domingo, agosto 09, 2009

José Sousa levou a melhor entre os locais.

Em todas as edições do Rallye de Santa Maria, um dos troféus que mais curiosidade desperta é aquele que premeia a melhor equipa local. Como se sabe, este ano o detentor do troféu não esteve em prova (Paulo Andrade) o que antevia um novo vencedor para esta competição particular.
Segundo o regulamento, este troféu destina-se especificamente à melhor dupla mariense e neste âmbito perfilaram-se quatro equipas. Quem levou a melhor foi José Sousa / Eduardo Sousa em Citroen Saxo Cup com o tempo à geral de 1:01:17.6. Para além do décimo quinto posto à geral, o piloto do Saxo Cup foi sexto classificado na Formula 3 e na Classe 6. No Grupo A, José Sousa quedou-se pela sétima posição.
O segundo lugar entre os locais, foi conquistado por Pedro Sousa / Pedro Botelho em Renault Clio 1.6 16v que gastaram mais 2:13.8 do que o vencedor. Diga-se em abono da verdade que mais seria impossível pois os problemas de caixa que atormentaram esta equipa desde o início do rallye, dificilmente permitiriam um resultado melhor.
O décimo nono lugar à geral, o primeiro na Classe 1, o oitavo na Formula 3 e o nono lugar no Grupo N, foram as restantes classificações desta equipa.
O último lugar do pódio entre os participantes da casa, foi ocupado por João Silva / Helder Monteiro. A dupla do Toyota Yaris gastou mais 3:29.2 do que José Sousa tendo garantido ainda um excelente segundo lugar na Classe 5. Na Formula 3, Silva foi o décimo classificado e no Grupo A garantiu a décima segunda posição.
A tabela classificativa respeitante aos pilotos locais ficou completa com Helder Figueiredo / Carlos Cabral em Citroen Saxo Cup que gastaram mais 3:31.7 do que o primeiro classificado. Face à curta distância para João Silva (2.5 segundos), a penalização de 20 segundos averbada na Super Especial de Sexta-Feira, acabou por inviabilizar uma classificação melhor.
O vigésimo segundo lugar à geral, o décimo no Grupo N, décimo primeiro na Formula 3 e o segundo posto na Classe 2, foram os restantes resultados obtidos por esta equipa mariense.
Uma nota no que se refere ao regresso de Tiago Teodoro à competição automóvel. O piloto mariense, navegado pelo micaelense Jacinto Cabral e a tripular um Mitsubishi Lancer Evo 8, desistiu na PEC 5 - Praia/Fonte Jordão 2 - , devido a avaria.
Outro mariense envolvido nesta vigésima edição do Rallye Além Mar Santa Maria foi João Melo. O navegador foi o escolhido pelo piloto João Faria para acompanha-lo em mais uma prova do Campeonato dos Açores de Ralis.
João Faria, em peugeot 206 RC, foi décimo quarto à geral, oitavo classificado no Grupo N, garantiu o terceiro posto na Formula 2 e ainda foi segundo na Classe 3.
Como moderador deste espaço, não poderia terminar este post sem repudiar a atitude de um dos responsáveis pela inspecção das viaturas nas verificações técnicas.
É que sendo as verificações técnicas o local próprio para detectar irregularidades nas viaturas, estranho e lamento o facto de não ter havido da sua parte (nem de ninguém, pois eu estava presente e comprovei isso mesmo) qualquer chamada de atenção quanto à localização do autocolante (70cm x 15cm) do Desporto Mariense e depois esta ocorrer já quando as viaturas se encontravam no parque fechado e só a alguns pilotos. Falta de concentração ou algo mais?

2 comentários:

Caveirex Rally Team disse...

Boas,
antes de mais os meus parabéns a todas as duplas marienses que terminaram mais uma excelente edição do Rali de Santa Maria.
Tenho a sensação que se não foi a melhor, terá sido uma das melhores de certeza!
Os meus parabéns em especial para as duplas José Sousa/Eduardo Sousa e Gualter Cabral/Fernando Braga, não só pelos respectivos troféus, mas principalmente pelo andamento evidenciado.
Apenas umas correcções em relação ao post, MC. O Pedro Sousa ganhou a classe N2 e não a N1, o Tiago Teodoro desistiu por despiste e não por avaria mecânica...e apenas uma palavrinha acerca da confusão com os autocolantes...compreendo que se ninguém disse nada nas verificações e tenha dito depois, é um bocado chato, mas antes de mais TODOS os participantes num rali são OBRIGADOS a conhecer os regulamentos, não só do rali em si, mas também os regulamentos internacionais que regulam todos os ralis no mundo. É como a lei...não podes dizer que a desconheces, entendes.
Mas se só alguns pilotos foram chamados à atenção, isso é que não compreendo. Certamente lá terão as suas razões...ou não! :D

Abraços
Paulo Andrade

M.C disse...

Boa Noite Paulo.

Agradeço as correções, também elas contribuem para a veracidade da informação divulgada mas segui-me pelos dados divulgados na página dos tempos on-line.

Abraço