domingo, outubro 31, 2010

Marienses vence e sobe ao 6º lugar.

Em jogo a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Zona Sul, o Clube Desportivo "Os Marienses" venceu esta tarde em Santa Maria, a equipa do Ginásio Clube de Odivelas por 33-30, ascendendo assim à sexta posição da tabela, agora com nove pontos.
Ainda sem o primeira linha Siarhei Kavalenka que se encontra a recuperar de uma lesão na mão esquerda, a formação da casa encontrou pela frente um adversário bastante aguerrido e determinado em amealhar pontos na Ilha de Gonçalo Velho.
No entanto, como em tantas outras ocasiões, inclusivamente diante de adversários que ainda esta época subiram à 2ª Divisão, os jogadores às ordens de Pedro Resendes demonstraram em campo o porquê de serem uma equipa temida a jogar em casa. É que nem mesmo o fraco desempenho da dupla de arbitragem abalou a concentração e determinação do conjunto local.
Na próxima jornada, o CD Marienses desloca-se ao Algarve para defrontar o Lagoa AC. Uma equipa que ocupa a oitava posição também com nove pontos.

Consultar AQUI a ficha de jogo e AQUI a classificação geral actual.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Para 30 e 31 de Outubro de 2010.

Pavilhão Escola Básica Secundária de Santa Maria

30 Out. - 18h - Voleibol - CDE EBSSMA x CD Marienses - IF
30 Out. - 19h30 - Voleibol - CDE EBSSMA x Clube Ana - SF
30 Out. - 20h30 - Voleibol - CD Marienses B SM x CD Marienses AM
31 Out. - 15h00 - Basquetebol - Clube Ana x CD Marienses . Jun. F

Complexo Desportivo de Santa Maria

30 Out. - 10h/12h - Voleibol - Competição 4x4/2x2 - Minis M/F
30 Out. - 10h/12h - Centro de Treino - Voleibol - Iniciados M/F
30 Out. - 16h30 - Campeonato Nac. Divisão A2 de Voleibol

CD Marienses x SC Caldas - SM

31 Out. - 14h - Futsal - CD Marienses x GD São Pedro - Inf. M
31 Out. - 16h - Camp. Nac. 3ª Divisão - Zona Sul - Andebol

CD Marienses x GC Odivelas - SM

31 Out. - 18h - Futsal - GD Gonçalo Velho x CD Marienses - Inic. M
31 Out. - 19h30 - Futsal - GD S. Pedro x GD Gonçalo Velho - Jun. M

Botelho e Sousa colocam carros à venda.

É com o Rali "Além Mar" Atlântico ainda bem presente nas nossas memórias que o DM dá conta da intenção de outros dois pilotos marienses venderem as suas viaturas de competição.
A julgar pelos conteúdos dos anúncios que foram publicados quer por João Botelho (Peugeot 106 Rallye) quer por Pedro Sousa (Renault Clio 1.6 16v), no site Competiauto, ambos parecem estar inclinados a deixar o desporto automóvel. Recordo que ainda antes da segunda prova da Taça de Ralis "Além Mar" Santa Maria, também Sérgio Sousa optou por colocar um ponto final no seu curto percurso como piloto de ralis.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Competição Local - Resultados.

À semelhança do que irá suceder este Sábado na modalidade de volebol, no basquetebol, o fim-de-semana escolhido para o arranque da competição local foi o passado dia 24 de Outubro onde se realizaram as partidas abaixo mencionadas.

Torneio de Abertura 2010

Iniciados Femininos
24 Out - CD Marienses 44/58 Clube Ana

Cadetes Femininos
24 Out. - CD Marienses 79/41 Clube Ana

Notas soltas da semana.

- Como vem sendo hábito nos últimos anos, o contingente de atletas marienses a jogar andebol em São Miguel aumentou. O último reforço do GDCP Arrifes é João Damião (Ex. CD Marienses);

- Depois da parceria efectuada com a Associação Juvenil no que toca à modalidade de Karaté, o Clube Ana de S. Maria voltou a dar as mãos a outro clube da Ilha. Trata-se do CD Escolar que desde o início do mês de Outubro conta com a Esgrima como modalidade de promoção. Os treinos estão também sob orientação da Dinamarquesa Ariane Arand;

- Da cidade do Porto, chegam-nos notícias que a atleta Andreia Ferreira (Ex. Clube Ana - 14) está a jogar no Clube Propaganda Natação;

- Ainda numa fase exprimental no que respeita ao dia e horário em que a sede estará aberta aos sócios, o Clube Motard de Santa Maria divulgou uma nota onde informa que aos Sábados, entre as 21h e as 24h, os sócios e seus familiares podem usufruir da sua sede para passar um serão diferente;

- Durante o próximo Sábado (30 Outubro), a realização de três partidas relativas ao Torneio de Abertura 2010, marca o arranque oficial das competições locais de Voleibol na Ilha de Santa Maria;

- Sem que se conheça os motivos para a sua decisão, o piloto mariense Sérgio Sousa colocou à venda o seu bem preparado Peugeot 205;

- Os atletas Carlos Marques e Carlos "Farense", cada um com um golo apontado, estiveram na derrota (8-6) do Clube Operário Desportivo B diante do Desp. Vila Franca. O jogo foi relativo a mais uma jornada da Taça de Honra de São Miguel;

- No próximo dia 31 de Outubro (Domingo), os encarregados de educação das atletas Minis 12 do CD Marienses (basquetebol) promovem na Copeira de Santana, um almoço de angariação de fundos para a deslocação que a equipa vai efectuar este ano ao Continente. Da ementa, constam as tradicionais Sopas de Império e devem os interessados, efectuar a sua reserva através dos Nº Tlm 963524112 ou 919221759;

- Ultrapassadas que estão as divergências entre os clubes marienses, é aguardada com alguma espectativa o sorteio relativo à Taça de Honra de Futsal em Séniores Masculinos. Até lá, sabe-se apenas que a primeira jornada está agendada para o dia 6 de Novembro.

quarta-feira, outubro 27, 2010

Enquadramento técnico 2010/11.

