sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Projeto Grande Trilho

Haverá algo neste pedaço de terra que ainda seja capaz de nos surpreender?
Foi com esta pergunta que nasceu a ideia de realizar o projeto do Grande Trilho na ilha de Santa Maria. Estavam assim, dados os primeiros passos para que um grupo de cidadãos marienses satisfizesse a necessidade de testar os seus limites explorando a ilha onde vivem, e claro fazendo algo que se perpetuasse na sua memória. E como em tudo na vida, a única forma de encontrar as respostas para aquilo que nos propomos a fazer, é precisamente… tentar fazê-lo.
Para seguir do sonho à realidade, foi necessário reunir um conjunto de condições, mas sobretudo um grupo sólido de parceiros, que possibilitassem colocar em prática a ideia. O que de início se apresentava apenas como uma iniciativa de um grupo de amigos, rapidamente evoluiu e se transformou num projeto com interesse para toda a comunidade local.
O surgimento dos nossos parceiros, nomeadamente, Gold Iris, Explore Santa Maria, Direção Regional do Turismo, Pousadas da Juventude dos Açores, Casa do Oleiro, Casa do Norte, Casa da Avó, Local Tours Azores, Smaturs, Ilha a Pé, Building Azores, Garrouchada, X-Acto, Logistica J.Costa & Filhos Lda e Refecon Açores, todos eles imprescindíveis ao projeto, veio reforçar a viabilidade e visibilidade do mesmo, mas veio principalmente lançar novos desafios, aumentando dessa forma as responsabilidades do grupo.
E foram os desafios propostos por quem fez questão de se associar, que nos fizeram reformular os objetivos e no fundo elevar o conceito do projeto a um nível superior. Estamos convictos que o futuro do Grande Trilho poderá passar pela promoção do turismo de natureza na ilha de Santa Maria e pela preservação dos recursos naturais, enquanto projeto sustentável e capaz de unir esforços.
Á partida para esta aventura, os nossos objetivos visam:

1.º - Impulsionar a criação/ oficialização de um trilho de Grande Rota na ilha de Santa Maria;
2.º - Apresentar um caderno técnico com informação relevante/ úitil para oficialização do trilho de Grande Rota; 
3.º - Monitorizar os percursos, sensibilizar a população, empresas e instituições, e fomentar o trabalho em rede integrando a oferta turistica existente na ilha;
4-º - Apresentar publicamente e disponibilizar aos nossos parceiros o material audiovisual de promoção do Grande Trilho;
5.º - Apresentar uma proposta de guia do trilho com os locais de interesse e as atividades de lazer;
- Numa jornada contínua de quatro dias, percorrer todos os trilhos pedestres classificados da ilha.

Sem descorar da ideia inicial, a componente desportiva está bem patente no conceito do  projeto do Grande Trilho. Desde logo porque a intenção da oficialização de um trilho de grande rota na ilha de Santa Maria é também promover o desporto de caminhada num percurso com mais de 65km.

Este trilho está a ser desenhado tendo em conta uma integração coerente de outras atividades ao ar livre como é o Geocaching, Bird Watching e o BTT, como forma de permitir ao praticante de cada uma das atividades uma maior iteração com o meio natural e cultural. A concretização deste projeto poderá inclusive, no futuro, implementar em Santa Maria um percurso com excelentes características para a prática de Ultra Rail, modalidade em expansão a nível mundial.

Na rede social do facebook com o endereço www.facebook.com/santamaria.gt ou a partir do site online www.grandetrilho.pt, poderá encontrar todas as informações sobre o projeto Grande Trilho. Num pequeno paraíso, uma grande aventura.

Um abraço, equipa Grande Trilho.

Sem comentários: