terça-feira, fevereiro 26, 2013

25ª Edição da Atlantis Cup - Regata da Autonomia


A “Atlantis Cup – Regata da Autonomia”, faz 25 anos. A “Atlantis Cup/Regata da Autonomia” liga anualmente as três cidades históricas dos Açores - Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta - sendo que nos últimos três anos alongou-se os tentáculos com a inclusão de Vila do Porto, pontos deste singular Arquipélago de raras belezas naturais.

A primeira edição teve lugar em 1988 e numa primeira fase largou amarras do Porto da Horta, modelo alterado anos mais tarde, com a largada a ser dada do Porto de Ponta Delgada, figurino que se manteve até 2009, atualmente estende-se até Vila do Porto.

Sendo uma das regatas costeiras mais bonitas que tem lugar em Portugal a Atlantis Cup / Regata da Autonomia, tem ao longo dos anos vindo a ter um número oscilante de participações nacionais e internacionais, sendo igualmente um excelente contributo para o crescimento da frota regional e para consolidação da vela de cruzeiro, como modalidade náutica de relevante interesse e que pode promover turisticamente os Açores.

Ao longo da sua história “Atlantis Cup/Regata da Autonomia” tem marcado momentos historicamente importantes para a Região como seja, a título de exemplo, as comemorações dos trinta anos da AutonomiaRegional dos Açores. Este facto constituiu um marco histórico para esta Regata.

A “Atlantis Cup/ Regata da Autonomia” durante um período, fez parte do Campeonato Regional de Cruzeiros, sendo designada pela Associação Regional de Vela dos Açores como Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro. O Campeonato era constituído por duas provas offshore, que ligam habitualmente as cidades tradicionais dos Açores, e três provas inshore ao largo das mesmas. Este facto permitiu uma maior visibilidade e ligação às mais importantes urbes dos Açores.

Para apoiar a divulgação de todos os momentos da “Atlantis Cup / Regata da Autonomia ” foi criado um press center para disponibilizar informação e os meios audiovisuais adequados à difusão através dos órgãos de comunicação social.

Todos os anos o Clube Naval da Horta, conjuntamente com a regata, edita uma revista “Atlantis Cup”, uma publicação bilingue (português e inglês) que é distribuída nos mais importantes centros do Iatismo nacional e internacional.

Atlantis Cup / Regata da Autonomia é uma regata diferente proporcionando um encontro único entre o homem e natureza, dando a conhecer um arquipélago que hoje é considerado o 2.º melhor destino de férias do mundo.

Sem comentários: