Decorreu este fim-de-semana na ilha das Flores o Torneio Inter Associações em sub-14 que contou com a participação de atletas marienses integrados na selecção da Associação de Futebol de Ponta Delgada. O torneio ficou logo no arranque marcado pela notícia da desclassificação da equipa da AFPD.
Aquando da realização do primeiro encontro entre os seleccionados de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo que os primeiros venceram por 13-3, os responsáveis terceirences estranharam as diferênças físicas entre os atletas de uma e de outra equipa. Após o jogo e depois da denúnica da AF de Angra a organização da responsabilidade da AF da Horta decidiu desclassificar a selecção do grupo oriental por incluir na sua convocatória atletas nascidos em 1996 e não em 1997 como estipulado no caderno da competição. Ainda assim foi pedido à selecção da AFPD que continuasse a sua participação no torneio por modo a promover o contacto e o convívio entre os atletas das várias ilhas.
A selecção da AFPD venceu todos os jogos mas a vencedora da competição foi a Associação de Futebol de Angra de Heroísmo que venceu as duas partidas frente à seleção da Horta e beneficiou da deslcassificação da AFPD.
Quanto aos atletas marienses de referir que impressionaram pela positiva e foram diretamente responsáveis por 34 dos 55 golos apontados pela equipa.
Os resultados:
29/04/2010 (Sexta-Feira)
AFPD 13 - 3 AFAH* (Gimnodesportivo das Lajes)30/04/2010 (Sábado)
AFH 0 - 21 AFPD* (Gimnodesportivo das Lajes)AFH 1 - 8 AFAH (Gimnodesportivo das Lajes)
01/05/2010 (Domingo)
AFAH 3 - 9 AFPD* (Gimnodesportivo das Lajes)AFPD 12 - 0 AFH* (Gimnodesportivo das Lajes)
01/05/2010 (Segunda-Feira)
AFAH 9 - 2 AFH (Gimnodesportivo das Lajes)*A AFPD perdeu todos os jogos por 3-0 por decisão administrativa.
Goleadores:
PEDRO MEDINA (SUB-CAPITÃO) - 10 Golos
NUNO CASTANHO - 8 Golos
FILIPE ANDRADE - 7 Golos
RICARDO SOUSA - 5 Golos
FERNANDO SOARES - 4 Golos
Texto: Coice e Canelada
Fotos: Enviadas por PM
1 comentário:
Achei estranho para os Sub-16 serem elegíveis atletas nascidos em 1995 (o equivalente ao 1º ano de juvenis) e para os Sub-14 atletas nascidos em 1996 (2º ano de iniciados). Pensei que por ser a primeira vez que o torneio estava aberto aos Sub-16, houvesse uma espécie de regime de excepção e por isso iam apenas os de primeiro ano.
Agora, bem vistas as coisas, a selecção da AFPD tinha miúdos que por esta altura já tem 15 anos o que por si só vai contra o termo Sub-14.
É um erro lamentável por parte da direcção da AFPD mas é de louvar a atitude da Associação da Horta que, apesar de desclassificar a AFPD, solicitou que a mesma continuasse a sua participação no torneio. No fim de contas, nestes escalões, o ganhar deve ser secundário e devem sim ser incutidos valores que nos tempos que correm estão a cair em desuso. Parabéns aos atletas marienses que depois de confrontados com a notícia abordaram os restantes jogos como forma de evoluirem e conhecerem novas realidades. Nas palavras deles: "foi um bom estágio para o ano".
Já agora, e apesar da facilidade aparente com que miúdos de 15 anos derrotaram outros de 14 e 13, não acho que em igualdade de circunstâncias fossem fazer pior, isto a julgar pela qualidade patente no escalão de infantis que disputa as competições de futsal em Santa Maria. Para o ano se verá!
Enviar um comentário