Tendo em vista a preparação para o Torneio Regional Sub 14 feminino que se realiza na Ilha do Faial entre os dias 8 e 10 de Abril do próximo ano, no seu comunicado oficial a Associação de Basquetebol de Santa Maria dá a conhecer quais os elementos que compõem o seu quadro técnico.
Assim, como treinadora principal volta a ser indicada Sónia Reis que terá como sua adjunta, a actual directora técnica da ABSM, Venância Valente Bairos. Quanto ao cargo de dirigente, este foi entregue a Sara Rodrigues.
Foto: Arquivo

Além Mar Atlântico: Andrade vence e convence.

À partida para esta segunda prova da Taça de Ralis de Santa Maria, Rali Além Mar Atlântico esperava-se, uma luta interessante não só pelo pódio entre José Sousa, Valério Pacheco e Paulo Andrade sendo que outros concorrentes ainda poderiam ter uma palavra a dizer. No entanto nos primeiros 2 Km´s de prova especial José Sousa / Eduardo Sousa depois de saída de estrada foram obrigados a desistir, uma má escolha de pneumáticos, esteve na origem deste abandono, tornando assim a luta pela vitória menos interessante mas possibilitando outras lutas por um lugar no pódio nomeadamente entre Ricardo Cabral e Eduardo Soares.
Com o decorrer da prova cedo se foi percebendo que Paulo Andrade / Hélder Figueiredo não iriam facilitar, imprimindo um andamento muito forte face a concorrência no final a equipa do Citroen Saxo tinha ganho todas as provas especiais, sagrando-se assim vencedor do rali e primeiro na classe 2.
Quanto a Valério Pacheco / Gualter Cabral, a dupla do Mitsubishi Lancer depois de um início com muitas contrariedades, uma penalização, saída de estrada e consequente furo colocou a equipa numa 7ª posição, foi a partir dai que jogando ao ataque em todas as provas especiais obtiveram a recompensa com um segundo lugar a geral e Vencedores na Classe 3.
A equipa do Renault Clio 1.7, Ricardo Cabral / Sérgio Resendes imprimindo um andamento muito interessante colocaram a sua viatura no terceiro posto da geral a apenas 1 segundo do segundo classificado.
Eduardo Soares / Pedro Andrade foram os 4º classificados com mais 2,6 segundos do que os terceiros e levaram o Citroen AX a vitória na Classe 1.
Uma palavra ainda para a equipa do Lancer 1.6 Mário Pontes / Carla Pontes vencedores do troféu G.M. Cabral, no final do rali e depois de um acidente aparatoso ainda conseguiram obter um 5º lugar.
Nota: Tal como vem sendo hábito, o DM volta a demonstrar toda a disponibilidade no que se refere à cedência das fotos do Rali, aos seus intervenientes.
Texto: SAKCAA
Consultar a Classificação Final - AQUI

Marienses alcançou 1º triunfo na Divisão A2.

À 4º jornada, o Clube Desportivo "Os Marienses" alcançou a sua primeira vitória no Campeonato Nacional da Divisão A2 de Voleibol, acrescentando assim novo registo histórico ao seu vasto historial.
No passado fim-de-semana, a equipa mariense efectuou uma dupla jornada em território continental. Na partida de Sábado, diante do Clube Volei de Oeiras, os pupilos de David Reis até começaram melhor vencendo o primeiro set por 22-25 mas viriam a claudicar nos três parciais seguintes (25-21, 25-18 e 25-20). No entanto, a derrota por 3 x 1 em Cascais viria a não constituir grande mossa nas aspirações da equipa e na motivação dos atletas. Isto porque no Domingo, frente a um adversário não muito diferente do CV de Oeiras, a formação açoriana conseguiu estar ao seu melhor nível e vencer por 1 x 3 com os parciais de 19-25, 13-25, 28-26 e 18-25. Esta partida teve uma duração de 02h45 minutos.
Como nota final, referir que para esta dupla jornada não foram convocados os atletas júniores e os centrais Pedro Reis e Tiago Cruz. em contra partida, david reis pode contar com a preciosa colaboração de André Pacheco. O único atleta que estará disponível apenas paras os jogos realizado sfora de portas.
O Campeonato da Divisão A2 prossegue já no próximo Sábado (30 de Outubro) com o Clube Desportivo "Os Marienses" a receber no Complexo Desportivo de Santa Maria, a congénere do Sporting Clube das Caldas.

terça-feira, outubro 26, 2010

26º Aniversário do CD Marienses.

A propósito da actividade realizada no passado dia 23 de Outubro, o Clube Desportivo "Os Marienses", através dos elementos que promoveram a mesma, emitiram a nota que a seguir se divulga:

26º Aniversário do Clube Desportivo “Os Marienses”
Festa de Basquetebol

Realizou-se no dia 23 de Outubro de 2010, no Complexo Desportivo de Santa Maria, das 10H00 às 12H30, pelo terceiro ano consecutivo, a Festa de Basquetebol do CDM, promovida essencialmente para assinalar a efeméride e proporcionar o convívio entre atletas desta modalidade na ilha.
Face aos objectivos, a organização convidou as Escolinhas e o Clube ANA a participar, tendo este último comparecido com as suas equipas de Minis 10 e 12.
De acordo com o número de atletas presentes, foram constituídas quatro equipas de Minis 10 (duas CDM e duas C.ANA), quatro de Minis 12 (três CDM e uma C.ANA), duas Sub-14 e uma mista Sub-16 e Sub19.
A festa iniciou-se com as competições dos escalões minis, seguindo-se depois os restantes, jogando-se sempre três jogos em simultâneo. No total, realizaram-se 15 jogos, cada um composto por dois períodos de quatro minutos. As tarefas de dirigir as equipas minis do CDM e a arbitragem dos jogos foram asseguradas pelas atletas dos escalões Sub 14, Sub 16 e Sub 19, as quais prestaram assim uma colaboração essencial para o sucesso do evento.
Terminados os jogos, foram oferecidos lanches a todos os participantes, tendo-se então contabilizado 75 conjuntos de refeições distribuídos (70 atletas e 5 treinadores).
Ainda antes de terminar o encontro, realizou-se um pequeno concurso individual de lançamentos, excluindo-se o escalão Mini 10, que já mostrava alguns sinais de saturação e cansaço.
No final da festa, a organização entregou um diploma de participação a cada um e, de acordo com os objectivos propostos para o evento, não foram referidos vencedores nem vencidos. Em poucas palavras, a organização agradeceu a todos a participação, fazendo votos que todos tivessem passado um bom momento, simplesmente a divertir-se entre amigos com o basquetebol.
A Clube Desportivo “Os Marienses” congratula-se pelo sucesso desta iniciativa, aproveitando para agradecer, na generalidade, a todas as entidades e colaboradores que tornaram possível este evento.

Noite de Halloween no Clube Naval S. Maria.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Marcadores e Árbitros em formação.

No próximo dia 31 de Outubro, realizam-se duas acções de formação relativas à modalidade de voleibol na ilha de Santa Maria. As sessões teóricas vão decorrer na sala de formação do Serviço de Desporto e terão como prelector, o árbitro internacional Hélio Ormonde.
Para os interessados em integrar um curso de formação de marcadores de voleibol, será das 10h00 às 13h00 (contactar AVISMA: avisma@sapo.pt)
Das 15h00 às 17h00 (obrigatoriamente para os árbitros), haverá reciclagem anual das regras de voleibol e funcionamento do jogo em que todos os treinadores e dirigentes são convidados a participar nesta formação anual que é sempre positiva para esclarecimento de várias dúvidas em situações do jogo.

Quem corre por gosto não cansa.

O Clube Independente Atletismo Ilha Azul (CIAIA) comemorou no passado dia 23 de Outubro, o seu vigésimo aniversário. Como vem sendo hábito nos últimos anos, o clube faialense levou a efeito nas ruas da cidade a Milha Urbana.
Entre as largas dezenas de participantes onde constaram atletas e alguns populares, esteve Octávio Melo. Este mariense, actualmente a desempenhar funções de treinador no CIAIA e um confesso adepto do atletismo, não quis perder a oportunidade de voltar às corridas e alcançou um honroso 5º lugar.
Pela noite dentro, decorreu um jantar de confraternização seguido da cerimônia de entrega dos troféus aos participantes na prova e homenagem ao antigos dirigentes do CIAIA.
Para quem não sabe ou não se recorda, pois o DM já teve oportunidade de o referir, o CIAIA conta no seu historial com vários títulos, entre eles, o de Bi-Campeão Nacional da 3ª Divisão e Vice-Campeão da 2ª Divisão na época transacta.
Para Octávio Melo, que fez parte da primeira equipa que disputou os nacionais de corta-mato, "é um orgulho estar há oito anos ligado a esta família"

Clube K e CD Marienses voltam a encontrar-se.


Foram hoje sorteados os jogos para o apuramento do Representante dos Açores aos 1/4 da Taça de Portugal. A formação mariense irá defrontar os campeões nacionais da Divisão A2 na época 2009/2010, e que actualmente militam na Divisão A1, o Clube Kairós. Esta prova será disputada em Ponta Delgada.
Taça Masculina Açores:
1ª Eliminatória
Clube K vs. Clube Desportivo Os Marienses (data oficial - 1 de Dezembro de 2010)
Equipa ISENTA: Associação de Jovens da Fonte do Bastardo
2ª Eliminatória
Vencedor do Jogo da 1ª Eliminatória vs. Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (data oficial - 12 de Janeiro de 2011)
Fonte: AVIT

Competições Oficiais de Futsal 2010/11.

Ainda não sendo totalmente conclusivas as informações que davam conta da não realização das provas de futsal no escalão de séniores masculinos, pois ao que se sabe, o prazo limite para as equipas de inscreverem foi uma vez mais prolongado e os clubes estarão mais próximos de um endendimento, a Associação de Futebol de Ponta Delgada procedeu na passada Sexta-Feira à realização dos sorteios relativos Taça de Honra nos escalões de Infantis, Iniciados e Juniores C.
Assim, a ronda inaugural da primeira competição oficial 2010/11 tem lugar no próximo dia 31 de Outubro (Domingo) e contempla a realização de 3 jogos.

Consultar o Calendário:

Foto: Arquivo

HALLOWEEN 2010 no Clube Motard S. Maria.


Num evento organizado pelas motards do sexo feminino ligadas ao Clube Motard de Santa Maria, será organizado um convívio em que as presentes serão essencialmente senhoras. Será no próximo domingo, dia 31 de Outubro, apartir das 19h30 na sede social do clube (Forte S. Brás).
Se és uma das interessadas, inscreve-te até dia 29 de Outubro através dos números de telemóvel 912552754 ou 911721785. Ser-te-ão dadas informações adicionais posteriormente.
Informação/cartaz: CMSM

domingo, outubro 24, 2010

Madeirenses levaram a melhor.

Claúdio Reis e Pedro Bairos foram baixas para o jogo na Madeira
.
Sem grandes surpresas diga-se, o Clube Desportivo "Os Marienses" foi afastado da Taça de Portugal de Andebol ao perder este Sábado no Funchal, por 38-27 com o Sport Clube Marítimo. O conjunto orientado por Pedro Resendes, privado de jogadores como Siarhei Kavalenka (lesionado), Claúdio Reis ou Pedro Bairos, pouco mais tinha a fazer do que dignificar o clube e o andebol mariense em geral.
Mas nem tudo são más notícias. Nesta partida, o CD Marienses contou já com a colaboração do Rui Nunes. Um experiente guarda-redes de 35 anos, com passagens por clubes como Sporting CP, Sporting Clube da Horta, Madeira Andebol SAD ou Vitória de Setúbal. Neste último a quando da sua participação na extinta Divisão de Elite.

Taça de Portugal - 2ª Eliminatória
CS Marítimo 38 x 27 CD Marienses - Consultar AQUI a ficha de jogo.

À PROCURA DO WAHOO.

Realizou-se, no dia 16 de Outubro de 2010, a primeira prova a contar para o II Campeonato de Pesca Desportiva Ilha de Santa Maria – "À Procura do Wahoo".
Tratou-se de mais um evento organizado pelo CNSM, onde participaram 8 embarcações, e cujo objectivo primordial foi o de despertar o interesse dos pescadores desportivos para esta actividade de pesca náutica, ao mesmo tempo que desejou proporcionar o salutar convívio entre todos.
A prova teve o seu início pelas 08h00 terminando às 14h00 e decorreu sob boas condições de tempo e de mar, proporcionando a captura de 1 wahoo com 13,0 kg, capturado pela equipa SPLASH, nomeadamente, pelo Paulo Andrade.

Para o próximo dia 6 de Novembro está agendada a prova seguinte, denominada "Pesca Grossa Ilha do Sol".

A classificação ficou ordenada do seguinte modo:

1º SPLASH - 1 WAHOO - 13.0 Kgs
- 1 BONITO (não pontuável)

2º MOBY DICK - 1 DOURADO (não pontuável)

2º ORCA - 1 DOURADO (não pontuável)

2º SEA BISCUIT - ----
2º MAR DE BRUMA - ----
2º ODISSEIA - ----
2º GROOVE - ----
2º KARIK - ----

Texto e foto: CNSM

sábado, outubro 23, 2010

Middelfart VK mantém 1º lugar.

Em mais uma jornada da liga dinamarquesa de voleibol, o Middelfart VK, venceu hoje, fora de portas o Ålborg HIK por 0 x 3 com os parciais de 17-25, 20-25 e 25-27. Este resultado permitiu à formação de Hélio Pontes (jogou no 3º set) manter a primeira posição na tabela classificativa, agora em vantagem sobre o Marienlyst.
Nesta quinta ronda, o principal adversário do Middelfart Volley Klub venceu por 3 x 1 o Skovbakken. Pese embora a igualdade pontual, os actuais campeões nacionais somam agora mais sets perdidos do que o Middelfart VK.
A 6ª Jornada realiza-se do dia 31 de Outubro com a equipa de Pontes a defrontar o Skovbakken.

sexta-feira, outubro 22, 2010

Iniciadas e Cadetes abrem a temporada.

A Associação de Basquetebol de Santa Maria levou a efeito no passado dia 17 de Outubro, a sessão de entrega dos troféus relativos à competição local realizada na época transacta. Conjuntamente, foram também apresentadas oficialmente as equipas que vão participar nas competições durante a época 2010/11.
Refira-se que a competição local, designadamente o Torneio de Abertura, tem início já este fim-de-semana com a realização das duas partidas.

Pavilhão Escola Básica Secundária de Santa Maria

24 Out. - 15h - CD Marienses x Clube Ana - Inic. F
24 Out. - 19h - CD Marienses x Clube Ana - Cad F

Classificações (vencedores) - Época 2009/2010

Torneio Abertura
Mini 8 (Clube Ana), Mini 12 (CD Marienses), Sub 14 (Clube Ana), Sub 16 (CD Marienses), Sub 19 (Clube Ana), Sénior (CD Marienses).

Campeonato de Ilha
Mini 8 (CD Marienses), Mini 10 (CD Marienses/Clube Ana), Mini 12 (CD Marienses), Sub 14 (Clube Ana), Sub 16 (CD Marienses), Sub 19 (Clube Ana), Sénior (CD Marienses).

Torneio Carnaval
Mini 8 (CD Marienses), Mini 10 (CD Marienses), Mini 12 (CD Marienses), Sub 14 (Clube Ana), Sub 16 (Clube Ana), Sub 19 /Séniores (Séniores Clube Ana).

Torneio Primavera
Mini 8 (CD Marienses), Mini 12 (CD Marienses), Sub 14 (Clube Ana), Sub 16 (CD Marienses), Sub 19/Sénior (Séniores Clube Ana).

Taça de Ilha
Mini 8 (CD Marienses), Mini 10 (Clube Ana), Mini 12 (CD Marienses), Sub 14 (Clube Ana), Sub 16 (Clube Ana), Sub 19 (Clube Ana), Sénior (CD Marienses).

Torneio Encerramento
Mini 8 (Clube Ana), Mini 10 (Clube Ana), Mini 12 (CD Marienses), Sub 14 (CD Marienses "B"), Sub 16 (CD Marienses), Sub 19 (Clube Ana), Sénior (CD Marienses).

quinta-feira, outubro 21, 2010

Época 2010/11 arranca mas não para todos...!!!

Estão agendados para amanhã, na sede da Associação de Futebol de Ponta Delgada, os sorteios relativos à competição de futsal 2010/11 que vai decorrer na Ilha de Santa Maria.
No entanto, tal como fizemos referência os últimos dias, confirma-se a não inclusão das provas de Séniores Masculinos no referido sorteio.
Segundo foi possível apurar, o não entendimento na transferência de alguns atletas foi um dos factores que levaram a que, neste caso particular, o Clube Desportivo "Os Marienses" não avançasse para a inscrição da sua equipa, impossibilitando assim que fosse ultrapassada a principal condição para haver competição federada na Ilha (mínimo de 3 equipas inscritas).
Recordo que excepcionalmente esta época desportiva, o campeão de Santa Maria teria acesso directo à Série Açores 2011/12. De futuro, este acesso poderá ter que ser disputado com equipas micaelelenses.
Nos restantes escalões estão preenchidos todos os requisitos exigidos, ou seja, nos escalões de Infantis, Iniciados e Júniores A, três clubes locais vão estar envolvidos na Época 2010/11. São eles o CD Marienses, GD Gonçalo Velho e GD São Pedro.
Foto: Arquivo

26º Aniversário do CD Marienses.

No próximo Sábado, dia 23 de Outubro, o Clube Desportivo "Os Marienses" assinala o seu vigésimo sexto aniversário com a realização de um Torneio de Basquetebol, no Complexo Desportivo de Santa Maria e onde podem participar os atletas de todos os escalões etários.
No seu Comunicado Oficial Nº 4, a Associação de Basquetebol de Santa Maria alerta para o facto deste torneio não se tratar de uma competição oficial mas sim uma forma de assinalar a efeméride e fomentar o convívio entre os atletas.

Programa
.
10h00 - Recepção e inscrição das equipas.
10h30 - Inicio dos jogos.
11h30 - Concurso individual de lançamentos.
12h15 - Distribuição de um lanche a todos os participantes e entrega dos certificados de participação.

15 inscritos para a II prova da TRSMA.

Entre alguns ausente como sejam Sérgio Sousa (Peugeot 205), Paulo Luz (Carro 0) ou Pedro Cabral, estes últimos proprietários de dois Peugeot 106, são quinze as equipas inscritas no Rali "Além Mar" Atlântico (12h00). Esta segunda prova da Taça de Ralis "Além Mar" Santa Maria 2010 irá compreender duas secções. A primeira secção com duas passagens no troço Praia / Panasco e a segunda com o mesmo número de passagens pelo mas desta feita pelo troço Paúl / Flor da Rosa.
Na sua página oficial, a Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico informa que hoje pelas 20h, conforme o regulamento do rali, vai proceder à entrega de todo o material aos concorrentes.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Seminário Internacional de Shiai Kumité.

Promovido pela AKA - Associação de Karaté dos Açores, realiza-se nos próximos dias 23 e 24 de Outubro na Ilha Terceira, o primeiro módulo do Seminário Internacional de Shiai Kumité.
Em representação da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria, o treinador Sérgio Oliveira irá marcar presença de modo a contabilizar créditos para a progressão na carreira de treinadores e claro, aumentar a sua experiência e conhecimentos no seio desta modalidade.
Refira-se que este seminário, com continuidade prevista para 2011 em São Miguel (2º Módulo) e 2012 no Faial (3º Módulo), será realizado sob a orientação do Sensei Oliva. Considerado por muitos, um dos melhores treinadores do mundo nesta vertente do combate desportivo (Shiai Kumité).

Realizado o 1º Encontro de Escolinhas/Clubes.

A Associação de Basquetebol de Santa Maria realizou no passado dia 16 de Outubro o 1º encontro mensal relativo ao projecto “Escolinhas do Desporto”/Clubes das 11h00 às 12h30 no Complexo Desportivo de Santa Maria.

Quadro de Resultados
Competição de Minis

Minis 8/10
CD Marienses 10 (Laranjas) 20/00 Clube Ana 8
Clube Ana 8 10/34 CD Marienses 10 (Azuis)

Minis Femininos (10)
CD Marienses (Laranjas) 10/22 Clube Ana
Clube Ana 30/11 CD Marienses (Azuis)

Minis Femininos (12)
Clube Ana 10/26 CD Marienses (Pipocas)
CD Marienses (Piorretas) 20/06 Clube Ana
Foto: Arquivo

Clube Ana S.Maria abre Sala de Armas.

No passado dia 20 de Setembro de 2010 o Clube Ana de Santa Maria deu início à prática de esgrima. A abertura desta nova Sala de Armas nos Açores proporciona à comunidade mariense a possibilidade de praticar uma modalidade individual diferente e emocionante.
A classe de iniciação, benjamins a juniores, atletas dos 6 aos 18 anos, tem lugar todas as quartas e sextas-feiras no Pavilhão do Clube Ana entre as 19h00 e as 20h30. Enquanto a classe de adultos tem treinos agendados às sextas-feiras entre as 20h45 e as 22h15.
A orientação técnica da Sala de Armas está a cargo de Ariane Arand, treinadora com larga experiência quer enquanto formadora quer enquanto atleta federada, tendo sido até à época passada treinadora da formação do Sporting Clube da Horta.

No âmbito do processo de filiação na Federação Portuguesa de Esgrima, o Presidente da Direcção do Clube Ana de Santa Maria, Domingos Barbosa, reuniu em Lisboa no passado dia 13 de Setembro com o director técnico da federação e seleccionador nacional Sr. Miguel Machado a fim de apresentar o Projecto Desportivo do Clube e se familiarizar com os procedimentos e regulamentos federativos. Os objectivos do Clube Ana de Santa Maria são desenvolver actividades de treino e competição. Numa primeira fase focalizando a sua acção na divulgação e promoção da modalidade e logo que criadas as condições necessárias, encetar medidas conducentes à prática regular e participação em competição oficial. Na época 2010.11 perspectiva-se a participação em competição local e regional, bem como Nacional nos escalões de Benjamins e Infantis. Para 2011.12 com a Sala de Armas, certamente mais consolidada, o Clube Ana de Santa Maria projecta dividir o trabalho em duas classes de formação, uma de Benjamins e outra de Infantis e escalões superiores, e participar na totalidade das provas do campeonato Nacional de Benjamins e Infantis bem como continuar a promover competição local e a participação na competição regional.
Quanto ao impacto desportivo desta modalidade, a Direcção do Clube Ana de Santa Maria salienta que a Esgrima vem colmatar algumas lacunas na oferta desportiva de modalidades individuais. Permitindo desenvolver, ao nível da formação e competição, planos de desenvolvimento desportivo individualizados, o que trará vantagens na detecção e acompanhamento de novos talentos.
Convicta das potencialidades da esgrima e dos seus benefícios, para os atletas e para clube mas também para o desporto local e regional, a direcção do Clube Ana de Santa Maria está determinada a investir nesta modalidade, tendo já apetrechado a sua Sala de Armas com o equipamento necessário à prática federada.
Em jeito de conclusão, o presidente da direcção Domingos Barbosa refere que “ a esgrima é um desporto diferente e emocionante onde para além de se incutir o gosto pelo esforço físico, se exercita a inteligência, a concentração, a destreza e o sentido táctico, tudo habilidades importantes no crescimento integral das crianças e dos jovens”. Deixando um convite a todos os interessados para aparecerem no treino e experimentarem as emoções da Esgrima.
Reportagem (Texto e Fotos): Jornal O Baluarte On-Line

Feijoada apadrinha convívio motard.

Fazendo uso das excelentes condições que agora possui, o Clube Motard de Santa Maria promove na próxima Sexta-Feira (22 de Outubro), um jantar convívio para os seus associados. Na ementa irá constar a tradicional Feijoada e uma elevada dose de boa disposição.
Todos os interessados, devem proceder à sua reserva até às 17h00 de Sexta-Feira para os Tlm. 968526058/912552752. O jantar terá um custo de 5 € (sem bebidas)

O melhor ingrediente é a vontade de conviver.

Inscreve-te e passa um serão agradável

terça-feira, outubro 19, 2010

Centro de Treino arranca no final do mês.

O dia 30 de Outubro marca o início de um novo projecto da Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria. Trata-se do Centro de Treino, destinado aos atletas pertencentes ao escalão de Iniciados Masculinos e Femininos.
Segundo o Comunicado Ofical Nº 5 da AVISM, a actividade irá decorrer no Complexo Desportivo de Santa Maria entre as 10h00 e as 12h00.

Formação do Centro de Treino:
O centro irá funcionar no Complexo Desportivo de Santa Maria, onde serão chamados atletas que mostrem competências para integrarem os trabalhos das selecções regionais feminina 2011 e masculina 2012 (obrigatória a presença dos atletas que já fazem parte destas selecções), baseando-se esta escolha em critérios pré-determinados pelo corpo técnico do Centro de Treino.

Funcionamento do Centro de Treino:
O Centro de Treino irá decorrer nas manhãs de sábado, no período de 30 de Outubro de 2010 até 11 de Junho de 2011, das 10h00 às 13h00, permitindo aos atletas aprenderem mais e de forma mais consistente, o que se irá reflectir positivamente na sua prestação, tanto no clube como na selecção. De referir que os trabalhos no Centro de Treino iniciaram no dia 30 de Outubro de 2010.Está prevista a realização de reuniões entre os responsáveis do Centro de Treino e os treinadores dos clubes com atletas envolvidos, como acompanhantes do processo de trabalho em curso. Este tipo de colaboração visa realçar a formação permanente de todos os treinadores que acompanham os seus atletas, de forma a estabelecer parâmetros de equivalência com o trabalho realizado nos clubes.

Notas soltas da semana.

- As intenções do Grupo Desportivo Gonçalo Velho em fazer reaparecer esta época a modalidade de andebol no clube, cairam por terra. Ainda foram estabelecidos alguns contactos com encarregados de educação e atletas (anteriormente vinculados ao Clube Ana que cessou a actividade) mas estes últimos, na sua maioria, optaram por rumar ao CD Marienses;

- Ainda sem certezas relativamente à viatura que irá utilizar em 2011, na sua página oficial, o piloto Gualter Cabral revela que já foi oficializado o acordo com a Nestle Waters Direct para apoiar a equipa a partir de Fevereiro. No entanto são ainda desconhecidos os valores envolvidos no projecto;

- Depois de Edgar Andrade (União Juventude de Alverca) e Rui Oliveira (FC Infesta), eis que nos chega outra informação que dá conta da inclusão de Diogo Melo (Guarda-Redes Júnior Ex. CD Marienses) no plantel da Associação Desportiva de Godim que milita na 2ª Divisão Nacional (PO05). Refira-se que a estreia do atleta mariense aconteceu este fim-de-semana diante do Andebol Clube de Lamego onde a sua equipa perdeu por 37-40;

- Pese embora na qualidade de suplente utilizado, o mariense Henrique Melo voltou a ficar em branco na 7ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Andebol. Na recepção ao Águas Santas, o Clube Futebol "Os Belenenses" venceu por 31-27 e ascendeu ao quarto lugar da classificação, agora com 15 pontos;

- No futsal, findos que estão todos os prazos e mais alguns para que os clubes de Santa Maria inscrevam as suas equipas séniores na competição federada da Associação de Futebol de Ponta Delgada, sabe-se que apenas o Grupo Desportivo de São Pedro e Grupo Desportivo Gonçalo Velho avançaram com a respectiva inscrição.
Com a não inclusão de uma terceira equipa, número minimo exigido pela AFPD para que haja competição federada, aguarda-se com alguma expectativa o veredicto final relativamente a este processo.

segunda-feira, outubro 18, 2010

E vão duas derrotas........

No segundo jogo da Divisão A2 de Voleibol, o Clube Desportivo "Os Marienses" voltou a não se apresentar na máxima força diante do seu público, na recepção à Associação Académica de São Mamede.
No passado Sábado, o técnico David Reis já pôde contar com os atletas brasileiros Eduardo Andrade e João Santos no entanto, não marcaram presença em Santa Maria, os atletas João Batista, Rui Jorge e Ricardo Medeiros. Isto sem contar com a ausência do inevitável André Pacheco que esta época, mediante a sua disponibilidade profissional, apenas dará o seu contributo nas partidas realizada fora da região. Em suma, são "luxos" que um clube a lutar pela manutenção não deveria ter.
Mas regressemos ao que foi o jogo que opôs o estreante marienses à AA São Mamede.
A derrota por 1 x 3 com os parciais de 19-25, 25-21, 19-25 e 10-25 resulta, em primeiro lugar, porque o adversário cometeu menos erros e "brindou" a formação local com um forte serviço, nomeadamente o executado pelo atleta Nuno Pereira.
A estratégia inicialmente montada para esta partida passava por ter eficácia ao nível do serviço alicerçado pelo bloco (alto) e algum sucesso no Side-Out. Algo que, aliado à falta de opções, acabou por não acontecer, contribuindo assim para a segunda derrota na segunda mais importante prova do Voleibol nacional.
Assim, após a segunda jornada e antes de realizar a sua primeira jornada dulpa da época, o Clube Desportivo "Os Marienses" é o lanterna vermelha da Divisão A2.
.
Para ver o resumo deste jogo - Clicar AQUI

Percurso Pedestre (Maia) em imagens.

Numa compilação da autoria de Ariane Arand, aqui fica um video relativo ao Passeio Pedestre na Maia. Uma excelente iniciativa (mais uma) do Núcleo de Actividades de Exploração da Natureza da Escola Básica e Secundária de Santa Maria e que coltou a contar com inúmeros participantes.

CD Marienses cai para o 8º lugar......

À quarta jornada, o Clube Desportivo "Os Marienses" averbou a terceira derrota da época na Zona Sul da 3ª Divisão de Andebol, caindo para a oitava posição da tabela classificativa.
No jogo realizado este Sábado em Beja diante do ACR Zona Azul e pese embora a boa segunda parte (10-10), os pupilos de Pedro Resendes não conseguiram alcançar um resultado positivo por terras alentejanas.
Refira-se que este foi o primeiro de alguns jogos em que grupo de trabalho não vai poder contar com Siarhei Kavalenka. O luso-bielorusso lesionou-se à 3ª jornada diante do Clube Vela de Tavira, prevendo-se que o tempo de paragem seja entre 4 a 5 semanas.
No próximo fim-de-semana, o campeonato sofre uma paragem para dar lugar à 2ª Eliminatória da Taça de Portugal e onde, recordo, o CD Marienses desloca-se à Ilha da Madeira para defrontar o CS Marítimo.
.
Campeonato Nacional 3ª Divisão - Zona Sul
Jornada Nº 4 / Jogo Nº 1000

ACR Zona Azul (25)
Tiago Gomes, Jorge Arrojado (1), Luís Gomes (5), Tiago Pereira (3), João Rodrigues (2), João Moreira (1), Marcos Sousa (2), Luís Amaral, João Rodrigues (1), Tiago Rendeiro, João Bento, Hugo Estanque (7), Bruno Luz (3), Silvio Horta.

CD Marienses (21)
Nelson Vertentes (4), Pedro Resendes, Hernani Sousa (2), Nuno Braga (3), Luís Vertentes (4), Claúdio Reis (5), Rodrigo Figueiredo, Pedro Bairos (3), João Brandão, Henrique Brandão, Renato Figueiredo, João Silva, Hélio Figueiredo.
Treinador:Pedro Resendes
Resultado ao intervalo: 15-11

domingo, outubro 17, 2010

Pontes em novo triunfo do Middelfart VK.

Middelfart VK e Marienlyst não desarmam na frente da liga Dinamarquesa de Voleibol. este fim-de-semana, ambas voltaram a brindar os seus adversários com um 3 x 0, sendo que a formação onde alinha Hélio Pontes (jogou o 2º e 3º set), venceu fora de portas a equipa do Lyngby pelos parciais de 17-25, 18-25 e 21-25.
No próximo dia 23 de Outubro, o Middelfart Volley Klub volta a efectuar uma deslocação, desta feita ao reduto do Alborg HIK.
Foto: Maria Mckinlay

sexta-feira, outubro 15, 2010

Este Fim-de-Semana poder ver:

16 Out. - 11h/12h30 - Basquetebol - 1ª Encontro Mensal (Escolinhas Desporto)

16 Out. - 16h00 - Camp. Nacional Divisão A2 Masculina de Voleibol

CD Marienses x A A São Mamede - SM

17 Out. - 17h/19h - Basquetebol - Entrega Troféus Época 2009/10 e apresentação das equipas para 2010/11.

Percurso Pedestre - Maia

quinta-feira, outubro 14, 2010

Projecto Escolinhas do Desporto 2010/2011.

A Associação de Voleibol da Ilha de Santa Maria publica no seu comunicado oficial nº 4 este quadro onde constam os nomes dos responsaveis técnicos dos vários núcleos pertencentes ao projecto "Escolinhas do Desporto" bem como os dias e respectivos horários em que a actividade irá decorrer.

quarta-feira, outubro 13, 2010

Actividade arranca já este Fim-de-Semana.

O próximo dia 16 de Outubro marca o regresso dos encontros mensais dos núcleos de escolinhas do desporto na modalidade de basquetebol.
A Associação de Basquetebol de Santa Maria irá realizar o 1º Encontro da época 2010/11 no Complexo Desportivo de Santa Maria entre as 11h00 e as 12h30.
Para o dia seguinte, também no Complexo Desportivo mas pelas 17h00, a Associação de Basquetebol de Santa Maria tem preparada uma cerimônia que contempla a apresentação das equipas para 2010/11 e a entrega dos troféus relativos à época transacta.

terça-feira, outubro 12, 2010

II Campeonato de Pesca Desportiva.

Tem início no próximo Sábado o II Campeonato de Pesca Desportiva de Santa Maria. Certamente reconfortada pelo sucesso da primeira edição, a direcção do Clube Naval De Santa Maria volta a apostar na realização de uma competição que promete voltar a ser bastante participada.
Assim no dia 19 de Outubro realiza-se a primeira prova denominada "À procura do Wahoo", estando a segunda (Pesca Grossa Ilha do Sol) agendada para o dia 6 de Novembro.
Como habitualmente, as inscrições podem ser efectuadas na secretaria do Clube Naval de Santa Maria ou através do email clubenavalsantamaria@gmail.com.

II Campeonato de Pesca Desportiva de Santa Maria
I Prova - "À procura do Wahoo"
Programa
15 de Outubro (6ª Feira)
Fecho das inscrições .……17h30
Briefing aos concorrentes
Clube Naval………………. 20h00
Atribuição de números aos concorrentes e distribuição de material
Publicação da lista de inscritos no CNSM …………………… 22h00

16 de Outubro (Sábado)
1ª Saída - Cais de Vila do Porto
Concentração………………………………………. 14h00

Partida…………………………………………….. 14h30
Chegada…………………………………...……. 20h30
Pesagem do Pescado……………………..…… 21h00

17 de Outubro (Domingo)
Afixação das classificações da 1ª Saída (CNSM) - 19h30

Na frente nada de novo......

A liderança da principal prova do voleibol Dinamarquês continua a ser repartida entre o Marienlyst e o Middelfart Volley Klub.
Na jornada realizada este fim-de-semana, ambas as formações venceram. O Marienlyst bateu o Gentofte Volley por 3 x 1 e a equipa de Hélio Pontes superiorizou-se ao Holte vencendo por 3 x 0 com os parciais de 25-07, 26-24 e 27-25. O atleta mariense foi suplente utilizado no derradeiro set do jogo onde entrou para servir.
A quarta jornada realiza-se no próximo Sábado com o Middelfart Volley Klub a ter que deslocar-se ao terreno do Lyngby Volley.
Foto: Maria Mckinlay