quinta-feira, maio 21, 2009

Jorge Vicente recebe nova homenagem.

Em carta enviada à Presidência do Governo Regional dos Açores, os elementos que fazem parte da organização da Gala do Desporto Mariense (Zeca Valente, José de Melo, José Moniz e Humberto Borges), propuseram o nome de Jorge Vicente para receber uma momenagem com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico.
Após a recepção e analíse da proposta que continha, inclusivé, o currículo/palmarés do Campeão do Mundo na modalidade de Hóquei em Patins, o Executivo Açoriano não colocou nenhum entrave à inclusão de Jorge Vicente entre os nomes que, no próximo dia 1 de Junho, na cidade de Toronto - Canadá, vão receber as insígnias honoríficas Açorianas.

17 comentários:

Anónimo disse...

É uma justa e merecida homenagens que orgulha os desporto de santa maria, todos os marienses assim como os Açores todos, pois foi mais prestigiado desportista que esta Reggião teve até hoje.

Parabésn Jorge Vicente, Santa Maria, e a quem apresentou a candidatura.

Anónimo disse...

São figuras destas e destes reconhecimentos que aumentam a auto-estima dos marienses, e mostarm que a nossa ilha embora pequena têm "gente grande".

O Jorge Vicente é sem dúvida uma figura emblemática, do desporto de Santa Maria.

Anónimo disse...

Hoje a RTP açores levou o grande campeão mundial, europeu e nacional, que se formou em Santa Maria, ao proggrama Bom dia, em reconhecimento da sua enorme grandeza desportiva e figura açoriana de relevo.
Como mariense me senti orgulgosa, pois ainda me lembro dele e conheci sua mãe.
Este nome deverá estar sempre lligado e perpetuado na nossa ilha.

Anónimo disse...

Li o currículo do Jorge Vicente, e é estonteando ver a envergadura desportiva e o encaixe de títulos e palmarés, desse grande desportista açoriano, formado em Santa Maria.

Não há nada semelhante nos Açores, emesmo a nível Nacional, só alguna dos colegas que figuuram na foto que o marco colocou.

Anónimo disse...

Estamos perante a mais alta figura do desporto açoriano de todos os tempos!
Atesta a larga história de Santa Maria no desporto.

Anónimo disse...

Santa Maria e a Gala do Desporto Mariense estão de parabéns!
Bom trabalho em prol da rica história do desporto desta terra e da promoção e incentivo dos jovesn, através da figura ÍMPAR do desporto açoriano que é o grande campeão Jorge Vicente.
Não há dúvida que,cultural e desportivamente, a Gala do Desporto Mariense foi a grande evento que marcou esta Câmmara Municipal.

Vitor Silveira

Anónimo disse...

PARABÉNS AOS BENFIQUISTAS MARIENSES!!:))

Pelo menos esta condecoração do Jorge Vicente, vos salva este ano, já que a taça da liga foi aquela roubalheira:))

Lampião verde.

M.C disse...

Sr. Vítor Silveira

Enviei-lhe recentemente um Email, recebeu-o ?

Anónimo disse...

Ontem vi na televisão a entrevista que fizeram ao Campeão mariense Jorge Vicente. Me senti orgulhosa e até me vieram as lágrimas aos olhos, pela forma como disse, que Santa Maria é que o formou e o formou como atleta. Não sabia que ele também tinha jogado futebol no Gonçalo Velho:))
O Asas do Atlântico deveria fazer um programa dedicado a este grande atleta - único nos Açores -, que foi lançado e aprendeu hóquei em patins naquele Clube. Outra coisa não se espera, assim como uma justa homenagem, pois são figuras destas que levam longe o nome das iinstituições e orgulham as suas terras.
E. Costa

Anónimo disse...

Faço das palavras da Ana Loura, minhas palavras

O Jorge, não só era e é um encanto de pessoa, como um regalo de jogador. Era um orgulho ouvir nos relatos as bonitas jogadas e vários golos que marcou, mas sobretudo, a referênciaa ao "pequeno Santa Maria", como diziam alguns locutorres da rádio.

"" (...) Nas salas dos exames Nacionais do quinto e sétimo anos, à socapa, tocavam pequenos transístores que transmitiam em surdina o jogo do dia em que participava a nossa selecção, e os nomes de Júlio Rendeiro, António Livramento, António Ramalhete, o Fernando Adrião e de um miúdo de estatura abaixo da média da selecção. Esse miúdo era o meu encanto, eu ficava de olhos no receptor da televisão a ver o Livramento jogar, mas quando Jorge Vicente entrava no ringue os meus olhos brilhavam. ""
in MULHERES DE ATENAS

Ana percebo bem os "teu brilho", assim como muitos marienses e açorianos da nossa geração.

Este nome precisa, merece e deve ser relembrado sempre em Santa Maria, espero que a Câmara Municipal o faça, como vi defendido num artigo do Baluarte, e os marienses desejam.

O Gonçalo Velho, e principalmente o Asas do Atlântico, devem associar-se a esta ideia e juntar-se ao grupo propopnente para ligar o nosso campeão, ´´unico nos Açores"", a uma valência do Complexo desportivo da ilha, como fazem noutros sítiosm com atletas que estão muito longe da categoria e palmarés do Jorge Vicente.
A. Sousa

Anónimo disse...

Olá Março

Não sabia que o campeão Jorge vicente, tinha jogado no nosso Gonçalo Velho. Isso é uma honra para nós!
O currículo deste atleta que colocaste aqui, é deveras impressionante. Não sei como é que a ilha e o desporto mariense andaram esquecidos desta alta figura tantos anos.
Ainda bem que há alguém que anda nestaterra a resgatar as memórias do desporto de Santa Maria.
Parabéns a ti Marco e ao grupo da Gala, que está a fazer um trabalho muito importante.
J.Chaves

Anónimo disse...

Sem dúvida que é de elementar justiça ligar este grande campeão do mundo, da Europa e de Portugal, de costela e formação mariense a Santa Maria, como fazem noutros lados.

Quem não se lembra do Pavilhão Carlos Lopes, Pavilhão Rosa Mota, Pavilhão Sídónio Pais, Pavilhão Borges Coutinho, Campo de jogos Jácome Correia, Campo de jogos João Gulberto (Complexo desportivo da Lagoa), Estádio Mário Lino (Complexo desportivo do Faial e mais, muito mais, como disse o José Melo, em entrevista na Rádio Atlântida e no comunicado da Gala do ano passado.
Vamos abraçar esta ideia, e este blogue pode ser um bom veículo,para dar essa colaboração.
P.Tomé

Anónimo disse...

Ontem ouvi o Jorge Vicente na Rádio Atlântida, agradecer ao grupo da Gala pela formalização da candidatura à alta condecoração autonómica que vai receber no Canadá, e também à Cãmara Municipal e a Santa Maria por toda a atenção e muita responsabilidade naquilo que ele foi como atleta e é como homem, oora Jorge, não tens nada de agracecer, SANTA MARIA E OS MARIENSES É QUE TE DEVERÃO AGRADEVER E SE ORGULHAR DE SERES UM FILHO DA TERRA, E DE TANTAS VEZES LEVA5 OS EU NOME ALÉM FRONTEIRAS.
Parabéns e bem-hajas
Sou mariense e mesmo vivendo aqui em S.Miguel tudo farei para dar força à ideia grupo de Santa Maria, para ligar teu nome fisicamente à ilha que amas.

Carlos Correia

Anónimo disse...

Eu concordo com o o escrito acima quanto ao contributo que este blogue poderia dar para ligar justamente o Jorge Vicente -O MAIOR ATLETA AÇORIANO E TODOS OS TEMPOS- a uma valência do complexo desportivo da ilha, como já o fizeram noutras terras, com figuras desportivas de muito menor nome e currículo desportivo. É só lembrar do Estádio Mario Lino, ainda em fase de projecto, que faz parte do complexo do Faial.
Desafio o Marco, coo figura importante na promoção, lançamento e justo reconhecimento que tem dado ao ddesporto de Santa Maria, que defenda e lance esta causa de orgulho mariense nos seus espaços na internet, associando-se à ideia do professor José melo, membros da Gala, Ana Loura, Clube Asas do Atlântico, Gonçalo Vellho (onde jogou o Jorge futebol), e muitosd outros marienses.
Outra coisa não esperaremos!
E.Pimentel

Anónimo disse...

O nosso campeão do Mundo Jorge Vicente já está em S.Miguel para seguir para o Canadá, a fim de ser condecorado com uma Insígnia Honorífica Autonómica de Mérito, distinção que orgulha e projecta nossa ilha. Desde que chegou já o vi no Bom Dia Açores, e numa entrevista que deu antes-de-ontem na Rádio Horizonte, tendo ontem, à tarde visto na Avenida a RTP-Açores a fazer uma reportagem com ele, o que mostra a importância desta figura do desporto mariense, português e mundial. Soube também no local que, igualmente a Rádio Atlântida e o Açoriano Oriental e a TVI, já estiveram em contacto com ele para divulgarem os seus grandes feitos desportivos.
Sendo este campeão formado em Sannta Maria, e afirmando ele publicamente que só foi possível ser o que é porque cresceu e aprendeu no Asas do Atlântico que era uma potência do hóquei-em-patins naquela época, onde está a atenção da Rádio Local para com este grande campeão, que tanto projecta e enaltece o seu clube de origem?
À boa maneira mariense, dão mais atenção e valor aos de fora dos que são da casa? Ou será tacanhez de não estar informado sobre o que todos os outros órgão de comunicação sabem?O Jorge é um dos expoentes máximos e maiores valores, que deram grandeza histórica ao ASAS. Este cllube está em dívida para com ele, devendo colocá-lo em lugar de destaque na sus galeria de ilustres. Nenhum clube nem ilha dos açores tem uma taão alta figura desportiva ligada a si.
Acho mesmo que, em vez de ser o José Melo e o grupo da Gala a connduzir e a insistir com o recnhecimento local do Jorge Vicente, deveriam ser o Asas e o Gonçalvelho, assim como os serviços do desporto.
Haja justiça e gratidão, meus senhores.
P.Silva

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que li acima. Uma ilha que não dá relevo e atenção aos seus altos valores, é revelador de uma sociedade amorfa, apagada, complexada em que cada um só olha para os eu umbigo, fgicando no misaberalismo do isolamento saloio.
Acordem entidades públicas camarárias e desportivas de Santa Maria. Por pouco a elevada condecoração do ímpar campeão mundial Jorge Vicente, não teria partido aqui de S.Miguel, com pena de muitos, e agora parace que estão à espera que liguem o seu nome a esta terra, sabendo-se que ele se formou como homem e desportista aí em Santa Maria. Ainda se queixam os marienses que não lhes dão a devida atenção de S.Miguel. Vejam de onde se está a dar maior relevo ao vosso atleta, conhecido pelo "Santa Maria do Benfica"! Não se fiquem a olhar os procos e a mostar cegueira pelas vossas "pérolas", porque essa grande jóia do desporto nacional, europeu e mundial é muito rara.
Deculpem o desabafo, mas conheço, admiro, e como ex-jogador de hoquei-em-patins, acompanhei a carreira do Jorge e seu valor e o amor que sempre expressou pela sus Santa Maria.
P. Tomé, S.Miguel

Ana Loura disse...

Estou a adorar ler estes comentários. Vá lá, parece que afinal o Jorge sempre é mariense apesar de cá não ter nascido. Estava difícil este reconhecimento. Acho bem e apoio que as ideias que tem sido apresentadas aqui vão em frente.

Os meus olhos brilharão outra vez ao ver o Jorge receber o galardão.

Obrigada António Sousa por teres trazido aqui aquele bocadinho da minha crónica e do meu passado. Vens concerteza aos 25 da Maré. Espero abraçar-te. Beijinho