quarta-feira, outubro 20, 2010

Clube Ana S.Maria abre Sala de Armas.

No passado dia 20 de Setembro de 2010 o Clube Ana de Santa Maria deu início à prática de esgrima. A abertura desta nova Sala de Armas nos Açores proporciona à comunidade mariense a possibilidade de praticar uma modalidade individual diferente e emocionante.
A classe de iniciação, benjamins a juniores, atletas dos 6 aos 18 anos, tem lugar todas as quartas e sextas-feiras no Pavilhão do Clube Ana entre as 19h00 e as 20h30. Enquanto a classe de adultos tem treinos agendados às sextas-feiras entre as 20h45 e as 22h15.
A orientação técnica da Sala de Armas está a cargo de Ariane Arand, treinadora com larga experiência quer enquanto formadora quer enquanto atleta federada, tendo sido até à época passada treinadora da formação do Sporting Clube da Horta.

No âmbito do processo de filiação na Federação Portuguesa de Esgrima, o Presidente da Direcção do Clube Ana de Santa Maria, Domingos Barbosa, reuniu em Lisboa no passado dia 13 de Setembro com o director técnico da federação e seleccionador nacional Sr. Miguel Machado a fim de apresentar o Projecto Desportivo do Clube e se familiarizar com os procedimentos e regulamentos federativos. Os objectivos do Clube Ana de Santa Maria são desenvolver actividades de treino e competição. Numa primeira fase focalizando a sua acção na divulgação e promoção da modalidade e logo que criadas as condições necessárias, encetar medidas conducentes à prática regular e participação em competição oficial. Na época 2010.11 perspectiva-se a participação em competição local e regional, bem como Nacional nos escalões de Benjamins e Infantis. Para 2011.12 com a Sala de Armas, certamente mais consolidada, o Clube Ana de Santa Maria projecta dividir o trabalho em duas classes de formação, uma de Benjamins e outra de Infantis e escalões superiores, e participar na totalidade das provas do campeonato Nacional de Benjamins e Infantis bem como continuar a promover competição local e a participação na competição regional.
Quanto ao impacto desportivo desta modalidade, a Direcção do Clube Ana de Santa Maria salienta que a Esgrima vem colmatar algumas lacunas na oferta desportiva de modalidades individuais. Permitindo desenvolver, ao nível da formação e competição, planos de desenvolvimento desportivo individualizados, o que trará vantagens na detecção e acompanhamento de novos talentos.
Convicta das potencialidades da esgrima e dos seus benefícios, para os atletas e para clube mas também para o desporto local e regional, a direcção do Clube Ana de Santa Maria está determinada a investir nesta modalidade, tendo já apetrechado a sua Sala de Armas com o equipamento necessário à prática federada.
Em jeito de conclusão, o presidente da direcção Domingos Barbosa refere que “ a esgrima é um desporto diferente e emocionante onde para além de se incutir o gosto pelo esforço físico, se exercita a inteligência, a concentração, a destreza e o sentido táctico, tudo habilidades importantes no crescimento integral das crianças e dos jovens”. Deixando um convite a todos os interessados para aparecerem no treino e experimentarem as emoções da Esgrima.
Reportagem (Texto e Fotos): Jornal O Baluarte On-Line

1 comentário:

Anónimo disse...

é pena que se vá deixando cair no esquecimento os desportos coletivos do meu C.Ana.

alerto os mais desatentos