segunda-feira, fevereiro 01, 2010

CD Marienses bateu o pé à Campeã....

A equipa sénior do Clube Desportivo "Os Marienses" iniciou a sua participação no XLIII Campeonato Nacional da II Div. Feminina / Série Açores recebendo a formação campeã em título, o Fayal Sport Club. Na primeira partida, realizada na noite de Sábado no Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, o conjunto orientado por Marco Figueiredo saiu derrotado por apenas três pontos (38/41). A boa prestação das locais, poderia ter culminado com um triunfo no entanto, um terceiro período onde apenas foram concretizados 4 pontos, terá contribuído em muito para que o Fayal Sport somasse a sua primeira vitória no campeonato.
No que respeita ao jogo de Domingo, a formação forasteira voltou a encontrar um CD Marienses bastante aguerrido e com vontade de discutir a partida até ao final.
Dos quatro períodos de jogo, as locais apenas cederam no segundo ao perder por 12-17 sendo que nos restantes acabaram por se superiorizar ou empatar. Um esforço que acabou por ser recompensado com uma "saborosa" vitória (55/46) e que certamente, servirá de estímulo extra para os confrontos que se avizinham.
Na liderança da prova está a formação do Clube Juvenil Boa Viagem que na deslocação efectuada este fim-de-semana ao reduto do Operário da Lagoa, averbou duas vitórias (53/43 e 54/49) em outras tantas partidas realizadas.
A próxima jornada realiza-se a 6 de Fevereiro com o CD Marienses a deslocar-se até ao grupo central mas para defrontar o Clube Juvenil Boa Viagem.

27 comentários:

Anónimo disse...

Uma belissima foto , que mostra a grande falta da linda menina 12!

Anónimo disse...

Uma pergunta...porquê quando o Fayal desloca-se a Santa Maria é sempre ROUBADO?

Mas quando digo roubado é mesmo de forma descarada e não é nada contra ninguém, mas sim um facto.

Até o Marienses pode ter sido um justo vencedor e nem falo do resultado em si, mas infelizmente já são anos e anos no basquetebol que assistimos a arbitragens caseiras e quem diz o contrário está a mentir e da mesma forma que estou a ser honesto e frontal, penso que os responsáveis por este campeonato deviam ter em conta o que se passa nos jogos apitados em Santa Maria e por coincidência sempre a favor dos mesmos...

Não sei se apitam assim contra as restantes equipas, mas talvez pelo facto do Fayal Sport ser o grande adversário do Marienses, os critérios diferem e sinceramente...é uma vergonha assistir a arbitragens sem nível e com clara intenção de prejudicar uma equipa.

Neste segundo jogo, as jogadoras do Marienses deram "porrada" até dizer chega e quantas faltas foram marcadas?

Até esta foto é EVIDENTE a falta ofensiva, onde a jogadora do Fayal não se movimenta e simplesmente a adversário baixa-se e dá um encontrão na atleta.

A sério...infelizmente por norma é uma vergonha esses jogos e nem falo apenas das seniores...nos escalões de formação é igual!

Quem anda atento aos jogos sabe o que estou a dizer e infelizmente não é mentira nenhuma.


Cumprimentos

M.C disse...

Presumo pelo seu comentário que, primeiro, esteve em Santa Maria, segundo, será o dirigente (a julgar pelo "estou a ser honesto e frontal") que acompanhou a equipa do Faial.

Relativamente ao que diz e por não acompanhar a par e passo a modalidade não me vou manifestar no entanto gostaria de lhe dizer que desde que me lembro, quando as nossas meninas regressam dos jogos no Faial, trazem um discurso semelhante ao seu. Porque será???

Cps
MC

Anónimo disse...

Sr. Dirigente...o faial é o grande adversario do CDM?? Será? ou é o Sr. que esta convencido que la por as meninas do faial terem quase 2 metros muitas delas que fazem milagres? Desculpe mas temos exemplo de uma jogadora CDM com metro e meio que da bailinho as vossas...mais...se quizer ate se pode tirar fotos da cara de uma outra jogadora que tinha sangue na cara toda! Escalao senior penso eu que aos anos que poderao jogar basket ja deveriam saber que as lindas e longas unhazitas deviam ser cortadas!Enfim... entre muitas outras coisas...nao querendo assim dizer que o CDM tbm n tenha defeitos mas penso que o que disse nao esta certo! O que me apewrcebi pelo seu comentario foi de que a equipa nao sabe perder! Mas e normal...Nao faço parte da equipa mas por acaso vi os dois jogos e elas no segundo conseguiram manobrar bem o fayal :) com muito gosto...um mariense orgulhoso

Anónimo disse...

Está a ser honesto e franco....lol deve estar a brincar...a arbitragem a favor dos marieses? lol tb deve estar a agozar... se fosse pelo favor das arbitragens os marienses ganhavam sempre em santa maria...repare bem na foto e veja se ela n se está a mexer(a 12 do Faial) até o joelho está mais alto do que outro...por favor deixem-se de tretas da rabitragem e joguem mais...o árbitro n tem culpa dos lances falhados debaixo do cesto de cada equipa....

Marco disse...

Sobre queixas de arbitragens caseiras em Santa Maria... só quem não conhece a realidade local pode dizer isso. Numa pequena ilha como a nossa, existem duas equipas séniores, velhas rivais e ambas muito competitivas. Invariávelmente, nas provas locais, os árbitros acabam sempre criticados pelas atletas de ambas as equipas e, naturalmente, quando termina o campeonato local, já não têm grande paciência para com as jogadoras que tanto os criticam... Para terminar a tema das arbitragens caseiras nos nacionais, basta pensar que alguns dos árbitros que actuaram nestes jogos são atletas e/ou destacados dirigentes do Clube ANA, equipa rival do CDMarienses...
Feito este esclarecimento, devo manifestar a minha sincera opinião que as arbitragens deste fim-de-semana não favoreceram nem uma nem outra equipa (como, aliás, deve sempre acontecer). Havendo erros, houve-os para ambos os lados, o que acontece na generalidade das competições e faz parte do jogo.
O FSC foi justo vencedor do primeiro jogo e o CDM foi justo vencedor do segundo. Enquanto treinador, a minha preocupação incide sobre os aspectos técnicos, tácticos e psicológicos que não correram bem e encontrar a melhor forma de os corrigir, para apresentar uma melhor qualidade de jogo nas jornadas que se avizinham...

Anónimo disse...

Jogar basquetebol em Santa Maria é mentira. É qualquer coisa semelhante a luta...Não é apenas para o Fayal Sport mas sim para todas as equipas que lá jogam. Coincidência ou não, faz toda a diferença quando existem árbitros de qualidade apitar.

Anónimo disse...

Boas,
As do Faial, roubadas!!!! é uma boa afirmação, no entanto, a equipa que tinha todas as sua jogadoras com 4 faltas foi mesmo o Faial, sem dúvida alguma.

Marco se fosse a ti colocava a foto da cara da Lilia e mostrava quem levou porrada....

Com cumprimentos,

Luisa

Anónimo disse...

"Jogar basquetebol em Santa Maria é mentira. É qualquer coisa semelhante a luta...Não é apenas para o Fayal Sport mas sim para todas as equipas que lá jogam. Coincidência ou não, faz toda a diferença quando existem árbitros de qualidade apitar."


Aqui dizes TUDO!

Anónimo disse...

Sou Mariense de gema e como tal congratulo-me sempre que os Marienses alcançam objectivos que tenham definido (VITÓRIAS), qualquer que seja o jogo ou actividade. No entanto não posso deixar de me entristecer com o facto de alguns conterrâneos (aqui espelhados alguns exemplos) encararem um jogo, porque não passa disso, como uma guerra tribal e irracional. "Quando se perde a culpa é sempre de alguém, que não nossa!".
Vivo no Faial há alguns anos e conheço a grande maioria das jogadoras do FSC, em especial a n.º12. Também conheço pessoalmente parte das jogadoras do CDM. Posso assegurar-vos que, na generalidade, são todas boas pessoas, pelo que não tem cabimento alguns dos comentários aqui realizados. Para um blog de desporto.... deveria haver mais desportivismo (principios olimpicos). OBRIGADO, bons jogos.... com muito fairplay

Anónimo disse...

Boas,
Bem a foto ta muita giraaaaaa.
Elas foram tao roubadas tao roubadas que no fim das contas eu é que vim para a ruaaaaaaaa porque os arbitros estao a nosso favorr heheheh, bem já estou acostumada praticamente todos os jogosss venho para ruaaa,porque será!!! pois tenho a fama de ser faltistaaaaa e bruta mas no meu ver acho que é perseguição. Em relação aos arbitros, nao saberam ser imparciais para ambas equipas porque houve muitos erros que igualmente as equipas cometeram mas apenas as marienses e que sofreram, enfim nao vale apena desistirr é lutar contra aqueles que nos querem malllll.
MENINAS MARIENSES VAMOS LUTAR CONTRA TUDO E TODOSSSSS.
SARINHAAAAAA.

Ana Pinto disse...

Jogo Basquetebol há cerca de 18 anos. Vivo a modalidade intensamente desde essa época e com muito orgulho de ter escolhido um desporto bonito e inteligente como prática regular desde então. Passei pelas três divisões nacionais, (2º Divisão, 1ª Divisão e Liga) representando ao longo destes anos 6 clubes. Aprendi desde muito cedo que a minha vida teria que estar obrigatoriamente ligada à actividade desportiva.
Sou professora de Educação Física, mas, acima de tudo, sou uma pessoa que se diverte a jogar basquetebol e que em campo se rege por princípios que em muito se equiparam à vida. Foi assim que cresci e fui educada. Devo isso aos meus pais, irmãos, treinadores e a todas as pessoas que fizeram parte da minha formação profissional e académica ao longo destes anos.
Quando magoo alguém em campo faço questão de pedir desculpa e ajudar a levantar do chão, se for o caso. Gosto de sorrir quando estou a jogar e faço-o porque, como já disse anteriormente, me divirto e gosto que as minhas colegas e adversárias se divirtam também. Quem me conhece sabe que não minto.
Infelizmente posso-vos dizer: treinadores, anónimos, dirigentes e jogadoras, que nunca me cruzei com uma equipa adversária em que sentisse que o maior prazer que tiram de um confronto directo, de um simples jogo de basquetebol é uma vitória a todo o custo, mesmo que isso implique magoar uma jogadora seriamente. Sim, é verdade que as arbitragens são de muito fraca qualidade e só não vê quem não quer, mas nem é por ai que me quero fazer entender. Vejo em certas jogadoras do Marienses um olhar frio, calculista e de quem não vive um jogo com alegria e entusiasmo que é suposto sentir quando se faz uma coisa que se gosta. A agressividade não é nem pode ser sinónimo de violência.
Custou-me também verificar que após uma jogadora do F.S.C. se ter lesionado com gravidade não houve um único responsável do clube que se mostrasse preocupado ou disponível para ajudar no que fosse preciso. Não me parece uma atitude aceitável de um clube desportivo, nem muito menos do que dizem as normas da boa educação. Mas também posso estar errada…

São um conjunto de situações que me entristecem e que me fazem sentir pena por, principalmente, quem não consegue dar uma “palmada” na mão de “desculpa” ou por quem não consegue esboçar um sorriso sincero…

Eu gosto de sorrir e vou fazê-lo muitas vezes, acreditem.

Ana Isabel Capaz Simões Pinto

Anónimo disse...

Sou mariense mas tenho de dizer a verdade e concordar com este comentário da Ana Pinto:

Há ali jogadoras que sempre levaram os jogos acima da competição! E toda a gente sabe disso, mas quando chega a hora de defender a ilha, ninguém liga. Nem todas são flores que se cheiram!!!!!!

Anónimo disse...

Saudações Desportistas, a todas aqueles que gostam desta modalidade, apenas quero salientar o bom comentário da senhora Ana pinto, que prima pela humildade e sinseridade facto esse que muitas atletas não possuem.
Quero desejar boa sorte a todas as equipas e que vivem o desporto com alegria e não com mesquenhices.
VIVA AO DESPORTO.

SaraBorges disse...

Bem, claramente que a fotografia demonstra uma falta da jogadora do fayal sport, mas como fazem as do fayal sport também fazem as do CDM, e visto que faz parte do jogo é normalissimo haver faltas. Se não, nem árbitros haveria.
Na minha opinião, e como jogadora acho que a arbitragem foi justa, com momentos bons e menos bons favorecendo ou prejudicando ambas as equipas.
Em Santa Maria a arbitragem é como em qualquer parte dos Açores, os árbitros marcam o que vêm, não é por ser em Santa Maria ou não, pois toda a gente se queixa seja cá ou em qualquer outro lado, a arbitragem é sempre criticada.

Temos que nos preocupar é com o resto, marcar , defender, JOGAR.

Bem o que faltou no primeiro jogo foi... Red bull. ahah

Esta semana há mais.
Força equipa.

Sara Borges
C.D.M

Anónimo disse...

Triste, triste no meio disto tudo é olhar para a bancada e ver pessoas que apesar de não serem do CDM (algumas) não apoiarem a equipa que esta a representar a ilha, no entanto, não é preciso que nos apoiem sem vontade, estamos sim a espera de um apoio sincero!
A Ana Pinto nao deixa de ter a sua razao, quando refere que nenhum representante do CDM se dirigiu para saber como estava a jogado, contudo, penso nao ter sido de propósito!

A arbitragem foi muito má ,na minha opinião. Chego á
conclusão que nao se trata de roubar pa uma equipa ou pa outra, mas sim falta de sabedoria ou talvez excesso de exibição e mostrar á bancada
que quem manda ali sao eles!

O CDM nao deu o seu melhor, talvez devido á pressão do jogo , mas mais jogos virão!

Boa Sorte para todas as equipas.

P.S: É muito fácil fazer comentários anónimos...nao se esqueçam é que a ilha é pequena e que as pessoas ja sao conhecidas! Portanto nao tenham medo de por o nome e dar a vossa opiniao porque isso sim é opinar!

Carolina Coelho (Carrocita: P)

Anónimo disse...

ola a todos os que escrevem neste blog.
sinceramente fico pateta quando leio comentarios como o da ana pinto .... sim ate parece que quando a equipa do cdm vai ao faial e bem recebida , isto ate da vontade de rir pois tu ana pinto secalhar es das jogadoras mais provocadosras dentro do campo e vens falar de principios ... tambem posso dizer que a arbitragem de santa maria deixa muito a desejar , sim porque secalhar os proprios arbritros estao mesmo inquieto que acabe o jogo e olhem para o ecra e vejam que a equipa derrotada foi os marienses mas enfim no faial nao tem melhor .... gosto do joao machado e ate que nos ultimos anos ele tem sido um grande arbitro mas tambem relebrando anos passados ja chegamos ao ponto de abandonar o jogo porque era uma autentica palhaçada a arbitragem na cidade da horta e vem para aki falar de principios .... enfim


saudaçoes desportivas

Anónimo disse...

a carroça e sara bores tenhem toda a razao, embora a sara nao demontre nada dp ke disse em campo.
e para xa nao é so as dos marienses ke sao brutas porke nao foi elas ke levaram deskalificante.
emfim, nao podemos culpar os arbitros pela derrota ou pela vitoria. simplesmente temos ke fazer o nosso jogo e deixar de lado o jogo dos outros, é calaro ke ás vezes nao da para conter, porke eu tambem reklamo, mas nao devia. nós deviamos olhar para os nosso erros, como por exemplo, se eu tiver a jogar tambem falho, faço passos, nao marco gestos, mas isto é komo todo na vida, nao se pode ser prefeitos, e os ar bitros tambem nao o podem ser.
komo referi á pouco ke nao era so os marienses ke eram brutas nao era a dizer ke elas eras santas porke elas adoram reclamar, e dar porrada.
mas e komo um amigo meu costuma dizer " primeiro nos e depois os outros.

ass: tiago

Anónimo disse...

Por favor leiam o que escrevem entes de enviarem o comentário. É que os erros ortográficos são tantos que chega a ser ridículo criticarem seja o que for..!!

Anónimo disse...

É de lamentar toda esta polémica, tendo em vista que todos os anos se repita a mesma história. E é claro que só agora começou a série açores, como será que irá acabar os restantes jogos? Preocupen-se em trabalhar cada vez mais e melhor para puderem propucionar melhores resultados, só assim conseguiram os seus objectivos.Não será com estas atitudes que chegaram muito longe.
saudações desportistas

Anónimo disse...

o desporto quem o faz ou seja que o faz existir somos nos atletas, equipas. os arbitros tao la apenas pa nos jogarmos porque sem eles nao e possivel um jogo de basket.. nisto tudo vejo uma grande preocupação na equipa de arbitragem...

e fico a pensar afinal quem e que está a jogar na seria açores??

equipa de arbitragem?? será...

bancadas??? hum nao me parece
epa eu acho que é clube desportivo marienses não é assim... ja agora criticar arbitragem porque?? eles marcam pontos ?? nunca vi mas ok
acho que meninas voces tem jogos pela frente e isso que ta aqui demonstrado n me parece favorecer os restantes... pensem nos vossos objectivos...

porque bater no ceguinho? chegam algum lado? o jogo de basket como qualquer deve se no final sair cabeça levantada principalmente devo me divertir... GANHAR obvio passa por objectivo de jogo cada equipa n critico isso mas PERDER epa acontece quando nao somos melhores ou nao estamos a conseguir chegar onde criamos.. tudo na vida é assim e desporto e um hobbie no qual praticamos agora pa criar confusoes etc ninguem esta para isso...


p.s ana pinto o teu comentario para mim e dos mais correctos aqui.. cada qual tem a sua maneira de estar jogo mas prontes e tua opiniao e acho q nos escrevemos aqui isso mesmo a nossa opiniao e devem sim ser retiradas daqui boas criticas conselhos que nos ajudem.


ok ja escrevi demais =)

uns bons jogos para todas equipas...

B.R.

Anónimo disse...

deixem de criticar as coisas menos boas , que se passa nos jogos ,porque em todas as modalidades se passa coisas desagradaveis. mas o desporto e mesmo assim.se nao houvesse nada para comentar nao tinha graça. façam o seguinte... finta, dribla, passa e lança e vejam que tudo será mais fácil.

João Carlos Machado disse...

Penso que a arbitragem Açoriana tem graves problemas técnicos que não se podem atribuir aos árbitros em si mas sim a quem tem poderes de decisão na Federação e na Direcção Regional. Os árbitros Açorianos não têm a mesma rodagem que os árbitros de Lisboa, Porto ou Leiria. Enquanto um árbitro regional em Lisboa faz 150/180 jogos por época, em Santa Maria faz 30/40 e aqui no Faial faz 15/20. Isto é, se estiver sempre disponivel para arbitrar. Falta "calo" para podermos ser melhores. Existe pouca troca de experiência entre os árbitros da região. Lembro-me de haver formações regionais com árbitros das 4 associações dos Açores e aí haver, além de uniformização de critérios, uma boa forma de os árbitros de conhecerem. Estas criticas á Série Açores só começaram, depois de "algum iluminado" decidir que os árbitros não se deslocavam com as equipas. Por isso não culpem os árbitros das fracas exibições das equipas. Sinto que existem equipas que antes de entrarem em campo, já dizem que perderam o jogo porque os árbitros são "caseiros". Mando daqui um abraço Faialense aos árbitros dos Açores, em particular aos de Santa Maria com a certeza que fizeram o seu melhor pela modalidade e pelo bom nome da arbitragem Açoriana.

Anónimo disse...

Esta modalidade já parece o futebol toda a gente a pontar a agulhas a toda a gente. Apenas joguem basket e deixem o resto de fora,o jogo começa e acaba dentro do campo e é claro aquela equipa que tiver mais argumentos sairá vencedora.Há que ter humildade de assumir os erros cometidos e trabalhar mais para melhores resultados.É claro que é sempre melhor arranjar um culpado paraum mau resultado. Divirten-se a jogar...
Saudações desportivas

Anónimo disse...

A questao é q os elementos femininos deste desporto em santa maria levam a coisa sempre por caminhos errados... E sim femininos! Mesmo antes de ganharem ou perderem um jogo, ja interessa a arbitragem. Ate podem haver arbitros a errar, mas com certeza q nao eh de proposito. Os erros acontecem para os dois lados. Nao vejo interesse por parte dos arbirtos em benificar qualquer uma das equipes. Toda esta pressao criada, pelas jogadoras, ja fora de campo antes do jogo comçar é que dificulta o trabalho do arbitro.
É duro ir de manha para o trabalho e mesmo antes de começarmos a nossa funçao direm-nos '' o teu trabalho nao presta''. So gente fraca psicologicamente tenta ganhar jogos, ou desculpar-se duma derrota assim.
A meu ver o CDM tem uma boa equipe, e ate pode ter hipoteses de ganhar alguma coisa aqui. Mas o faial é superior pois a experiencia, e o poder fisico tao um nivel acima.

Maria João Andrade Machado disse...

O basquetebol é um desporto espectacular e por isso é que praticamos essa modalidade. Apesar de muitas más decisões tomadas, não só pelos arbitros, mas por toda a equipa técnica, englobando dirigentes, treinadores, jogadores...não nos podemos esquecer que, primeiro somos seres humanos. Em vez de criticarem, dêem soluções, em vez de "fazerem cara má", sorriem, em vez de "quererem magoar" alguém, PENSEM, e de uma vez por todas compreendam que o basquetebol é um desporto maravilhoso, que não merece o desrespeito de quem o pratica.
BASQUETEBOL, DEVE SER PRATICADO POR QUEM GOSTA, POR QUEM SE DIVERTE E, FUNDAMENTALMENTE POR QUEM NÃO QUER PREJUDICAR NINGUÉM!!!
SAUDAÇÕES DESPORTIVAS
P.S: A minha GRANDE e INTELIGENTE treinadora C.F.C sempre me disse: "vai para dentro de campo e dá tudo, mas nunca te esqueças, diverte-te a jogar BASKET"!!!
I love this game
Maria João Andrade Machado C.O.D
São Miguel

Anónimo disse...

Os árbitros não são máquinas de alta qualidade, não se pode estar sempre a criticar tudo e todos .