quarta-feira, agosto 18, 2010

XXIX Rallye Além Mar Santa Maria - "Máquinas"

Este ano, por uma questão particular, deixo também aqui o programa "Máquinas" (em caso de erro, clicar aqui para ver o video) que foi exibido na RTP-Açores do passado dia 15 de Agosto. O qual dá especial destaque ao Rallye Além Mar Santa Maria.
Sobre este não podia deixar de fazer aqui um "pequeno" reparo que se prende com a crítica direccionada a alguns elementos da segurança, complementada mesmo com algumas imagens. No entanto, porque até estava presente, tenho poucas dúvidas relativamente ao episódio que motivou tamanha "birrinha" à equipa de reportagem (27:03).
É que se a segurança do rallye passa por deixar as equipas de reportagem efectuarem o seu trabalho literalmente coladas aos pára-choques dos automóveis, eu nem questiono o conceito de segurança. O de segurança e o da boa educação que foi coisa que também faltou.

3 comentários:

Tony disse...

Pois Marco como tu presenciaste eu como responsável da segurança fui informado pelo PSP que se encontrava no local que a equipa de reportagem se recusara a sair da zona de escapatória, e de uma forma muito discreta pedi-lhes que se deslocassem para uma área mais segura o que recusaram e só após uns 5 minutos de conversa o fizeram chegando mesmo a chamar alguns nomes aos elementos da segurança que aqui não posso transcrever.
Após ver a reportagem liguei ao Sr. Rui Ferreira para esclarecer a situação e o mesmo começou a agredir verbalmente a organização do Rally, os elementos da segurança e o PSP que se encontrava no local, tentei novamente o diálogo de forma controlada e o mesmo chamou o PSP de mentiroso e que a organização do evento recorria frequentemente à mentira para camuflar as suas falhas e que eu tinha sido mal educado com os seus elementos da equipa de reportagem e tinha tido uma conduta imprópria facto que não aconteceu que pode ser testemunhado por qualquer pessoa que se encontrava no local.
Também no dia anterior na super-especial de vila do porto os mesmos reporteres tentaram fazer uma cena identica.

Assim venho aqui relatar a verdade dos factos sem problemas de dar a cara e quando errar serei o primeiro a assumir os mesmos.

Só acho lamentavél o comportamento dos repórteres da empresa PROMOVERDE que ano após ano violam as regras de segurança dos Ralis pondo em causa o bom desempenho da mesma, não só de Santa Maria mas também em outras ilhas.

Para finalizar posso transcrever uma das coisas que o Sr. Rui Ferreira me disse ao telefone e para quem conhece a pessoa em questão ao ler isso certamente irá pensar o mesmo que eu pensei e lhe respondi.


"vocês em Santa Maria têm a mania que são mais espertos do que toda gente"

ADST disse...

Eu também presenciei a uma situação idêntica, não sei se referem-se à primeira passagem em Santo Espirito. O agente pediu ao Sr. da Câmara para se deslocar para local mais seguros, por estar numa zona de escapatória, o qual começou logo a regatear a dizer que tava bem ali e que não percebiam de segurança, porque aquele era um local seguro, contudo o Sr. deslocou-se depois uns metros mais para a berma. O local era uma zona de escapatória que por acaso foi utilizada pelo Rui Torres quando teve problemas na sua viatura... Também assisti a situações idênticas de desobediência por parte de fotografos de Micaelenses no SATA rali. O que leva a deduzir que invés do Sr. em questão falar que os Marienses pensam que são mais que os outros, pense primeiro nas regras de segurança da sua equipa que insiste em desobedecer aos elementos da segurança. Recomendo e eu próprio o farei no próximo ano a registar esses momentos de Superiorização dos senhores das câmaras aos elementos de Segurança.

É lamentável que esse comportamento parta de tal pessoa que representa a RTP-Ausente das ilhas pequenas, o qual é pago por todos nós Portugueses.

Parabéns Toni pela segurança, a qual penso não ter havido incidentes.

M.C disse...

Por esta altura só lamento não ter registado o sucedido. Garanto que as imagens/video teriam impacto semelhante às que foram tornadas públicas e que mostram as duas senhoras a atravessar a estrada com os carrinhos de bebé.

Cps
ADST e Toni