segunda-feira, agosto 17, 2009

IV Gala do Desporto Mariense.

A IV Gala do Desporto Mariense teve lugar ontem pelas 20h30 no Hotel Colombo. Pelo quarto ano consecutivo, foram distinguidas várias personalidades ligadas ao desporto de Santa Maria sendo que algumas delas, deslocaram-se à nossa ilha propositadamente para o efeito. Outros, certamente por motivos de força maior, não puderam marcar presença.
Relativamente aos apoios reunidos para a realização deste evento e uma vez que desde a sua primeira edição os mesmos eram, na sua maioria, oriundos de São Miguel, há a referir que foram mais as entidades marienses que este ano colaboraram com o grupo promotor da gala.
No que às distinções diz respeito, Marco Coelho (MC), treinador de andebol, criador e mentor dos espaços de informação desportiva Desporto Mariense e Memórias do Desporto Mariense, foi a figura desportiva do ano.
Antes de continuar a enumerar todos os homenageados, permitam-me endereçar os meus agradecimentos a todas as pessoas/entidades que colaboram comigo na divulgação do nosso desporto e que enviam regularmente informação para o efeito, a saber:
Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria, Associação de Basquetebol de Santa Maria, Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria, Associação Juvenil de Santa Maria, Clube Ana S. Maria, CD Marienses, GD Gonçalo Velho, Clube Desportivo Escolar da EBSSMA, Clube Naval de Santa Maria, Clube Motard de Santa Maria, Clube Asas do Atlântico (seccões de Automobilismo e Tiro aos Pratos), Jornal Açoriano Oriental, David Reis, Nancy Bairos, João Batista, Márcio Costa, Pedro Botelho, Paulo Resendes, João Melo, Henrique Melo, Octávio Melo, Liliana Resendes e a Luciana Magalhães.
Voltando aos que foram as figuras da noite durante a IV Gala do Desporto Mariense, seguiram-se as homenagens a Henrique Melo que recentemente se sagrou Campeão Nacional de Andebol pelo Futebol Clube "Os Belenenses". O troféu foi oferecido pela Associação de Andebol local pelas mãos da sua presidente Inês Moura.
Ainda na modalidade de Andebol, foi dado o devido reconhecimento à equipa de juvenis masculinos do Clube Desportivo " Os Marienses" que conquistaram o título regional pela terceira vez consecutiva tendo uma vez mais representado Santa Maria e os Açores na Fase Nacional.
As Associações/Instituições responsáveis pela organização, promoção e formação desportiva também foram alvo de distinção. Assim subiram ao palco os representantes da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Associação de Andebol de Sta Maria, Associação de Basquetebol de Sta Maria, Associação de Voleibol de Sta Maria e INATEL (Carlos Martins).
Na categoria das Artes Marciais, foi distinguido o Núcleo de Karaté de Santa Maria, que realizou inclusivé uma demosntração durante um dos intervalos da gala.
Na categoria de "Árbitros" e depois de várias homenagens a árbitros de andebol e voleibol, foram reconhecidos os árbitros Pedro Braga, João Santo Cristo e Gilberto Rodrigues no Futsal bem como Luís Bairos, Sérgio Figueiredo e Helder Medeiros no Basquetebol.
Manuel João Teixeira (ex-Treinador de Hóquei em Patins), Paulo Araújo (ex-Dirigente Desportivo e promotor de atletismo), Vitorino Hilarião (ex-Dirigente Desportivo) foram os visados na categoria de "ex-treinadores e dirigentes".
Na sequência da homenagem que lhe foi prestada no dia anterior pelos clubes que representou em Santa Maria (GD Gonçalo Velho e Clube Asas do Atlântico), foi entregue o troféu “Liberty Seguros” ao Multi-campeão do Mundo, Europeu e Nacional Jorge Vicente.
No que concerne à categoria de "Ex - Atletas e Atletas", os homenageados foram os seguintes:
Daciano Cosme, Ângelo Figueiredo, Carla Neves, Fernando Andrade, Carlos Andrade e Rui Nelson Moniz Sousa (Tiro aos Pratos), Nuno Costa, Miguel Mecabombas, Nuno Duate, Paulo Duarte e Juvenal Miranda Freitas (Hóquei em Patins), João Freitas, Mena Rodrigues, Susana Piedade e Nisberto Cabral Costa (Atletismo), Sónia Carreiro, Carla Costa, Elisabete Rocha, José Amorin, Manuel de Sousa, Hermínia Sousa (Basquetebol), Roberto Cunha, Paulo Fontes e José Araújo Lopes (Andebol), Fernanda Ricardo, Eduarda Raposo, Helena Ferreira e Sandra Chaves (Voleibol), José Manuel Lordelo, Victor Manuel Travassos Puim, Manuel Dias, Ilídio Genuíno Andrade de Lacerda, José Santiago, Cirilo Gaspar Araújo, Arsénio Arruda, António Manuel Costa Pádua, Victor Carreiro, Hélio Santos, Joaquim Cabral, Pedro Galego, João Sequeira, Gil Branco, José António e João Paulo Resendes (Futebol), João Botelho, Nuno Resendes, Marco Carvalho e Eduardo Soares (Desportos Motorizados), Pedro Coutinho (Ténis de Campo), Andreia Travassos S.Costa Moura e Luís António Mesquita (Ginástica Artística), Fernando Silveira Soares (Jogos de Sala - Bridge e King), Odília Figueiredo, Maria Aurélia Félix Gertrudes Braga, Filomena da Conceição Reis, Luísa Batista, Mário Pereira Moniz, Pedro Andrade Monteiro, Paulo Andrade Monteiro e Bruno Ferreira (Ginástica).
Este ano, o programa "AÇORES ACTIVOS" da Direcção Regional do Desporto, que conta com nove núcleos na Ilha de Santa Maria mereceu o devido reconhecimento com a chamada das cinco agremiações que aderiram ao projecto (Clube Ana S. Maria - 4 núcleos, AJISM - 1 núcleo, Valverde Futebol Clube - 1 núcleo, Clube Desportivo Escolar - 2 núcleos, Clube Asas do Atlântico - 1 núcleo).
A título póstumo, foram relembrados António Carvalho Martins (Hóquei em Patins), Daniel Pacheco Correia (Voleibol), Horácio Borges Cabral (Futebol), Osvaldo Pavão Soares (Tiro aos Pratos), Manuel Botelho Moniz (Futebol/Basquetebol), Carmino Luís do Rego (Futebol e Basquetebol), Liberal Cordeiro (Dirigente Desportivo) e Fernado da Conceição Puim Sousa (Futebol).
Tal como acontece todos os anos, no final, o Professor José de Melo e em representação do grupo promotor da Gala do Desporto Mariense, endereçou algumas palavras de agradecimento à autarquia, patrocinadores, colaboradores e manifestou o desejo de dar continuidade a este projecto mesmo que haja uma mudança no poder local. Primeira foto: Ana Loura

24 comentários:

Anónimo disse...

Com muito pesar meu não pude ir á gala mas foi o meu marido,afinal era ele o convidado,ele já me disse que gostou muito de tudo e especialmente de rever amigos aos quais tinha perdido o «rastro».Gostou tambem muito de conhecer o marco coelho, eu eide conhece-lo da proxima oportunidade pois tambem terei muito gosto nisso.A todos muitos parabens e continuem, saudações, lucia dias

Anónimo disse...

foi a primeira vez que fui, gostei de rever algumas pessoas, mas julgava que fosse uma festa um pouco mais pujante, a palavra gala, não fica muito bem para um encontro de desportistas!

já não via o JORge á uns anitos, tá na mesma pessoa simples e humilde!

parabéns também ao senhor MC, pelas noticias poe sobre o nosso sport.

um abraço ao pessoal da organização da camara.

jacinto reis

Pires disse...

Parabens pelo blog!

Anónimo disse...

afinal é uma gala para recordar amigos? ou para galardoar aqueles que se destcaram ao longo dos anos, pelo que paraece se mais galas existirem, todos os actuais e ex-desportistas vão ser homenageados!
um gala deverá ser para homenagear quem se destacou, pelo que fez, caso do jorge Vicente, o Marco Coelho, o filho do Armando e mais um ou dois, senão vão entregar a toda agente, mesmo aqueles que tiveram breves passagens pelas modalidades!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez a Gala do Desporto de Santa Maria, foi dos maiores eventos ligados ao desporto da ilha, uma grande festa, mesmo um dos acontecimentos mais importantes das festas de Verão em nossa terra.
O desporto foi promovido em toda a linha, desde como estímulo à busca de saúde, até às modalidades de competição, que foram muitas reconhecidas.
Embora o professor Melo, modestamente, peferia não usar o termo Gala, poque é uma festa abrangente das bases ao topo, quem esteve no Colombo, viu uma verdadeira e grande Gala do Desporto, ao nível das melhores que temos visto na Região, feitas por profissionais.
Santa Maria está de parabéns com este grande evento, pois destaca o desporto, divulga a ilha, traz muita gente de fora, premeia e estimula os jovens, faz recordações justas aos mais idosos, cria emoções e encontros de pessoas que já não se viam há décadas, como o Senhor Fernando do Piço, a Senhora Aurélia Félix, que o meu pai já não via, quase desde a infancia, cria cruzamento de gerações e nas maravilhosas exposições mostra a história do desporto de Santa Maria.
Já gora Senhor Jacinto, onde queria que a festa fosse mais pujante? Esta é uma gala única no g+enero nos Açores, premeia os melhores, reconhece quem, trabalha nos bastidores dos desporto, quem faz a divulgação do desporto como o Senhor Marco Coelho, traz ao reencontro com a ilha várias pessoas do canadá, América, continente e S.Miguel,faz exposições de histórias e memórias do desporto, desconhecidas por muitos. Diga lá então o que falta acrescentar para chegar à tal pujança. Seria uma boa dica de colaboração, para com o Senhor Melo, que solicitou sempre boas parcerias no seu brilhante discurso.
Helena

Anónimo disse...

Foi sem dúvida um evento de grande adesão de desportistas, com homenagens justas a desportistas e instituições que trabalham no desporto mariense.
Esta me pareceu muito mais madura na organização, apresentada com requinte e texto de excelente redação e qualidade.
Adorei o excelente discurso do stor José Melo, muto brilhante, isento e muito esclarecedor, orgulhando-se muito do desporto em Santa Maria, esimulando os jovens e pondo para cima o trabalho dos clubes e associações, o que me deixou muito orgulhosa por colaborar numa associação.
Mais uma vez a sala estava cheia, sendo o grande carinho dos marienses pelo acontecimento uma vantagem para o desporto da ilha, devendo esta festa sempre continuar como disse o senhor José Melo, pois Santa Maria precisa desta festa que chama todos os que estão no desporto, como não teve nada igual.
Os muitos parabéns do fundo do coração, fiquei maravilhada com a força desta festa.
N.C.

Anónimo disse...

Estão de parabéns o Senhor José Melo, figura sempre lutadora pelo bom nome da nossa ilha, Zeca Valente, Humberto Labita e o outro senhor de S.Miguel, que não fixei o seu nome, por esta Gala dos desporto que me encantou e surpreendeu pela elevada qualidade e organização. A minha ida de S.Miguel de própósito foi muito proveitosa e muito me orgulhou a homenegem recebida e o carinho que recebi de todos.
Obrigado a todos.
Carla

Anónimo disse...

As merecidas homenagens à figura destacada em 2009, ao jovem campeão Henrique Melo e ao grande campeão mundial Jorge Vicente, foram feitas e organizadas com grande nível e categoria, entremeando multimédia, com excelentes textos do escritor fo Baluarte Senhor José Melo e entrega de troféus muito lindos.Já vi galas de muita pompa e largos dinheiros, que teriam de aprender com o nível destas homenagens, num ambiente descontraido, mas de grande solenidade.
Parabéns a toda a organização e sem dúvida que a iniciativa deverá continuar para bem de Santa Maria, que mais uma vez mostrou que sabe fazer coisas diferentes e boas.
O meu obrigado à sempre maravilhosa hospitalidade mariense e à oportunidade de me expressar neste destacado Blog, cujo nome anotei dos cartazes apresentados pela organização.
Parabésns ao seu criador e mentor, como referiam as faixas.
Nordelo

Anónimo disse...

Não é qualquer evento que traz dezenas pessoas do canadá, states, continente e várias ilhas dos Açores.
Parabéns , foi buedé fixe, e dorei as presentações do André Miranda e nossos amigos.

O Marco estava emocionado, não estava? Parece-me que recebeste surpresar acima do que esperavas, não? :)))) Tudo merecido!!!

A câmara e a organização merecem nossso aplauso e agradecimento

Marina

Anónimo disse...

O Presidente do Asas, parace que meteu o pé na argola, não acham?

Se não fosse a senhora Helene Ferreira, seria uma grande vergonha para aquela grande instituição da ilha, que só o é assim, porque têm memórias e vivências, que estiverem na origem da sus chamada ao palco da Gala.

Embora não seja do Asas, me senti envergonhado como mariense.

Não esperava isto, já que quis dar mais atenção as de fora do que aos da terra, não relevendo aa grandes figuras e feitos do ASAS que foram destacadas nos textos do apresentador, pelo menos deveria ter havido a responsabilidade de se representar.

Paciência!

Mariense envergonhado

Anónimo disse...

A Gala do Desporto e o trabalho de fazer a história do desporto de Santa Maria, são grandes ideias e iniciativas que faltavam a Santa Maria.

Se não derem continuidade a isto, será um retrocesso triste.

Parabéns ao Labita, valente professor José Melo e ao Senhor José Moniz

E. Sousa

Anónimo disse...

http://videos.sapo.pt/rtpacores/1CqG9G4edGEMsj95ezbz

é a última noticia mas sempre passou na rtp açores

Anónimo disse...

Excelente Gala, a melhor de sempre, cada vez com mais categoria.
Vi a resportagem da RTP, foi bom ter falado do grande acontecimento, mas peçou por ser muito redutora da grandiosidade do que se viu. Deveria ter entrevistado pessoas do que vivem no estrangeiro, como a minha tia, que veio de propósito, para ser homenageada, assim como apresentar o "Marienses", campeão dos Açores e algumas homenegens de pessoas que já faleceram, que foi um omento muito bonito.
Concordo, com a grande falta do Presidente do asas, pois preferir ficar na comesaina com os de fora da terra, em detrimento de estar ao lado da figura mais famosa do clube, dos atiradores marienses, que mais prestigiaram o asas, os homenegeados do Rally e o senhor Fernanando do Pico, que meu avô, diz que era um dos grandes amantes e animador dos saudosos serões de jogos de salão no CAA,de veras lamentável, e sem compreensão. A não ser que a organização não tivesse enviado convite como deve ser, ou o mesmo se tivesse extraviado, tal situação é mesmo vergonhosa para o oresidente do Asas, que invoca e se cola ao seu prestígioi do passado, para conseguir apoioo governamentais para a recuperação necessária. E a Gala do Desporto foi umacontecimento ´com largo espaço de evocação e destaque ao grande prestígio da instituição ASAS, com figuras vivas desse tempo presentes: - uma das primeiras locutora do Asas, o campeão do mundo Jorge Vicente, que taão longe levou o nome do clube que o formou como desportista, alguns dos melhotes atiradores de Santa, Maria, que antes de receberem as homenAgens foi lido um texto elogioso ao CAA, duas equipas do Rally, um jogador prestigiado nos jogos de sala do Asas, e para todos estes momentos altos foi chamado o presidente do Asas, e caso não fosse, uma senhora do Voleibol, que não sei o nome, teria sido uma vegonha enorme. Será que não poderia deixar lá com os terceirenses e micaelenses outra pessoa da Direcção e vir ter com os marienses que, fizeram a história e o prestígio do Asas?
Caso a organização não tenha falhado nos convites, o que gostaria de ver aqui responsdido, isto merece um pedido de desculpas públicas aos sócios do Asas, aos marienses e aos homenageados que transportaram o nome dessa grande instituição martiense e dos açores, com eles.
Ex. sócio do ASAS, a viver no Canadá

M.C disse...

Relativamente à ausência do Presidente do Clube Asas do Atlântico ou alguém que o representasse, há que apurar efectivamente se esta se deveu, ou não, à necessidade de estar presente noutro local.
Isto porque a pessoa em causa até esteve presente no dia anterior durante a homenagem a Jorge Vicente, no sintético do Complexo Desportivo. Não é seu hábito deixar por mãos alheias as suas tarefas e responsabilidades, daí que seja imperioso apurar a verdade.

Saudações

Anónimo disse...

Ola a todos quero dar os parabens a todos que aqui deixaram as suas opiniões,mesmo as que são para criticar porque assim consegue-se melhorar para a proxima para isso era bom que o senhoror jacinto diga o que axa que faltava na festa para que fosse uma verdadeira gala.O meu marido adorou e ao ler eses comentarios vejo com satisfação que n foi o unico.quanto á rtp açores infelizmente já é normal as noticias de santa maria serem muito reduzidas já a reportageem da procisão do dia 15 foi minima mas a do corvo já foi melhor,se fosse um escandalo lhes davam mais destaque por isso é cada vez mais urgente queos mariense se unem e facem tudo o que puderem paara o bem da sua ilha.Os parabens a todos os envolvidos e que continuem assim,um abraço «mariense». lucia dias.

aurelia disse...

Sou uma mariense, que não visitava Santa Maria há 40 anos!Por ter praticado ginástica nos meus tempos de juventude em Santa Maria fui homenageada na 4ª GALA DE DESPORTO, o que muito me honrou.De realçar o trabalho da comissão que organiza este encontro. É minha obrigação informar que estes senhores ajudados pelas respectivas esposas são MARIENSES de corpo e alma, pois se não nasceram na ilha, foram com poucos dias para lá e lá viveram a sua juventude tendo saído para outras paragens por imperativos profisionais não a tendo, no entando, abandonado. Não é fácil estando longe fisicamente organizar este evento. O amor à ILHA tem de ser muito forte!Esta GALA além de distinguir atletas actuais evoca e mostra que também nós, os mais velhos, praticámos muito desporto e numa época em que imperava a "carolice", já que ajudas governamentais não existiam.
Pena a falta de comparência de tantos atletas homenageados e também de tantas personalidades a quem caberia a entrega dos troféus. Com certeza" valores mais altos se alevantaram ".
Adorei a GALA e também rever todos os atletas amigos que de paragens longinquas vieram novamente à sua terra natal.Para o ano voltarei para confraternizar, se Deus assim o quizer!
Aurelia

Anónimo disse...

Epa concordo que se faça uma gala mas que seja uma digna do nome.
Acho que esta festa devia (e vai)continuar mas precisa-se urgentemente de um novo nome ou entao de metodos de trabalho.

Não se pode chamar de gala a um evento que para alem de reconhecer bons atletas e desempenhos colectivos (e muito bem), limite-se a entregar prémios a pessoas que praticaram ou de estavam de outra forma ligados a alguma modalidade.

Que ganharam estas pessoas?

Que deram a Santa Maria?

Desafio a organizaçao a assistir a uma gala do desporto Açoriano.

Se nao quiserem assistir, so lhe coloco uma questao.

Pratiquei Andebol e Voleibol em Santa Maria durante anos mas nunca ganhei nenhum campeonato regional.
Posso ser homenageado na proxima gala? (tou a ser ironico.. nao preciso de ser homenageado para saber do meu valor)

Ha que haver requesitos que os homenageados tem de preencher.

Nao se pode reconhecer alguem so porque para os amigos aí ha uns 30 anos atras praticava uma ou mais modalidades e até que nao era mau praticante. Alias.. pode mas nao numa gala.

Nao sou contra a Gala do Desporto Mariense.. É uma grande iniciativa e dou os parabens por ela mas ha que haver mais seriedade e metodos de trabalho.

Será que se perguntar quantas e quais as categorias existentes na gala, alguem me sabe responder?
Ou será que os responsaveis andam o ano inteiro a pensar em nome para homenagear mas do tipo:
Epá lembras-te do "Zé das couves"
? o gajo até que era bom jogador.. Vamos homenagea-lo.

Como disse anteriormente, nao sou contra a gala mas ha que rever a metodologia do projecto.

Exemplo:
Henrque Melo, campeao nacional de juniores de andebol bla bla bla (Muito bem homenageado)
Jorge Vicente, campeao mundial de hoquei e bla bla bla (Muitissimo bem homenageado)
Zé das Couves, jogou futebol ha 40 anos atras. (??????????????)
Cd Os Marienses, campeao regional em varios escaloes de formaçao (muito bem)

Espero nao ter causado muitos dissabores a muitos leitores aqui mas é simplesmente a minha opiniao.

Volto a referir que nao sou contra a gala. Entendam esta critica como constructiva e nao como destructiva..
Muitos nao sabem a diferença e por isso nao dizer o meu nome..
Acredito que muitos marienses nao estejam preparados para a critica constructiva.. Para esses alguns, é tudo visto como um "bota a baixo"..

Peço desculpa pelo meu anonimato.

Anónimo disse...

e com tudo isto, os rapazes do GD São Pedro que nos últimos anos têm reviltalizado o desporto daquwela freguesia nada......

Anónimo disse...

Caro anónimo de cima, que teve medo de dizer o seu nome, talvez porque nem sinta o que disse, ou porque razões que poucos deconhecerão, pois estou certo que eté voce ou seue familiares já foram reconhecidos na Gala do Desporto.
Você, diz que disse, apregoa-se de construtivo, mas não diz nada --tanto de dezfaz em elogios, e estes são irrefutáveis, pois são 4 anos de salas a abarrotar de pessoas resididentes e vindas de várias paragens longínquas, a bater palmas ao desporto mariense - se não visse o sucesso e a evergadura do evento destaria cego e sozinho a remar contra a maré -. e por outro lado a dizer mal, categorias e demais coisas, que não concretiza objectivamente, para que possam então ser construtivas e aceites como melhorias.
Peloa vistos, as suaspalavras, só são resultado de desinformação total ou plena, ou de alguma maldadezinha camuflada, pois se tivesse ouvido já dois programas no CAA, dois artigos no Baluarte e no Açoriano Oriental, váriasw entrevistas na RDP-Açores, Rádio Horizonte e Rádio Atlántida e estivesse atento aos comunicados da organização no evento, já estaria perfeita e claramente elucidado da conceptulização, filosofia, critérios e espírito base deste enorme e importentíssimo evento para a ilha de Santa Maria, que concorda quanto eu, que precisa de iniciativas válidas e de envergadura como estas para criar auto-estima, orgulhar os marienses residentes e ausentes de o serem, e sacudir a ilha para diante. Convidava-o, a pedir, mesmo que anonimamente, os textos, que a organização explica a conceptualização do evento e o que lhe está subjacente em termos de ideário, objectivos e critérios. Está na própria base programática do evento não ser de feição elitista, mas de critérios mitigados, abrangentes e democráticos, colocando campeões ao lado daqueles que trabalharam no anonimato para sus formação e para que eles conseguissem tais perfomances, está claro e explicado no artigo que guardei no Baluarte a feição inter-geracional do desporto da ilha, o incentivo à viva actualidade ddos jovens a par do reconhecimento e epreço aos que tiveram menos oportunidades, mas que foram ppraticantes que merecem carinho como meu pai foi há dois anos e meu avê, já falecido foi este ano, sem nunca terem recebido reconhecimento por isso. Traer dezenas pessoas do canadá, américa, várias ilhas e do continente até à terra, através deste grande pólo de socialização e de tolerância e de respeito entre as pessoas que é o desporto tb é uma vertente e um nobre critério. Foi esta a rica concepção de colhi desta grande evento,que deveras me surpreendeu pela envergadura, atração e qualidade. Este evento é único na sua mconcepção e filosofia nos Açores, e faz muito mais do que uma gala classica. Pois quando diz que vejam a Gala do Desporto Açoriano como modelo, eu que já a vi duas vezes, posso dizer-lhe que esta gala mariense, faz tudo o que a outra faz, que só homenegeia campeões e figuras altamente descatadas no desporto, mas complementa-se com o justo reconhecimento de todos aqueles que praticaram regularmente desporto e foram conhecidos localmente como tal e os que trabalham no desporto e pelo ddesporto, que segundo o critério elitista que pretendia, seriam esquecidos. São mesmo os organizadores que disseram e escreveram que "Esta não é uma Gala tida na feição classica e elitista, mas maias do que isso, gostamos mais de chamar-lhe de "Festa de promoção desportiva, dos reencontros e revivalismos", contendo um trabalho fundamental de "histórias, memórias e glórias" do despoeto mariense, que tenderia a perder-se na ilha.
Meu caro anónimo, ou não tanto,uma gala de feição interna, justamente nunca poderia ser uma festa de reconhecimento só para campeões.
N.C.

Anónimo disse...

Sao pedro? lol nao fizeram nada de jeito ainda, espero que da proxima lembrem se do marcio costa do G.V e do Anonimato ke nao ganhou nenhum regional e belo o seu excelente poema bem constructivo.

aurelia disse...

Infelizmente, por estes comentários, vê-se o espírito dos "velhos do restelo" que sempre caracterizou os "portugueses": aqueles que nada sabem ou querem fazer denegrir os que querem romper com esta inércia lusitana e nada acrescentarem de construtivo. Será inveja de não saberem fazer?Ou simplesmente o "bota a baixo"!!!
Ainda POR CIMA no anonimato que também é uma forma muito cómoda para não dizer pior de se manifestarem. Por acaso já alguma vêz pensaram nas horas dispendidas por aquele punhado de pessoas que se dedicam a este evento? E no dinheiro por eles gasto dos seus próprios bolsos? Seriam capazes de fazerem o mesmo pela vossa e minha adorada ilha?Já pensaram que, por acaso, todas as pessoas homenageadas que de longe se deslocaram, contribuiram para a economia da nossa ILHA! Desde alojamentos a transporte passando pela alimentação não esquecendo o artesanato! Não se deveria chamar GALA?! Deveria ser mais pomposa?! Oh meus caríssimos conterrâneos anónimos não nos vamos entreter com tamanha mesquinhice. Nem todos os atletas homenageados bateram records ou foram internacionais?! Temos de nos orgulhar dos poucos que Samta Maria produziu, pois foram poucos mas muito bons!!! Mas se calhar se ,os outros tais mais modestos, não tivessem existido talvez, os outros, os maiores, que tanto nos orgulham, também não tivessem podido aparecer por não ter havido desporto algum!De uma vêz por todas vamos fazer com que todos nós nos orgulhemos da terra que temos e das pessoas que não olhando a esforços se preocupam em aumentar o nosso orgulho de sermos MARIENSES.
As quesias só servem a quem é derrotista e nós como desportistas queremos ser VENCEDORES.
saudações amigas. Aurélia

Anónimo disse...

Há aí em cima um anónimo que escreve falseado e desinformado, pois o Márcio Costa, a título individual foi homenageado no ano passado pelos seu elevados e dedicados préstimos desportivos ao serviço do GDGV,e do desporto mariense, o que foi justamente merecido. Esta é uma "gala", não só para campeões, mas também para aqueles que trabaham incansavel e despretensiosamente para que o desporto e os campeões aconteçam. Se a organização enveredasse pela gala de caris só elitista de patenteadores de títulos como reclamava um anónimo de cima,que até já se sabe quem é, esta grande figura e "mouro de trabalho" do desporto mariense, nunca seria galardoado tendo esse anónimo como organizador, e ficaria INJUSTAMENTE votado ao esquecimento.
Esta gala é exemplar nesse capítulo da democracidade e abrangência, pois reconhece quem está no "sucesso", mas também todos os que estiveram no "processo", e este "processo" engloba roupeiros, massagistas, dirigentes, treinadores e árbitros, e de uma forma mais lata os clubes e associações desportivas, que comportam toda a orgânica desportiva, em termos logísticos e formativos.
Parabéns a todos os que já foram homenageados, porque justamente o mereceram, assim como o serão os que serão chamados nos próximos anos.
N.C.

Anónimo disse...

caros amigos desportistas, aqui neste espaço de refleção, algo terá de ser dito e eu como muitos que já participaram nesta gala, nada temos contra a realização da mesma,até pelo contrário;
Mas alguns pormenores, sem dúvida são motivo de comentários sempre que se realiza uma Gala, ou seja ano após ano, no pós gala comenta-se:
- como é possivel avaliar o desenpanho de A, B ou C se nem se pergunta ás entidades que organizam as competições onde estão integrados os homenageados?
- alguém que atribui um prémio, que nem residindo cá, ao abordar um atleta de uma modalidade lhe pergunta:"então como vai a modalidade X " e ele nem imagina que afinal ou individuo pratica é amodalidade" ou seja dá logoa sensação que estão desvirtualizados sa realidade desportiva mariense;
- numa ilha com a nossa dimensão, (contas se façam) daqui a 3 anos, com este andamento todos os atletas marienses já terão sido galardoados. Sim, pois com a dimensão do nosso desporto entregar pémios a quase 90 pessoas, é algo pouco realista.
- na sequência da reflexão anterior, as palavras não somos que atribuimos sinónimos ou significados para as mesmas, tais significados foram atribuidos bos primórdios da Lingua,desde sempre quando alguém veste um fato de Gala, é mesmo com esta intenção algo especial e diferente, pouco comum, a designação GALA não é aquela que o amigo Valente/J.Melo/LAbita pretendem passar, poderia ser: Festa do Desporto Marienses, Virtudes do Desporto Mariense, O nosso desporto em destaque, estes e muitos mais poderiam ser bons nomes para uma festa, muito bonita que reune muitos gente do desporto.
- quanto ás condecorações, por exemplo atribuir categoras como : Carreira, desenpamho, equipe do ano, personalidade, velhas glõrias,treinador do ano, director,
- amigo defensor do evento, essa de afirmar que têm salas repletas de gente, é um pouco contraditória, pergunto eu em percentagem quantos estavam lá somente para assistir! se tiver 100 lugares e noventa forem para galardoados, tiveram 10 pessoas a assistir! ou seja nem sempre é como queremos a realidade é um facto!
- o gostar de desporto não é sinónimo de perfeição, assim á 4 anos a relizar um eventos destes poderia ir-se ouvindo algumas pessoas que gostas também de desporto.
- depois das reflexões uma critica, também concordo 3 jovens moços reativaram o GDSP, não foram reconhecidos por este facto porque! o Karaté neste momento existe sabem á custa de quem, eu sei porque tive várias vezes vestido de branco a receber treino de alguém muito dedicado? perguntem? a maneira de ser das pessoas não deverá ser entrave para ser homenageado, João Tostoes já viram o trabalho que tem feitos nestes ultimos anos? o Senhor Rui Andrade que têm ajuda muito na reativação do nosso futebol, não é de destacar?
para finalizar e como reflexão final: defenda-se o evento com razões válidas e não só dizer é o melhor do mundo, é sim um evento muito interessante mas com muitos pormenores para corrigir!

um abraço dum desportista

Anónimo disse...

ola a todos nao sei se já viram as fotos da gala tao lindas todas elas.Como sempre o Max primou pelo seu proficionalismo,para ele os meus parabens falei a pena esperar estes dias todos,todos os dias ia ver se as fotos j tavam na net, agora vou pensar quais as que quero comprar facam o mesmo foquem bem. um abraço mariense lucia dias