sexta-feira, setembro 19, 2008

Regresso a curto prazo.

Depois de ter sido o melhor mariense na edição de 2007 do rallye de Santa Maria, este ano e por razões familiares, João Botelho esteve de fora da competição automóvel no entanto, para 2009 o cenário poderá ser outro como afirma o próprio piloto que acedeu responder ao DM a algumas questões.
#
DM - Depois de na época 2007 teres participado em algumas provas do regional de ralis, vendeste o carro e quando tudo fazia prever que este ano estarias, pelo menos, presente no XXVII Rali de Santa Maria, isso não aconteceu, porquê?
JB - Depois da época 2007, muito positiva para mim, vendi o carro com intenção de evoluir dentro das minhas possibilidades, mas nunca prometi participar em prova alguma na época 2008. E isso tudo porque fiz uma promessa à minha familia, de que no Rali de Santa Maria 2007 fosse vencedor da melhor equipa mariense ficaria em "casa" na época 2008.
"só DEUS sabe o que me custou não participar", mas para mim a familia está sempre em 1º lugar!!!...
DM - Sabendo o quanto são importantes os apoios/patrocínios destinados ao desporto automóvel, nomeadamente os provenientes da autarquia, perguntava-se de concordas com a forma como estes são distribúidos pelos pilotos locais ou deveria haver alguma alteração?
JB - Sem dúvida alguma de que os patricinadores são importantes, ao contrário do que muitas pessoas dizem (que se fazemos ralis é porque somos "ricos"), então pergunto o seguinte, se somos "ricos" porque precisamos de patrocinadores? Quanto aos apoios e distribuição dos mesmos, sim, devem ser revistos pelo menos aos que tentam de alguma forma participar no campeonato por completo!
DM - Tendo em conta que tua ligação aos ralis já vem de alguns anos a esta parte, qual a tua opinião sobre a Gala do Desporto Mariense, nomeadamente no que diz respeito às homenagens que tem sido feitas a vários pilotos locais?
JB - Em relação aos homenagiados, PARABÉNS. Relativamente às pessoas que organizam e que os "escolhem" tenho de dizer que não fiquei muito contente. Tal como os homenagiados, também eu, gosto que o meu trabalho seja reconhecido e acho que, em condições normais, os meus 12 ANOS de participações nos ralis mereciam outro "destaque" que não o do presente aos olhos desses senhores!
DM - Relativamente ao figurino do nosso rali e contrariamente ao que vem sendo feito, achas que seria possível alguma alteração? Não estarão alguns pilotos "fartos" de percorrer os mesmos troços?
JB - O figurino do Rali de Santa Maria neste momento, está algo limitado por ser uma prova totalmente em asfalto, mas do meu ponto de vista, acho que se consegue alterar alguns dos troços no seu sentido!
DM - E a "sucata" ? Mediante a colaboração de várias entidades e porque não adeptos da modalidade, não seria possivel recuperar aquele circuito para a realização de uma prova especial ?
JB - SUCATA, aqui está e no meu ponto de vista, uma boa oportunidade de se fazer uma "SUPER ESPECIAL " inédita nos Açores, tal como quando foi desenhada para terra, acarreta alguns custos concerteza, mas seria uma mais valia para o nosso rali!
DM - E para 2009 ? Já é certo a tua participação no Campeonato de Ralis dos Açores? Ou será nos VSH? Podes levantar um pouco o véu ou preferes não te antecipar?
JB - Por enquanto não está nada definido, mas em 2009 será quase de certeza nos VSH (com o peugeot 106 que está na foto), porque um dos patrocinadores alega ter mais destaque na comunicação social a nível geral, mas 2 ou 3 provas vou participar incluindo o nosso rali, mais só depende dos patrocinios!
DM - Por último e uma vez que fazes ou já fizeste parte da Secção de Automobilismo do Clube Asas do Atlântico, aproveitava para te perguntar se não seria viável a organização de algumas provas internas como por exemplo as tradicionais rampas? Tendo em conta que já existem alguns carros de competição seria uma forma de rentabilizar investimento ou não?
JB - Viável é sempre, desde que todos os membros da Secção se interessem. Por minha vontade já se tinha organizado algo mas este tipo de eventos envolve tempo disponível, trabalho e dedicação, que é tudo que não está a acontecer por parte dos mesmos, verdade que carros já existem alguns, só que é como qualquer outro evento, não se faz sem organização.

1 comentário:

joao paulo disse...

dpx de ter lido a entrevista atentamente e segundo akilo k sei o joao dpx de ter vendido o carro pouko ou nada quis saber da secçao so apartir do monento em que adequerio o seu novo carro e que demonstrou novamente algum intereçe na secçao....