domingo, setembro 12, 2021

Município de Vila do Porto homenageia Manuel Freitas Moura.



Após vinte anos do seu falecimento, o Município de Vila do Porto num projeto conjunto que  envolveu a Junta de Freguesia de São Pedro, com várias fontes de financiamento como seja o orçamento municipal e o orçamento participativo municipal, deu o nome dum dos grandes impulsionadores da prática desportiva na freguesia e na ilha de Santa Maria entre os anos setenta e noventa, Manuel de Freitas Moura.

Figura incontornável do desporto mariense, teve entre outras funções, a atividade treinador, dirigente e arbitro de futebol, sendo entre outras o fundador e presidente durante vários mandatos do Grupo Desportivo São Pedro. Este clube desta freguesia mariense, já teve a prática de várias modalidades, atualmente somente com a modalidade de Futsal, modalidade já com inúmeros títulos e dezenas de jovens a praticar.

Na manhã do dia 12 de setembro, foi aberta ao público a "Casa Multifunções Manuel Freitas Moura", onde num edifício de com rés do chão e 1º andar, no centro da freguesia, foi restaurada uma mercearia antiga pra espaço museológico e criado um espaço TIC, para utilização dos jovens da freguesia, e no primeiro andar do edifício, foi transformado, para sede social do clube. Um espaço amplo que dentro em breve depois de protocolado com município, servirá de espaço administrativo e social para esta agremiação desportiva da ilha de Santa Maria.

Na abertura do espaço para além do elenco camarário, a família marcou presença, bem como muitos anónimos, em forma de homenagem a este ilustre natural da freguesia São Pedro e grande promotor do desporto na ilha de Santa Maria.

 

Dentro em breve, a freguesia será também dotada dum renovado espaço pra prática desportiva.
Texto/Fotos: PR

Sem comentários: