segunda-feira, outubro 29, 2007

Rui Machado em entrevista.

O jornal “Incentivo” da ilha do Faial, na sua edição do dia 19 de Outubro, destacou uma vez mais o excelente percurso do árbitro Rui Machado na modalidade de andebol. Neste momento ocupa a categoria de Árbitro Nacional de Elite, está ligado pela quarta época consecutiva à Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria e tem sido nomeado regularmente pela Liga Profissional de Andebol. O árbitro faialense, que este ano faz dupla com um árbitro de Lisboa (Paulo Jorge), acedeu ainda responder a algumas questões "que procuraram essencialmente compreender as motivações e ambições naquele que certamente será um dos pontos de maior visibilidade da sua carreira com Árbitro de Andebol."
#
JI – Sente-se prejudicado pela distância que o separa de Lisboa?
RM
– Sim, claramente. Não tenho a mesma igualdade de oportunidades que os meus colegas, em termos de número de jogos realizados, pois as minhas nomeações implicam deslocações ao continente, sendo que a estadia é suportada pela Federação de Andebol de Portugal e pela Liga Profissional.
JI – Até onde vão as suas ambições na arbitragem?
RM
– Espero continuar a melhorar a minha classificação, que resulta da avaliação das minhas prestações. Desejo manter-me no melhor nível nacional, uma vez que, em virtude da minha idade (40 anos) já não posso chegar a internacional.
JI – Há espaços para outros árbitros açorianos chegarem ao topo da modalidade?
RM
– Eu tive a felicidade de acompanhar a ascensão da modalidade na ilha do Faial. Neste momento não existe um bom recrutamento de jovens árbitros e os que existem esbarram nos condicionalismos que nos são impostos e que nem todos estão na disposição de suportar.
JI – E no cenário regional? Por que razão é que um Faialense representa a Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria?
RM
– Porque a Associação de Andebol da Ilha do Faial se desmoronou, deixando de fazer um trabalho abrangente e competente. Há quatro anos, quando de associação, não existiam condições financeiras e organizacionais para potenciar a minha participação nas competições nacionais.
JI – Até quando é que esta situação se manterá? O que falta à Associação de Andebol da Ilha do Faial para o Rui Machado regressar?
RM
– A Associação de Andebol da Ilha de Santa Maria empurrou-me para cima, em virtude da sua influência na federação e isso ajudou-me a crescer. No Faial, a modalidade possui pouca dimensão ao nível dos escalões de formação, havendo pouca competição, devido à reduzida participação dos clubes existentes. Também não tem havido muito interesse por parte da Associação de Andebol da Ilha do Faial, apesar dos órgãos de gestão recentemente eleitos oferecerem garantias de alterar a actual realidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande Machado...
Depois queixa-te de n venderes nada ai no Faial...

Anónimo disse...

venho aqui dar os meus parabens ao sr machado que é uma pessoa que tambem deu muita a modalidade andava eu nos escaloes de formaçao ja era nosso arbito dentro e fora de campo sempre foi uma pessoa impecavel e a associaçao de andebol de santa maria só ficou a ganhar.

Anónimo disse...

fico contente por AAISM estar associada a valor do desporto açoriano , pois arbitragem também demonstra o tabalho desenvolvido nesta ilhas.
Parabéns ao senhor RUI e á equipe liderada pekla senhora Inês.(AAISM)