terça-feira, agosto 17, 2010

Gala do Desporto de Santa Maria 2010.

A noite de ontem foi de homenagens a atletas, ex-atletas, dirigentes, associações e outros, na ilha de Santa Maria. O Clube Asas do Atlântico foi o local escolhido para a Gala do Desporto de Santa Maria de 2010, onde foram homenageados aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento do desporto na Região, que deram a conhecer, além-fronteiras, não só a sua ilha de origem como as restantes do Arquipélago dos Açores.
Também não foram esquecidos os que já não se encontraram entre nós, casos de José Monte, Gualter Pereira, Melo Gomes e Manuela F. Ferreira, figuras que envergaram a camisola do Clube Asas Atlântico durante largos anos, principalmente na década de 60. No total, este ano foram homenageadas 50 personalidades ligadas ao desporto mariense e não só, já que um dos agraciados foi micaelense, nomeadamente Horácio Franco.
Isto acontece porque os organizadores do evento - Humberto Borges, José Valente e José Moniz - traçaram como objectivo “homenagear todos os desportistas, fossem de Santa Maria, de São Miguel ou de outras ilhas”, disse Humberto Borges, acrescentando que “ foi um piloto que mais vitórias conquistou no nosso rali e fez muito pela nossa prova. Foi o campeão dos campeões dos Açores e, tal como já homenageámos o Rui Torres, desta vez foi o Horácio Franco”, explicou.
O intuito desta gala passa por, primeiro, haver um encontro de gerações e depois trazer à ilha aqueles que já caíram no esquecimento. “As pessoas que há muitos anos praticaram desporto na ilha de Santa Maria estão já esquecidas e isto é uma forma de os lembrar, de os trazer cá.
É uma ocasião de reencontro”, afirmou Humberto Borges, frisando ainda que estas “são pessoas que também ajudam o desporto cá, como por exemplo uns trazerem bolas de futebol e outros equipamentos. Portanto, é uma forma de reconhecimento a estas pessoas”. Dos distinguidos na noite de ontem, no Clube Asas do Atlântico, destaque para o Clube Desportivo “Os Marienses”, na sua equipa de voleibol masculino, que alcançou um grande feito ao subir à Divisão Nacional da A2; mas também João Silvério e Mário Botelho, ambos fundadores da maior prova desportiva da ilha, nomeadamente o Rallye de Santa Maria, entre outros que se deslocaram do Canadá e EUA. Estes que vêm de longe, quando contactados pela organização, a sua primeira reacção é de surpresa, como explica Humberto Borges: “Às vezes ficam surpreendidos por estarmos a fazer este tipo de evento numa ilha tão pequena como a nossa e que neste momento já está num nível muito alto. Ficam impressionados com aquilo que conseguimos fazer”. Refira-se que as pessoas distinguidas na gala de ontem à noite receberam troféus alusivos à modalidade que praticam ou praticaram.
Para além de agradecer a todos aqueles que ajudaram na concretização de mais uma edição desta Gala do Desporto de Santa Maria de 2010, Humberto Borges enalteceu ainda o trabalho dos outros dois organizadores, José Valente e José Moniz, sublinhando que “o trabalho deles tem sido incansável em todos os aspectos, desde o contacto com as pessoas que estão fora até às de cá”, finalizou.

Homenageados na Gala do Desporto de Santa Maria de 2010
Belmira Câmara, Bernardete Rodrigues, Isilda Rego, Luís Rego, José Moniz, António Câmara, José Chaves, Luísa Branco, Liliana Pereira, Maria Carreiro, Duarte Viúla, Graça Ferreira, Eulália Chaves, Jorge Batista, Edgardo Gomes, Luís Ferreira, José Silva, Gil Bairos, Natália Paiva, Duarte Cafua, José António, Nélson Moura, Milton Puim, Ivone Rego, Filipe Medeiros, Durval Almada, Ricardo Sousa ("Sebastião"), João Paulo, Clube Desportivo “Os Marienses” (Equipa de Voleibol Masculino - Campeão Nacional da 2ª Divisão Masc.), Manuel Resendes, Francisco Resendes, Fernando Amaral, Escola de Karaté de Santa Maria “Dojo”, Pedor Sousa, João Pimentel, Paulo Cabral, Horácio Franco, João Silvério, Mário Botelho, Mário Cabral, Fernando Cabral, Soi, Lília Melo, Livramento Pamplona, José Borges, Rui Melo. Títulos Póstumos: José Monte, Gualter Pereira, Melo Gomes, Manuel F. Ferreira.
Fotos: Ana Loura

1 comentário:

Anónimo disse...

Tantos homenagiados, Esquecendo quêm deu tanto pelo desporto, como Amilcar Melo, Carreiro grande impulsionador do futebol iniciado, nos anos 80, Nélia Moura, outra grande representante do atletismo, que muitos campeões deu a esta Ilha no atletismo, imigrada em frança, que após a sua partida, nunca mais se desenvolveu o atletismo, e muitos outros que a memória me atraiço-a...