quarta-feira, setembro 10, 2008

Árbitros Marienses vão marcar presença.

A Associação de Voleibol de São Miguel vai levar a efeito o “II Clinic de Arbitragem”, formação para árbitros que terá lugar entre os dias 19 e 21 de Setembro e que contará com a presença de vários prelectores de âmbito nacional que emprestarão os seus conhecimentos ao reforço das competências dos juízes açorianos.
São dezanove os árbitros de seis ilhas dos Açores que estão confirmados na formação e que ao longo de três dias terão oportunidade de rever o seu saber e evoluir no sentido de poderem atingir patamares superiores da arbitragem nacional, reconhecendo a Associação de Voleibol de São Miguel capacidades em todos para chegarem ao escalão máximo.
É por isso que este Clinic é dirigido apenas a um grupo restrito que foi seleccionado mediante os desempenhos mais recentes e as perspectivas de evolução, realçando-se para além dos habituais termos técnicos, a incidência nos aspectos humanos como seja a relação árbitro/treinador.
O “II Clinic de Arbitragem começa às 19.00 horas do dia 19 do corrente, no hotel Caloura, com a recepção aos participantes, seguindo-se o jantar que antecede o início dos trabalhos. Os primeiros painéis vão abordar os critérios do Conselho Regional de arbitragem e os regulamentos federativos, prelecções a cargo de Hélio Ormonde e António Sobral, respectivamente, ambos árbitros internacionais.
Ao longo de todo o sábado, dia 20, as questões técnicas prevalecerão, mas ganham realce duas intervenções que prometem grande interesse: o stress e ansiedade do contexto desportivo e a relação entre o treinador e o árbitro, a cargo de Cláudia Dias e Rui Resende. No domingo, terá lugar o encerramento dos trabalhos.
Vão participar na acção de formação os árbitros Sandra Frontoura, Sandra Leonardes, Carolina Rodrigues, Carla Garcia, Bruno Noronha, Carlos Silva, Paulo Linhares, Paulo Furtado, Hélder Goulart, André Enes (São Miguel), Laura Jora, Michael Medina (Pico), Elisabete Faria (Faial), Fábio Bettencourt (São Jorge), Alexandre Reis, Augusto Mendonça (Santa Maria) e Romeu Lima, Jaime Eloy e Carlos Correia (Terceira). Informação: AVSM
#
Programa
#

Sexta-Feira (19/09/2008)
19h - Recepção a todos os participantes
19h30 - Jantar
21h - Abertura dos Trabalhos
21h15 - Critérios do CR Arbitragem 2008/09 (Hélio Ormonde)
22h - Regulamentos Federativos (António Sobral)
23h - Encerramento dos Trabalhos
#
Sábado (20/09/2008)
08h30 - Pequeno-almoço
09h30 - Regras de Voleibol e Técnica de Arbitragem (António Sobral)
10h45 - Intervalo
11h00 - Elementos técnico-tácticos (Rui Resende)
13h - Almoço
14h30 - Stress e ansiedade do contexto desportivo:
O caso dos árbitros de voleibol (1.ª parte – Cláudia Dias)
19h - Jantar
20h30 - Treinador/Árbitro – Que relação? (Rui Resende)
22h30 - Encerramento dos Trabalhos
#
Domingo (21/09/2008)
08h30 - Pequeno-almoço
09h00 - Stress e ansiedade do contexto desportivo:
O caso dos árbitros de voleibol (2.ª parte – Cláudia Dias)
12h30 - Encerramento dos Trabalhos
13h00 - Almoço de Encerramento

Sem comentários: