segunda-feira, agosto 27, 2012

Gala do Desporto Mariense 2012


Porque é importante salientar e recordar as palavras proferidas, o Desporto Mariense publica na íntegra o discurso final a quando da sétima edição da Gala do Desporto Mariense que decorreu na Sede da Sociedade Recreativa Banda 15 de Agosto no passado dia 18 de Agosto. Esta edição especial incidiu nas seguintes temáticas:


- ENCERRAMENTO DO 1º CICLO DE 6 ANOS DA GDM;  LANÇAMENTO DO LIVRO DAS 1º E 2º EDIÇÕES
- HOMENAGEM ESPECIAL AO JOSÉ MONIZ E OUTROS RECONHECIMENTOS A ATLETAS DO SEU TEMPO
- BALANÇO/MENSAGEM FINAL, COM PASSAGEM DE TESTEMUNHO E LANÇAMENTO DE DESAFIOS FUTUROS.

BALANÇO DO 1º CICLO DE 6 ANOS E DESAFIOS FUTUROS

Não obstante o livro aqui lançado se dedicar, fundamentalmente, às 1º e 2º edições da GDM, registe-se que, há data do seu lançamento, já ocorreram seis edições do evento, que, ao longo desse tempos, se afirmou como uma grande festa revivalista e promocional do desporto de Santa Maria.

Como expresso na introdução, a filosofia norteadora da GDM, sempre foi marcada por uma feição não elitista, assentado numa vertente mitigada, abrangente e democrática do desporto, em que todos os seus obreiros, desde o roupeiro, ao dirigente ou ao atleta campeão do mundo, todos tiveram destaque.

O desporto não vale só pelo sucesso, mas também pelo processo.

 Ao longo destes anos seis anos, foram homenageados cerca de 800 pessoas, clubes e associações, oferecemos quatro equipamentos e diverso material desportivo a vários clubes, promovemos os programas “Escolinhas do Desporto” e “Açores Activos”, organizámos 12 torneios desportivos abrangendo futebol de onze, futsal, Basquetebol, futebol de praia masculino e feminino, e recuperámos a tradicional corrida de S.Silvestre, que estava parada há vários anos.

Associado ao evento, lançámo-nos no desafio de aproximar os que estavam mais afastados geograficamente de Santa Maria.  Corolário desse trabalho quase de detective, que exigiu muita procura, centenas de telefonemas e de e-mail’s, contando também com a ajuda de muita gente, tivemos a honra de trazer até nós figuras marcantes ligadas ao desporto mariense vindas de algumas ilhas dos Açores, do Continente, dos Estados Unidos da América e do Canadá, e até da Guiné, expressamente para o evento.

  A GDM para além da sua essência de Festa do Desporto Mariense, do reconhecimento de figuras que nele se relevaram, e de estímulo à prática desportiva, orgulha-nos de, concomitantemente, ter o condão de aproximar as pessoas a Santa Maria (algumas delas já cá não vinham há dezenas de anos), de rever amigos, de recordar histórias, tendo contribuído, igualmente para a divulgação e prestígio da nossa terra.

Para além da elencagem já exposta, outra iniciativa que nos orgulhou foi o processo de candidatura que elaborámos, em nome de Santa Maria, para a alta distinção regional de Mérito Autonómico, do nosso campeão Jorge Vicente, tendo a mesma recebido, desde a primeira hora, o apoio da presidência do GRA e culminado, como já foi sabido, com a aprovação unânime na ALRA, e condecoração consequente, em 2009.

Jorge Vicente entrou assim para a galeria das figuras ilustres dos Açores, perpetuando o seu nome como alta figura da Região, acopulada a Santa Maria, terra onde se formou como desportista e muito do que é como homem.

Mais uma vez, Santa Maria, foi aplaudida, divulgada e valorizada, através do seu multi-campeão nacional, europeu e mundial Jorge Vicente.

Porque somos coerentes, persistentes e fundamentalmente justos, voltamos a enfocar que, dentro do Complexo Desportivo de Santa Maria, deveria atribuir-se o nome do seu pavilhão, ao nosso Campeão Jorge Vicente, pois nenhuma ilha dos Açores se orgulha de ter associada a si tamanha figura desportiva: - multi-campeão, nacional, europeu e mundial.

Santa Maria não costuma ser ingrata com os seus, e o “Santa Maria” do Benfica, como era conhecido nos balneários e na comunicação social é um dos nossos, cujo nome merece ser perpetuado.

Que as homenagens que a GDM fez aos Clubes, Associações e a figuras destacadas do desporto mariense contribuam para que todos os jovens da nossa ilha se sintam estimulados a uma prática desportiva sã e dedicada, onde impere o esforço e o desportivismo, na qual cresçam não só como atletas mas também como homens e mulheres que orgulhem os seus clubes, suas famílias e Santa Maria.

 O Grupo Promotor da GDM quer deixar vincado, que apesar do grande esforço e desejo em querer dar uma larga abrangência ao reconhecimento do maior número de atletas e pessoas que trabalharam e trabalham em prole do desporto mariense, está ciente que, nestas seis edições não foram exaustivos, e que muitos outros, ainda, não foram contemplados. O que temos a certeza é de que os que já foram galardoados até hoje, são justos merecedores das singelas homenagens que lhes foram feitas.

 Não obstante as expensas do evento terem advindo, fundamentalmente, do sector privado de S.Miguel e de Santa Maria, realçamos que o apoio institucional da CMVP, até à edição de 2009, como parte organizacional forte, através da sua Vereação do Desporto, ajudou muito à afirmação do evento, tendo disponibilizado também alguma financeira e o apoio logístico fundamental.

Um nosso obrigado à Senhora Presidente da Edilidade, de então, Nélia Figueiredo e seu vereador João Fontes, por terem acreditado no projeto e o assumido parceiramente, até ao final do seu mandato, o que não teve continuidade na vereação posterior.

Lançámos a GDM, o nosso sonho e missão social e cívica estão realizados, tendo chegado à hora de fazermos uma pausa, e passarmos a responsabilidade a outros, nos próximos tempos, em virtude do enorme desgaste que eventos desta envergadura acarretam, ao muito tempo pessoal dispendido  e sonegado às nossas famílias e também pelo aquebrantamento da recente perda do nosso amigo e companheiro desta equipa, José Moniz.


Achamos que dada a dimensão, abrangência e exigência que este, já grande evento desportivo exige, deverá o mesmo passar a ser conduzido e responsabilizado institucionalmente, desafiando esta equipa, que seja a Câmara Municipal, através do Pelouro do Desporto, a assumi-lo, à semelhança do que já está a acontecer com outros municípios, em relação a eventos semelhantes, evidentemente com parcerias do Serviço do Desporto, dos clubes e associações desportivas locais.

Um segundo figurino sugerido é a agregação das associações e/ou clubes da ilha, através da constituição de uma parceria organizacional.

Aqui reafirmamos que podem sempre contar com a nossa colaboração de fundo e partilha da experiência granjeada, nestes 6 anos, independentemente da solução de continuidade que vier a ser adotada, porque sempre estivemos e estaremos no “desporto pelo desporto”, e, nesse desiderato, colaboraremos com quem quer que seja.

 Chamamos à atenção que, em respeito pelo grupo criador do evento, e fundamentalmente, por todos os que trabalham pelo desporto mariense, em todas as frentes, quem conduzir a GDM, no futuro, herde esta nossa filosofia democrática e não elitista, que deixamos como princípio.

Ao contrário do que acontece por aí, deixamos um evento de pé e estruturado, com uma filosofia própria, já com vasta projeção e sucesso reconhecidos, que muito tem honrado Santa Maria e deverá orgulhar a Câmara Municipal, na sua continuidade.

Esperemos que a CMVP, agarre o desafio e não deixe cair este evento, tomando-o como um ponto forte das suas festas e programas – que reconhecidamente o é --, pois o desporto e Santa Maria o exigem.

Aqui deixamos a nossa passagem de testemunho, a quem o desafiamos receber em primeiro lugar, ou a outra entidade ou grupo agregado que se chegue à frente, assim como a nossa disponibilidade de ajuda.

   Tal como em algumas outras coisas, também no desporto, Santa Maria, ao longo dos anos, tem sido muito maior do que a sua pequenez geográfica. A GDM o comprovou plenamante, ao mostar, DIACRONICAMENTE, a verdadeira dimensão desportiva desta terra, do passado até ao presente.

 Bem-haja o desporto mariense e a todos os que trabalharam e trabalham para que ele acontecesse no passado e aconteça no presente, engrandecendo a nossa terra.

P’lo grupo promotor da GDM
José Melo

Sem comentários: