quarta-feira, julho 22, 2009

AO - Yacht Race começa hoje.

As quinze embarcações inscritas na regata de vela Açoriano Oriental partem hoje pelas 20h00 de Ponta Delgada, rumo a Vila do Porto, uns com olhos postos no pódio, outros apenas pelo convívio.
Embora a Açoriano Oriental Yacht Race contemple uma vertente competitiva, o convívio parece ser o ‘ingrediente’ que leva a maioria dos participantes a partir hoje de Ponta Delgada, a caminho da ilha de Santa Maria. Os representantes das embarcações inscritas reuniram-se ontem, ao fim da tarde, no Clube Naval de Ponta Delgada para receber algumas instruções sobre a prova. “A maior expectativa não está relacionada com a vertente competitiva da prova, mas com o convívio e a camaradagem que vai marcar a passagem dos participantes pela ilha de Santa Maria”, refere o director de prova. Uma das novidades desta edição da prova é a inclusão da segunda perna da regata Açoriano Oriental na Atlantis Cup, que leva o director da prova a esperar muitos barcos no mar. Joaquim Viegas lamenta que muitos dos velejedores que vão participar na Atlantis Cup não se tenham inscrito também na Açoriano Oriental Yacht Race, “uma vez que têm que se deslocar a Santa Maria, de qualquer forma, e poderiam fazê-lo participando neste convívio”. O responsável pela regata Açoriano Oriental deixou ainda um recado à organização da Atlantis Cup, sugerindo que o percurso da prova passe a ser alterado pelo menos de dois em dois anos. Embora se apresente com um tripulante pouco experiente na vela, Luís Medeiros, o skiper do “Anfitrite”, estreia-se na regata Açoriano Oriental como um possível candidato aos dois lugares mais baixos do pódio.“ Vamos dar o nosso melhor, mas penso que não temos condições para chegar em primeiro lugar”, disse o velejador.Luís Medeiros, membro da organização em anos anteriores, salienta ainda o importante contributo da nova marina de Santa Maria para o aumento da qualidade da prova. Outro estreante na prova é Manuel Mota, que embora tenha muita experiência como velejador, rejeita a luta pelos primeiros lugares, uma vez que o seu iate não tem características competitivas, daí que o amor pelo mar e pelo convívio sejam os motivos evocados para a participação. Quem não rejeita a luta pela vitória é o repetente João Leal, que considera interessante a junção das duas provas, considerando, no entanto, que uma divulgação mais atempada das datas das regatas, poderia permitir uma maior participação. Fonte: AO

Lista de Inscritos
Embarcação “Anfitrite”, skipper Luís Medeiros
Embarcação “Desafinado”, skipper Agostinho Ribeiro
Embarcação “Xcape”, skipper Luís Quintino
Embarcação “Fénix”, skipper Eduardo Reis
Embarcação” Refrega 1”, skipper José Medeiros
Embarcação “Aphrodite”, skipper Rui Mendonça
Embarcação “Danny Boy”, skipper João Mota Vieira
Embarcação “Quero-Quero”, skipper Rui São Marcos
Embarcação “Lady Bug”, skipper Hélio Filipe
Embarcação “Celtic Dream”, skipper João Reis
Embarcação “Prainha”, skipper Duarte Silveira
Embarcação “Mariazinha”, skipper Manuel Nunes
Embarcação “Açor”, skipper João Leal
Embarcação “Obelix”, skipper Luís Cabral
Embarcação “Oásis”, skipper Manuel Mota.

Programa

Dia 22 de Julho (Quarta-Feira)
20h00 - Partida de Ponta Delgada rumo a Vila do Porto.
Dia 23 de Julho (Quinta-Feira)
Dia livre
18h00 - Fecho da linha de chegada
18h00/20h00 - Pôr do Sol aos marinheiros, no Clube Naval de Santa Maria (Momento de confraternização).
Dia 24 de Julho (Sexta-Feira)
18h00 - Briefing
20h00 - Arraial com música ao vivo e entrega de prémios da Açoriano Oriental Yacht Race, no Clube Naval de Santa Maria e boas vindas à Atlantis Cup.
Dia 25 de Julho (Sábado)
11h00 - Partida de Vila do Porto rumo a Ponta Delgada.
Dia 26 de Julho (Domingo)
11h00 - Fecho da linha de Chegada
16h30/18h30 - Cocktail e entrega de prémios, no Jardim António Borges, Ponta Delgada.

Sem comentários: