segunda-feira, setembro 26, 2011

João Silva foi 10º no Rali Ilha Lilás.

Ricardo Moura e Sancho Eiró acabam de ganhar a derradeira prova do campeonato açoriano de ralis de 2011 a exemplo do que fizeram em todas as outras. A certa altura deu a impressão que Fernando Meneses e Roberto Areias poderiam incomodar o campeão ao vencerem a PE3 mas isso mais não fez do que “acordar” o piloto do Team Além Mar que fez questão de mostrar nos troços seguintes o seu verdadeiro ritmo. De tal maneira que aquela que poderia ser uma prova mais equilibrada do que o costume acabou por terminar com a diferença habitual do “minutinho” da ordem. Ainda assim, Meneses esteve em bom plano e mostrou que é um dos poucos que poderá bater o pé ao campeão.
Luís Miguel Rego e Pedro Rodrigues não começaram bem mas acabaram em grande. Venceram o último troço, ficando com o respectivo record e ultrapassaram os seus colegas Ricardo Carmo e Jorge Diniz na luta pelo pódio. Verdade seja dita que o terceirense tinha como objectivo prioritário para esta prova o atingir do vice-campeonato, desiderato que veio a atingir, conseguindo assim o melhor resultado da sua carreira.
Henrique Moniz e Pedro Machado estrearam o seu C2 R2 Max com uma vitória e em determinada altura pareceram ser apenas eles quem poderia entregar o título de Turismo e da Taça Região Autónoma dos Açores a Carlos Costa, colocando-se à frente de Ruben e Estevão Rodrigues e “roubando-lhes” pontos preciosos. A desistência dos irmãos Rodrigues deixou os dois homens da CC Racing descansados: Moniz com a vitória no rali e Costa com os títulos no bolso. Desta vez os rápidos irmãos Silva não tiveram hipóteses face aos micaelenses, numa clara evidência que os Saxo já não dão para as encomendas. César Silva e Marta Areia desistiram, enquanto Artur Silva e Paulo Jesus ainda se conseguiram colocar à frente de Costa mas nunca pareceram poder ameaçar a primeira posição das 2 rodas motrizes.
Carlos Andrade e Rui Silva foram 8ºs da geral e primeiros entre os 2000cc colocando-se à frente de Olavo Esteves e Ricardo Coelho que tiveram uma prova atribulada mas que culminou com a chegada ao fim daquela que deverá ser a última participação de Olavo num rali, não se descurando no entanto que o piloto possa voltar de forma pontual para fazer mais um rali. João e Gustavo Silva levaram o Abarth 500 à 10ª posição, enquanto Sérgio Cardoso e Carlos Coelho, Herberto Alves e Sónia Alves (no único classe 5) e Nuno Cintra e João Silva foram os restantes classificados.

No Open a indefinição foi grande e os acidentes sucederam-se, levando inclusive a interrupções e ao atribuir de tempos administrativos. No final Paulo Nóbrega e Miguel Ângelo ganharam o último troço e o rali ao ultrapassar Ricardo M. Moura e Rui Ávila. A estreia do faialense em provas na Terceira e do novo carro não poderia ter corrido melhor, afirmando-se desde já como um sério concorrente ao OPEN 2012. Fábio Fontes e Paulo Vilas foram terceiros, naquele que terá sido um pódio saboroso após alguns azares. Nuno Silva e André Avelar também conseguiram uma boa classificação ao serem quartos à frente de Tiago Valadão que ultrapassou in-extremis João Paulo Simões.
Apesar da desistência, Tiago Mota e José Pimentel sagraram-se campeões do Open até porque os seus principais adversários, Jorge Sousa e Adriano Rosa também abandonaram na sequência de um despiste.

Sem comentários: