iniciando desde logo o preenchimento do boletim de jogo e anulando a realização do jogo?

Porque é que os dirigentes, treinador e equipa de arbitragem, mostraram-se pouco disponíveis ao diálogo e, acima de tudo; à resolução daquele imprevisto?

Sabendo que a equipa de arbitragem era do Pico e as pessoas do Ribeirense estavam em casa, o porquê da sua teimosia na não realização do jogo?

Não será que deveria ser responsabilidade da equipa de arbitragem, sabendo 1 minuto antes dos tais 15 min oficiais, tentar mediar o diálogo entre Clube Ana e Ribeirense no sentido de se realizar o jogo?

Não seria muito mais importante e lógico, ter-se realizado este jogo, esquecendo uns “míseros 4 min de atraso”, a entrar-se agora num processo complicado de apuramento de responsabilidades e aplicação de multas/penalizações, que pode penalizar várias pessoas e em última instância o próprio voleibol?

Será que esta teimosia e falta de bom senso, por parte dos dirigentes e treinador do Ribeirense em concordância com a equipa de arbitragem veio valorizar e defender os interesses do voleibol regional?

Será que jogadores, treinadores, dirigentes e árbitros, andam a lutar e a trabalhar para, ao invés de se praticar voleibol, procurarem ridículas razões (como é por exemplo 4 min de atraso) para não se praticar voleibol?

Será que indisponibilidade e cumprimento restrito por parte dos dirigentes, treinador do CDR e equipa de arbitragem dos regulamentos, e a sua falta de bom senso e compreensão vieram prestar um serviço positivo ao voleibol regional e aos principais interessados que eram os atletas?

Porque é que a vontade expressa várias vezes pelos atletas do Clube Ana e alguns do Ribeirense foi ignorada, mantendo-se a vontade de outras pessoas, que pouca intervenção têm no jogo, na não realização do encontro?

Sinceramente, agora só me resta opinar pois não consigo evitar, e se calhar até arrisco a perder a minha razão, mas não consigo calar a minha repugnância e desilusão com a atitude tomada hoje pela equipa de arbitragem, dirigentes e treinador do Ribeirense. A atitude deles hoje na ilha do Pico, só veio demonstrar uma coisa, estas pessoas que eu mencionei estão a mais no voleibol, pois eu e mais 19 atletas (11 do Clube Ana e 8 do Ribeirense) apenas queríamos uma coisa: jogar Voleibol, e isso foi-nos negado claramente por entidades que apenas existem para apoiar os atletas. Quando pessoas como, e volto a frisar para quem estiver a ler não se esqueça, os dirigentes e treinador do Ribeirense e aquela dupla de arbitragem estejam no voleibol então continuaremos a assistir à permanente destruição do voleibol. Por estas pessoas acabava-se com isto e deixava de haver pessoas a praticar voleibol.

A tacanhez e hipocrisia dos árbitros (dos quais não refiro o nome porque simplesmente não sei!), dos dirigentes e treinador do Ribeirense foi tanta, que ao serem confrontados com a sua decisão de declarar falta de comparência ao Clube Ana, as suas respostas eram:
Árbitros – “O jogo só se pode realizar se a equipa do Ribeirense assim o desejar!”
Ribeirense – “Nós até jogávamos, mas os árbitros começaram logo a preencher o boletim de jogo, pelo que não podemos fazer nada!”.
Até neste pormenor as suas mentalidades foram duma reduzida inteligência e tremenda falta de respeito revelando uma enorme falta de dignidade em, pelo menos, assumir as suas próprias decisões..

Bem sei que vozes de burro não chegam ao céu e a falta de consciência das pessoas já referidas não alterará em nada a sua postura e muito menos nos devolverá a possibilidade de realizar aquele jogo, mas ao menos recorro a um direito que os meus pais ganharam em 25 de Abril de 1974, o direito livre de me exprimir.

Eu já tinha sofrido na pele a anulação duma subida à 2ª divisão pelos Antigos Alunos B por parte da Federação Nacional de Voleibol, porque simplesmente decidiram poucas semanas antes de obtermos o nosso título que as equipas B não podiam subir.
Agora entidades regionais impedirem-me a prática de voleibol, por causa duns patéticos 4 min!!??...Sinceramente o que é que estas pessoas querem????

Agora só espero que a falta de bom senso dos dirigentes, treinador e árbitros, não seja apoiada pela Direcção Regional do Desporto, avançando-se com multa e penalizações, avolumando-se assim o número de pessoas que mais não fazem do que tentar impedir que se pratique voleibol nos Açores.

Pedro Silveira, jogador do Clube Ana