segunda-feira, julho 19, 2010

Sata Rallye Açores 2010 - (Parte I)

Tal como esperado, a edição 45 do Sata Rallye Açores traduziu-se numa prova muitíssimo dura. Principalmente para as equipas ditas pequenas e que não dispõem de meios para que, "num âpice", resolvam os problemas e regressem à estrada.
Pese embora as dificuldades inerentes a quem está nos ralis mas na condição de amador, Pedro Sousa e Pedro Botelho, que contaram com a imprescindível colaboração da sua assistência, conseguiram terminar este Sata Rallye Açores através do Super Rallye.
No final do segundo dia de competição, o embate numa pedra causou vários problemas o que motivou a desistência da dupla do Renault Clio 1.6 16v.
Após largas horas em torno da viatura de depois de solucionados todos os problemas, foi possível à equipa mariense, regressar à estrada e às duras classificativas micaelelenses. Na segunda passagem pela classificativa espetáculo, o azar voltou a bater à porta quando já perto de concluir o traçado da Marques, um dos pneus dianteiros descolou da jante, impedindo Sousa de lutar com António Ortins pelo triunfo nesta especial.
Daí até ao final do rallye, Pedro Sousa/Pedro Botelho apenas controlaram os acontecimentos de forma a serem uma das equipas presentes nas protas da cidade.
Em nome da equipa mariense, aproveito para endereçar um agradecimento a todos os que, de uma forma ou de outra, apoiaram a sua participação no 45º Sata Rallye Açores. Prova que pelo segundo ano consecutivo integra o IRC (Intercontinental Rallye Challenge).

45º Sata Rallye Açores - Consultar AQUI os tempos. - Fotos: Miguel Fernandes

9 comentários:

Anónimo disse...

Bem uma coisa é certa esta dupla tem muito amor a este desporto, mas eles ainda não sabem que a palavra rali é diferente de passeio de fim de semana!!

Vi as imagens na RTPAçores e fiquei pasmado. Aquilo era um passeio. Ouvi a rádio atlantida e a dupla foi inclusivé alvo de chacota! Até o speaker da pista da marques gozou com o andamento do "clio voador"!

tenho muito apreço pelo trabalho que eles tem mas ir a uma prova do IRC não é mesmo que fazer uma rampa do SAKCAA! A imagem q fizeram passar dos pilotos marienses foi muito má! Nos 3 primeiros troços do rali estar a quase 10minutos sim 10 minutos o primeiro em menos de 25km de prova.

Podem dizer pois não é comparavel e entao no segundo dia em relação a aos dois concorrentes mais a frente levar 1 minuto por troço?!?! Toyota Yaris e Fiat Punto?!?!?! dois pilotos que só andam no asfalto da terceira?

PS já agora MC podias acrescentar nos links o site do IRC e da EUROSPORT.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=LgemivgLHyk

Joe disse...

Só para clarificar segundo a Rádio Atlântida andar para não partir são histórias e balelas ;)

É sem dúvida o relizar de um sonho poder conviver de perto com máquina e pilotos do IRC, contudo cada um faz e participa com os argumentos que tém. Parabéns pela participação no SATA que a mesma iniciou-se de forma caricata... Isto é... Mandam o PEDRO SOUSA para a rampa de apresentação sem estarem os representantes das entidades e logo de seguida com o concorrente imediatamente seguinte começam a festa.
Tudo bem que a sua participação foi àquem das expectativas e eu próprio achei um andamento muito abaixo do que era esperado por ele, secalhar já estaria a pensar no rali de Santa Maria mas pelo menos pede-se respeito por quem perde o seu tempo e dinheiro em volta do carro.

Esperemos que possa dar o salto e quiçá evoluir da renault para um saxo ou algum semelhante, algo mais adequado às suas caracteristicas.

Anónimo disse...

Bem para começar a pessoa que fez este comentário nem deve ter 2 dedos de testa, pk ou pensava isto para si e nao dixia nada ou entao dixia mas assinava o seu nome.... Quanto ao ser mariense o que a Autarquia deu de patrocinio pelo que sei nem da para a gasolina dá por isso nao vejo kual a razao da vergonha, vergonha seria se ele recebe-se para faxer o rally com o nome de santa maria e anda-se axim tao vergonhosamente como diz o amigo anónimo, alem disso nao sei se o anonimo sabe é um rally ke se fax a gerir.
Se querem uma melhhor representaçao e facil arranjem patrocinios e tragam ca quem esta a altura para ixo....

Anónimo disse...

O que não percebo é como é que o homem mal anda num clio e já lhe querem por um saxo na mão... enfim.

Uma coisa é certa falei com pessoal que assitiu ao rali "in loco" e todos disseram que o Pedro andou mesmo muito devagar. a questão nem foi o gerir a prova porque gerir não é ficar em último e levar 1 minuto por troço do piloto da frente! Mas agora entrar num rali a pensar no proximo, e a pensar em não partir o carro, pergunto então do q estava ele à espera!?!?! O SATA já se sabe, é um rali duro e ainda por cima vai faze-lo num ano em q o SATA é em cima do rali de santa maria.

Ninguem está contra o pedro ou contra o amor que tem aos ralis mas para andar mais devagar que o carro vasoura então fique em casa.

Anónimo disse...

bem es mxm um special one..... epa ele veio faxer a sua prova andou como pode..... o certo e ke foi devagar ou com cautela.... mas se vires os tempos os que comexaram xempre a fundo ficaram pelo caminho..... e mais se alguem tem que tar "envergonhado" e ele pk tambem sou mariense e nao me envergonho por ixto......

julio freitas disse...

para começar a clarear um pouco as coisas, de uma forma um pouco frontal, vou dizer o seguinte sobre a participação do sousa no Sata, pq os problemas surgiram logo no 1º troço lagoa-marques 1, q nem meio ia ainda, e já tinha um sobreaquecimento ao maximo, 2º troço coroa da mata- com um objectoq se desloca do tablier trancando a embriagem obrigando o piloto a n utilizar a mesma em todo o troço.
2º dia- novamente c problemas de aquecimento obriga-se a desistir com grande desilusão e desespero.
3º dia- q já n havia nada a fazer
mas ainda acontece mais um azar na super especial.resumo de uma prova
de muito sacrificio.
Passando à frente um pouco para o om anonimo em questão do q foi dito na radio atlantidaé q Pedro Sousa seria um dos pilotos com mais boa disposição dentro do carro apesar de todos os azares.
E havia de haver muitos como ele para enfrentar uma prova deste nivel. quanto ao andamento comparado com o carro de vasoura é pq lhe custou muitoa fazer o carro e a pagá-lo.quem disse uma conversas dessas são aquelas pessoas q andam a fazer ralis á custa daqueles onde deixam os fiados. todos sabem q n há um piloto como o sousa q abre sempre as portas da sua garagem a todos quanto precisam sendo da ilha ou de fora. com todas as pessoas q eu falei a nivel de parque de assitencias, controladores e até alguns locutores da radio atlantida me disseramq havia de haver muitos pilotos como Pedro Sousa para que o ambiente alegre e boa disposição era uma constante.
por isso tenham respeito pq para aqueles q falam mal tem de se derreter mais vinte ou trinta para fazer um pedro Sousa, e por agora vou parar, para n dizer aquilo q ainda não foi dito,pq quem faz ralis sem dó, é pq as contas ainda estão por pagar ou então essas conversas aqui se vê são apenas dores de cotovelo.bem hajam aqueles q tiverem coragem de aqui chegar e de identificarem como marienses que dizem q são, esses q tiverem a consciencia pesada que reflitam um pouco e comecem a trabalhar para ajudar alguem como mariense Pedro Sousa faz a quem precisa, uma boa noite e obrigado.

Sergio Sousa disse...

bem pedro vai ficar para o ano,terminares um Sata Rally Açores, sem ser preciso entrares em super rally, e não te assustes no final quando vires três cagarros a te fecharem a estrada no final da tronqueira,mas era para veres que esperava-mos sempre pela tua passagem,força

Anónimo disse...

dou os parabens pela participaçao e coragem de entrar no sata... mas pelo k vejo esse carro tem potencial para andar mais doke tem andado, axo k deves arriscar mais, pk tens arriscado pouco, tens tido problemas, por isso perdido 100 perdido por mil arrisca mais um pouco ... agora espero e desejo te sorte ao rally santa maria k bem mereces pelo trabalho k tens tido em mtos ralis