quarta-feira, julho 06, 2011

IX Torneio Feminino de Corrico de Barco.

O Clube Naval de Santa Maria, através da sua secção de Pesca Desportiva, organizou o IX Torneio Feminino de Corrico de Barco. Esta iniciativa teve lugar de 1 a 4 de Julho mobilizando cerca de uma centena de participantes distribuidos por 23 embarcações.
Como habitualmente, esta prova contou com duas saídas para o mar, este ano, a 2 e 3 de Julho. Para além das equipas locais, o CNSMAR contou com a participação de duas equipas visitantes, uma das quais da vizinha ilha de São Miguel e a outra, como vem sendo habitual, oriunda do continente que, este ano, contou com a participação da actriz Paula Lobo Antunes.

A equipa da embarcação “ISAAC ” composta por Nélia Mendonça , Lisete Braga, Andreia Braga, Rosa Azevedo e Jorge Mendonça (skipper) , conquistou o primeiro lugar na nona edição do Torneio Feminino de Corrico de Barco, com um total de 46,00 quilos de peixe capturado, contra os 40,445 quilos conseguidos pela equipa da embarcação “L.AÇORES”, composta por Filomena Cabral, Mónica Cabral, Ana Bela Silva e Mário Cabral (skipper) que arrecadou o 2º lugar
A terceira posição, com 33,485 quilos foi conquistada pela tripulação da embarcação “Galinha”, composta por Liliana Calouro, Joana Sousa, Fátima Sousa e Silvino Santos (skipper).
O prémio de melhor exemplar capturado coube à equipa vencedora do IX Torneio Feminino de Corrico de Barco com um Enxaréu de 7,715 quilos. No total foram capturados 268 exemplares que perfizeram um total de 367,515 quilos de pescado capturado.

Animação marcou presença na edição 2011

Durante os dois dias de prova a animação musical no recinto envolvente ao Clube Naval de Santa Maria marcou presença. As orquestras de percussão marienses “ Tamborelas” e “Bey já ' Tum” presentearam os concorrentes com espectáculos na marina de Vila do Porto enquanto estes aguardavam a saída para o mar. No palco montado na esplanada do Clube actuaram os artistas “Vultão”, “Cagarrada Trio” e, para finalizar, “Ernesto Bica e Roberto Freitas” que interpretaram músicas tradicionais marienses, entre as quais, o conhecido tema “Sol Baixo” sem esquecer, um tema original da banda “Ronda da Madrugada” - Os putos lá do cais. A noite de domingo culminou com um espectáculo de fogo de artificio na marina de Vila do Porto.
A cerimónia de entrega de prémios deste torneio teve lugar no Hotel Santa Maria , no dia 4 de Julho. Para além da entrega dos troféus aos vencedores, foram homenageadas várias entidades. Para animar o serão, o público contou com a presença musical da dupla “Diana Ferreira”, na voz e Joaquim Silva, no violino.

Para a actriz Paula Lobo Antunes, a participação no IX Torneio Feminino de Corrico de Barco, em Santa Maria, foi uma experiência muito positiva. A actriz que interpretou o papel de uma pescadora, Benedita, na telenovela Mar de Paixão (TVI) revelou que esta é, sem dúvida, “ uma experiência para repetir.” “Soube-me a pouco”, acrescentou.
A actriz confessou, ainda, que o Clube Naval de Santa Maria, promotor do evento, já lhe endereçou “um convite para o ano". "Se Deus quiser, hei-de voltar", disse.
Em relação à ilha e seus habitantes, Paula Lobo Antunes teceu rasgados elogios. "Achei as pessoas muito amáveis”, disse. Sendo esta a sua primeira deslocação a terras marienses, a actriz, que conhece as ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, revelou que “Santa Maria tornou-se num dos meus lugares favoritos".
Texto/Foto: O Baluarte On-line

Sem comentários: