sexta-feira, março 14, 2014

Patinagem Artística: Uma mariense a dar cartas na modalidade.


Sempre que possivel, quando conseguimos colaboração no que à cedência de informação diz respeito, é com muito gosto que damos a conhecer a actividade e o percurso desportivo dos atletas marienses. Mesmo que estes não residam na Ilha que os viu nascer.
E é neste sentido que vos falamos hoje de Inês da Costa Ferreira Silva. É filha de Fátima Costa e de João Paulo Silva (Guarda-Redes da equipa sénior de Andebol do CD Marienses). Tem apenas nove anos de idade (faz 10 no dia 6 de Julho), pratica patinagem artística desde os sete e cumpre a terceira época no clube que a viu nascer para a modalidade. O Clube de Patinagem Santa Cruz. Compete no escalão de infantil (1º ano) e é portadora da licença desportiva Nº 66 270.
Durante a semana, para que possa participar nas quatro sessões de treino (4 x 1h30), normalmente todas elas, em conjunto com atletas da mesma idade e com o mesmo tempo de prática, a Inês desloca-se de Vila Franca do Campo até à Vila da Lagoa. É a patinadora que vive mais longe mas isto não é obstáculo até porque, "a Inês tem na sua mãe uma apoiante incondicional, a qual está sempre disponível para colaborar com o clube", afirma o técnico lagoense Geraldo Andrade.
No que ao equipamento de treino e competição diz respeito, pese embora exista uma quota anual de 20 euros, o Clube de Patinagem Santa Cruz não tem fixado qualquer valor mensal para a pratica da modalidade. Deste modo, tal como na questão do transporte de e para o treino/competição, cabe aos pais a responsabilidade de adquirir o material necessário como sejam os patins e respectiva manutenção (substituição de rodas e travões) ou os fatos.
Além da paixão que nutre pela patinagem, é-lhe reconhecido também um grande talento e se dúvidas houvessem, os resultados falam por si.
Dois anos é o tempo(média) que um atleta do Santa Cruz necessita para realizar 6 dos 8 testes/níveis de iniciação e patinagem livre. A Inês conseguiu-o em menos tempo superando todas as expectativas. 
Relativamente às competições em que tem vindo a participar destacamos a TAÇA ANIMA 2013 onde foi segunda classificada entre 12 patinadoras, o Açores Challenge 2013 onde foi também assegurou o segundo lugar de entre 8 patinadoras e o Campeonato de São Miguel onde se sagrou campeã entre as 10 participantes.
A próxima meta passa por garantir a aprovação do nível 7. Caso o consiga, a patinadora mariense irá estar presente no Campeonato Regional que se realiza a 10 e 11 de Maio. Uma prova que por sua vez dará acesso ao Campeonato Nacional a realizar em Junho próximo na cidade de Setúbal.

O Clube de Patinagem Santa Cruz 
Fundado em Junho de 1993

Em 2006 - 3º classificado na Taça Portugal
Desde 2008 que o clube ocupa o Top 5 da Taça Portugal
Em 2012 - Vice-Campeão Nacional 
Em 2013 - 3º classificado de um total de 14 clubes (equipas 6 atletas)
Em 2013 - Campeão Nacional de Patinagem Artística no escalão de Cadetes.

Um agradecimento particular ao treinador Geraldo Andrade pela sua disponibilidade e atenção.

Sem comentários: