segunda-feira, agosto 20, 2007

II Gala do Desporto Mariense.

Foto de Lua dos Açores
#
No passado dia 17 de Agosto, o cinema do aeroporto voltou a ser o palco escolhido para a realização da 2ª Edição da Gala do Desporto Mariense.
Como o nome do evento deixa antever, o mesmo visou homenagear e distinguir atletas, técnicos, dirigentes e até as entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram (e notabilizam) durante o decorrer dos anos, quer sejam através dos resultados e classificações alcançados ou pelo contributo que deram ao desenvolvimento do desporto na ilha de Santa Maria.
Não estive presente durante a cerimónia, mas como pessoa ligada ao desporto, procurei saber entre os que marcaram presença, como tinha decorrido a II Gala do Desporto Mariense e quem tinha sido “galardoado”.
Gostei de saber por exemplo que, na modalidade do hóquei em patins, o conceituado Jorge Vicente e o “nosso” Manuel “Treló” receberam o devido reconhecimento, se bem que no caso particular do primeiro, acho um perfeito disparate o alegado pedido que foi proferido durante a Gala para que o novo pavilhão tenha o seu nome. No que se refere ao Manuel Sousa, também não posso deixar de lamentar o facto deste só ter sido contactado para o efeito dois dias antes de terminar umas curtas férias na nossa ilha. Infelizmente nem todos tem a “sorte” em estar de férias todo o ano e como tal é perfeitamente natural que as tarefas da vida profissional e familiar assumam-se como prioritárias.
No que se refere aos “galardões” atribuídos ao futebol, e sem questionar o mérito desportivo dos homenageados, não posso concordar que uma modalidade, extinta há mais de 10 anos na ilha de Santa Maria, continue a ser a que mais distinções receba, excepto se o evento ganhasse a designação de “Gala do Futebol Mariense”.
No basquetebol e independentemente de quem foi a responsabilidade, é imperdoável que a atleta Eunice Figueiredo, de entre um determinado grupo, tenha sido a única a cair no esquecimento.
E no andebol? Bem, aqui e porque estou directamente ligado à modalidade, fiquei perplexo quando me disseram que o Mário Carvalho foi homenageado na qualidade de árbitro de andebol. Não me causou qualquer surpresa o facto deste ter sido premiado mas sim o facto da Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria, nomeadamente, o seu gabinete técnico e do qual faço parte, não ter sido consultado/informado relativamente a esta matéria. Para quem não sabe ou simplesmente não se deu ao trabalho de perguntar, o Sr. Mário Carvalho iniciou funções na arbitragem em simultâneo com o seu colega, o Sr. Hélio Bairos e actualmente esta DUPLA (sim, no andebol os árbitros desempenham funções aos pares) mariense ocupa a categoria “Nacional A”.
Mesmo que a falta de troféus fosse uma justificação plausível e aceitável para distinguir apenas um árbitro por modalidade, estou em crer que qualquer das associações locais, a fim de evitar alguns esquecimentos e/ou injustiças, responsabilizar-se-ia pela aquisição de alguns troféus para o efeito ou será que não?
Mas nem tudo foi negativo. De entre a extensa lista de premiados, houve também a oportunidade de salientar o trabalho desenvolvido pelas associações locais no projecto “Escolinhas do Desporto”, Serviço do Desporto de Santa Maria no programa “Açores Activo” e dos clubes locais nas diversas modalidades.
Provavelmente e, isto é inquestionável, não existiria a Gala do Desporto Mariense caso os seus obreiros não a tivessem idealizado e colocado em marcha, daí que a sua iniciativa tenha que ser eternamente enaltecida. Não consigo é compreender o porquê das associações, clubes e serviço do desporto local não assumirem um papel mais preponderante na preparação deste evento. Caso esta entre ajuda tivesse sido uma realidade, tenho a certeza que algumas pessoas nunca teriam recebido uma carta onde lhes era transmitido que iriam ser distinguidos numa modalidade à qual nunca pertenceram. É verdade que “nem todos podem ser homenageados no mesmo ano” e “para o ano serão outros”, no entanto, e perante afirmações como estas, continuam a não ser perceptíveis os critérios utilizados na escolha dos premiados, pelo menos para mim ou então, eles não existem e a lista dos nomeados é elaborada mediante as lembranças e recordações de certas e determinadas pessoas.

57 comentários:

Anónimo disse...

Por favor, continuem com a gala mas mudem de apresentador.

Anónimo disse...

Futebol ha-de ser sempre o desporto que marca a nossa ilha. quem sabe daqui a uns anos nao é o andebol. futebol teve sempre grandes jogadores e a difrença entre isso é que o futebol nunca houve jogadores contratados todos eles eram marienses. tá certo que outros desportos tambem mereciam. mas Futebol é futebol.

Anónimo disse...

nem devia responder a este anonimo mas como acho que é uma provocaçao ate me vou dar ao trabalho. quantos pessoas do futebol mariense representaram a selecçao acores quantos foram campeoes regionais em todos os escaloes vice- campoes da 3 divisao vice-campeos da 2 e 6lugar 1 da devicao nacional santa maria é conhecida em portugal continetal e acores pelo andebol e para provar vai o clube ver os louvores do governo reginal e da nossa camara senhor anonimo quanto ao estranjeiro se calhar merece uma medalha de merito porque tenho cause a certeza que fez mais que alguns que receberam pelo o futebol .ps kavalenca quando chegou tava-mos na 2 devisao 100% marienses.

Anónimo disse...

Há uma coisa que eu não percebo e se alguém fizer o favor de me explicar eu agradeço.


Esta gala faz-se sempre no mês de agosto ou seja entre o final de uma epoca desportiva e o inicio de outra mas os prémios referem-se a qual das duas? Não há uma sequência a seguir nem nada?

PP

Anónimo disse...

esta gala parece o concurso 1,2,3 roda a roleta que pode ser que ganhes um premio e derrepente levas o teu nome num ginasio.................esta ultima parte era para ser uma piada .

Anónimo disse...

NOME DO PAVILHÃO "JORGE VICENTE"

PARECE MENTIRA, COMO É POSSIVÉL PROPOR TAL DISPARATE?

Anónimo disse...

deixa me ver se entendi um arbito que apita sozinho leva medalha porque o outro arbito so deve marcar presença um jogador que vem passar ferias a ilha e leva medalha porque lhe encontraram derrepente na nossa linda praia...uma jogadora que me lembro das melhoras a nivel do basket nem um bom dia teve um senhor que que chegou a santa maria e com 15 anos e abandonou a ilha deve de ser de louvar porque deve ter dado muito ao desporto mariense em pouco tempo que ate merece nome de pavilhao... pergunto me e aos nossos campeoes vamos dar nomes de que«so se for as ruas ,avenidas e quem sabe mudar o nome da vila tudo isto é um bocado confuso nao é bem deve ser da minha cabeça peço desculpa.

Anónimo disse...

Acho que terem feito uma gala do desporto Marienses no ano passado é admissivel, agora fazer-se todos os anos entendo como um perfeito disparate de quem organiza; primeiro porque a nossa ilha nao tem historia desportiva para tal; segundo o leque desportivo nao é assim tão grande.
Em relação às pessoas distinguidas pelo que sei atraves de quem foi assistir foi um bocado desadequado à realidade desportiva de santa maria.
Também a entrevista dada por três ex "estrelas" do desporto marienses ao clube asas do atlantico em que o conhecimento sobre a realidade do nosso desporto era quase nula, ao menos podiam-lhes ter dado uma luzes da situação anteriormente para nao meterem tanta àgua.
Mas ao menos esse ano os trofeus tiveram a ver com as modalidades ou os atletas de andebol receberam medalhas com a designaçao "soccer" como no ano passado???
Quanto ao que disse o MC concordo que as associaçoes desportivas deveriam ter sido contactadas, pq elas melhor que ninguem sabem quais os atletas que melhor se destinguem na modalidade, mas como sabemos quem escolhe os galardoados sao pessoas que estao desactualizados da nossa realidade.
Em minha opinião quem tira maior protagonismo atraves da mesma é quem organiza quando deveriam ser os atletas, mas é apenas a minha opinião.

Abraço de longe mas sp perto.


António Freitas

Anónimo disse...

bem continuo a dizer que esta gala se deveria chamar gala do antigo e acabado futebol mariense!
tenho uma pergunta, as medalhas dos atletas de andebol,voleibol e basquetebol deste ano tambem dizem soccer?
o ano passado recebi uma por jogar andebol e dizia soccer, será que foram compradas ao kilo na américa? ao menos ainda não encheu de ferrugem mas mais valia ter recebido um diploma a dizer andebol do que uma medalha comprada ao kilo a dizer soccer... mas ta bom continuem mas aprendam de uma vez por todas e deixem de cometer os erros que andam a cometer a dois anos seguidos!!!!!

Anónimo disse...

Nesta gala o que interessa e' dar premios....Parem e escolham com cabeça que deveras merece receber uma disntincao e deixem de dar medalhas e premios por tudo e por nada....

Anónimo disse...

Pavilhão Jorge Vicente? isso é piada! so porque jogou hoquei... então deixo aqui um exemplo e se for Pavilhão manuel de Freitas! não serve porque era de são pedro e não foi para fora neh?... esse tal jorge vicente foi po assas dizer asneirada!! vejam o post do jogo dos campeoes e leiam um dos comentarios que lá está sobre a entrevista a esse senhor!

Anónimo disse...

isso muito de critica mas dar a cara tá kieto, cambada de encolhidos!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

não são muitas criticas não senhor!! aqui de certo a mior parte dos anónimos são desportistas e sentem na pele a falta de consideração de 3 ou 4 pessoas que por acaso nem residem na ilha e que gostam muito de futebol se lembraram de distinguir alguns amigos e outros não são homenageados porque algum familiar teve algum pequeno desentendimento desportivo com estes... senhor A.Freitas as galas são anuais , esta coisa de não ter historial desportivo não é bem assim , pois por exemplo o Faial Sport Club é um pequeno clube e faz a sua gala como muitos outros , agora sim é um contrasenso homenagear pessoas ligadas essencialmente ao futebol que já acbabou á quase 10 anos , quando anulamenente temos muitos destaques desportivos.Hélio Pontes, Milton, Márcio Branco, João Costa, Pedro Sousa, Filipe Teves, e muitos outros que por aqui andam.... Jorge Vivente Muito bem relembrar alguém que não é mariense mas que por cá passou , agora atribuir um nome a um pavilhão onde nem pratica a sua modalidade....

nós desportistas não vive-mos para as homenagens mas desta feita somos humanos e sentimos na pele...

Anónimo disse...

Eu por acaso meto o meu nome por isso tb podes meter o teu ou tb tens medo como dizes dos outros anonimos

António Freitas

M.C disse...

Caro Anónimo, permita que lhe diga o seguinte:

O Fayal Sport realiza anualmente a sua gala para homenagear APENAS os que de alguma forma estão ou estiveram ligados ao clube ou estarei enganado?

Relativamente à naturalidade do Sr Jorge Vicente e para que não restem dúvidas, dizer que ele é nascido na Ilha de São Miguel, veio para Santa Maria com 3 meses de idade e por cá ficou até aos 15, altura em que "emigrou" para Lisboa.

Anónimo disse...

Mas quantas pessoas foram homenagiadas nessa bendita gala? 40, 50 , 60 ??? E quem foram os escolhidos??? é que isso tá um bate boca mais ou menos mas informação descreta tá quieto.........

Anónimo disse...

Numa postagem sobre oa marienses que participaram no Rallye de Santa Maria, alguém questionou o autor deste blog sobre o facto de se ter esquecido de mencionar um dos concorrentes, ao que este, meio irritado respondeu algo do género..."O blog é meu e escrevo nele o que bem entender...". Pois bem, se é coerente com a sua filosofia então não tem que meter o bedelho sobre quem é homenageado ou não. Existe uma organização da Gala do Desporto Mariense que valoriza a modalidade desportiva que bem entende e nomeia os atletas segundo critérios por eles definidos e que não tem que ser do conhecimento público. A coerência das afirmações é um virtude que não está ao alcance de todos...

M.C disse...

"Existe uma organização da Gala do Desporto Mariense que valoriza a modalidade desportiva que bem entende e nomeia os atletas segundo critérios por eles definidos e que não tem que ser do conhecimento público."

Então que não se ande a reivindicar apoio por tudo quanto é lado, assumam de uma vez que esta é uma Gala privada.

Relativamente à frase que você transcreve (e mal) e que alegadamente foi escrita por mim, cabe-me primeiramente pedir-lhe encarecidamente que procure um oftalmologista e por fim passo a transcrever na íntegra o comentário (o correcto e sem alterações maldosas) escrito por mim e a que você se refere.


“Zé da Bola said...
Pelo menos a Matemática és um Às, o mesmo já não posso dizer no português.!!


É claro que todas as equipas (marienses e forasteiras) merecem destaque, mais não seja pelo esforço que tem na preparação para o(s) Rali(s).

EU, aqui no MEU espaço optei por escrever a MINHA opinião.

Saudações”

Anónimo disse...

sou pedro vertentes só quero dizer o seguinte todos os desportistas de santa maria deviam de receber uma medalha porque posso dar o meu exemplo joguei futebol desde de infantil ate juniores no clube ana pela mao do grande senhor custodio fiz vela durante anos ao lado do meu irmao que é das pessoas que mais ademiro pela pessoa e pelo ateleta que foi e por uma pessoa que se chama dutra que nao esta esquecido nas nossas memorias depois passei para o andebol na qual achei a minha modalidade que ate hoje mais alegrias a nivel desportivo me deu MAS PERGUNTO O SEGUINTE.QUANTOS DESPORTISTAS nao tem.como eu UuuIII.sao tantos e tantos que saiam de um ginasio com uma sandes na boca a correr e muita vezes de baixo de chuva para nao faltar mos a outro treino que era na vila ou no aeroporto para irmos treinar futebol,andebol , volei meus senhores isto é que é de louvar uma ilha com tao pouca gente fazer tanto pelo o desporto por isso para todo marienses que joguem qualquer desporto dentro ou fora da nossa ilha os meus parabens .......... e continuem sempre abracos.

Anónimo disse...

Ao anónimo acima:
Ja que defendes que sendo uma organização privada pode escolher quem quer e bem entende tudo bem.
mas se assim querem ao menos mudem o nome da gala, em vez de ser "gala do desporto marienses", metam "gala dos amigos de fulanos tal" e os mesmos que suportem as despesas que daí advêm em vez de andarem a pedir apoios.



António Freitas

Anónimo disse...

Pooooo até o cartaz tem um boneco com uma cabeça de bola de futebol.

Anónimo disse...

Olhando bem e vendo Esses comentarios, tiravamos o nome a gala , metia-se só gala de desporto , e lendo os comentarios iriamos ver que essa gala só podia ser de santa maria e porque , Nunca estão contentes com nada, sinceramente em vez de apoiar a organizaçao de ano para ano , nao vem é crtiticar quem quiser algum prémio faça por isso porque os que receberam secalhar fizeram. apreçiem mas é os outros e deixem de se fazerem por maiores

Anónimo disse...

AS GALAS SÃO PARA DESTACAR PESSOAS OU INSTITUIÇÕES E COM CRI´TÉRIOS BEM DEFENIDOS, O QUE VELJO NESTA É UM JOGO SEM REGRAS.
ENCONTRA-SE ALGUEM NA VILA E DIZ-SE : QUERES SER OU TAMBÉM VAIS SER.
POR EXEMPLO AS CONVOCATÓRIAS NEM ESTAVAM ASSINADAS PELO SENHOR jOÃO FONTES.
BOM SERIA UM ENCONTRO DE VELHAS GUARDAS, OU UM CHURRASCO NO PARQUE .
POR EXEMPLO: a GALA DE DESPORTO REGIONAL TEM REGRAS E MUITO BEM FEITAS, SIGAM O EXEMPLO.
E RELATIVAMENTE AO NOME DO NOVO PAVILHÃO, OLHEM "JORGE VICENTE É QUE NÃO", TENHAM DÓ.
VENHAM MAS É VER O DESPORTO QUE CÁ SE PRATICA NESTE MOMENTO, MAS DESPORTO A SÉRIO E COM MUITO TRABALHO, NÃO PARAMOS NO TEMPO, COMO ANTIGAMENTE QUE HOJE SE JOGAVA NO ASAS AMANHÃ NO AJAX.

Anónimo disse...

Não compreendp a razão de tanta polémica spbre a Gala do Desporto Mariense. Agora todos comentam e opinam mas até há dois anos atrás ninguém teve a ideia de organizar um evento desta natureza. Não entendo alguns comentários sobre o nome do evento pois não é só o futebol a modalidade valorizada é só estar atento e observar a variedade de modalidades das personagens que foram distinguidas. Também é claro que se existe uma organização responsável, cabe a eles seleccionar os homenageados, por muito que discordemos.
O que melindra afinal não são os que foram homenageados ou os patrocinadores da gala, porque esses apoiam o evento de livre vontade, mas sim muitos que não foram ainda homenageados e que acham, e alguns com muita razão, que o deveriam ser, mas tenham calma, todo tem o seu tempo e, segundo percebi da organização, as homenagens não se esgotaram com as duas edições.
Decerto que outras edições decorrerão e essas pessoas que hoje se sentem injustiçadas, a seu tempo também serão reconhecidas.
Algumas comentários mais parecem dores ortopédicas do que criticas construtivas, pois se atentarmos ao fenómeno desportivo mariense cronologicamente, o andebol e o basquetebol foram as modalidades que se afirmaram mais tarde.
Agora concordo plenamente que não é um evento para se realizar anualmente, que os critérios para a selecção dos homenagedos devam ser mais rigorosos e que é mais importante um espectáculo com qualidade do que a quantidade das pessoas a homenagear porque este ano o prigrama foi claramente extenso. No entanto com algumas correcções é um evento com futuro desde que realizado por exemplo de dois em dois anos.
Por muitas criticas que possam ser feitas parabéns ao grupo que teve a ideia de avançar com este projecto e à CMVP que em boa hora se associou ao evento.

Anónimo disse...

O que eu escrevi foi ....meio irritado respondeu algo do género..."O blog é meu e escrevo nele o que bem entender..."
saliente-se a expressão... algo do género... logo não tem que ser reproduzida a frase na íntegra que era "EU, aqui no MEU espaço optei por escrever a MINHA opinião"... saliente-se o facto de eu, meu e minha ser escrito com maiúsculas como se de um Deus se tratasse... tenham dó...
M.C. também um dia hás-de ser decerto homenageado porque já deste muito do teu tempo pessoal ao desporto desta ilhas, mas a humildade fica bem a todos e alguns atletas de Andebol que já engrandeceram e de que maneira o nome da nossa ilha devem pelo menos tentar entender que antes deles, mesmo antes de nasceram também houve muita gente de deu muito em prol do desporto mariense, é lógico que não tiveram a projecção que voçês tiveram, mas os tempos eram outros, as condições de treino e de competição eram outras e não existia a Direcção Regional do Desporto a debitar dinheiro aos clubes e a proporcionar competições Regionais e Nacionais.
Os feitos alcançados pelos atletas do Andebol nunca podem ser comparados aos feitos dos atletas que praticaram desporto há trinta ou quarenta anos, pois as condições da prática desportiva não eram as mesmas.
De qualquer modo viva o desporto mariense e parabéns por terem reconhecido o José Sérgio como a figura desportiva do ano, ele bem que merece.Se não fosse ele e o João Fontes, alguns que estão aqui a denegrir o espectáculo da gala não teriam oportunidade de manterem a forma durante o Verão no ginásio da escola...

Anónimo disse...

realmente essa gala não passa de uma vergonha... parem de eskolher os(as) jogadores a sorte, se kerem fzr algo bem feito axo k tem de meter a mao na consciencia e tentar analisar o k kd atleta deu ao clube, e n é por jogar na ekipa B ou C , realmente axo piada numa koisa c/ e k é possivel 2 jogadoras k foram xamadas a selecçao nacional de basket e nenhuma delas foi destacada tou a falar da sonia carreiro e da lilia melo , no entanto por motivos pessoais n foram representar a selecçao k foi pena !! agr perg tantas pessoas destacadas do nd pk? pk jogaram anos de basket ? sim pk ate agr so se viu pessoas k apenas fizeram parte de uma ekipa ms nessa situaçao tao mtas mais pessoas...!!! axo k deviam seguir um criterio e n tar ali a brinkar e mto menos dar taças a td a gente ou trokadas td com uma bola de futebol realmente e uma vergonha , se kerem realmente fzr alguma koisa no final de kd epoka k destakem os mlhores de kd modalidade, ou entao se kerem homenagear os mais antigos epa façam no ms com o pés e cabeça ... ou entao akabem com isso pk é uma vergonha pa nossa ilha !!!

suzi medeiros

Anónimo disse...

amigos óbviamente que os comentários que aqui se fazem não são nada favoráveis e muito menos aqueles que se têm tido desde sexta feira no aeroporto na praia, e em muitos outros sitios quando se fala da gala, não são de facto abunatórios para uma organização que têm o carimbo da CMVP, ou seja deve-se aprender com os erros deste ano, pois parece que aumentaram em relação ao ano passado! eu até concordo como alguém da organização disse atrás que seja quase uma festa de homenagem a amigos, a CMVP muitas vezes e felizmente apoia livros de alguns marienses, com isso tudo ia dizer dizer bem ou mal façam mas neste caso,repensem bem esta forma de finalizar as festas marienses com menos polémica!!
um abraço mariense

M.C disse...

Continuo a achar que o que o carissímo anónimo fez foi deturpar o significado de uma frase escrita por mim, escrevendo outra que lhe "enfeitasse" o comentário mas fico por aqui relativamente a este assunto.

Sobre a opinião geral que tenho da Gala (e muitos outros mas que por uma razão ou por outra preferem encolherem-se e não dar a cara)é que a mesma tem imenso valor e deve continuar nos anos vindouros MAS também deveria contar com uma maior colaboração das entidades desportivas da ilha e serem criados critérios de selecção esclarecedores e transparentes de modo a evitar a contestação actual.

Anónimo disse...

Para estes primeiros anos acho que a gala deve ser feita anualmente para se poder galardoar os antigos desportistas e as coisas acertarem até aos tempos de agora. Penso também que se devia seguir uma ordem cronologica (mais ou menos). Depois quando tivessem feito as homenagens a quem entendessem e conseguissem homenagear só atletas recentes e acompanhar só as modalidades existentes aí sim devia ser mais espaçado. Penso que se agora fosse ja de 2 em 2 anos em 2030 ainda estavam a homenagear o pessoal que jogava no ajax e outros desse tempo.

Anónimo disse...

Uma pergunta a essa gente iluminada que critica todo o que se faz nesta ilha? Já perguntaram a alguém da organização quais são os critérios de selecção dos homenageados? Como é que afirmam que a organização não consulta as associações se o ano passado foram os clubes que indicaram os atletas actuais ou ex atletas a serem distinguidos? Já perguntaram os responsáveis pelos clubes que representam porque razão não indicou o vosso nome já que acham que deveriam ser reconhecidos?
Este ano segundo consta para além das homenagens póstumas e de algumas personalidades de relevo foram consideradas as escolinhas do desporto e os próprios clubes como instituições o que até tem alguma lógica.
O que se verifica é muita dor de cotovelo pois basta aparecer o nome de alguém que incomoda logo uma multidão. Parece que todos os atletas marienses ainda no activo já querem ser reconhecidos com louvor e mérito. Todo tem o seu tempo mas neste caso dão todos a entender que quem espera desespera. Criticam que se oferece taças ao desbarato mas o desabafo de uns é de tal modo angustiante, quase se "mordem" todos por não ir receber uma medalhinha...

Anónimo disse...

Já o ano passado a lista das pessoas homenageadas foi alvo de uma enorme polémica por isso este ano não seria de esperar outra coisa. E porquê? Porque a maior parte dos criticos neste blog não conhece essas pessoas e como tal não lhes reconhecem mérito algum. Respeitem pelo menos quem também deu muito pelo desporto em Santa Maria, independentemente da modalidade em questão, antes de voçês saberem qual era a forma de uma bola e para que lado é que ficava a baliza ou o cesto.
Quem asssitiu a Gala pessoalmente deve ter ouvido as explicações das homenagens quem não foi à Gala só tem uma coisa a fazer, para a próxima vá, ouça as justificações e depois comente com seriedade.
Um bem haja a todos os desportistas mariense actuais, aos ex atletas e aos atletas vindouros, poi não há dúvida que a nossa ilha deve ser a que, na região, apresenta uma maior taxa de prática desportiva.

Anónimo disse...

pedro vertentes diz: mais vez veijo muitas criticas e contra criticas mas fico triste de alguns anonimos pensarem que tudo que se critica sobre a gala sao pessoas do andebol mas pronto todos tem o seu pensar. queria dar os meus parabens ao zé sergio pelo premio pois ai esta uma pessoa que posso falar porque meu 1 contacto com ze era eu iniciado com 15 anos e joguei contra ele andebol apos passado uns aninhos ele ainda esta por cá nao só como jogador como treinador e temos uma prova que varias geraçoes diferentes podem se entender zé espero que continues mais uns anitos um abraço deste teu amigo

Anónimo disse...

Gostava de saber qual foi a explicação que foi dita para homenagear um certo senhor como arbitro de futebol !!!

E já agora em que medida durante as suas funções de arbitro de futebol de 11 dignificou a modalidade!!!!!


Tenham dó e não passem atestados de incompetência a ninguém!!!!!directamente

Anónimo disse...

Cada um tem direito a driticar o que quiser pois vivemos num país livre, no entanto, devemos principalmente parabenizar o Zé Sérgio, pois é uma pessoa incansável no que toca à practica e à continuidade do desporto em Santa Maria. Zé Bem hajas

Anónimo disse...

Muito Boa tarde a todos e em especial ao meu caro amigo M.C.. Antes demais gostaria de saber porque razão quem aqui escreve não se identifica, é que por vezes se critica destrutivamente, outras construtivamente mas que ao menos tivessem coragem de se identificar para o bem e para o mal. Quanto à gala, não fui por motivos de saude, mas não critico nem elogio por aquilo que outros me comentam...apenas gostaria de deixar aqui dois pontos de vista: 1º: É de salientar a realização deste evento na nossa ilha independentemente de ser anual ou bi-anual, pois é sempre gratificante homenagear quem contribuiu ou contribui de uma forma ou outra para o desenvolvimento e pratica desportiva mariense, independentemente de se concordar ou não com quem é galardoado, dos critérios de nomeação ( os quais não conheço e como tal não posso me pronunciar) ou até mesmo dos moldes em que a mesma Gala é apresentada. 2º Sou da opinião que, sendo esta Gala uma forma de homenagear pessoas ou entidades do desporto mariense, a direcção organizativa da mesma fosse formada por exemplo por um representante de cada clube, associação ou entidade ( não menosprezando quem organiza o evento claro)de forma a que em conjunto se debate-se não só quem seria homenageado em cada gala, mas tambem, novas ideias e formas de organização do evento. Quanto à gala ser virada mais para o futebol, até aceito esse facto, pois ainda só se vai na 2ª Edição e quer se queira quer não, o futebol foi durante muitos anos a modalidade principal na nossa ilha. Se daqui a 2 ou 3 edições se mantiver essa filosofia, então também não concordarei e entenderei as criticas aqui expressas. Um abraço M.C.

Anónimo disse...

meus amigos uma GALA não é para andar a oferecer trofeus e medalhas a todos os que ja praticaram desporto.

neste artigo sobre a iv gala do desporto açoriano

http://www.auniao.com/ler.php?id=2131


pode-se facilmente perceber que para pessoas e clubes receberem premio nao basta ter sido federado um ano e ter jogado uma modalidade durante 4 ou 5 anos.


EXEMPLOS

Nas personalidades mereceram distinção governamental as seguintes figuras ligadas ao desporto açoriano: Manuel Laurindo Cardoso (20 anos como treinador de Hóquei em Patins); Mário Jorge Duarte (20 anos como dirigente do Clube de Judo de Angra do Heroísmo); Roberto Luís Machado Enes (20 anos como dirigente em vários clubes de Judo da ilha Terceira); Miguel Eurico Costa Pereira de Almeida (25 anos como dirigente da Secção Automóvel do Terceira Automóvel Clube); Leandro Augusto Rosado (25 anos como dirigente da Secção Automóvel do Terceira Automóvel Clube); José Furtado da Silva (25 anos como comissário técnico, ao serviço do Grupo Desportivo Comercial); Hélio dos Santos Teles Pamplona (25 anos como dirigente desportivo, passando por diversas modalidades, sendo a principal o Ciclismo) e, por fim, Sário António Bettencourt Coutinho (25 anos como dirigente desportivo, ao serviço do Voleibol da ilha de São Miguel).
No capítulo referente às entidades desportivas, o executivo de Carlos César distinguiu: Sport Club Angrense (fundado a 01 de Dezembro de 1929, completou, em 2004, 75 anos de existência. As suas actividades são fundamentalmente direccionadas para o Futebol); Clube Desportivo de Tiro de São Miguel (fundado a 19 de Setembro de 1954, completou, no ano de 2004, 50 anos de existência) e a Associação de Patinagem de Ponta Delgada (fundada a 31 de Março de 1954, completou, no ano de 2004, 50 anos de existência).


CLASSIFICAÇÕES NACIONAIS

Galardões por resultados e classificações nacionais foram, também, atribuídos, nomeadamente, ao nível dos desportos colectivos: Sporting Club da Horta (terceiro classificado da Divisão de Elite de Andebol Sénior Masculino. Vencedor da "Taça Presidente da República. Vice-campeão nacional de juvenis da II Divisão); Clube Desportivo Santa Clara (segundo classificado no Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da III Divisão e subida à II Divisão); Associação Antigos Alunos (segundo classificado no Campeonato Nacional da III Divisão masculina de Voleibol, pela sua Equipa B); Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (terceiro classificado no Campeonato Nacional de Voleibol masculino da Divisão A2); Clube Desportivo Ribeirense (campeão nacional da Divisão A2 de Voleibol sénior Masculino, com subida à Divisão A1; segundo classificado da II Divisão Nacional de seniores femininos com subida à Divisão A2; segundo classificado no Campeonato Nacional de Voleibol de juniores femininos); Clube desportivo Escolar da Escola Preparatória dos Arrifes (primeiro classificado no Campeonato Nacional da Divisão A2 de Voleibol feminino e consequente subida de divisão); Clube K (primeiro classificado no Campeonato Nacional da II Divisão de Voleibol masculino e consequente subida de divisão), Clube Operário Desportivo (vencedor da Série Açores e subida à II Divisão B nacional de futebol sénior masculino); Ginásio Corpore (na modalidade de Ginástica Aeróbica Desportiva, campeão nacional em Trio, no escalão de juvenis, pelas atletas Camila Reis, Sofia Silva e Carolina Sousa) e, finalmente, o Laranjeiras Clube (na modalidade de Ginástica Aeróbica Desportiva, campeão nacional de Pares Mistos, no escalão de juniores, pelos atletas Pedro Santos e Joana Figueiredo)


E POR AGORA FICO POR AQUI

Anónimo disse...

Parabens ao Durval primeiro pela cabeça bem formada que tem, pois não emprenha pelos ouvidos, e segundo por se identificar.
Parabéns também á Suzi Medeiros que não conheço, nem sei ´se é nome ficticio mas ao menos distingue-se. Quanto aos anónimos, será que não é uma ou duas pessoas a comentarem os seus próprios comentários? É que já assisti aqui disso pela net.
Um bem haja ao desporto mariense em geral, e aos homenageados, alguns deles mais velhos do que os pais de muitos meninos que por aqui andam e nem sabem quem foi quem.
Um dia verão o seu valor reconhecido, agora deixem os velhinhos merecerem a devida homenagem antes que batam as botas e depois receberem homenagens que não lhes dão alegria nenhuma. É que ainda ninguém veio de lá de cima dizer nada.
Quanto ao nome do Pavilhão, plenamente de acordo, e áqueles que não conhecem o internacional JORGE VICENTE, consultem na net todo o percurso da carreira dele, saber não ocupa lugar....e pelo amor de Deus, não me venham dar exemplos de senhores Freitas, com o devido respeito, é que santa maria tem muita gente de valor que deu tanto ou mais valor ao desporto mariense.
Hoje é fácil ser jogador e recusar até as viagens e receber telefonemas sms e pedidos para deixarem ganhar determinadas equipas. Naquele tempo não havia corrupção, havia sim, amor á camisola.
As viagens eram feitas nos pareces e quando eram, e não haviam meninos de elite.
Sejam humildes, é uma virtude.
Sejamos marienses distintos pelo amor áquilo que dedicamos, e não distinguidos pela notável má lingua.

Anónimo disse...

Miguel Marques diz: Cada um tem direito a criticar o que quiser pois vivemos num país livre, no entanto, devemos principalmente parabenizar o Zé Sérgio, pois é uma pessoa incansável no que toca à practica e à continuidade do desporto em Santa Maria. Zé Bem hajas

PS: pensei mesmo que tinha escrito o meu nome

Anónimo disse...

este último anónimo veio sem dúvida dar respostas a alguns que defendem intrangesgente a gala, que na pratica não vale a pena esconderem-se atrás dos biombos, assumidamente critérios não houve e o nosso Zeca já assumiu que "épa esquemo-nos de ti" "épa não foste receber a medalha do basquetebol, resposta : épa Zé eu nunca joguei basquetebol!!.. o nosso treló foi convidado 2 dias antes da gala pois viram-no na rua e disseram para aparecer, homenagear atletas basquetebol C.Ana, então e a grande jogadora mariense Eunice Figueiredo!?, somente homenagear um árbitro de andebol, quando o Hélio/Carvalho já fazem dupla á muito anos junto- inclusive o hélio é mais antigo!! o nosso tostoes arbito de futebol, então Sanona ou José Pereira, A.Valente onde andam, desculpem lá critérios!!!!
e já agora esta coisa de repor justiça de há 30 anos atrás, custa a engolir... parabéns Zé Sérgio.

Força voLEIBOLISTAS, ANDEBOLISTAS, BASQUETEBOLITAS, TÉNIS,ATLETAS DE FUNDO, ETC...UM DIA HÁ-DE SER O VOSSO......

Anónimo disse...

PARABÉMS A TODOS OS HOMEGAGIADOS, AOS QUE OPINAM E NAO DE ACOBARDAM ATRÁS DO ANONIMATO E AOS QUE TIVERAM A FELIZ IDEIA DE CRIAR A GALA MARIENSE.

Anónimo disse...

Estes COMENTARIOS refletem bem o verdadeiro espirito mariense NÃO FAZEM E NÃO DEIXAM FAZER...
OU SERA DOR DE COTOVELO ??????????
mas não interessa pro ano vai haver mais pra voçes criticarem á vontade já que por cá nao há mais nada pra fazer vai-se criticando ... bem hajam marienses ainda bem que nao nasci cá.......... senão era como voçes.

Anónimo disse...

Voltei para perguntar se alguem sabe dizer pq é que não apareceram os dirigentes do Grande Clube " Os Marienses ", pois eu passo a explicar. A senhora que lá trabalha e que nem que fosse por acaso é filha do presidente. Com o á vontade que tem devido ás regalias do patronato, arrumou a convocatória na gaveta sem dar conheceimento ao presidente. Por sua vez, parece que o presidente deixa criar pó na cadeira e enferruja a gaveta porque não lá vai, assim a desculpa se passou nos Marienses..... Será um caso a pensar, e se a empregada não fosse filha do patrão? bem...talvez não andasse tanto pela rua...é bem possivel.

Quanto aos não homenageados, caramba, se fossem todos homenageados este ano, só acabava ás 10h da manhã a gala. Depois, também penso que haverão mais no futuro, isto se os mentores da ideia não se fartarem de trabalhar para o boneco. Eu cá já teria mandado a gala e os marienses apanharem laranjas como diria a "estrelinha"..... Nem Deus agradou a todos...verdade?

Anónimo disse...

Meu, porquê os insultos?! porquê essas criticas estupidas, que so servem para ofender terceiros?

fica feio tentar tapar o sol com a peneira sabias?!

os outros se querem criticar , critique mas com argumentos solidos ok? Quer dizer estão no vosso direito de não gostar mas já pensaram que se calhar há gente que gostou da gala e que se sente ofendida com tudo o que ja foi dito aqui?

hello!!!!

Anónimo disse...

Cá pra mim o pavilhão devia chamar-se Pavilhão Eng. Dr. Alberto Cos... Era bem visto ou não?? hihi

Anónimo disse...

EPÁ!!NINGUEM ANTES TEVE ESSA IDEIA DA GALA PQ ISSO É UMA IDEIA DE GENTE TOLA QUE QUER PROTAGONISMO!!!

Anónimo disse...

Isso é uma palhaçada! e a câmara apoiar esta gala, ainda junta mais palhaços á festa!!!!!!!!

Eu vou é para a AUSTRALIA!!!!!

Toda nós criticamos o facto de Associações se atropelarem nas datas e fazerem espectáculos em simultâneo, mas ninguem se preocupou por a gala ter coincidido com outras actividades de outras associações!!!!!

A nossa Câmara pode bem ser PS mas é a mais comunista deste país

Anónimo disse...

"...Isso é uma palhaçada! e a câmara apoiar esta gala, ainda junta mais palhaços á festa!!!!!!!!

Eu vou é para a AUSTRALIA!!!!..."

Acho que fazes muito bem ir para a Austrália e os palhaços ficam por cá, porque antes ser palhaço que canguru...

Anónimo disse...

Ainda a propósito da Gala, e porque estive presente, não deixei de reparar nos agradecimentos ás empresas que colaboraram para que a mesma fosse um exito.
Na sua grande maioria, empresas da ilha de S.Miguel, que desconhecem a realidade do desporto Mariense, mas mesmo assim colaboraram.
Agora, o que me causou enorme admiração é não ter sido anunciado o nome da empresa Foto Pepe.
Será possível que se tenham esquecido de agradecer?
Na pagina da Foto Pepe, reparei que foram tiradas pelo menos 356 fotos a 1 euro cada.
Eu, que não recebi nenhuma medalha comprei 4, se cada pessoa comprou pelo menos 2 numa média, é bem possivel que o Max, seja o maior explorador deste evento, pois numa só noite encaixa uma belissima receita á custa da Gala, sem ter trabalho nenhum, é só fazer as contas.
Estou em crer que devido a esses proveitos certamente reconhece e contribui com algum donativo.
Afinal a pretexto da Gala, é mais um motivo para o seu ganha-pão, mas parece-me que como bom mariense, faz ouvidos moucos aos pedidos e na hora até do comes e bebes lá está ele de máquina á tiracolo e pimba, dinheiro in cash.!!! ( dele, é claro!!!) e algum no estômago, é que sempre é mais uma ajuda á vidinha.
Meus amigos, se eu tivesse alguma coisa a ver com a gala, o Pepe ficaria proibido de explorar esse evento em beneficio próprio.
Enquanto há gente a trabalhar de graça em prol desta ilha, e muitos outros a contribuirem para que a Gala se realize, tendo como unico proveito ouvir na parte final um agradecimento em nome dos patrocinadores, o caso que referi é aberrante, abusivo e diria mesmo... descarado!!!

É caso para dizer, Mariense, é só coçar pra dentro!!
Trabalhem os outros, que com papas e bolos se enganam os tolos, e no caso que referi , com sorrisos e palmadinhas na costas a coisa vai correndo de vento em popa, é só ver entrar €.... Inteligente, sim senhor.

Mais uma observação, quando o Jorge Vicente recebeu o troféu, não vi nem o fotógrafo nem o reporter de serviço da RTP-A, vi-os sim entrarem a correr, isso porque do bar se deve ter ouvido a voz do Jorge Vicente, é que trabalhar de garganta seca é uma chatice, e raios, o homenageado de destaque era o Jorge Vicente, não merecia mais um pouco de atenção?

Santa Maria...Santa Maria.... Com gente desta, qualquer dia nem o andor sai.
E a propósito, o ASAS, ainda é uma instituição reconhecida pelo Governo Regional de... UTILIDADE PUBLICA???!!!
Onde anda a jornalista?
O António valente já se sabe, ou anda nas tascas, ou no telefone ou ao microfone com as senhoras donas do lar. Uma gala destas bem vistas as coisas, não está ao alcance dele, é como diz o povo, areia de mais para a sua camioneta.

Ai valha-nos Deus !!!

O ASAS.....Instituição de utilidade a que público??!!!...


Homessa!!!!

Anónimo disse...

"Banheira Espuma
Parabéns também á Suzi Medeiros que não conheço, nem sei ´se é nome ficticio mas ao menos distingue-se."

Deixa me te dzr k n é ficticio o nome e mm Suzi Medeiros.

Anónimo disse...

Dor de cotovelo é lixada. Meta-se na sua vida e deixe os outros trabalharem.

Anónimo disse...

Trabalhar ???? Só se for durante a gala porque durante o resto do ano pouco ou nada fazem e mais nao digo.

Ana Loura disse...

Só compra fotos ao Max quem quer. Eu fotografei, e penso que qualquer um poderia ter fotografado e mesmo assim comprei uma foto que era bem melhor do que as que tirei. O Max é um profissional, fez a cobertura de um evento e, como disse, só compra quem quer. Há coisas que não entendo...e uma delas são certas críticas...Sinceramente não gostaria de admitir que há dores sejam de que espécie for, qualquer um pode montar um laboratório fotográfico e vender fotos, agora tirar boas fotos não é para qualquer um e isso é trabalho que sai do corpinho de quem fotografa.

Quanto à Gala, não concordo com a animosidade com que é comentada e criticada, mas isso sou eu que digo que não entendo nada de desporto, mas que gostei de rever muitas das pessoas que subiram ao palco ora se gostei, de ouvir o nome de algumas que por terem morrido não subiram também gostei e qe não podem todos ser homenageados no mesmo anos senão a gala acaba na primeira edição claro que não podem... Que o Jorge Vicente tem mais do que a importãncia suficiente para que pelo menos um dos pavilhões do poli já que o Poli se chama "de Santa Maria" tenha o seu nome ora se tem, que outras pessoas foram e são também importantes, claro que são...( O falecido Senhor Freitas, sim senhor, porque não)

Abraços marienses
Ana

Ana Loura disse...

Voltei a ler alguns comentário e acho que comprenedi, agora, aquele que fala nas fotografias do Max. Se bem entendo a organização ter-lhe-à pedido que oferecesse um troféu para o evento e ele terá recusado, mas aproveitou a oportunidade para trabalhar e ganhar dinheiro com a gala...pois, aí também deixo o meu reparo...a mão que leva, traz...

Abraços

M.C disse...

Não falei com o Max mas vou questiona-lo relativamente a esta matéria.



Saudações

Anónimo disse...

estive aqui a ler alguns comentários e reli os mesmo, mas cheguei a uma conclusão que o nome de "JORGE VICENTE" seria o mais apropriado para o novo Pavilhão, pelo corriculo riquissímo do mesmo,ora vejamos: Campeão Nacional 9 vezes,Campeão Europeu 2 vezes, Campeão Mundial 2 vezes, isto se não me engano, pelo que peço antecipadamente desculpas se estiver enganado, bem como de treinador muito conceituado também em Portugal como em Itália, será q isto já não é muito?
Não era para nós Marienses estarmos orgulhosos de ter sido daqui desta ilha que aprendeu e praticou hoquei e de onde saiu para o Benfica? não interessa que se vei de bebe para a ilha, se saiu com 15 anos porque isso pouco importa, senão vejamos;
1- o Critovão Colombo tem uma estátua nos Anjos, ou não é, pergunto: que fez este homem a Santa Maria que nem na ilha pôs os seus pés?
2- a Escola Dr. Bento Rodrigues, sei muito bem que foi Director do Externato e dignissimo Director Instituto da Meteorlogia do Aeroporto,agora pergunto:
Este senhor nasceu em Santa Maria?
quantos anos esteve aqui na ilha?
fiquei muito contente por o nome dele ter ficado na memória de todos os Marienses nesta homenagem.
3- o Eusébio quando saiu da sua terra para vir para o Benfica, tinha 18 anos e já sabia jogar muito bem, não aprendeu nada no Benfica, este só aproveitou o seu talento, agora é um simbolo Nacional e que por sinal tem uma estátua em frente o estádio oferecida por um Mariense.
4- RUA TEÓFILO DE BRAGA, mesmo no centro da Vila e artéria principal da mesma, que fez este senhor por Santa Maria? que saiba nasceu em São Miguel.
pois é....
Agora pergunto porque não o nome de JORGE VICENTE para o novo Pavilhão?
Vi também outro nome como o do senhor Manuel de Freitas, mas porque ão também o do Senhor Valente, do Senhor João Pimentel, so senhor Joaquim Bombeiro, do Senhor Aquim Furtado, do Senhor Enfermeiro Cunha e posso dizer mais alguns, mas estes deram muito pelo desporto Mariense e não por uma equipe, não sei porque só falam do Senhor Manuel de Freitas, será que tem um corriculo mais rico que estes nomes que mencionei?

Um abraço
fuiiii

Ana Loura disse...

Ora ao que se foiiii, gostei do teu comentário...subscrevo-o

Ana

Anónimo disse...

Como não é meu habito escrever comentário como ANÓNIMO como aconteceu no comentário que fiz acima sobre o o nome do Pavilhão "JORGE VICENTE" e que por lapso saiu como anónimo o que só reparei agora, o que venho reparar o erro cometido em não ter posto o meu nome, pelo que peço desculpas por esse motivo e apresentando-me, chamo-me JOSÉ MONIZ em vez de anónimo.
Um abraço Mariense
Obs:- Agradeço antecipadamente a Ana Loura pela sua observação
Obrigada...
tchau